Análise Football Manager 2014 (Windows PC)
Ano após ano, a tradição vai-se mantendo. Tal como a romaria da Nossa Senhora da Aparecida no Brasil, o banho no Rio Ganges pelos Hindus ou às procissões a Fátima em Maio, também os amantes do desporto rei anseiam ano após ano pelo lançamento de uma nova edição de Football Manager.
Este ano não é excepção e como tal, Football Manager 2014 foi lançado no final no mês passado.
Contudo nos últimos anos uma sombra tem vindo a aumentar. Será que Football Manager deste ano ainda nos conseguirá surpreender com reais mais valias ou será apenas uma mera actualização de Base de Dados?
Com mais de 800 novidades apregoadas pela Sports Interactive, tal como o Pplware anunciou aqui, permanecia a dúvida se FM 2014 ainda teria forças para surpreender e inovar.
Será que a série ainda tem espaço para evoluir ou estará já a aproximar-se demasiadamente rápido dum precipício?
Para a resposta a esta e a outras questões poderão encontrar algumas pistas nas próximas linhas, da análise de Football Manager 2014, o Rei da Gestão de Futebol.
Com o evoluir da série, a questão mais importante que se prende com Football Manager é precisamente a que acima indiquei. Com tamanho grau de evolução que as edições vão apresentando ano após ano, haverá ainda matéria-prima suficiente para que, ano após ano continue a justificar o investimento dos consumidores num jogo novo?
Será que ainda há por onde explorar para trazer ainda mais realismo e profundidade ao jogo?
Pessoalmente, acho que sim. Acredito contudo que a Sports Interactive esteja a fazer as coisas duma forma mais compassada não só para evitar demasiadas evoluções numa única edição que poderiam causar um impacto bastante grande na experiência do jogo, mas também porque … é negócio.
Creio portanto que teremos de analisar FM 2014 mediante dois prismas. Primeiro teremos de o aceitar como sendo actualmente um jogo maturo e como tal, estar muito mais susceptível de melhorias do que a grandes evoluções.
Depois não nos podemos esquecer que estamos perante um jogo que acima de tudo, quer colocar o jogador no banco de suplentes da sua equipa favorita e dar-lhe todas as sensações que um manager a sério sente.
Acima de tudo, vejo Football Manager 2014 como a fase final de preparação de um Kalash quando se o coloca on fire. Football Manager 2014 corresponde a um processo de maturação natural da série.
Mas, como também deixei claro acima, esta edição de 2014 apresenta ainda muitas boas adições, vivendo principalmente de pequenas melhorias.
Sejam alterações ao nível do layout dos variadíssimos ecrãs onde a informação nos é mostrada, sejam melhorias nos mecanismos de contratação de jogadores, ou apenas a forma como o jogo nos permite reagir aos eventos do dia-a-dia, fica a sensação de que FM 2014 assume-se como um culminar de aprimoramento ao bom que já está feito.
Por exemplo, as transferências apresentam-se muito semelhantes ao que a edição de 2013 nos ofereceu mas com alguns tweaks importantes. Por exemplo, a compra de um jogador mas com uma cláusula de empréstimo desse mesmo jogador ao clube que o vendeu é um pormenor, mas que fará a diferença em alguns negócios. Não digo que seja uma mais-valia brutal, mas é mais um passo na direcção da perfeição e realismo.
Outro caso é o da pro-actividade dos Orgãos de Comunicação Social que se encontram mais reactivos. Por exemplo, ao colocarmos uma das nossas estrelas disponíveis para venda, será bastante provável receber um telefonema dum meio de comunicação social a perguntar sobre o ocorrido e seus motivos.
Uma das mais valias que o Pplware também anunciou aqui foi a existência de uma Inbox mais importante no decorrer do jogo e na reacção com os eventos diários. Devo confessar que a inicio, quando soube desta melhoria pela primeira vez encarei-a como sendo mais um lifting feito ao jogo mas, com a evolução da minha carreira tenho de dar o braço a torcer e admitir que realmente foi uma grande mais valia incluída e que ajuda e muito a jogabilidade. Seja em renegociações de contratos, em tentativas de contratação de jogadores, respostas à Imprensa entre muitas outras coisas, a nossa Inbox é sem dúvida um centro de comando muito útil e de rápida resolução de problemas.
A inclusão de um sistema de transferências em tempo real foi também uma adição interessante e que realmente coloca um ponto maior de realismo nesses aspectos tão importantes quer para quem compra, quer para quem venda e tente os melhores negócios.
Acredito que mesmo assim, para muitos jogadores, estas novidades apresentadas possam ser apenas pormenores mas, são pormenores que fazem bastante diferença no sentido de tornar o jogo ainda mais realista e mais prático.
Contudo houve outras alterações mais relevantes e uma das que mais impacto teve no jogo, prende-se com a implementação de tácticas para o jogo. Tanto na componente táctica da equipa como as instruções individuais foram alteradas e de uma forma que tanto parece simples como lógica.
Basicamente as barras de arrasto laterais de “largura de jogo”, “velocidade de jogo” ou “linha defensiva” foram substituídas por um esquema muito interessante na qual, temos dezenas de opções distintas (mas que se complementam ou excluem) à escolha.
Esta nova mecânica permite a definição de estratégias mais dinâmicas e mais livres. Por exemplo, permite que se atribua à equipa uma dinâmica de maior retenção de bola escolhendo opções como “Passe mais Curto”, “Mais Passes de Risco”, “Jogar pelo Centro do terreno”, “Jogar mais fechado”, "Manter-se em pé”, "Pressionar mais à frente" … e a qualquer momento, durante o jogo podemos remover algumas dessas opções e corrigir a táctica rapidamente (por exemplo escolher "Linha Defensiva mais recuada" que automaticamente desseleccionará a opção "Pressionar mais à frente").
O mesmo se passa para as instruções dadas aos jogadores. Passamos a ter diversas opções distintas para atribuir a cada jogador, mediante a sua posição. Por exemplo, a um jogador com a posição número 10, podemos dar instruções de “Fazer mais passes de risco”, “rematar mais”, “Passes mais curtos”, “Evitar carrinhos”, “Chegar mais à frente”, “Pressionar mais” …
Creio que esta nova forma de dar instruções, quer à equipa, quer a cada jogador está mais próxima da linguagem do futebol a que estamos habituados, encontrando-se mais simples e intuitiva, abrindo possibilidades tácticas várias que influenciam o nosso modelo de jogo.
E isto leva-nos ao Dia do Jogo.
O dia de jogo em FM 2014 foi também ele melhorado. Além de um motor gráfico melhorado e de inúmeras novas animações acrescentadas, foram também dado mais enfase à interactividade com os nossos Assistentes. Realmente agora são mais interventivos e directos na sua análise, seja em relação à forma com a equipa está a jogar ou determinado jogador se encontra a comportar, e permite-nos reagir de forma imediata a cada evento do jogo.
Aliás, essa interacção é extremamente importante pois os treinadores da Inteligência Artificial encontram-se bastante melhorados e sempre à procura das nossas fraquezas, tendo à sua disposição as mesmas opções tácticas que vimos acima.
A representação das nossas tácticas em campo está melhor. Em 2013, víamos frequentemente os jogadores jogarem de forma completamente diferente das tácticas que tínhamos escalonado para o jogo mas, em 2014 houve um ajuste a esse nível. Se pedimos para pressionar mais à frente e jogar mais pelo meio, nota-se uma tentativa para que essas instruções sejam representadas graficamente.
Há no entanto algumas animações que poderiam ser melhor trabalhadas. Por vezes os jogadores parecem dançar breakdance enquanto correm numa direcção e mexendo o corpo noutra, ou os guarda-redes que ocasionalmente se atiram para o chão mesmo aos seus pés em vez de se lançarem em voo… Enfim, pormenores ...
Quanto ao próprio grafismo do jogo houve melhorias. Além das novas animações acrescentadas todo o ambiente em redor do relvado no dia do jogo foi bastante melhorado também. Está bastante reactivo e realista na forma como se manifesta. Além das imediações dos estádios terem sido redesenhadas de uma forma mais perfeita, também o público foi alvo de atenção e agora responde muito melhor e mais logicamente ao que sucede no campo. Aliás, o público em Football Manager 2014 é o melhor de todos os Football Managers.
Um dos pontos que ao longo dos tempos tem sentido bastantes alterações tem sido a interacção com jogadores e meios de comunicação nos pós e prés jogos.
Infelizmente as alterações não foram assim tão acentuadas. Os meios de comunicação encontram-se mais activos e mais afoitos na altura de colocar as suas questões nas conferências de imprensa e acrescentaram-se várias dezenas de questões ou comentários disponíveis aos jornalistas mas, ao fim de algum tempo continuam a tornar-se repetitivas. Contudo, existe uma maior naturalidade nas questões colocadas no decorrer das conferências.
O Modo Clássico e os Challenges estão de volta com uma mecânica muito semelhante às versões do ano anterior mas com uma diferença que faz toda a diferença, especialmente no Challenges. Agora os Objectivos/Desafios são feitos à medida de cada equipa que treinamos. Por exemplo, se treinarmos o Chelsea não faz sentido que o objectivo seja o de evitar a descida.
Creio que um dos pontos que geralmente são esquecidos são as inúmeras ajudas que o jogo nos apresenta. O esquema e quantidade de Wizards, ajudas ou Tooltips que Football Manager 2014 nos coloca à disposição evita que o jogador, experiente ou novato, se perca ou desanime com a tamanha complexidade e quantidade de informação presente no jogo.
Em modos de resumo final, a melhor forma de descrever a série de Football Manager é que, continua a evoluir mas a um ritmo cada vez menos acelerado. Os sinais de alerta estão a começar a surgir.
Haverá ainda muito por onde explorar, desde um possível remodelação do sistema de conversação com os jogadores e impacto das mesmas, ou sistema de gestão de imagens, ou mesmo de gestão de publicidade.
Apesar de poder ser considerado por muitos como um acréscimo de complexidade e de fugir ao âmbito do trabalho de um Manager, gostaria de ver em Football Manager algo que o antigo jogo FourFourTwo apresentava, que era a gestão dos espaços em redor do estádio (centro de treinos, estacionamentos, barraquinha,s das bifanas, ...).
Nota Final- 8.7
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Um dos medos que tem assomado a comunidade de Football Manager é que a série deixe de fazer sentido todos os anos e que passe a ser considerada apenas como um mero update de base de dados. Realmente, acredito que esse momento esteja mais próximo que nunca mas ainda não foi com a edição de 2014 que se atingiu esse ponto. Football Manager 2014 consegue, apesar do grau de maturação da edição de 2013, apresentar um conjunto de mais valias que alimenta a ideia de que o jogo não estagnou. A Sports Interactive tem ainda algumas direcções por onde escolher, resta saber se as vai seguir. Seja de que maneira for, FM 2014 continua a ser o melhor jogo de simulação desportiva (management) no mercado.
Género: Desporto/Estratégia Plataforma Analisada: PC Outras Plataformas: Playstation Vita, Linux, Mac Homepage Football Manager 2014
Este artigo tem mais de um ano
O melhor jogo de simulação desportiva (management) no mercado é gratuito e chama-se… CM 01/02!
Quem nao treinou o grande To Madeira, melhor jogador de todos os tempos!
Está aqui a história interessante do Tó Madeira. 🙂
http://www.futebolmagazine.com/o-caso-to-madeira
Volta Tó Madeira.
Estás perdoado.
Se perdoaram o Cardozo porque não tambem te perdoarem lol
Ora ai esta uma boa realidade!
Nesse CM, até podíamos dizer o que se fazia no treino a cada dia da semana… coisa que desapareceu…
Se este é um jogo de treinadores, acho que o FM, já devia ter trabalhado no aspectos dos treinos, que basicamente não “dão para nada”…
Ainda não joguei o 2014 mas vou dizer uma coisa que, para mim, faz falta, que é a opção de um clube comprar x % do passe de um jogador. Tem a opção de co-propriedade em Itália já algum tempo mas a opção de comprar percentagens de passes ainda não.
Já há disso no 2014 ou ainda não?
funciona de maneira diferente… tens a opçao que qdo vendes ou compres que diz percentagem da proxima transferencia… o que equivale a isso… agora tb existe é os agentes terem percentagens de jogadores…
Já consegues fazer isso mas com agentes, incentivas o agente do jogador a comprar x% do passe e compras a restante percentagem.
Mais do mesmo por favor :/
FM está sempre na mesma, melhora aqui, melhora alí no final vai se a ver como ele está? Quase igual ao anterior. Triste.
não gostas não jogas,fácil!
O jogo este ano esta excelente as alteraços feitas estao brilhantes agora ate com os agentes se pode negociar %s de passes bem como novas formas de interagir com jornalistas jogadores etc… algo que reparei este ano foi que os jogadores dos clubes portugues nao estao tao “diminuidos” em relaçoes as equipas + fortes da europa que era algo que se notava muito…
Joguei anos a fio, desde as primeiras versões do Championship Manager até à versão do Football Manager de 2007. Depois deixei de jogar uns anos, quando quis voltar, já não tinha nem tempo, nem paciência para a profundidade que o jogo exige. Tenho pena, por isso decidi juntar-me ao Alex Fergunson e retirar-me após uma carreira de treinador de futebol verdadeiramente gloriosa 😉
Mas sempre que sai uma versão nova não resisto em vir ver as novidades. Inaceitavel é o preço que se paga por este e outro tipo de jogos, em que pagamos por updates +- simples o preço de um jogo totalmente novo 🙁
Kinguin.pt arranjas mais barato, pelo forum do CMPortugal também deves arranjar por volta dos 30€ que eles tem parceria com uma loja qualquer online.
uma dica, pesquisem por es.gamesplanet.com
Pedro,
Podes sempre jogar o Modo Clássico que é quase o CM 01/02! Até penso que deve ter sido essa a ideia devido à popularidade do mesmo!
Fazes uma epoca em 2 tardes!
Abraço
Este ano está dificil ganhar a quem quer k seja!…. isto já é demais para a minha cabeça, o jogo psicologico conta mto!…. já não resulta só seguir para os jogos!.. à mto mais por detrás =p gostava mais qd ainda era tipo arcade!… temporada em 4/5h e era só jogar basicamente!… ehehe até pk o tempo hj em dia escasseia já não temos mais 14/15 anos em k se passava meses a jogar!
Está assim tão difícil? Com o Porto ganhei praticamente tudo, só perdi a Taça de Portugal para o Setúbal.
Está realmente mais difícil manter a forma dos jogadores, e tens que adaptar é bastantes vezes a táctica ao adversário.
Estou a usar o 4-3-3 (4-1-2-2-1/4-5-1) habitual, tenho também um 4-3-3 mas com dois médios defensivos, e um 4-2-3-1.
É pena não dar para ter 4 tácticas a treinar em simultâneo que fazia bastante jeito para adaptar mais um 4-2-3-1 mas com dois médios defensivos.
Quanto às transferências é de extremos, tanto arranjas valores bem razoáveis, como tens valores absurdamente altos.
Comprei o Coentrão na 2ª época por 6,250M€, e o Badstuber por 5,750M€. O Ter-Stegen só entra em Janeiro da segunda época por 4,750M€. O Rolando apenas consegui vender por 2M€ (1ª epoca), Izmaylov por 3,250M€ (1ª época).
Na segunda vendi Alex Sandro por 35M€ (Mónaco), Josué 20M€ (Mónaco) e diga-se de passagem que é uma bomba, Otamendi 25M€ (Arsenal), e Jackson a 40M€ (Chelsea).
Notei é que os jogadores já não ficam tão chateados nas palestras do jogo, mas que ficam mais incomodados quando não os deixas sair para outro clube quando fazem propostas. Neste caso tive o D. Reyes, Quintero, Mangala, Fernando e o Jackson por uns tempos.
Fora isso, impecável.
Bons jogos.
Isso foi porque jogaste com o Porto 😉
Não unicamente. Já fiz época e meia com o Aves, e 3 com o Famalicão, e nada a apontar. Parte também um bocado do principio de saberes avaliar os jogadores aos quais fazes propostas e não apenas pelo que os olheiros te dizem.
Alias, porque as cotações dos olheiros, são uma valente m… treta. 😉
Sabem se funciona bem no ipad mini?
Essa versão não, mas existe a versão FM Handheld 2014 para iOS. Não tem tantas features como o jogo para computador, mas na minha opinião é muito bom para viciar.
Confesso que fiquei um pouco decepcionado por comprar o 2014
É praticamente uma cópia do 2013
Com muito pequenas modificações
Enfim, dinheiro pro lixo
Deves é ter comprado o PES e ainda não viste isso.
Porque dizer que o FM está igual, é o mesmo que dizer que o Windows Phone é igual ao iOS ou ao Android, ou vice-versa.
Preciso de um crack na minha equipa, alguém arranja?
Crack não, porque o Warez não é aqui permitido, mas os craques és capaz de arranjar lol 🙂
Isso é muito relativo, vai depender do nível da tua equipa.
Mas procura sempre por um wonderkid 🙂
O meu sonho é um dia poder ver o FM com todos os campeonatos profissionais dos países, os computadores estão evoluindo e acredito que o jogo aguenta rodar uma base de dados muito maior.
Sonho em ver no Brasil os estaduais com todas as suas divisões, assim como as Copas Estaduais.
Para quem é fã de LLM (igual eu) seria um prato cheio.
Quem sabe um dia.
ainda voltando a esse sonho tão lindo se seu nome Tó Madeira.. o fm 2014 nos creditos faz uma menção a ele.. parece que lá é conhecido como “FC Tó Madeira”..
Boa Noite!
Começei hoje a jogar FM14 e quando crio a “liga” para jogar e preencho todos os meus dados como treinador, aparecem nomes “inventados” para todos os clubes.
Nomes de presidentes que não têm nada a ver com a realidade, etc.
Repararam nisso?
Obrigado!
Experimenta comprar o jogo acho que vai solucionar os teus problemas.
Como é que sabes se comprei o jogo ou não??
Porque tenho a versão original e não tenho esse problemas e se fizeres uma pesquisa rápida no google vês que o problema que tens só acontece na versão pirata.
Mas caso tenhas a versão original (que eu duvido) vê se tens a opção de gerar nomes falsos ativa, caso tenhas desativa e o teu problema fica resolvido.
Olá, gostaria de saber se na versão para iphone está disponível em português… Boa noite a todos.