Finalmente… novidades sobre o Football Manager 2017
Eis aquele momento pelo qual muitos de nós esperávamos desde o início das competições futebolísticas desta época: novidades sobre o Football Manager.
Todos os anos é a mesma coisa. Arranca a nova época desportiva e os milhões de treinadores virtuais de FM iniciam um processo de antecipação da nova versão de FM, sedentos de novidades.
E eis que Miles Jacobson, da Sports Interactive, veio recentemente fornecer precisamente essas mesmas novidades. Venha conhecê-las.
É verdade. Sob a forma de um documentário de cerca de 30 minutos (que mostramos de seguida), Miles Jacobson explicou ao de leve as novidades e melhorias que Football Manager 2017 irá trazer.
Para todos os que, tal como nós, começavam a sofrer pela ausência dessas novidades, eis o que de mais importante fica retido das suas palavras.
MATCH EXPERIENCE
Em Football Manager 2017, foram implementadas variadas melhorias:
- Novas Animações
- Melhoria no sistema de tomada de decisões da IA e reacções
- Novo ângulo de visualização do jogo
- Melhorias nos gráficos no que respeita ao jogo e no que rodeia o jogo
Segundo Miles Jacobson, o Football Manager 2017 não só será o FM graficamente mais espectacular, como também será o mais inteligente. Os jogadores virtuais em FM 2017 têm agora o dobro de capacidade de processamento para tomada de decisões, em relação à edição de 2016, e pelo que Miles afirma, terão todo um vasto conjunto de variáveis a ter em conta na altura de tomada de decisão (local no relvado, pressão adversária, resultado do jogo, ...)
Não serão apenas os jogadores a ficar mais inteligentes em FM 2017. Segundo Miles Jacobson também os treinadores o irão ficar, passando a usar com mais eficácia as tácticas à sua disposição, bem como os seus principais jogadores (sempre tendo em atenção os Roles de cada uma e a forma como podem ajudar a equipa, perante determinado resultado)
Foi acrescentado ainda um novo ângulo de câmara denominado de "Behind Goal Low" e terá uma posição por detrás da baliza num ângulo mais reduzido. Segundo Miles, será ideal para avaliar a direcção dos remates nos lances de perigo, como para ter uma visão melhor de como a equipa se está a comportar como um todo no momentos de ataque.
Outras melhorias ao nível daquilo que se passa no relvado incluem um maior cuidado com a fisionomia dos jogadores, permitindo-lhes mais e melhores movimentos corporais.
Também os estádios, público, terrenos adjacentes e até mesmo a relva receberam atenção especial em FM 2017.
Mais de 15.000 animações novas permitirão ao motor gráfico de FM 2017 uma maior capacidade de simular graficamente um jogo de futebol. Neste capitulo os guarda-redes foram bastante melhorados e, supostamente, estarão menos propensos a animações estranhas e por vezes inumanas.
Um pormenor que já no ano passado chegou aos jogos de futebol (nomeadamente em FIFA e PES) é o facto dos árbitros de FM 2017 passarem a ter latas de spray para marcar os locais dos livres e a marcação da zona da barreira.
Também os pontapés de saída a solo vêem incorporados neste novo FM.
Os comentários durante o jogo sofreram também algumas melhorias de nível contextual, havendo agora maior diversidade e profundidade nas legendas que acompanham o jogo.
SOCIAL MEDIA:
Uma inovação que FM 2017 irá revelar será a componente de Social Media. Talvez não se trate de uma inovação mas sim de um investimento mais robusto nesta área. Haverá agora um novo separador Social Media, que mostrará todas as interacções sociais que a nossa carreira possa promover. Por exemplo, após a aquisição de uma estrela podemos acompanhar a satisfação dos sócios, ou por outro lado, após uma série de maus resultados, podemos saborear a ira dos mesmos.
INBOX
É aqui que toda a interacção com o staff e assuntos relacionados com a equipa continuarão a ser mostrados. À partida, não será uma novidade mas a avaliar pela forma como Miles explicou as alterações, acredito que a "nova cara" com que toda essa informação nos será dada, virá a ser uma mais-valia.
TRANFERS AND CONTRACTS
Um novo elemento no sistema de contratações foi adicionado. A partir de FM 2017 será possivel encetar conversações prévias com jogadores, mesmo antes da existência de propostas formais. Será uma forma de depreender do interesse desses jogadores em virem para a nossa equipa e ao mesmo tempo permitir influenciá-los no caminho da decisão que mais nos interessa. Estas conversações podem acontecer, quer com o jogador, quer com o seu agente.
Os clubes estarão também mais incisivos na altura de negociar os seus jogadores. Não só saberão usar melhor as clausulas ao seu dispor, como também saberão equacionar devidamente que tipos de jogadores que precisam. Haverá também uma maior preocupação pelos clubes da IA em acertar os timings de aquisição de novos jogadores para colmatar saídas.
Um novo painel de transferências vai agora aparecer mostrando toda a informação sobre entradas e saídas de jogadores dos clubes.
Os agentes terão também uma importância maior nos resultados das negociações e será mais frequente ver os próprios agentes de jogadores que queremos comprar a procurar alternativas para os seus clientes e assim garantir uma maior concorrência pelo seu passe (e melhorias contratuais)
Novas clausulas foram acrescentadas, como por exemplo, clausulas relativas à forma do jogador, ou se nos encontramos em competições europeias.
E atenção ... em FM 2017 também os Managers podem ser transferidos.
FANTASY DRAFT
Chegado na edição passada e com relativo sucesso como resultado, Fantasy Draft ganha em FM 2017 um pouco mais de energia. Passa a ser possivel a partir de agora a participação neste modo de jogo apenas contra Managers controlados pela I.A. ou mesmo um misto de outros jogadores com I.A.
Fantasy Draft terá algumas alterações de parametrização como por exemplo a existência de uma época de transferências a meio do campeonato.
QUICK STAR MODE
Tal como o nome indica,será uma nova forma de criar um novo jogo que permite de forma extremamente rápida passar para a acção. Basicamente, poderemos escolher a equipa antes do resto e com base nessa escolha o jogo vai prever um conjunto de dados a carregar nesse arranque, como por exemplo quais as ligas a carregar.
STAFF
O nosso staff vai passar a estar bem mais presente em FM 2017. Ao invés de apenas aparecerem nos ecrãs pré-destinados, os membros relevantes do nosso staff passam agora a aparecer em muitos outros ecrãs e fornecer informação contextualizada sobre o que se visualiza nesse ecrã.
O chamado Backroom Advice que fornece agora bastante mais conteúdo e de maior relevância no apoio ao Manager.
Também a análise dos jogos e pós-jogos se torna agora bem mais detalhada (para quem pensava que já não era capaz de haver mais detalhe ...) através dos Data Analysts.
Por outro lado existem os Sport Scientists que apoiam as nossas equipas médicas de forma a minimizar a probabilidade de novas lesões ou recaídas.
SCOUTING
Uma das funções da equipa de scouting é a de analisar e avaliar os próximos oponentes. Segundo Miles, FM 2017 trará uma nova e mais profunda forma de análise dos oponentes e seus pontos fortes/fracos que os nossos scouts podem fazer.
Outra inovação interessante é a adição de highlights dos jogadores que estamos a tentar contratar, podendo assim visualizar os seus melhores lances antes da tomada de decisão.
Também a pesquisa de jogadores recebeu algumas adições, como por exemplo, a pesquisa pelos números de dias em falta para o jogador adquirir a 2ª nacionalidade.
MATCH ANALYSIS
O regresso de ProZone acontece em FM 2017. Desta feita, com o novo nome de STATS. E com este regresso, volta ao nosso convívio também toda a variedade de analises aos jogos que vimos em FM2016.
Segundo Jacobson, em FM 2017 esta analise ao jogo e performance da equipa vem ainda mais detalhada e com novas features que acrescentam ainda maior complexidade para a análise.
MEDIA INTERACTION
As interacções com os Media caracterizar-se-ão por uma maior diversidade de questões feitas pelos jornalistas e maior variedade de respostas.
Os jornalistas terão também a capacidade de elaborar questões sobre temas quentes do momento, como por exemplo rumores de aquisições.
Miles deixou ainda muito por dizer acerca desta temática mas acabou por adiantar ainda que este modo de entrevistas mais contextualizado acaba por também ajudar a criar o factor novela, no qual, vários intervenientes (treinadores ou outros intervenientes) vão dando as suas entrevistas sobre um mesmo tema criando assim uma sucessão de episódios.
PLAYERS
Foram acrescentados alguns novos traços pessoais aos jogadores de FM 2017, como por exemplo, a ambição e o profissionalismo. Estas características pessoais serão particularmente visíveis em alturas de transferências, quando por exemplo um jogador com pouca ambição, recusar uma proposta do estrangeiro por recear não se adaptar devidamente.
Esse é apenas um dos exemplos das novas variáveis acrescentadas ao algoritmo de aceitação/recusa dos jogadores em se transferirem. Pela primeira vez em Football Manager, os jogadores vão poder avaliar uma enorme quantidade de factores antes de dizerem que Sim ou que Não (motivos pessoais, instalações de treino da equipa destino, tempo previsto a titular, tempo a titular na equipa actual, ...)
Tal como na realidade, os jogadores podem tentar forçar a saída de um clube, quando uma proposta atraente lhes chega e podem mesmo levar a cabo entrevistas nas quais possam começar "guerras" com o clube e connosco.
CREATE A CLUB
Pode-se pela primeira vez criar uma equipa de jogadores criados, sendo finalmente possivel a criação do nosso clube com o nosso plantel de amigos.
NETWORK PLAY
Algumas melhorias foram acrescentadas ao Modo online de forma a permitir ao Host do jogo uma melhor coordenação entre o jogo propriamente dito e as necessidades de cada jogador, como por exemplo a nova opção de "Máximo tempo entre pedidos de paragem de tempo" de forma a evitar constantes interrupções, ou um novo timer para tomadas rápidas de decisões (reuniões ou entrevistas, por exemplo).
FOOTBALL MANAGER TOUCH
A principal novidade no que toca a este modo de jogo é que foi separado de FM 2017 (em PC e Mac), surgindo agora como produto distinto. Para os amantes da maior simplicidade de FM esta poderá ser uma boa noticia, mas para os restantes jogadores que apreciam os dois tipos de jogos em momentos distintos, já poderá ser algo controversa.
A vossa opinião
Gostaríamos de saber a vossa opinião acerca das novidades agora apresentadas por Miles Jacobsen. O que acham de tudo o que foi revelado?
Resta-nos agora esperar pelo jogo, que tem 4 de Novembro como dia de partida e já se encontra disponível em pré-venda.
Este artigo tem mais de um ano
Basicamente continua igual, mas como punhado de erros novos.
A 1a impressão é má. Num vídeo de meia hora conseguiram não fazer qualquer referência a melhorias táticas ou nos treinos. 2 vertentes essenciais no FM. Especialmente os treinos que estão esquecidos há muito tempo.
Já no Fm 2016 deram muita importância aos aspectos visuais do jogo, que a meu ver não eram essenciais.
Parece me que os resultados vão depender muito dos aspectos psicológicos do jogo.
Receio que desta vez é que vamos ter um Football Manager sem grandes inovações.
S eu comprar o jogo completo não vou ter acesso ao Touch?
Sim e não. Eu explico. Se comprares o jogo agora nisto da pré-reserva tens o touch incluído. Depois de o jogo ser lançado, se queres o touch tens de comprar em separado.
Olha que não, eu já comprei em pré-reserva e a única vantagem é que posso começar a jogar 2 semanas antes em modo beta e tenho mais alguns modos de jogo. A versão touch tanto vem em pre-reserva como quem comprar depois
Eu sou um grande fã deste jogo comecei a jogar em 97 na altura era o CM.
Primeiro quero dizer que concordo com os comentários do Miguel, as táticas e o treino precisam de melhorar principalmente táticas no FM 16 foi muito díficil ter boas séries de resultados ganhas 3 ou 4 jogos por 2 ou 3 zero e depois assim do nada levas uma goleada por 4 ou 5 até hoje nunca percebi se eram as minhas táticas que falhavam ou se era a IA do jogo. Eu vou comprar o jogo porque compro todos os anos e se queremos jogos com mais qualidade temos que fazer um esforço e compra-lo se quiserem um lugar com jogos a bons preços vão ao Instant Gaming a pré reserva do Fm está a 34,49€ que para um jogo que ainda nao saiu até acho que está bom o preço.
Cumprimentos açorianos
Concordo que tem é necessário um improment no treino, e de preferencia nas bolas paradas, salvo erro no CM-2010 era possivel criar os proprios lances de bola parada. (exemplo abaixo)
http://www.mobygames.com/images/shots/l/619841-championship-manager-2010-windows-screenshot-within-the-team.jpg
Numa era em que as bolas paradas são cada vez mais determinantes, acho que é necessario dar o proximo passo… e ter um Set-Piece creator, por forma a tornar o mais personalizado possivel e fazer realmente a diferença.
Tambem já adquiri na Instant Gaming, agora é esperar 😀
Acho que o jogo não vai sofrendo grandes alterações com receio da SI nao ter mais nada para modificar…
Mas esta cada mais mais complexo, apesar de manter sempre a forma simples de jogar o que agrada a gregos e troianos 🙂
Cumps
Também sou fã do FM e jogo desde 97 como diz o Vicente. Sinto a parte de treinos e táticas muito precária com muito conteúdo e pouca eficácia. Não ė normal ter o staff excelente com estrelas 4 e 5 com nível de treino leve e ainda sim tomar sacode de time pequeno, mas enfim, acredito que deveriam priorizar mais esta parte no FM18 e também a parte gráfica individual dos jogadores na questão de dribles como pedalada, cortes…que não vejo com frequência no jogo.
Só uma pequena dúvida, qual a principal diferença entre jogar fm no pc e jogar fm no ipad pro? O jogo funciona igual?
Pelo que percebi, se não estou em erro, dá para continuar o save do pc no Touch, logo o jogo tem que ser igual e ter asmesmas funções, correto?