DooM – Demons, Power Weapons & Power-Ups
Falta pouco mais de 1 mês para o lançamento de Doom mas os dados já começaram a ser lançados.
Depois das novidades relativas aos modos multiplayer incluídos no novo DooM (podem consultar aqui), chegam-nos agora algumas novidades relativas aos demónios presentes nesta nova release, assim como ao armamento e aos power-ups disponíveis.
Vamos conhecê-las melhor.
Uma das grande novidades que salta, desde logo, à vista é o facto de termos finalmente – ao contrário do que tem acontecido até aqui, em que estávamos limitados aos marines – a possibilidade de controlar um demónio e causar um nível de devastação inaudito.
Para além deste facto, os jogadores terão ainda à sua disposição múltiplas power-weapons e power-ups únicos que irão, pela certa, melhorar a experiência do modo multiplayer.
Podem ver o vídeo de apresentação de alguns demónios, power-weapons e power-ups aqui:
Complementando o vídeo disponibilizado, aqui fica uma breve descrição de cada um dos Demónios, Power Weapons e Power-Ups existentes em Doom:
Demónios
- Mais do que uma versão mais poderosa dos Marines de DooM, muitos dos demónios são, na realidade, baseados nos demónios existentes no modo de campanha, cada um deles com uma capacidade destruidora própria. Os demónios encontram-se bastante integrados nos vários modos de jogo, chegando a ter um papel-chave no desenrolar dos combates.
Baron of Hell
- A força do Baron of Hell é imensa. Este demónio é perfeito para todos aqueles que se quiserem atirar de cabeça para o meio da refrega, destruindo tudo à sua volta. Apesar de ser uma criatura imponente, o Baron of Hell não é infalível ou indestrutível. O mais aconselhável para qualquer jogador que entre em confronto directo com este demónio será afastar-se um pouco e fazer pontaria à cabeça ou às costas.
Revenant
- Contando com a sua velocidade e agilidade, o Revenant consegue facilmente surpreender os seus inimigos e utilizar o seu lança-mísseis duplo para os dominar e destruir. Este demónio está equipado com um jetpack que lhe permite voar por curtos períodos de tempo tornando possível ao Revenant transpor fossos, passar incólume por zonas potencialmente perigosas e até mesmo fazer uso do seu armamento enquanto paira por cima de uma zona de combate. Apesar das suas características, estamos na presença de um demónio relativamente fraco, sendo bastante fácil para qualquer jogador debilitá-lo. Um tiro certeiro na sua fonte de energia será suficiente para – de forma temporária – inutilizar o seu jetpack.
Prowler
- Tal como o nome sugere, este demónio é perfeito para jogadores mais tácticos que prefiram aguardar escondidos para, de seguida, emboscar os seus adversários. possuindo um enorme poder de salto, o Prowler consegue saltar para a maioria das superfícies, movimentando-se facilmente em pontos altos do mapa, o que lhe permite passar despercebido e surpreender os seus incautos adversários. O Prowler é, ainda, capaz de ver os seus inimigos através das paredes, sendo-lhe possível executar os seus ataques de forma furtiva e letal. Contudo, o Prowler tem um nível de energia extremamente baixo e os seus ataques só podem ser executados a curta distância dos inimigos. Além disso, é extremamente vulnerável quando se encontra no solo.
Mancubus
- Com uma aparência lenta e desajeitada, o Mancubus é na realidade um gigantesco poço de energia capaz de destruir os seus inimigos com os seus poderosos rockets, aguentando golpe atrás de golpe sem perder a sua energia. Apesar de não ser certeira, a sua capacidade de utilizar uma barragem de rockets para “limpar” uma zona do mapa não deve ser desprezada. Uma outra característica deste demónio é o facto de, a cada disparo, a sua temperatura aumentar, podendo levar a um sobreaquecimento. Assim, o Mancubus necessita de expelir todo esse excesso de calor o que, quando acontece, é letal para qualquer inimigo que se atreva a aproximar demasiado. Num combate contra este monstro, a única hipótese de sobrevivência é mantermos-nos longe, tentando atingir o Mancubus pelas costas ou de lado. Caso seja possível um disparo frontal, o mais eficaz será apontar para o peito do demónio, um dos seus pontos fracos.
Power Weapons
- Com uma power weapon, os jogadores não só se tornam mais poderosos e letais como podem ganhar a capacidade de detectar os seus adversários através das paredes. Porém, estas armas têm limitações: quando esgotamos o seu stock de munições, as power weapons são inúteis até fazerem respawn novamente. E, caso um jogador morra ainda com munições numa power weapon, esta ficará disponível para qualquer adversário.
Gauss Cannon
- Arma extremamente precisa que dispara a distâncias consideráveis, tendo o poder de aniquilar múltiplos inimigos sem perder o impulso.
Chainsaw
- Capaz de matar instantaneamente qualquer marine e deteriorar seriamente a energia de qualquer demónio, é conveniente mantermos-nos o mais afastados desta arma quanto possível.
BFG 9000
- Tal como nos jogos DooM clássicos, esta arma continua igual a si própria. Graças aos seus tentáculos de energia eléctrica, os seus projécteis espalham um rasto de destruição, não só no raio da explosão, mas por todo o lado onde passam.
Power-UPs
- Os power-ups conferem a qualquer jogador que os agarre um aumento temporário das suas capacidades quer destrutivas quer de resistência. Por norma, em DooM, os power-ups encontram-se em locais extremamente arriscados e estão disponíveis apenas por um período limitado de tempo. Similarmente às power weapons, caso um jogador morra na posse de um power-up, este ficará disponível para ser aproveitado por qualquer adversário.
Invisibility
- Apesar de o jogador estar praticamente invisível, existirá sempre uma ligeira distorção que denuncia a sua presença. O efeito deste power-up é também afectado sempre que se dispara uma arma ou se utiliza algum tipo de equipamento.
Haste
- Aumenta a velocidade de quem o utilizar e o ritmo dos disparos efectuados. Devido à maior velocidade, o jogador tem ainda a capacidade de poder dar saltos mais longos.
Regeneration
- Durante um período limitado de tempo, a nossa energia e armadura irão recarregar, pelo que - se estivermos a utilizar este power-up - podemos entregar-nos à luta sem receio.
Quad Damage
- Este power-up torna mais poderosas todas as nossas capacidades e as nossas armas, até mesmo as power weapons (se estivermos a utilizar alguma). O nível de danos que podemos causar ao utilizar este power-up é consideravelmente maior.
Efectivamente, quanto mais vamos sabendo acerca desta nova release de DooM, mais ficamos com água na boca para a experimentar. Já não temos de esperar muito! É já dia 13 de Maio que é feito o lançamento deste jogo para PC, XBoX One e PS4. Caso venhamos a ter mais novidades antes do lançamento, manter-vos-emos ao corrente!
Este artigo tem mais de um ano
…velhinho DOOM e muitas horas a jogar aquilo com o meu sobrinho…