Microsoft pode estar a preparar uma Xbox Series X Digital, segundo os rumores
O segmento das consolas de videojogos é um dos mais competitivos e essa é uma tendência que se verifica cada vez mais à medida que novos equipamentos vão surgindo no mercado. E as mais recentes informações indicam que a Microsoft poderá estar a desenvolver uma Xbox Series X Digital, ou seja, sem unidade de discos Blu-ray. Para além disso, é referido que a empresa pode lançar uma versão melhorada da consola em 2025.
Xbox Series X Digital e uma versão melhorada para 2025?
Foi durante um dos últimos podcasts do Xbox Era que o co-fundador do canal, Shpeshal Nick, referiu ter ouvido alguns rumores a indicar que a Microsoft estaria a considerar a possibilidade de desenvolver e lançar uma nova versão da Xbox Series X, desta vez sem a unidade de disco, ou seja, um modelo digital. Embora já exista a Xbox Series S, o novo modelo seria mais poderoso.
Esta novidade é algo que faz cada vez mais sentido, uma vez que com a crescente quantidade de conteúdos na nuvem, a tendência é que os equipamentos tenham gradualmente menos recursos físicos.
Mas as novidades podem não ficar apenas por aqui, pois os rumores incluem ainda a hipótese de a Microsoft já estar a preparar terreno para a possível chegada da PlayStation 5 Pro, com o lançamento de uma versão melhorada e mais potente da sua consola de jogos no ano de 2025. Mas, em primeiro lugar, chegará então a versão digital, que deverá também ser mais barata.
Espera-se também que, ao perder a unidade de disco, a empresa consiga compactar ainda mais o hardware e obter outras vantagens, como uma melhor eficiência energética através do ajuste do sistema de arrefecimento.
Mas esta é ainda uma informação recente. E caso estes rumores se confirmem, então certamente que teremos mais alguns detalhes revelados ao longo dos próximos meses.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho uma Xbox Series X e nunca usei o disco. GamePass para cima e siga. Discos são coisas do passado, diria até uma blasfémia, perante ligações multi-gigabit de fibra disponíveis à maior parte da população.
Nem todos têm ligação multi-gigabit, muito pelo contrário. Aliás, em Portugal, para consumidores, não existe oferta superior a 1Gbps.
É comediante. Tenho de um giga e não pachorra para estar a instalar jogos o tempo todo e muito menos estar a jogar algo que é sempre o mesmo. Daí muitas vezes ir à prateleira e voltar a jogar certas aventuras.
Eu uso sempre que posso. Não é do século passado, é deste e serve para guardar dados. Tenho uma predileção pelos formatos físicos, se bem que hoje até aí nos estão burlar. Usam os discos apenas para confirmar a licença e temos sempre de instalar o jogo. Por essa razão tenho um disco, pois lá está com 6 teras só para jogos. Se não tiver net posso jogar alguns – no meu caso quase todos, pois quando as sagas passam a assentar em servidores e no jogo ter que aturar estranhos, são sempre “vira-o-disco e volta ai mesmo, uma seca. Nesses casos simplesmente não compro. E sou assinante ultimate para experimentar, se gostar, quero repetir e compro o jogo.