Está quase a chegar e… o Markl também quer um!
Ultimamente muito se tem escrito e discutido acerca das inúmeras novidades que pacientemente nos aguardaram até este final de férias. No entanto, encontra-se para breve um dos eventos que pessoalmente acho que vai ser um momento marcante para a indústria dos videojogos, o lançamento do Playstation Move. À semelhança da sua concorrência directa, o lançamento deste comando da Sony marcará o next step para o mundo dos videojogos. Ou será que não é bem assim????
Criticado por uns, louvada por outros o Playstation Move encontra-se prestes a rebentar nas nossas lojas e, tal como eu, também Nuno Markl também o deseja.
Com o Mercado a assistir a uma autêntica revolução tecnológica no que respeita a controladores/comandos das principais consolas, a Sony apresenta o Playstation Move como sendo o seu porta-estandarte. Sendo a a alternativa ou para os que preferirem, a evolução lógica dos controladores tradicionais, o Playstation Move tem imenso para oferecer e explorar.
Sendo, como é óbvio, um exclusivo da PlayStation 3, o comando de movimento PS Move funciona com a revolucionária câmara PlayStation Eye para acompanhar todos os movimentos numa perspectiva 3D, em alta definição e convertê-los em acções no ecrã com uma fantástica precisão, traduzindo um simples jogo de acção, perícia, … numa aventura altamente imersiva e absorvente que nos permite gozar da sensação de nos encontrarmos efectivamente dentro do jogo.
A captura de movimentos 3D do comando de movimento PlayStation Move consegue oferecer a referida extraordinária precisão graças aos avançados sensores de movimento (incluindo um giroscópio de três eixos, um acelerómetro de três eixos e um sensor de campos magnéticos terrestres) e à esfera que muda de cor e é detectada pela câmara PlayStation Eye.
O recém-anunciado subcomando PlayStation Move é controlado com uma só mão e foi desenvolvido para aumentar as opções de jogabilidade dos títulos PlayStation Move. O subcomando PlayStation Move tem um elegante design curvado que encaixa perfeitamente com o comando de movimento; além disso, conta com um manípulo analógico e botões de direcções que permitem aos utilizadores controlar mais facilmente um jogo ao movimentar personagens, manusear objectos ou escolher uma direcção.
Com um design sobejamente elegante, o Playstation Move está equipado para jogos de todos os tipos - quer seja uma precisão exímia em Resident Evil 5 Gold Edition ou os cuidados tácteis com o teu animal de estimação preferido em EyePet Move Edition. Seja qual for gosto, há uma grande variedade de títulos para garantir que não te faltam experiências de movimento.
A chegar às lojas em simultâneo com o comando de movimento PlayStation Move estão:
- Sports Champions
- Start the Party!
- EyePet Move Edition
- Kung Fu Rider
- Toy Story 3
- Tiger Woods PGA Tour 2011
- Resident Evil 5 Gold Edition
- R.U.S.E
- Racket Sports
Aliás, a previsão aponta para que de agora até meados do ano sejam desenvolvidas mais algumas dezenas de jogos suportem esta tecnologia.
O comando de movimento PlayStation Move está disponível a solo pelo preço de 39,99 € (PVP aproximado), o que o torna na compra ideal se já tiveres uma câmara PlayStation Eye. Para quem não possua ainda uma câmara PlayStation Eye, então o Starter Pack PlayStation Move torna-se a escolha perfeita pois inclui um comando de movimento PlayStation Move, uma câmara PlayStation Eye e um Disco de Introdução (com um vídeo de instruções e demos de uma selecção de títulos para que tenhas a introdução ideal aos jogos com comando de movimentos) e tudo por apenas 59,99 € (PVP aproximado).
Além disto tudo ainda há muito mais que se pode adquirir para melhorar a experiência Playstation Move. É possível adquirir o comando de navegação PlayStation Move para uma navegação intuitiva no jogo; o carregador-base PlayStation Move para carregares até dois comandos de movimento ou o comando de navegação em simultâneo; e o acessório de tiro PlayStation Move para uma maior precisão de disparo nos títulos compatíveis.
À semelhança de todos os outros Comandos sem fios para o sistema PS3, o comando de movimento incorpora uma bateria de iões de lítio recarregável e tecnologia Bluetooth®, permitindo ao comando transferir informação para o sistema PS3 sem a utilização de fios.
Na batalha que se avizinha pelo Melhor Controlador para Jogos, fica a questão ... será que o Playstation Move tem o comando da situação?
Este artigo tem mais de um ano
Ok, pode ser um bom concorrente!
( Desculpem lá, eu considero o pplware muito imparcial, mas este artigo cheira-me muito a publicidade, e mas afinal onde é que entra o Markl??)
Concordo completamente, penso k nao está nem perto do nivel da soluçao xbox kinectic! Mas esta apresentação do pplware, mais parece uma publicidade da sony que outra coisa….. sony&apple u own pplware!! 🙂
Amigo, não te enterres… O Kinetic é um jogo Eye Toy para a PS2! http://www.toystoreinc.com/catalog/kineticsps2gameonly.jpg
O que tu deves querer dizer é: Kinect. Cá para mim, quem anda a fazer publicidade à Sony és tu 😛
Mas a solução kinect é igual à que havia para a ps2 o eyeToy, suponho que era assim que se chamava
tipo…o Markl aparece no video?
O Nuno Markl é quem faz as publicidades da Sony Portugal…
Apesar de ser fã da Nintendo.
Concordo, tenho todo o respeito pela pplware e pelo trabalho que aqui se faz, mas este é aquilo que se chama um “artigo por encomenda”.
@Nobre e @bruno amaral
Tenho de discordar convosco quando dizem que o PPLWARE.COM é imparcial e/ou faz publicidade gratuita a esta ou aquela marca.
Como podem ver nos seguintes links, o PPLWARE.COM também já lançou no passado recente artigos sobre o grande concorrente do Playstation Move, o Kinect:
https://pplware.sapo.pt/informacao/xbox-360-slim-e-kinect-e3/
https://pplware.sapo.pt/jogos/kinect-o-dispositivo-de-jogos-sem-fios-da-microsoft/
“Tenho de discordar convosco quando dizem que o PPLWARE.COM é imparcial (…)”
O que querias dizer é “parcial”, suponho eu.
saiu-lhe a verdade da boca…
Finalmente a PS consegue arranjar um comando que rivaliza com a WII
Só demoraram 5 anos…
isto já existia na playstation 2, mas nunca foi muito falado
Mentira.
Wiimote e Nunchuck: agora compatíveis com a Playstation 3.
😛
Uau que revolucionario, um comando que permite coisas nunca antes vistas nos videojogos!!! Só podia vir da supra-sumo da inovação que é a Sony… Onde vão eles buscar tais ideias revolucionarias? Devem ter uma linha direta para Criador ou coisa e tal…
atenção a sony nunca disse que o comando era revolucionário em termos de originalidade mas sim em termos de precisão.
Pois não… tenho visto publicidade tipo: “Nova forma de jogar”; “Muito mais do que os outros”
Para além de disso, a ser mais preciso (duvido que o pointer seja mais preciso que o da wii…) não é muito mais que um wiimote + motion plus (lançado há mais de um ano)…
“À semelhança da sua concorrência directa, o lançamento deste comando da Sony marcará o next step para o mundo dos videojogos. Ou será que não é bem assim????”
Claro que é…
Vai fazer o que a Wii já fez, só que em HD.
HD … ou não … já que a maior parte dos jogos supostos HD … não o têm …
Acho que um bom argumento para o Move é o preço, face a concorrência que também esta prestes a lançar um periferico identico (mais ou menos), mas ao dobro do preço!!
Mas tambem, o da xbox 360 parece-me uma coisa mais avançada, justificando talvez a diferença no custo final! Tou curioso pra experimentar os dois!
Eu acho o Move demasiado semelhante ao Wiimote. E só por isso não é revolução absolutamente nenhuma.
E aquela bolinha colorida… Por favor, se dou aquilo a um puto ainda a tenta comer -.-‘
É hora de admitir que a Sony se está a enterrar cada vez mais no seu próprio buraco… O que é pena, porque eu adorava a experiência com a PSOne e a PS2 🙁
Eu vou comprar sem dúvida. 🙂 Para quem já experimentou o wiimote+nunchuk sabe bem as vantagens que algo do género proporciona para first person shooters e afins. Só nos beat em ups é que prefiro um comando normal. E para a minoria que prefere o kinect ao move, o kinect não tem as vantagens que o move dá, porque como o marketing do move diz, falta-lhe os botões. Uma camara não substitui o feedback que um comando dá. E mesmo usando o kinect+comando, voltando a pegar nos first persons shooters e afins, um comando normal não tem as mesmas vantagens do que jogar um wiimote+nunchuk.
Pois, mas nao esquecer que o kinect nao se trata apenas de uma camara, como o Move, que segue os movimentos de um “comando”, pois o kinect tem tambem um verdadeiro reconhecimento de voz. Isto é, nao tem apenas um microfone que permite falar com os amigos online, mas sim a possibilidade de controlar a consola com a voz, para alem de com os gestos. Fala-se inclusive que no lançamento, ou em futuros updates, podera identificar cada jogador e/ou gamertag/perfil pela voz. Com voz e movimentos, o comando torna-se quase desnecessario!
Mais, o Kinect, apesar de pouco demonstrado nos videos ate agora, faz o reconhecimento de objectos, que poderao depois ser usados nos jogos (light saber anyone?)
Juntando a isto o reconhecimento facial, e uma captacao de movimentos que vai ao pormenor de ate um dedo, pergunto outra vez, quem precisa de comandos??
So mesmo para jogos muito especificos!
Como disse em cima, o Kinect é mais caro, mas tambem, basta um kinect pra 4 pessoas jogarem, enquanto que nos outros casos é necessario um “comando” por jogador!
Ha tambem a preocupaçao de estar a “recarregar” os comandos depois de jogar! Inexistente no caso do Kinect! No caso do Move, cada dock de carregamento so carrega dois comandos de cada vez, por isso é ir fazendo as contas e facilmente se ultrapassa o preço do Kinect, (caso o objectivo seja ter 4 pessoas a jogar, claro!)
Por todas estas razoes, acho que o Kinect é de facto o mais revolucionario pertiferico inventado para uma consola! E que bom que é pra Xbox 360! 😛
Revolucionário não é. Revolucionário sim foi o trabalho que a Nintendo fez com a Wii e o Wiimote+Nunchuk. E sim isso são carecteristicas do kinect e cria algumas possibilidades engraçadas de desenvolvimento mas continua a não sobrepor as vantagens que referi do move. lol
Se nao consegues ver as vantagens, e como elas sobrepoem as do move e de tudo o que existe ate ao momento, entao defenitivamente o Kinect não é para ti! lol
Claro que consigo ver as vantagens de cada produto só não acho que o Kinect seja algo inovador. É apenas um eye toy com melhorias. O move não inova, mas melhora o que já de bem está feito. É apenas isso.
E para pessoas como eu que são gagas? achas que o kinect com o seu reconhecimento e voz é assim tão bom? lol
Ouvi dizer que gagos conseguem cantar perfeitamente sem gaguejar. Porque não tenta criar seu “usuário” cantando?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scatman
mas estar a jogar um jogo, que seja controlado por voz, sempre a cantar também nao é facil..
epa, com essa é q me lixaste! sera que eles pensaram nisso?!? lol
Este artigo parece tirado de um folheto promocional do Move.
Eh pá, “next step para o mundo dos videojogos”?! O next Step deu-se com a Nintendo e a sua Wii (o Kinect vai alargar o conceito). A Sony limitou-se a copiar descaradamente, o que não é mau nem proibido. Agora, e para quem está habituado a artigos imparciais e com prós e contras, este artigo parece mesmo retirado de um folheto da Sony…
Tens noção que este periférico, ja esta a ser trabalhado desde o tempo da ps2, altura em que o o comando da wii não tinha sido anunciado, engraçado não achas?
É como o Sixaxis, que supostamente não suportava vibração porque interferia com o sistema de eixos…
O comando da Wii vibra; o que aconteceu é que a Sony tinha um processo em cima.
Mentir mentem eles muito, mas para mim, a PlayStation morreu há muito.
Nem mais… há quem goste de acreditar que a sony e até a microsoft estavam muito viradas para esta nova forma de jogar já nos anos 80… lol
Deu-me graça dizerem que o pplware é parcial! Deliberadamente parcial não me parece, pois como foi demonstrado acima, também apresentou produtos de marcas concorrentes. Agora não há ninguém 100% imparcial, nem nós somos, nem os jornais, nem televisões…por isso acho que o conceito de parcialidade ou de imparcialidade tem muito que se lhe diga.
PS3 foi muito bonita ao principio, mas tem dado fail, a unica coisa boa é os exclusivos.
Eu sempre fui fã da PlayStation, mas agora vou virar para xBox.
Poxa esse foi o título mais feio do PPLWARE. Malditos publicitários.
Kinect parece de facto ser muito mais “à frente” que um par de controladores semelhantes ao da Wii, resta saber é se Kinect se porta como se pensa e quer.
Um dos grandes medos com Kinect é o possível lag que possa haver entre movimento e captura/acção no jogo…se for muito grande quem vai dar um grande flop é a Microsoft.
Copia do WII, FAIL.
Sony COPIA tudo que a nintendo cria, mas já vai tarde, a nintendo já ganhou esta geração.
Vou já comprar uma meia dúzia de ps3, após ler este fantástico artigo publicitário!
A sério, não há editor no PPW? E se o há, anda a dormir?..
se o nuno quer eu também quero, claro, mé mé mé
Vamos frisar uma coisa…
Em primeiro lugar não estou a seguir o meu nem o favoritismo de ninguem. Vou por isso continuar.
O Move, o Kinect, e os Motion da Nintendo, são completamente diferentes, principalmente os primeiros 2.
Os Motion da Nitendo foram uma revolução. Apareceram numa onda ligeira, simples, e extraordinariamente, quando demos fé estávamos a usar um comando como uma raquete.
Falhou, foi um sistema que por ser tão inovador falhou a certo porto, e por isso introduziram-se os Motion Plus.
Mas o que importa foi a formula vencedora. Temos que nos lembrar que quandos a PS3, Wii, e Xbox 360 estavam no mercado, a mais vendida foi a Wii. E porque? Em grande parte porque a Nintendo fez aquilo que a Sony não fez com o Eye Toy da Playstation 2. A Nintendo fugiu à razão que vai fazer o Kinect falhar…
As pessoas querem ter um comando para jogar, e principalmente, tem de ter um comando. Com um comando, um hardware sólido não há falhas, problemas de luz, problemas com as roupas que vestimos, etc.
Veja-se o Eye Toy, eu tenho-o e não posso jogar à noite. Só se joga com luz natural (janelas abertas), por muita luz artificial que ligue à noite não consigo jogar. E isto é só um exemplo. Porque mesmo quando jogava bem estava sempre sujeito a interferências causadas por pessoas que passavam atrás de mim. Tradicionalmente para se jogar Eye Toy, mesmo em grupo, pede-se às pessoas que não estão a jogar no momento que se afastem da visão da camara, o que é bastante triste.
E por isso, e infelizmente, é que duvido que o kinect venha a ser um sucesso estrondoso… Fala-se em captação de movimentos, mas, em que condições? Luz, Cor, espaço, perspectiva tridimensional? Nada disso vai falhar? Alguém com uma saia abaixo do joelho vestida vai poder jogar? E se tiver umas luvas nas mãos? Não vou eu fazer o famoso movimento de condução do kinect e ser substituído por alguem que esteja perto de mim a meio da corrida?
E depois ainda há que analisar, o jogador tradicional nasceu com um comando na mão… Gosta é de estar sentado na sua cadeira e aproveitar umas boas horas de diversão nos seus jogos…
Com os aparelhos que permitem encaixar os comandos como arma, raquete, taco de basebol, tudo isso torna o jogo muitíssimo realista… A experiência de luta com os punhos do “Motion Fighter” do Move, pelo que li na Internet por quem já experimentou, é algo brutal…
Enfim, Resumindo, a Sony pegou numa versão de sucesso que também foi ideia sua em tempos mas que teve medo de arriscar pelo facto que escrevi já em cima, e lançou-a melhoradissima e com toda a potencia que a ps3 oferece…
Como não vou poder ir ao LxFactory, quando tiver a oportunidade de testar tudo, aí farei outra analise 😀
Tendencioso claro, e desinformado!
Se fizeres uma pesquisa no google sobre as questoes que abordas sobre o kinect todas elas ja foram respondidas com reviews, videos, demos, etc, pois como é obvio sao as primeiras duvidas que surgem logo, a quem estes “aparelhos” causam curiosidade!
É obvio que o argumento do “jogador tradicional” nao encaixa aqui! Afinal de contas, para tirar partido destes dispositivos a grande maioria dos jogos nao vao ser “jogos tradicionais”! Sim, isto pode ser adpatado a shooters, simuladores de conduçao, etc, mas sao os “party games” que vao levar as pessoas a compra-los, pois o “jogador tradicional” nao vai querer nem cheira-los!!!!
Ja agora, tens o habito de pegar nos comandos com luvas??? LOL, este pessoal inventa cada uma…
Escrevi mais acima:
“Em primeiro lugar não estou a seguir o meu nem o favoritismo de ninguem. Vou por isso continuar.”
“Como não vou poder ir ao LxFactory, quando tiver a oportunidade de testar tudo, aí farei outra analise”
Eu gosto de ver com os meus olhos, usar as minhas mãos e aí sim falar… Por videos não se chega a lado nenhum, é muito engraçado ver as coisas lá e depois chegar a casa com elas e ser diferente.
Eu não tenho nenhuma das consolas em causa, abordei o tema do “jogador tradicional” porque infelizmente as marcas (Sony, Microsoft e Nintendo) não tem sempre consciência do que fazem no mercado. Sempre trabalharam para jogadores “tradicionais” e assim, de repente começam a lançar estes aparelhos à espera de grandes sucessos que só serão alcançados se os “jogadores tradicionais” aderirem também.
Relativamente ao desinformado, talvez, quem sabe, num mundo de informação a cada segundo todos nós estamos.
Quanto ao “jogar de luvas” foi um exemplo, a tecnologia deve servir o homem, e não o homem servir a tecnologia, se alguem tiver frio, ou tiver que usar luvas não pode jogar por isso? A tecnologia deve ir ao encontro da igualdade de oportunidades.
E por fim, agradeço a chamada de atenção, e sublinho novamente que primeiro quero testar tudo, e só depois farei uma nova análise ou aprovarei esta.
ok, ficamos á espera! 😉
[Enfim, Resumindo, a Sony pegou numa versão de sucesso que também foi ideia sua em tempos mas que teve medo de arriscar pelo facto que escrevi já em cima, e lançou-a melhoradissima e com toda a potencia que a ps3 oferece…]
EU RI MUITO COM ESTA TUA AFIRMAÇÃO.
Tendo em conta que ja esta a ser desenvolvida desde o tempo da ps2, acho que ele ate tem razão. Uma pequena pesquisa e vais ver isso.
http://en.wikipedia.org/wiki/Power_Glove
e tu a dar-lhe, tens que ver que até ao anuncio da Nintendo NADA disto nunca tinha sido pensado pela sony, caso contrario teria saído ao mesmo tempo que a Wii, e não teria a detecção 1:1 nativamente assim como a wii.
Pra mim, este Move é uma tentativa da Sony tentar “igualar” o WiiMote.
E vai sempre ficar com esta visão: Uma cópia do WiiMote, pois a Sony “viu” a Nintendo com vendas estrondosas na Wii, e a PS3.. pronto.
Até pode ser muito bom mas duvido que algum dia consiga ser melhor ou sequer igual ao WiiMote.
No mundo das consolas, os periféricos extra estão condenados ao fracasso ao não conseguirem atingir as massas. Até podem ter algumas vendas … mas serão pontuais.
Exactamente 😛
lol… os fanboys da sony tem muita piada. passam anos a criticar a Wii por acharem que a Wiimote nao passa de uma moda passageira, só por ser gadget, e que jogar com comandos é que é.
E agora engolem as palavras quase tao depressa como o Schumacher guia, e afinal Motion Control já é demais…
este mundo dos videojogos revela muitos comportamentos dignos da mais profunda psicanálise. Divinal, estou a rir-me há uns bons meses.
A-D-O-R-E-I =D
Totalmente imparcial, só nos esta a demonstrar as potencialidades como fez com os outros dispositivos, fica ao critério de cada um qual o melhor….
eu também acho nisso, excepto numa coisa, no titulo.
Muito giro, espero que seja tao ou mais divertido que a Wii! Vou comprar
Estive agora a rever o KINECT da xbox e não tem comparação. Esta tecnologia da Sony já vem fora de horas.
Por seu lado… Microsoft ultrapassou ja uma nova barreira.
Grande inovação que chegara em Novembro 🙂
Cheira a Sucesso de vendas este natal. 359 Euros.