PplWare Mobile

Há 5 anos no mercado, a Epic Games Store ainda não dá lucro

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. jorge santos says:

    Isso é o quê? É tipo STEAM?

  2. Aves says:

    Isto é “tal-e-qual-mente” a repetição dos sucessivos julgamentos do processo, iniciado em 2021, da Epic contra a Apple. A Apple ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar, mas a Epic recorreu para o Supremo Tribunal dos EUA. A Apple alega que o recursos não deve ser aceite.
    A Epic não quis correr em duas pistas e o processo contra a Google tem sido mais lento. A Epic quer a Google facilite o uso de lojas de apps de terceiros e a instalação por sideload e que o processamento de pagamento que não seja através da Google Play. O curioso está nas alegações da Google, segundo o link do post — “as exigências da Epic prejudicariam a capacidade do Android de oferecer uma experiência ao utilizados segura – e competir com o iOS da Apple”.
    E como é que a coisa começou? Em agosto de 2020, a Epic alterou a app do jogo Fortnite, na App Store (Apple) e na Google Play, de modo que os utilizadores pudessem fazer compras e pagamentos na loja de apps da Epic, sem pagar comissões à Apple e à Google.
    A resposta da Apple e da Google foi a mesma – retirar o jogo da respetiva loja.
    Mas não deixa de ter graça haver tantos apoiantes da Epic (ou melhor, anti-Apple) no processo Epic vs Apple, que se evaporaram no processo, exatamente igual, Epic vs Google.
    Mas que não se pense que isto é um processo “David contra Golias”. A dona da Epic é a super-gigante tecnológica chinesa Tencent, proprietária de muitos dos jogos com mais sucesso na App Store e na Google Play. Se obtivesse ganho de causa com o Fortnite, iria ganhar para cima de um fortuna em comissões que deixava de pagar às duas lojas de apps.

    • Marco Rua says:

      A apple nao ganhou o processo todo. A epic foi esperta e consegui o que quis. A apple nao pode impedir links para outras formas de pagamento. Tudo começou por isso mesmo….

      • Aves says:

        A Apple, em primeira instância, ganhou em 9 das 10 acusações. Principalmente, que a Apple não é monopolista e que pode cobrar as comissões.
        A 10ª, que perdeu: a Apple não pode impedir que, nas apps, os developers informem os utilizadores sobre outros sistemas de pagamentos, criando um sistema para o efeito até dezembro de 2021.
        O tribunal de recurso, em 2023, confirmou a sentença da primeira instância mas suspendeu o referido sobre a aplicação da 10ª, dando tempo à Apple para apresentar recurso para o Supremo Tribunal. E estamos nisto. Até agora, em termos práticos, a Epic ainda não ganhou nada.

  3. André R. says:

    Quanto recebia a EPIC durante a estadia na Apple Store, e quanto recebe agora??
    Pois… quem tudo quer tudo perde…

    • Aves says:

      Só o Fortnite foi banido da Apple Store e da Google Play, porque a Epic não quis cumprir as regras das duas lojas.
      Todos os outros jogos continuam nas duas lojas.
      O que o post se refere é às vendas na Epic Games Store. No caso do Android só o receio de instalar apps fora da Google Play impede que os utilizadores a instalem por sideload a partir da Epic Games Store. No caso do iOS o sideload não é possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.