Entrevista a Luís Oliveira – developer de Shadows of Tomorrow
No passado dia 13 de Agosto, o Pplware revelou o desenvolvimento de Shadows of Tomorrow, um titulo português que, sob a forma de um videojogo se propõe a dar conhecimento aos jogadores sobre alguns dos momentos mais importantes da História Mundial.
No seguimento desse artigo, o Pplware teve a oportunidade de trocar algumas breves palavras com Luís Oliveira, o nome por detrás de Shadows of Tomorrow.
PPLWARE: Primeiramente... quem é o Luís Oliveira?
LUÍS OLIVEIRA: Isso é difícil… sou um jovem, estudante de videojogos, contador de estórias, apaixonado pela indústria dos videojogos, modelagem 3D, environment art e desporto. Apreciador de música e especialmente, rock progressivo. Interessado na história do século passado. Gosto de procurar por mais, aprender mais e obter mais informação.
PPLWARE: E, de onde vem o gosto pelos videojogos?
LUÍS OLIVEIRA: O gosto pelos videojogos vem desde muito pequeno, ficava horas a apreciar todo aquele mundo novo cheio de narrativas e personagens. A minha primeira consola foi a PlayStation original, e nunca mais me separei. Mais tarde fui apreciando os jogos num ponto de vista diferente, queria saber como foi feito, comecei a informar-me mais sobre este assunto. Entre todos os ramos que o desenvolvimento de jogos tem, os que mais gostava era a modelagem 3D e o Game design. Que se mantém até hoje.
PPLWARE: Presumo que sejas consumidor de jogos, certo? Quais os géneros que mais aprecias?
LUÍS OLIVEIRA: Exacto! Acabo por variar bastante nos géneros de jogos, gosto imenso de jogos FPS, plataforma 2D, aventura 3D, stealth games, mas acima de tudo um jogo com uma boa narrativa que nos envolve naquele mundo.
PPLWARE: Shadows of Tomorrow aborda temas muito interessantes e importantes da História da Humanidade. De onde surgiu a ideia? Porquê um assunto tão abrangente e tão sério?
LUÍS OLIVEIRA: A ideia de Shadows of Tomorrow começou num projecto que tinha que fazer para a escola, sendo que o tema era a guerra fria. Foi-nos dado filmes, banda desenhadas,livros discutimos vários temas que poderia abordar, dos quais falamos sobre o Watergate, e rapidamente me encantei a fazer este projecto. Depois começamos a explorar outros temas, e assim, começou o desenvolvimento. E continua!
PPLWARE: E... será possível alterar a História em Shadows of Tomorrow?
LUÍS OLIVEIRA: O passado é algo que nunca poderá ser mudado, mesmo com a possibilidade de o fazer dentro deste meio de entretenimento achei mais correto contar tudo da maneira mais próxima possível à realidade. Porém dando sempre a noção ao jogador de que se tivesse sido feito de maneira diferente, como isso pode ter impacto na opinião pública e na confiança num governo. Há algumas questões éticas nas decisões tomadas pelos jogador no Shadows of Tomorrow.
PPLWARE: O jogo é apenas singleplayer, certo? Está previsto algo para a vertente online?
LUÍS OLIVEIRA: Por enquanto o jogo está a ser desenvolvido em modo de single player. Existem planos para multiplayer, como por exemplo, temos 5 jogadores a assaltar o hotel Watergate. Mas, tudo depende do investimento que conseguirmos para finalizar o Shadows of Tomorrow.
PPLWARE: Para quando o lançamento do jogo? Em formato digital apenas? E para que consolas?
LUÍS OLIVEIRA: Por enquanto o Shadows of Tomorrow não tem data de lançamento, será vendido em formato digital para a PlayStation 4, PC e, se houver possibilidade, a Nintendo Switch pode também ser uma hipótese.
PPLWARE: Tecnologicamente, podemos saber quais as aplicações que o Luís utiliza para o desenvolvimento do jogo?
LUÍS OLIVEIRA: Sim claro, utilizo bastante o Photoshop para poder editar tudo o que for preciso visualmente para o jogo. Dentro da modelação utilizei o software Maya para modelar, fazer os UV’s e o ID. Utilizo também o Substance Painter para fazer as texturas dos modelos, uso o Zbrush para fazer os normais, o Quixel Mixer para certas texturas do jogo, o Marmoset Toolbag para tirar referências de certos modelos que usei, e claro, o Unity para todo o processo de criação do jogo. Programo tudo em C# no Visual Studio.
PPLWARE: Para quem queira começar agora a desenvolver um jogo, quais os conselhos do Luís?
LUÍS OLIVEIRA: Primeiramente que se informem bastante. Fazer um jogo não é coisa fácil. Exige mesmo muito trabalho e apesar de tudo muita paixão pelo que se está a fazer, não é igual à paixão de jogar. São coisas completamente diferentes. Invistam tempo a ler ou a ver vídeos sobre o assunto, falem com pessoas na área, o desenvolvimento de jogos é uma área enorme, que tem bastantes divisões. Não ter pressa e fazer passo a passo as tarefas do desenvolvimento, e acima de tudo, que se esforcem e que não desistam do projecto que estão a fazer! A organização é outro ponto muito importante, tal como a disciplina.
PPLWARE: E agora? Com o panorama internacional actualmente a passar por variados momentos mais "quentes" (Hong-Kong, guerra comercial USA versus China, questão das armas nos USA,...) será que Shadows of Tomorrow poderá crescer a partir daqui?
LUÍS OLIVEIRA: Essas são todas novas questões, mas tem todas raízes no passado. No mais recente da China e EUA, é mais uma fase no caminho aberto em 1972 por Richard Nixon. E isso está patente no nível do caso Watergate no Shadows of Tomorrow, onde o jogador pode descobrir uma revista contendo uma análise à visita estadual do presidente norte-americano à China (visível no próprio trailer do jogo). Mais informação sobre estas descobertas são depois dada na parte dos coleccionáveis. De certa forma, o objectivo do Shadows of Tomorrow é demonstrar como grande parte da actualidade, é feita das intervenções ainda do século passado (e não só).
PPLWARE: E quais os objectivos de Luís Oliveira para o futuro?
LUÍS OLIVEIRA: Os meus objectivos para o futuro são participar nos Prémios PlayStation e desenvolver o Shadows of Tomorrow com maior apoio, e claro, focar me mais na modelação 3D e environment art que é algo que amo fazer.
PPLWARE: Algumas palavras para os leitores do Pplware?
LUÍS OLIVEIRA: Espero que tenham gostado do Shadows of Tomorrow. Eu já gosto muito do PPLWare e tenho seguido aos anos (as dicas de hardware e software são sempre bem-vindas). Nunca pensei ser um dia, tema para um artigo! De resto, podem-me seguir nas redes sociais para mais informações e todas as novidades.
Shadows of Tomorrow ainda se encontra em desenvolvimento pelo que muito trabalho ainda haverá certamente por fazer. Gostaríamos de agradecer ao Luís Oliveira pela sua disponibilidade para responder a estas nossas questões e gostaríamos inclusive de vos sugerir que, caso tenham curiosidade ou questões sobre o jogo, as coloquem aqui (em comment).
Quanto ao Luís, resta-nos agradecer-lhe novamente a sua disponibilidade e desejar-lhe uma continuação de Bom Trabalho na continuação do desenvolvimento do jogo.
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