PplWare Mobile

OnLive – Cloud Gaming

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. FredRF says:

    Sem qualquer sobra de dúvida um vendaval no mundo dos videojogos!

    No limite, os jogos passam a ser vendidos à “onlive” e não ao utilizador. Se tiver a adesão em massa, poderá ser a reinvenção do negócio dos videojogos.

    Excelente artigo.

    Abraço.

  2. Angelo Da Costa says:

    Que a ideia e brutal é , nao sei ate que ponto ira ter pernas para andar ,dado que as vendas de componentes vai descer bastante , dado que os jogos para pc é o que faz a industria andar para a frente … mas vamos ver , de qualquer forma muito bom artigo ! CUmps ppl

  3. Vítor M. says:

    Sim de facto tudo caminha para essa plataforma. Mas não é à toa que empresas como a Microsoft, desenvolvem já há anos serviços suportados no conceito que hoje têm dentro do software existente para uma plataforma Cloud-computing.

    Eles não andam a dormir 😉

    Aliás, se estiverem atentos às novidades que temos apresentados e recentemente no DEV DAYS que a Ana Narciso apresentou, verão que a MS está já bastante segura dentro desse novo mundo.

    Agora as empresas de hardware terão de arranjar alternativas… pese o facto que ainda demorará muitos anos a haver uma paridade de qualidade entre os dois mundos.

    E outra coisa… a fasquia está cada vez mais alta 😉

  4. Alexandre Pinto says:

    Eu acho que este serviço poderá ter bastante sucesso, mas nunca entre os hard gamers. Estes são tão “picuinhas” que se o rato tem pouca sensibilidade ou o teclado tem mais nao sei quantos milisegundos de resposta, notam logo.

    E por muito boa que seja a resposta de um serviço destes, nunca será a mesma que correndo o jogo directamente do pc…
    Pelo menos acho eu, pode ser que me surpreendam! 🙂

    • pikax says:

      Em determinados jogos haver 12ms de delay ja começa haver problemas…

      Mas nao deixa de ser fantástico podermos jogar com uma “micro-consola” 🙂

  5. Morbus says:

    É o futuro meus senhores! O futuro!

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  6. Weasel says:

    Só me apetece dizer: “It’s the end of the World as we know it!!!!”

  7. B80 says:

    Cloud computing, Cloud OS, Cloud apps, cloud gaming…
    Esta gente já não sabe o que mais há-de inventar para nos comer o dinheiro.

    Recuso-me a ceder a minha liberdade e a minha bolsa para deixar de ter os (poucos) direitos sobre aquilo que possuo e utilizo. Já se está mesmo a ver, querem jogar paguem todos os meses, querem usar o pc, paguem todos os meses, querem trabalhar, paguem todos os meses. Isto assim está a ficar bonito está.

    Evoluimos dum sistema do “cloud computing” com terminais estúpidos para o pc, para agora retrocedermos novamente…

  8. M.Braga says:

    Sem duvida a revolução.
    Contudo será um serviço teremos que pagar pelo serviço ou pelos jogos que jogamos? Nem tudo será um mar de rosas mas é grande avanço…

  9. FredRF says:

    @B80

    Embora um pouco extremista, partilho do teu receio.

  10. M.Braga says:

    B80 o dinheiro que gastas em fazer upgrade ao teu pc e o tempo de duração deste (suportar os jogos topo) poderá não compensar, mas depende eu tenho para mim que isto é inovação. Não estamos a voltar ao sistema de terminais não é o mesmo conceito, pelo menos tão linear. Para alem disso plataformas como mac & linux podem ver uma poder correr jogos que antes não seria possivel

  11. johnny says:

    NAOHHHHHHH…..eu não quero pagar….. pf pf pf pf… gosto de cr****…
    Gosto da pirat****….

    Se haver maneira de cr***ar kero!!! se não….. vamos ter problemas recuso-me…
    ou so se for pagar um X por mes e tens a cesso a todos os jogos… ISSO sim!!!

  12. Pedro A. says:

    Segundo a Exame Informática:
    “Para conseguir fazer o stream dos jogos, o OnLive vai utilizar uma série de tecnologias de compressão que ainda estão em fase de pré-patente.”

  13. ideia muito boa……… sempre a inovar…………

  14. João says:

    Pelo lado positivo isto é fora do normal muito bom para a indústria e para os consumidores compulsivos de jogos em vez de gastar 500 euros só no hardware para jogar poupam mais euros…

    Lado negativo…perde-se a liberdade e ter algo nosso e de sentir o que compramos, talvez de perder o anonimato mais depressa a quem usar isto ….

    mas é só o meu ponto de vista……

    By….JP

  15. KOISO says:

    ehhhta tudo contente!

    Se isto entrar na pratica vamos começar a xipar tds os meses da nossa carteira e é s keremos!

    vai ser tipo a renda estupida do world of warcraft 👿

  16. LamBo says:

    È algo inovador no mundo dos videojogos… Mas todo o mercado paralelo será afectado, o facto de não precisar de comprar uma gráfica todos os anos para jogar os tops… de ter de alterar a maquina toda para ter mais uns fps… esse mercado será muito afectado… algo que não acontece em toda a historia dos videojogos pois compramos sempre os jogos ao mesmo preço ha 10 anos ou mais…nunca ouve crise… a nvidia deixa de patrocinar a ati… a Sony Entertainment responsável por quase toda a distribuição de videojogos e de musica no mundo… a Valve “Steam” que tem parceria com a a grande EA…..a blizzard… como se vão entender?

    Acho um bom conceito mas é economicamente mau para este mundo que vivemos, haverá menos dinheiro envolvido pois se muitas empresas dessas desaparecem quem decide os próximos protocolos como do directx por exemplo?

    Esta nossa forma de gastar constantemente dinheiro para jogar é o que nos leva a crescer a fazer melhores e melhores jogos, melhor hardware.

    Pode ter vantagens mas pode ter muitas outras desvantagens.

    Acho bom Conceito mas espero que não passe disso não quero parar uma coisa que nunca parou cresce e cresce e não quero que pare de evoluir e isto ira travar essa evolução ira atrasar se há 10 anos tinhas discos de 1G Agora tens 1T daqui a 10 anos temos de ter 1000 T com isto so nos vai atrasar…

    Bom Post
    Obrigado Pplware

    • pikax says:

      E’ muito mau ha cerca de 10 anos, nao existia GPU integrado, as grandes empresas, nvidia e ATI, estao sempre a inovar para que vendam mais graficas para gamers e para quem precise de muita potencia de grafismo poderem criar graficos fantasticos, se a Nvida e Ati, abrandarem o ritmo por causa das vendas, quero ver como e’ que o OpenGL e directX irao inovar se a nvidia e ati “deixarem” de produzir graficas novas e mais potentes.

      Isto e tudo muito bonito, mas a industria dos jogos podera ficar afectada.

      Alem do mais penso que jogar MMORPGs e jogos online, do genero Aion, WoW.LoL, AVA, etc… ira se perder milisegundos importantes(principalmente em FPS), por muito que eles comprimam, que seja servidores de TOPO, que seja fibra, iremos sempre perder milissegundos importantes.

      Eu por exemplo a fazer ping a um server em Miami tenho cerca de 150ms, imaginemos que eu estou a jogar num servidor português terei cerca de 300ms mais coisa, menos coisa. 300ms num fps e’ muito tempo, se tiver um ping acima de 50ms ja quase que nem consigo jogar direito.

      Claro isto e’ uma maravilha para single player, mas para o verdadeiro online penso que nao seja tao bom, ja que a barreira DISTANCIA e’ muito importante, a velocidade da fibra penso que se seja cerca de menos 30% comparado ‘a da velocidade da luz no vaco, sem contarmos com as rotas dos pacotes que poderam ser maiores ainda, se perdermos pacote nem se fala.

      O video estava tao fluido porque o servidor estava a poucos kilometros do local da apresentação, o ping e minimo…

      Nao deixa de ser uma ideia inovadora, mas penso que nada substitui um Desktop ou um Laptop.

  17. A friend says:

    Esqueci referir no artigo que esta tecnologia estava em produção a já 7 anos por esta empresa, que o fez em total anonimato e só agora deu a conhecer o serviço. Já agora, visitem o site e increvam-se como Beta Testes, nunca se sabe se a sorte nos calha a nos… e se ao virem muitos Portugueses, pode ser que tenham isso em consideração e lembrem-se de nós mais cedo… Embora nisso não nos podemos queixar muito, já que Portugal costuma ser o país de eleição dos gigantes da informatica, estilo Microsoft, lançarem serviços cá, ou até mesmo comprar serviços feitos por Portugueses, mas que nunca são divulgados porque os Midia só lhes interessa em falar de futebol, Cristianos e afins…( a parte dos afins é mais concretamente, Socrates.. lol.. )

  18. norua says:

    é verdade que é um avanço, mas a meu ver todos estes “cloud’s” são muito positivos do ponto de vista do utilizador, que fica cada vez menos dependente do seu hardware, mas também tem o contra de nos limitar numa das principais razões do sucesso da internet o “anonimato” e a “privacidade” do utilizador que fica cada vez mais exposto.
    cumps
    P.S – “anonimato” e a “privacidade” estão entre aspas porque n existem tais coisas na internet =p

  19. carlos rajas says:

    Fenomenal, mas poderia ser de graça, patrocinado até pelas grandes empresas fabricantes de jogos. Ninguem aguente ficar pagando um joguinho viciante (pelo menos eu não aguento). Sei lá o site terá uma imensidão de jogadores em potencial, então a publicidade e os adsenses da vida e tal…mas é ótimo sim. Boa noticia.

    ___________________________
    art gallery
    http://www.delaorden9.com

  20. A friend says:

    Cloud Gaming é uma coisa que aceito de braços abertos, já são alguns anos a gastar rios e rios em placas graficas e afins para correr jogos, e fazendo as contas no final do ano é assustador…. Geforce8800 GTs 512 Para aqui….. Core 2 Duo para ali…… etc… etc… e penso que com o cloud isso é optimo para o utilizador, que vai deixar de tar na politica consumista dos vendedores de Hardware, que ainda estão na registadora a pagar a placa X, e ao mesmo tempo já está a ser lançada a placa Y…. Muitas das vezes sem progressos significativos…. nota-se puro consumismo. Eu comprei a minha 8800GTS com GPU G92 que é igualzinho ao GPU da serie 9800, e praticamente so mudou o nome da serie.. de resto é tudo igualzinho, com ligeiros aumentos de Clock que eu posso obter com um simples overclock… é inacreditavel.. comparem a 8800GTs 512Mb com a 9800GTx e veem o que estou a falar 😉

    Para os jogos, aceito esta tecnologia de braços abertos, pela liberdade e por ser possivel multiplataformas, acabando com os fanboys e todos usarem o mesmo, seja em Pc, Mac, Linux…

    Quanto ao Cloud Computing já não aceito de portas abertas tal como foi referido pelo norua, por questoes de privacidade e não só… gosto de ter um contacto diferente com o meu sistema operativo, e porque não quero estar dependente para isso, tar ligado a uma rede de internet… e acredito, sinceramente que o Cloud Gaming vai ter muito mais sucesso e vai ser mais bem aceite por todos do que o Cloud OS…. Posso estar enganado como é obvio, mas é só uma opinião 😉

  21. Guilherme de sousa says:

    pelo que percebi, nao ha grande preocupaçao com o Lag.. a parte dos atrasos nao vai ser desculpa.. (partindo do pressuposto que se esta a comparar jogar online um jogo instalado no pc, com jogar atraves deste novo sistema)..

    ao jogarmos no nosso pc directamente, temos que enviar info para o servidor do jogo com todos os nossos ‘movimentos’, para que possa estar sincronizado com os outros jogadores.. trata se entao de uma operaçao de upload de informaçao, e o down que fazemos é dos movimentos dos outros jogadores.

    ao utilzarmos could gamming, em termos de upload tmb enviamos a mesma info que é apenas as teclas que pressionamos e isso vai ter accao no jogo que esta a ser corrido no servidor. ora a operaçao de upload acaba por ser a mesma.. a unica diferença é no down em que temos que receber a imagem e o som… mas ja n temos que receber os dados dos movimentos dos outros jogadores pois essa ‘troca’ de informaçao é feita logo directamente no server..

    ou seja a unica diferença é msm no download de info, em que em vez de recebermos os ‘movimentos’ dos outros players, recebemos a imagem e som.. claro que é um pouco mais pesado, mas esta longe de nos ocupar a largura de banda toda..

    sem duvida uma excelente forma de acabar com a pirataria (ou pelo menos ajudar)..
    muita gente investe imenso € anualmente em hardware potente para jogar e dps acaba por usar apenas jogos pirateados.. assim acabam por poupar no hardware e ja têm os jogos oficiais

    bastante interessante msm

    cumps

  22. Cap says:

    @ “A Friend”:
    retirado do website: “Beta Testers needed!

    Starting Summer ’09, we’ll select Beta testers to help us tune OnLive.

    You need to be at least 18, BASED IN THE US and..”

  23. LamBo says:

    “A friend” eu também recebia de braços abertos o Cloud Gaming pois não esta fácil andar sempre a gastar gito em hardware mas olha quanta comida vamos tirar da mesa a tanta pessoa para dar só a meia dúzia não devemos pensar só em nos mas também nos outros e na qimonda por exemplo que precisa do nosso gasto para sobreviver… de todas a empresas de informática… esta nosso evolução e devido ao nosso consumo ao nosso gasto… isto só põe um ponto em muitos avanços tecnológicos

  24. Guilherme de sousa says:

    nao te esqueças que os jogos evoluem e alguem tem que fabricar material informatico que permita que estes jogos corram nos servidores deles.. logo essas marcas tmb podem fabricar para cloud gaming…

  25. LamBo says:

    Guilherme sim evoluem mas a nossa vida não é só entretimento não precisamos de evoluir só os vídeo jogos… eu sou um jogador nato sempre fui paço parte da minha vida a jogar… os videojogos ate me dão de comer eu tenho uma lan isto para uma lan é maravilhoso pois podia oferecer muitos mais jogos sem gastar gito nas maquinas… em vez de pagar a steam pagava a estes gajos… e nao vamos ter servers em todas as esquinas so as grandes empresas podem ganhar com isso vai se perder esta grande movimentação de material que é essencial a nossa economia para a gente crescer como cresceu ate agora em 30 anos

  26. A friend says:

    @Lambo

    Compreendo o ponto de vista, mas hoje em dia esses trabalhadores estão condenados não pela falta de venda dos produtos, como a qimonda, estão condenados pela mao de obra barata noutros paises, e pelos directores que exploram esses mesmos empregados, enquanto não lhes pagam a tempo e horas, andam a curtir o seu porsche ou ferrari, de fato e gravata… O que sinto é que vou deixar de sustentar esses… isso sim… A qimonda estava cheia de encomendas, não faltava produtividade… se falhou… n foi por isso.. por isso não é o cloud gaming que vai destruir essas familias…. essas familias já estão destroidas por pessoas que para ficar ricas, exploram quem mais necessita e saem impunes…

  27. carlos rajas says:

    Na verdade, não sei de que maneira os grandes fabricantes e produtores vão encarar o “cloud gaming”….alias, não acredito que isso va acabar com a pirataria de jogos não….ha muito que se esperar ainda. Esperemos !

    ____________________________
    falando em jogos amdxnvidia win7 x vista
    quem se deu bem foi….
    http://www.delaorden9.com

  28. A friend says:

    @Carlos Rajas

    Este foi o primeiro lançamento, as grandes empresas vão seguir atrás… aposto que empresas como nVidia irão lançar serviços semelhantes… e quanto ao hardware nunca ha-de deixar de ser vendido….alias.. eles vão é vender ainda mais caro para os ditos servidores… e continuam a lucrar com isso… e muitos utilizadores em casa vão continuar a necessitar de hardware… Vai é tornar-se um mercado mais justo e menos consumista…. penso eu….e espero eu 😀

    Mas esta realidade também ainda vai demorar muito até ser banal, pois a tecnologia vai ter o seu tempo para se implantar em todo o mundo e vai ser ainda preciso muita fibra ( e banal ) nas casas das pessoas… Há muitos paises que o ADSL nem atinge grandes velocidades ainda, ainda vai haver muito mercado paralelo até isto atingir niveis elevados ao ponto de o mercado actual ser esquecido… Quanto aos empregados de empresas, mais depressa seráo substituidos por maquinas e robots, apenas com 1 empregado a controlar… do que serem extintos pela tecnologia cloud.

  29. LamBo says:

    A friend sim mas vais de deixar de dar uma percentagem a loja de informática da tua zona, a loja de informática ao distribuidor o distribuidor a marca. isto desaparece só ficas a dar gito aos que nunca precisaram pois pedem sempre o mesmo 10 contos agora 60 euros. sem o nosso consumo so cresce os jogos nao cresce mais nada em volta… os jogos mesmo assim não vão crescer tanto pois eles não vão estar sempre a mudar os servers como nos mudamos as nossas maquinas e os obriga a melhorar esta cadeia será quebrada não será como a qimonda será muita pior terá muito mais impacto no mercado ate depois os preços vão subir e muito… pois não vai haver tanta venda tanto investimento…

  30. LamBo says:

    Ira estabilizar um mercado que não pode estabilizar senão o crescimento é menor crescemos tanto em tão poucos anos devido a isso…

  31. metal_master says:

    Se bem me lembro, há uns tempos atrás a ATI/AMD tinha falado nisto, mas na vertente de fabricar servidores especificos para jogos ou renderização gráfica intensa. Ou seja, os fabricantes de hardware, em vez de venderem ao utilizador final, vendem aos provedores deste tipo de serviços. De qualquer das formas, não estou a ver isto ir para a frente assim tão depressa. Isto implica um investimento brutal em cabos de fibra óptica e na sua instalação, em todo o mundo ($$$$$$$$$$$$$$$$), segundo, os servidores tem que ter capacidade para renderizar a informação gráfica de todos os utilizadores de forma independente isto porque o que eu vejo no meu ecrã é diferente do que o tipo B vê no dele.quanto ao lag, alguém me esplivca com é que eliminam o tempo que vai a partir da altura em que carrego num botão do meu controlador até eu ver a imagem da minha personagem a executal tal comando no meu ecrã. Uma coisa é o que se passa agora, em que a informação que vai pelos servidores é, eu estou nestas coordenadas e fiz isto. Outra é, este é o meu comando agora gera a informaçãol visual do que mandei a minha personagem fazer e manda-me isso para o meu computador para eu poder ver a imagem. (imaginem receber 60 imagens por segundo em alta definição). Cheira-me a muita fruta.
    A ideia em si não é má, mas cheira-me que não seja assim tão fácil de implemntar.

    Já agora, eu gosto de ter os meus jogos no meu computador sem ter que depender de uma cloud e gosto de fazer cheats quando me apetece (só quando estou em single player já agora).

    Outra coisa que não compreendo é o preço, igual ao de venda ao público para um jogo de consolas. Corrijam-me se estiver errado, mas se não existe distribuição em suporte físico, não deveria ficar mais barato. Já agora, imagimem que eu hoje compro um jogo desses, sedrá que daqui a dois anos ainda o posso jogar, se for dono do CD e existir uma máquina compatível é só instalar e jogar, se depender do que um terceiro tiver instalado nos seus servidores, quando ele afizer limpeza à casa lá se vai o que é meu.

    Já agora. O linux é suportado nisto?????

  32. JCarvalho says:

    A friend antes de mais e não é nada contra ti, é media, o plural de medium e não midia. E só digo isto porque estão sempre aqui a apontar erros ortográficos uns aos outros.
    Ainda quanto aos media, se na região algarvia me disseres que existe um projecto interessante a ser desenvolvido no âmbito do que se costuma tratar aqui no pplware.com, então asseguro-te que os media vão fazer a sua divulgação com todo o empenho e, deixa que te diga, gosto.
    Ronaldos, Sócrates e afins são outras andanças…
    Um abraço

  33. Prius says:

    As revoluções são sempre alturas complicadas, mas a humanidade sempre deu a volta por cima. Não é por causa do cloud gaming que o Mundo vai acabar….e….se muita gente ficar sem emprego, sempre podem cultivar a imensidão de terra que temos ao abandono :)))…
    Agora a sério, estou-me nas tintas para o que acaba e o que não acaba, o que interessa é que parece um projecto sério e completamente revolucionário para os videojogos. E se conseguir acabar com os cheaters nos jogos multiplayer, não me importo de pagar, bem pelo contrário. Os cheaters são uma praga….

  34. Jonithu says:

    O que acontece agora c/ os jogos vai acontecer c/ os futuros Sistemas Operativos e já dentro de 1-2 anos.
    É uma outra forma de fugirem à pirataria.

  35. johnny says:

    @Jonithu
    Isso só acontece se e só se nos kiser-mos vamos ter sempre alternativas… pk a muitos k não têm net… e já imaginas-te uma empresa a trabalhar com isso?
    Vão ter sempre akele problema será que podemos confiar neste sistema kem esta do outro lado não vai mexer nas minhas cenas?

  36. A friend says:

    @JCarvalho

    Obrigado pela correcção… de facto cometo sempre essa falha… 😀 e pior disso é que sei que a cometo e volto a cometer vezes sem conta.. tenho que voltar aos tempso de primaria e escrever 1000 vezes no….teclado.. 😀

    Quanto às noticias, eu sinceramente acho os nossos noticiarios muito pobres, em passo de corrida ( obviamente pelo tempo de antena ) mas… repetem e repetem noticias vezes sem conta, e acho triste, canais como o Rede Record, sendo este Brasileiro, apresentar projectos nossos e dedicarem imenso tempo e explicar tudo ao pormenor, como foi o exemplo da noticia daquela senhora que desenvolveu a tecnologia de transistores em papel.. cá foi algo pouco falado, embora tenha sido falado, mas não foi dada a importancia devida, e o que esse canal, emitido do outro lado do atlântico fez, foi falar, explicar, deu a importancia e mostrou os interessados na tecnologia… Depois custa-me ver programas que repetem enumeras vezes, a vida do Cristiano, que duram cerca de hora e meia… e ainda se dão ao luxo de repetir.. é triste.. mas isso não contribui em nada para a cultura portuguesa, pelo contrario, só faz aumentar os pseudo-cristianos, que aparecem ao virar da esquina… ou por exemplo quando tive uma boa experiencia no mundo da noite, que pareciam clones… e depois falar de cultura tá quieto 😉 … “e prontus..ne…” “e… prontus..”

  37. LamBo says:

    Isto nunca vai acabar com a pirataria nem nada parecido….

    Ha sempre fuga ja se sabe e depois de todos termos conhecimento do pleno funcionamento disto vamos poder fazer o stream de nossa casa para um amigo como fazemos nos canais de tv só não vamos poder fazer para milhares de pessoas pois os custos vão ser elevados e se a encriptação for assim tao boa como dizem vamos poder piratear mais e melhor fazer stream da sport tv nao so para 2 ou 3 amigos como qualquer um consegue fazer vamos poder fazer para a cidade toda lol

  38. LaRaNjAo says:

    Simplesmente nao gosto.

    eu vou num comboio, autocarro, etc, nao tenho aceso à net e apetece-me jogar um joguito, menu iniciar, e ja tá, com isto quê? jogo ao solitario?

    nao gosto nao só por que gosto e quero ter as minhas coisas no meu pc, da mesma forma que nao gosto de estar dependente de terceiros para poder fazer o que eu queira (basta ver o ultimo apagao do google docs, que ja muita gente ficou sem trabalhar porque nao podiam aceder aos seus ficheiros.

    e para além do mais, e que farao os fabricantes de hardware para compensar as perdas de vendas de placas graficas e memorias e coisas dessas?

    ah, outra coisa que o artigo nao fala, a conexao de 1,5 Mb é para ter direito a Video SD (algo mais ou menos como um DVDRip) e para ter uma imagem HD, ou quase que é de apenas 720p faz falta uma ligaçao de 5Mb ,isto sem contar com os lags, trafic shapings que existem nas nets em portugal.

  39. centaurius says:

    Uma palavra: vaporware.

  40. A friend says:

    @Laranjao

    “eu vou num comboio, autocarro, etc, nao tenho aceso à net e apetece-me jogar um joguito, menu iniciar, e ja tá, com isto quê? jogo ao solitario?”

    O mercado vai continuar por longos anos, paralelo… isto será apenas um serviço e não uma obrigação…. Ha pessoas que gostam de ter os jogos, as capas, ter a sua consola… idoletrar a consola… o culto de ligar, tar com amigos, optimizar..etc… isso dificilmente acabara… mas voltando ao comentario… Vamos supor que queremos jogar um joguinho no Comboio, Autocarro..etc… até lá já há tecnologia wireless nos transportes publicos… nos Estados Unidos a moda já é o WiMax… que é precisamente isso 😉

  41. LaRaNjAo says:

    @ a friend

    sim eu sei, e num país como os estados iso sim faz sentido, mas o meu ponto principal em contra nem é esse, mas sim mais o facto de ser tudo em cloud, e como ja disse, nao gosto de estar dependente de terceiros para poder aceder a coisas minhas, ainda por cima pagas, como é esse o caso.

  42. LamBo says:

    Pessoal esta tecnologia vai trazer coisas boas como más… Acho que a União Europeia deve debater este assunto deve controla lo economicamente com a intenção de não ser desleal a outras empresas nem outros serviços pois pode prejudicar e muito o nosso estado económico que já esta muito mau… pode por um travão a todo este avanço tecnológico que é intenso estes anos todos que não pára… com estas tecnológicas que nos obriga a consumir menos recursos físicos “hardware” leva ao que o seu desenvolvimento se atrase e sim ele é a base de tudo ate agora nada funciona sem ele por isso acho de devemos consumir sem parar como fizemos ate agora para o crescimento não parar e sim crescer mais e mais…

  43. jubi says:

    já estão todos c/ medo.
    sempre que aparece uma tecnologia revolucionária aparecem também os cépticos.
    tenham calma.
    esta tecnologia irá permitir inicialmente jogar c/ uma qualidade máxima de 720p. isto para o mercado dos estados unidos e provavelmente apenas em zonas c/ ligações de fibra óptica onde as condições de ligação e latência sejam as melhores.

    até que esta tecnologia consiga fazer baixar as vendas de hardware para PCs muitos anos terão que passar.

    Eu neste momento jogo c/ qualidade superior a 720p.
    pensando assim, para mim esta tecnologia não trás qualidade superior á que eu tenho agora.

    dou um exemplo de um filme em alta definição numa Zon ou Meo.
    qualquer um pode sacar esse filme da net uma c/ qualidade muito superior á que é distribuída por essas empresas.

    Quantos não gostariam de jogar este ou aquele jogo e só não o fazem porque não têm PC ou consola á altura? muitos. o numero de potenciais clientes de video jogos irá crescer. ganham as produtoras e distribuidoras de video jogos. ou seja, aqueles que realmente contribuem para os desenvolver. e ainda conseguem maiores lucros pela baixa de pirataria graças a este serviço e por facilitar a distribuição.

    Por outro lado, quem é entusiasta de video jogos, continuará a comprar as mais recentes gráficas, CPU etc porque este hardware permite-lhe ter sempre maior resolução, melhor qualidade de imagem, melhores latências etc, etc.

    Não tenham medo.
    é mais uma etapa na evolução informática.

    daqui a uns anos vamos olhar para trás e dizer:
    “lembram-se quando era preciso fazer download, instalar, aplicar os patchs, depois aquilo dava erro, era por causa dos drivers da grafica, ou não tinha memoria suficiente, ou a gráfica não aguentava…”

    Cumprimentos.

  44. zecabrito says:

    Crysis no Magalhães yeahhhh XD

  45. Prius says:

    LamBo… diz-me lá qual é a tua empresa/loja…?

  46. JCarvalho says:

    A friend mil vezes no teclado não. Ainda salta uma tecla 😛
    Quanto aos noticiários, concordo contigo, mas isso seria uma conversa muito longa.. infelizmente… lol
    Ainda assim deixo aqui o repto a todos. Se conhecerem projectos interessantes digam, alguma coisa se fará.
    A mudança deve partir de uns se não surge dos outros.
    Um abraço a todos

  47. Johnny says:

    A nível dos Hardwares, provavelmente iriam suportar os servidores onde tudo isto iria ficar alojado…

    Por acaso tenho falado com um amigo meu em relação aos discos rígidos que qualquer dia deixaríamos de os ter pois estaria tudo armazenado na “internet”(em servidores) e aqui está a prova da nossa “teoria”(lol).

    Eu era capaz de pagar 5€ mensais para ter acesso e depois a parte de comprar os jogos era o quanto eles custavam. Acho que é justo. (5€ pelo serviço/mês + €jogo)

  48. J.P. Fernandes says:

    No Mod, no Play! é a minha política, se o jogo não tiver mods de utilizadores externos, não vale a pena jogar. E é isso que torna o pc gaming em algo maravilhoso.

  49. A friend says:

    Achei espetacular a tecnologia, e espero poder usa-la em breve….

    Mas o meu maior receio é que com a pirataria cada vez maior, a industria dos jogos opte apenas por esta alterntiva, e esquecendo os amantes dos MOD, como o J.P Fernandes falou e bem…

    A industria está cada vez mais reticente no lançamento dos jogos para PC, embora este ainda esteja em boa forma, já vemos mutos titulos a serem lançados largos meses depois das consolas… e estas vendem que se fartam.. ( e nelas não é possivel o MOD ) … Eu por acaso não sou fan disso, mas o maior receio passa pela pirataria, que eles acabem por optar pelo lucro ( como é obvio ) e vejam esta a sua maior alternativa…

    Mas enfim, é muitissimo complicado avaliar isto agora, porque é algo muito recente e também não ira fazer aquele BOOM que toda a gente vá correr a ter porque nem toda a gente usa a net para jogar, e conheço muita gente com consolas estilo Xbox360 e PS3 e nunca as ligou sequer à net….

    Mas focando-me apenas na tecnologia, eu pelo menos vejo isto como um excelente serviço online para jogos…e penso que é disso que se irá tratar… um serviço… e não uma opção sem alternativa… é como os MP3 vieram em grande, toda a gente os usa… mas não foi por isso que se deixou de vender CD’s 😉

  50. BigLord says:

    Tenho muitas dúvidas em relação a isto… 😐

  51. LamBo says:

    Vai trazer muita coisa boa e outras más, já li tanta coisa sobre isto que nao sei que pensar mais esperar para ver… só esperemos que não seja a PT nem a NETCABO A ficar com este serviço como operador , leva me a pensar que sim não estou a ver quem vá instalar tanto servidor….

    É um conceito fantástico deixa me entusiasmado pois compreender o funcionamento dele vai abrir muitas portas para outras coisas mas fechar outras que se revolucionam também ou morrem…

    E sem duvida uma revolução

    Desculpa prius mas não te posso responder… 🙂

  52. Prius says:

    Nem precisas, eu estava a ser irónico… 🙂

    Não tenho medo das revoluções, bem pelo contrário… Espero sinceramente que não demorem muito a chegar a Portugal, e que quando chegarem não ponham nenhum ex-administrador da EDP, da Brisa, da Galp, da CGD, da PT, etc, a gerir a suposta delegação portuguesa da empresa… pois caso contrário, não precisamos de esperar pelo próximo episódio, já sabemos como acaba a história… 😉

  53. fhox says:

    Não é por nada, mas estar a ver/ouvir o vosso post com o famoso som do msn por trás não é nada agradável. É pena que blog’s como o pplware se rendam a publicitade deste género.. :\

  54. Gota says:

    Eu gostava de saber é o que falta ainda inventar…

  55. VerParaCrer says:

    Ha certas coisas que só vendo para crer…

    Cloud computing oferece de facto um nivel de computação admiravel até ai creio que já não ha duvidas, no entanto conseguir “entregar” os dados processados ao utilizador final de uma forma rapida já não depende da “nuvem” que os esta a processar.

    Acho possivel de facto varias sessoes de jogo serem executadas remotamente numa destas “nuvens” de computação (ou em varias) e entregar os resultados finais ao utilizador em foram de “imagem+som” ao bom estilo IPTV, mas sem lag? sejamos realistas…

    Fassam o teste se puderem com 2 pc’s e um software de gestão remota (como o DameWare) usando ligaçao directa com 2 placas Gigabit e o pc anfitrião bem artilhado para correr o jogo e “manejar” correctamente as ligações e com o pc cliente suficientemente potente para gerir a ligação gigabit…
    Agora vejam os resultados… (ok nenhum dos softwares de gestão remota esta optimizado para estas funções mas da para ter uma ideia…)

    1,5Mb/s de largura de banda ? ok creio que sera possivel, mas entao onde ficam as altissimas resoluçoes que os PC gamers tanto se orgulham de puder usar? (ja sem falar na parte de lag entre os perifericos de input e o processamento do jogo).
    Talvez até la inventem um algoritmo de compressao sem percas milagroso que permita até verdadeira Alta Defenição com apenas essa largura de banda mas hoje em dia o que temos sáo compressoes abusivas de imagem que estão longe de serem HD e mto menos acima disso….
    E o som? onde fica o som de alta definição que temos com as nossas placas se som xpto com 7 canais + subwoofer e afins?…

    Com fibra optica teremos largura de banda suficiente para recebermos uma experiencia audiovisual ao nivel HD… mas novamente e o lag?

    Mesmo a velocidade da luz (ja sem contar com os atrasos provocados pelos equipamentos que processam os dados transmitidos) as transmissoes de dados não xegam ao servidor/cliente de forma instantanea…

    Talvez venha a ser uma realidade…. resta saber quando.

    Por agora fica a espera de ver para crer….

    • pikax says:

      Vai ao site dele onlive.com , regista-te e experimenta.

      Eu experimentei e garanto-te que e possivel, claro que para extream gamers, esquece mais vale jogar no PC, pura verdade e que consegues jogar bem, os fps estao “bons”, nota-se um crash de longe a longe, o importante e’ que para nos do outro lado do atlantico temos pings absurdos, temos um delay nos inputs, que eu nem a sacar, torrent a comer-me a brandwitch toda, e a jogar um jogo online, tenho tanto delay nos tempos de resposta do servidor em relacao aos inputs… O servidores deles lembra-se e faz uma extrapolation ou prediction estupida, o server pensa que ainda tou a clicar por exemplo no ‘W’ e o gajo anda feito tolinho durante 2 a 3 segundos.

      O audio, nao garanto que seja alta defenicao, mas e aceitavel.

      O problema esta mesmo na ligacao, tanto fisica como computacional(servidores de encaminhamento dos pacotes), mesmo que viajes ‘a velocidade da luz tens sempre um certo delay, por exemplo mesmo ‘a velocidade da luz terias um ping de 80ms se fizesses uma ligacao de Sydney a Los Angeles, se tivermos a jogar um jogo online com servidores externos, entao teremos que somar o valor, claro que sem contar com a viagem dos pacotes que em vez de ser 80ms seria +100ms para um pacote chegar ao destino, e como podera haver perda de pacotes, ainda dificulta mais as coisas, eles usam TCP, os servidores estao na california, o que agrava mais a velocidade.

  56. dajosova says:

    Notícia importante mas ainda assim vou fazer um upgrade ao meu PC…

  57. nfu says:

    Já agora só para esclarecer um ponto, que não é de pouca importância!

    O sinal actual, em cabo de cobre, obviamente não é baseado em impulsos magnéticos, como descritos no artigo, mas sim impulsos eléctricos!

    • zezao says:

      analisando as leis de maxwell, (embora a sua análise seja francamente difícil, à primeira vista xD), facilmente se chega à conclusão que ao enviares um impulso eléctrico este origina também um impulso magnético 😉

      se não me engano foi o Sr. Hertz o primeiro a chegar a essa conclusão 😛

  58. Victor Pereira says:

    Isto é quase patético…a Onlive faz a revelação deste serviço e parece que o mundo lhe cai aos pés sem sequer questionar a veracidade ou viabilidade daquilo que se está a falar!

    Pensemos no Crysis…Qual é o servidor no mundo que consegue processar os gráficos do jogo, codificá-lo em HD a 60 fps com latência de 1milisegundo? Bem…é muito provavel que exista mas não é só 1 utilizador, espera-se que sejam milhões de utilizadores e pensem que se forem 500 utilizadores a jogar o Crysis serão 500 Crysis processados individualmente e codificados individualmente!

    Afirmam que estiveram 7 anos em “stealth development” e por isso acham-se os gurus da tecnologia, capazes de fazer aquilo que mais ninguém consegue…trata-se de um passo muito grande!

    Ainda agora chegou a IPTV, é muito cedo para pensar em cloud Gaming…

  59. A friend says:

    Mais alguns dados importanetes e respostas as muitas criticas e falta de cepticismo quando ao serviço…

    http://www.eurogamer.pt/articles/onlive-defende-se-das-criticas

  60. A friend says:

    @Victor Pereira

    IPTv ainda agora chegou… a Portugal…. e as respostas tecnicas quando ao tao falado 1ms… estão no link que referi acima…. 😉

    Eles apresentaram este serviço a pessoas no ramo… e para ganhar acordos com as produtoras concerteza não são uns fala barato que estão a vender um produto na TV shop 😉 eheh

  61. Razor says:

    Crysis e Burnout Paradise no Magalhães yeahhh

  62. R says:

    Parece que ninguem se lembra da aplicação mais revolucionaria de todas, se isso for possivel… jogos como o Crisis num telemovel, porque não?
    Lente de contato bionico – Para display – Em prototipo
    Rato de dedo – Já existe
    Só falta o teclado ou rato|teclado – podia ser algum tipo de luva que com sensores de pressao nas pontas dos dedos – ficavam 7 dedos para teclado (5 dedos mao esquerda ((frente, recuar – depende da posição de 1 só dedo), direita, esquerda, saltar, baixar|deitar), (usar, sniper – 2 da mão direita)) e 1 dedo da mao direita como o rato, mais 2 dedos para os botoes direito e esquerdo do rato.
    BEM, PELO MENOS SONHO…

  63. pikax says:

    Instalei e estive a exprimentar e para quem e’ de portugal nem da gosto jogar, tanta lag, a prediction das teclas esta uma M****, joguei um pouco o test drive em versao demo e o carro meteu-se da dar piruetas durante 5 a 10 segundos depois de eu ter largado o teclado.

    Em compensacao os graficos estavam algo do genero :O extremamente rapido de entrar e de jogar um jogo, todas as opcoes estao disponiveis na versao demo que e excelente, a versao demo tem uma duracao de 30min que tambem e bom.

    Uma boa ideia, mas enquanto nao meterem servidores aqui na peninsula ibérica, jogar um jogo online com o ping dos servidores deles + o ping dos servidores do jogo. E’ muito ping junto, tive a jogar fear 3, que ja tive para o meu pc e digo que mais vale eu meter tudo no minimo e jogar no meu pc, do que estar com um delay de 2 a 5 segundos ate que o teclado me volte a responder….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.