Análise Pro Cycling Manager 2012: Tour de France (PC)
Com o alcatrão gaulês ainda quente da passagem do Tour de France 2012, eis que a Cyanide Studios lança a sua homenagem deste ano a este desporto sobre duas rodas, Pro Cycling Manager Edição 2012.
O mais mediático e talvez, melhor jogo de estratégia de ciclismo encontra-se de novo entre nós, e para esta edição de 2012 há muito de novo e melhorado mas, também revemos algumas lacunas nossas conhecidas.
Pro Cycling Manager Edição 2012 já se encontra nas bancas e promete muitas horas a pedalar rumo ao Pódium e, quem sabe, conseguir levar um português à vitória no Tour.
Gráficos: 9.0
Graficamente, PCM 2012 consegue trazer o que de melhor as novas placas gráficas conseguem oferecer. Um grafismo de excelência traz-nos cenários dos percursos das diferentes provas de grande beleza, vivacidade, cor, luz, emotividade, …
Os atletas estão impecáveis e fora algumas situações mais pontuais o jogo acaba por colocar no nosso ecrã uma representação bastante credível do que é realmente uma prova de ciclismo. Nada de ciclistas a atravessarem outros ou outros bugs gráficos que antes haviam. Apenas algumas situações de movimentos demasiado mecânicos mas nada que ofusque a beleza gráfica de ver um pelotão a desfilar no nosso ecrã.
O comportamento dos ciclistas, seja num sprint no final da corrida, seja numa fuga do pelotão ao meio da corrida, seja para se refrescarem, está impecável e em apenas alguns pormenores se notam algumas imperfeições.
Os cenários por onde pedalam os ciclistas virtuais estão soberbamente detalhados e reproduzidos. Os diferentes efeitos atmosféricos também mereceram renovada atenção bem como os diferentes tipos de terreno.
As povoações por onde passamos encontram-se repletas de espectadores, apesar de ainda haver pouca vivacidade em quem vê passar o pelotão, mas criam duma forma bastante realista e imersiva, o ambiente duma competição de ciclismo.
Som: 7.2
Pro Cycling Manager nunca foi um jogo que se caracterizou pelos efeitos sonoros. Aliás, nem tem de o ser dado o tipo de jogo que é. No entanto não é completamente desprovido de som, especialmente durante as corridas.
Os comentadores durante a corrida fazem um bom acompanhamento do que vamos vendo no ecrã, e com alguns comentários bem enquadrados. Os restantes efeitos sonoros da corrida, dos espectadores, encontram-se minimamente adequados.
Jogabilidade: 8.6
Pro Cycling Manager 2012 é um jogo simples e complexo ao mesmo tempo. É um jogo que consegue agradar tanto a um fã acérrimo da modalidade como a um apreciador de estratégia e de desporto. No entanto poderá vir a tornar-se também, um difícil de digerir para um jogador mais novato ou menos paciente, pelo menos nas primeiras incursões pelo asfalto. Aliás, dada a complexidade e necessidade de entendimento da própria modalidade acaba por se tornar um jogo algo injusto para um novato.
O seu modo principal é o Modo Carreira onde escolhemos uma das mais de 80 equipas à nossa disposição e tentamos levar rumo ao estrelato durante um ano repleto de eventos (mais de 180).
Apresenta uma componente de gestão algo aprofundada que ajuda o jogador a sentir-me mesmo como o manager da equipa. Somos responsáveis por várias facetas do clube, desde os treinos, ao registo de jogadores para as diversas competições para as quais podemos nos inscrever, ou mesmo até pela seleção nacional de ciclismo.
Mas começando pelo início. Quando escolhemos uma equipa, temos um plantel previamente definido. Cada jogador do nosso grupo de trabalho tem as suas características próprias (à semelhança de Football Manager) com variados atributos relacionados com a modalidade, como por exemplo, Montanha, Percursos Planos, Contrarrelógio, Resistência, …
Como qualquer equipa de ciclismo há a possibilidade de marcar estágios e na pré-época, tal como no futebol, essa é uma necessidade quase imediata. Há vários tipos de estágio que se podem fazer (ao longo de todo o ano). Há estágios para pré-época, estágios de recuperação de jogadores, estágios de treino específico de montanha, … cabe-nos a nós escolher qual o mais adequado a cada altura do campeonato.
No entanto há que ter em atenção os custos e muitas vezes eles são grandes demais para o orçamento (reduzido) que os nossos patrocinadores nos disponibilizam. Por isso é importante saber distinguir a cada momento qual ou quais os jogadores que realmente necessitam desses estágios.
Uma outra componente importante na vida dum manager virtual de PCM é a descoberta e captação de novos ciclistas. Para isso temos um sistema de Scouting onde podemos colocar os nossos olheiros a procurar por diamantes por lapidar em qualquer zona da europa. É um sistema rudimentar e demorado. Fiquei com a sensação de que este mecanismo poderia ser bastante melhorado.
Um dos melhoramentos que PCM 2012 traz é o Season Planner. Através do Season Planner podemos gerir toda a nossa época, quer as corridas em que participamos, quer fazer a gestão adequada dos ciclistas que vamos empregar em cada evento. O Season Planner embora simples de utilizar, acaba por ser bastante útil pois permite-nos através dum sistema de calendário saber quais os ciclistas que já estão registados em que corridas e assim evitar o registo em eventos demasiado próximos ou mesmo simultâneos. Aliás o sistema de registo de ciclistas nos eventos está agora mais aperfeiçoado e de acordo com a realidade.
Esses eventos que são o prato forte de PCM 2012. Com a Volta a Portugal no cardápio entre os principais eventos da modalidade, existem dezenas de outros eventos em redor do globo. Os tipos de eventos podem também variar desde corridas simples de uma etapa, contrarrelógios ou Voltas inteiras de várias etapas.
Antes de cada corrida, e enquanto surge o ecrã de loading (demora alguns segundos) é-nos apresentada bastante informação sobre essa corrida. Tanto nos disponibiliza dados meramente informativos, como quem venceu as ultimas edições dessa etapa ou quais os principais favoritos desta corrida, como outros dados mais importantes, como por exemplo quantos prémios de montanha (e seus graus) essa etapa tem.
Antes do início da corrida tempos três opções para o seu acompanhamento. Primeiro temos a opção de Corrida Rápida, em que a corrida decorre sem a nossa interação. Depois temos a Corrida Detalhada, onde podemos dar instruções aos nossos ciclistas de forma individualizada. Por exemplo podemos indicar ao nosso Sprinter para acelerar a partir dos 150 metros da meta, ou indicar a um outro ciclista mais combativo que proteja o nosso líder até à meta, ou indicar a um outro que ataque e se isole a partir dos 10 Km de corrida. Apela um pouco mais à gestão, mas mesmo assim não consegue transmitir as reais sensações duma etapa de ciclismo. Por fim temos o modo preferido, Corrida em 3D. Neste modo é onde se passa tudo em tempo real. E é em tempo real que temos de ser capazes de interpretar cada corrida e de saber aplicar as melhores estratégias a cada situação. Desde o primeiro momento duma corrida até ao último o jogo obriga-nos a percebê-lo e a tomar decisões.
Temos várias opções a usar sobre os corredores como por exemplo, pedir-lhes para atacarem, ou para manterem um ritmo … podemos também pedir-lhes para ir para líder do grupo onde se encontram e por aí fora … estes comandos parecem básicos mas na realidade quando mal adotados podem-se vir a revelar catastróficos. Isto porque os ciclistas não são carros e têm uma capacidade física que tem de ser controlada (dada pelo batimento cardíaco de cada um) e portanto há que saber dosear os seus esforços. Adicionalmente temos também de ter em atenção os pontos fortes de cada um … Por exemplo, um ciclista que seja mais forte em montanha fará mais sentido em se recatar durante as retas e pedirmos-lhe para atacar nas zonas de montanha.
E isto é precisamente algo que despoleta um outro ponto forte do jogo, a I.A.. A Inteligência Artificial do jogo está bastante bem desenvolvida. Não só os ataques lançados pelos ciclistas controlados pelo CPU como também as respostas aos nossos ataques. Há bastantes variáveis em jogo e nota-se que o motor do jogo toma-as em conta. Por exemplo, no exemplo da fuga de montanha que referi mais acima, quando damos a ordem de fuga, apenas os jogadores controlados pela I.A. que sejam bons em montanha nos tentam acompanhar e mesmo assim, apenas os em melhor forma o conseguem.
Este é apenas um exemplo do realismo que PCM 2012 consegue trazer ao jogo e que o assemelham cada vez mais ao que se passa nos alcatrões desse mundo fora.
No entanto, e como será normal, Pro Cycling Manager 2012 também apresenta algumas lacunas. Por exemplo, uma das coisas que mais me irritou foram as passagens entre os diversos jogadores da minha equipa. O que acontece é que quando selecionamos um outro ciclista o motor do jogo, percorre o cenário todo em linha reta até ao ciclista selecionado. Isto provoca, além de perda de tempo, alguns engasganços no motor gráfico.
Outro aspeto que poderia ser melhorado é a componente financeira do jogo. Existe pouca dinâmica no uso dos dinheiros e quase não temos controlo sobre as receitas.
Um outro pormenor que me deixou algo desconcertado e que não sei se é assim que se passa na realidade é o reforço de garrafas de água. Por várias vezes aconteceu-me que em plena corrida tive necessidade de substituir as garrafas de água dum ciclista que por acaso ia algures na primeira metade do pelotão. Ora o que me deixou surpreso foi que, mal dei a ordem, o ciclista começou a deixar-se ficar para trás até à cauda do pelotão para receber os ditos reforços líquidos. É estranho e provoca depois um esforço suplementar na tentativa de recuperar os lugares perdidos.
Gostaria de referir no final que as principais equipas e ciclistas lusos se encontram devidamente representadas e que a Base de Dados editável se encontra bastante boa nos atributos de cada ciclista.
Longevidade: 8.7
Pro Cycling Manager 2012, além dos modos SinglePlayer que nos oferece e que promete muitas horas, dias ou semanas de pedalar oferece-nos ainda um modo online onde temos a possibilidade de entrarmos em competição com até 16 managers de qualquer parte do globo e um Modo de Carreira Online num universo persistente criado para podermos criar a nossa equipa de raiz e simular a sensação de ser um treinador a sério no mundo virtual do ciclismo mundial participando em inúmeras provas e ganhando pelo caminho cartas especiais que nos asseguram novos equipamentos e upgrades para a nossa equipa.
Nota Final-8.7
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Pro Cycling Manager é o melhor simulador de ciclismo do mercado. Aliás, tem-se mantido assim nos últimos anos. É a experiência mais completa e mais realista do dia-a-dia duma equipa de ciclismo profissional. Quer para jogadores veteranos amantes da modalidade, quer para novatos, consegue trazer todas as emoções do ciclismo e manter a chama do vício acesa. Com um grafismo exuberante, uma Inteligência Artificial desafiante e modos online e offline viciantes, Pro Cycling Manager tem em nesta edição de 2012 a Camisola Amarela.
Homepage Pro Cycling Manager 2012: Tour de France
Género: Estratégia Ciclismo
Plataforma Analisada: Windows PC
Outras Plataformas: Playstation 3, PSP, Xbox 360
Homepage Comunidade Lusófona de Pro Cycling Manager
Download Patch 1.3.0.0
Este artigo tem mais de um ano
“Um outro pormenor que me deixou algo desconcertado e que não sei se é assim que se passa na realidade é o reforço de garrafas de água. Por várias vezes aconteceu-me que em plena corrida tive necessidade de substituir as garrafas de água dum ciclista que por acaso ia algures na primeira metade do pelotão. Ora o que me deixou surpreso foi que, mal dei a ordem, o ciclista começou a deixar-se ficar para trás até à cauda do pelotão para receber os ditos reforços líquidos.”
Sim, é assim que acontece na realidade. Daí existirem ciclistas (os chamados «gregários») cuja função é irem buscar garrafas de água e outros mantimentos (comida ou outras bebidas para além de água: há ciclistas que gostam de coca-cola, p.e.) e darem aos outros ciclistas para estes não terem que fazer esse esforço de ir lá atrás e terem que depois recuperar posições.
Obrigado pela explicação!
Após a ler até fico com a ideia de que seria uma boa adição ao jogo, a inclusão desses tais “gregários”.
E estão incluídos. Fazem parte da equipa que se leva a uma prova, mas não estão à partida definidos pelo director desportivo. Daí, no decorrer de uma etapa, somos nós que definimos quem é gregário ou não deixando alguém livre para ir buscar água lá atrás, conforme as circunstâncias de corrida, ou corredores para proteger aqueles que julgamos serem os mais fortes da nossa equipa, para que cheguem em melhores condições ao fim da etapa.
Repara que quando dizes a um ciclista para ir buscar líquidos, ele fica para trás mas depois faz o percurso inverso e não só vai buscar líquidos para ele mas distribui por toda a equipa. Ou seja, numa fase mais tranquila da corrida, podes escolher um corredor mais fraco para esse papel. Só não o podes fazer quando vais em fuga, aí ele só vai buscar líquidos para ele. Mas é vital que faças uma boa gestão de modo a que um líder ou isso não fique sozinho num momento em que fique sem líquidos.
No entanto, compreendo que uma pessoa que jogue o jogo pela primeira vez ou não veja atentamente muito ciclismo (e só veja as fases finais das etapas) possa ter dúvidas nesses aspectos.
Subscrevo o comentário de cima.
Na realidade existem ciclistas quase contratados exclusivamente para o trabalho de “gregários”: Ir buscar alimentação/bebida para os seus companheiros de equipa.
Gostei de ler, um abraço! 😉
Obrigado pela explicação e, conforme mencionei acima ao Miguel, fiquei inclusive com a ideia de que seria algo a ser explorado para futuros desenvolvimentos.
Realmente achei bastante chato, quando tinha um ciclista bem posicionado na cabeça do pelotão ter de abdicar dessa posição para o reforçar de água.
Não é um mundo que domine mas gostava de jogar
O jogo está bastante completo e apresenta também bastantes dicas e conselhos úteis.
Poderás ao inicio sentir-te algo desajustado, especialmente pela ausência de vitórias imediatas, mas com o tempo, treinos, estratégia, … chegas lá.
Joguei todos até agora, desde o primeiro e velhinho Cycling Manager.
E quais são os requisitos para se jogar?
Os requisitos apresentados no Steam são:
OS: WINDOWS XP SP2/WINDOWS VISTA SP1/WINDOWS 7
Processor: AMD/INTEL 2.2 GHZ
Memory: 1024 MB (XP)/2048 MB (VISTA/7) 3D GRAPHICS CARD: 128 MB 100% DIRECTX 9 AND SHADERS.
Graphics: 2.0 COMPATIBLE NVIDIA GEFORCE 6600/ATI RADEON X700/INTEL HD MINIMUM RESOLUTION: 1024X768
DirectX®: 9
Hard Drive: 7 GB
Sound: DIRECTX 9 COMPATIBLE
Internet: INTERNET CONNECTION REQUIRED FOR THE GAME ACTIVATION AND THE ONLINE GAMING
Aproveito para deixar o site da Comunidade Lusófona de Pro Cycling Manager … http://www.pcm-portugal.com/forum/
Por vezes no decorrer de uma corrida os numeros que indicam o power que queremos que o ciclista va (originalmente esta sempre nos 70) fica a piscar a vermelho e nao sei o que isso quer dizer…alguem me pode esclarecer essa duvida?
obrigado!
Como é que funciona a parte em que se diz que é preciso a ligar-se à Internet para a activação do jogo?
É preciso conta na steam?
Boa noite!!De momento só consigo jogar uma época, no inicio da segunda epoca em Janeiro as corridas desaparecem, como poderei resolver o problema???
Alguém me sabe dizer qual o serial do jogo é que eu não consigo baixar.