Análise Crysis 2!
Quando saiu para as lojas, em 2007, um jogo de nome Crysis creio não ser exagero afirmar que toda a comunidade foi apanhada de surpresa. Tanto gamers como a critica especializada ficaram imediatamente rendidos à qualidade apresentada pelo título que foi inovador e ambicioso para a altura a diversos níveis. Passado numa ilha paradisíaca, com uns gráficos não menos paradisíacos, o jogo apresentava-nos um enredo interessante e que conseguia ir aumentando o ambiente de expectativa do inicio ao fim enquanto tentávamos descobrir o que se passava de errado com a ilha. Como principal aliado tínhamos o nosso Nanosuit, um fato inovador e revolucionário que nos conferia boosts temporários dos nossos poderes tais como a rapidez, a camuflagem, a força e a armadura.
Pessoalmente, achei na altura, que Crysis era um dos melhores que já tinha tido o privilégio de jogar, e mesmo hoje em dia, há jogos que ainda não conseguem atingir tamanha união entre a acção, estratégia e táctica duma forma tão fluída, coerente e imersiva.
Será que Crysis 2 o consegue também?
Crysis 2 arranca em 2023, 3 anos depois dos eventos do primeiro Crysis e encontra-se localizado em Nova Iorque, que se encontra numa espécie de redoma militar após estranhos acontecimentos que envolvem uma invasão alienígena, um estranho vírus e uma companhia com finalidades obscuras, terem levado ao seu isolamento. Na pele dum marine somos transportados por submarino para tentar resgatar um médico, Nathan Gould, que ficou para trás para encontrar a cura para o vírus mas, algo corre mal e somos o único sobrevivente da equipa de resgate. Salvos pelo Prophet (original), que entretanto morre, tomamos o seu lugar e equipamos-nos com o seu Nanosuit 2.0 e encetamos o resgate do médico …. Com aliens e soldados pelo caminho, eis a premissa para o jogo.
Gráficos- 9.5
Se no Crysis original, uma ilha paradisíaca dava todo um contexto colorido e verdejante para que a vertente gráfica pudesse ser bem explorada, em Crysis 2, Los Angeles encontra-se retratada duma forma brutalmente perfeita. Os prédios, os carros, a água (ó meu Deus, a água), os destroços, as árvores, os jardins que quase nos convidam a sentar e a apreciar a paisagem … tudo encontra-se com uma dose de detalhe, realismo, autenticidade que nos deixa de boca aberta e, por vezes, ausente do jogo apenas para apreciar.
Seja à superfície, pelos esgotos, metro, pelo ar … Manhattan mantém sempre a sua autenticidade e beleza.
É pena que a maior parte dos edifícios esteja inacessível … e que não os possamos explorar, bem como a maior parte do terrenos e estejamos cingidos a um percurso mais ou menos delimitado (na maior parte dos casos).
Os adversários, quer sejam soldados, quer sejam os aliens encontram-se tão realistas que parece que estamos dentro dum filme. Aliás, a interligação entre o jogo e alguns momentos cinemáticos de ligação estão tão perfeitos que nem se nota a diferença.
Graficamente o jogo está um assombro e o motor do jogo CryENGINE 3 está de parabéns, especialmente por conseguir criar todo este mundo, e tudo nele duma forma bastante suave e leve mesmo para um PC que não seja um topo de gama.
Som- 9.0
Muitas vezes criticamos os jogos por, além de terem efeitos de som espectaculares como explosões e tiros, terem as vozes demasiado mortiças ou demasiado falsas, como se alguém estivesse a ler um guião. É claro que isso acontece, mas em Crysis 2 acontece duma forma tão natural que sentimos mesmo que as coisas estão a acontecer. O nosso companheiro de viagem, Dr. Nathan Gould, que aqui ou ali vai entrando em contacto connosco, consegue transmitir um certo carácter de urgência a toda a situação e consegue mesmo colocar-nos aquela pressão salutar para eu façamos bem, o que tivermos a fazer.
Quanto aos tiros, explosões, colisões, gritos dos aliens … está tudo lá, e de tal forma que, quando jogamos, parecem estar mesmo a acontecer à nossa frente. Com um bom sistema de som instalado os efeitos sonoros assustam, gratificam, alegram ….
Não poderia deixar de referir que a épica banda sonora (autêntica obra de arte) encontrou-se sob a orientação de Hans Zimmer (responsável pelas bandas sonoras da 7ª Arte, como por exemplo Gladiador).
Jogabilidade- 9.1
Se no Crysis original a jogabilidade era, não retirando a importância relativa aos restantes aspectos do jogo, o ponto-chave, em Crysis 2 e com o seu Nanosuit 2.0 ainda mais se verifica.
Tenho estado a tentar evitar repetir muitas vezes os adjectivos, “brutal”, “fenomenal”, “espectacular” … mas desta vez vou mesmo ter de os usar. O jogo está brutal, fenomenal e espectacular.
O Nanosuit foi ligeiramente alterado da versão 1.0 para Crysis 2. Apresenta agora uma maior customização, que pode ir desde ao tipo de sensibilidade na detecção a ameaças virologicas a um maior poder de ataque. Tais customizações podem ser possíveis graças à existência de mais de 50 módulos para o Nanosuit para as categorias de Armadura, Camuflagem e Armamento.
Uma alteração incluída e que e torna positiva e coerente, é o facto já não apresenta a opção de aumentar a Força, tomando como garantia que o próprio fato já se encontra por defeito com essa opção activa.
De qualquer forma este novo Nanosuit apresenta-nos todo um conjunto de opções tácticas que nos permite um grande leque de acção e postura no jogo. Podemos tentar passar despercebidos à maior parte dos inimigos, podemos tentar atacá-los de surpresa com a camuflagem ao máximo até ao pé deles … enfim … são tudo opções válidas que teremos de tomar mas, atenção…. Não pensem que é só escolher qual a melhor abordagem e avançar. É preciso tentar perceber o ambiente que nos rodeia, pelo que estar atento e fazer uma boa análise inicial será a melhor maneira de avançar. Até porque os adversários por vezes encontram-se onde menos prevemos e, embora a IA deles por vezes nos faça surgir uma risota (em determinada altura dum combatem um soldado inimigo veio procurar refugio do meu ataque, no mesmo pilar onde eu estava escondido … mesmo ao meu lado… será escusado dizer o que lhe aconteceu), em grande parte das situações procuram refúgio e armam-nos ciladas. Nestas alturas torna-se bastante importante o recurso a acessórios como por exemplo binóculos ou a visão por infra-vermelhos.
Quanto à IA dos Aliens apresenta por vezes comportamentos algo infantis também, adoptando na maior parte das vezes uma postura de peito contra as balas.
No entanto os Aliens têm uma particularidade muito interessante neste Crysis 2, que é o facto de, mesmo não estando no mesmo cenário onde nos encontramos, estamos constantemente a recear vê-los saltar duma janela, dum telhado, duma ponte na nossa direcção e isso ajuda e de que forma a recriar todo um ambiente quase claustrofóbico e de ansiedade.
No entanto, no cômputo geral, e fora estas falhas ocasionais, os combates são rijos e os adversários bastante rijos de roer, levando-nos muitas vezes a um recomeço do Checkpoint anterior.
Matar um Alien é motivo de regozijo por diversas razões, e uma mais, deveras importante que é o facto de no leito da sua morte deixarem cristais que nos permitem comprar upgrades para o Nanosuit e armamento.
A existência desses checkpoint é, na minha perspectiva o ponto mais fraco do jogo e que poderia ser melhorado. A não existência de opção de SAVE, é por vezes frustrante, pois há certas partes do jogo que se tornam difíceis de passar e que geralmente já são algo afastadas do último checkpoint, pelo que quando morremos teremos de refazer o caminho todo até lá chegar e isso …. é chato.
Uma coisa que já mencionei ao inicio desta análise, é a liberdade de movimentos. Se no Crysis original, o ambiente duma ilha oferecia o cenário perfeito para a livre exploração, em Manhattan as coisas encontram-se ligeiramente diferentes (embora ache que poderiam ser melhores). Geralmente temos um caminho genérico a fazer, e embora o possamos fazer de modos diferentes e usando tácticas diferentes, existe um quase percurso obrigatório. Perde-se um pouco a noção de livre exploração que o cenário citadino nos oferece.
No entanto, continua a ser possível perdermo-nos e a existência de marcas no ecrã que apontam a direcção do objectivo e a sua breve descrição torna-se numa útil ajuda.
Quanto à dificuldade, Crysis 2 apresenta uma curva de aprendizagem pouco acentuada, mas que mesmo assim ainda demora algum tempo a interiorizar. É um daqueles jogos que quer se seja um gamer mais batido no género, ou um curioso por FPS, o grau de satisfação será certamente sempre elevado.
Longevidade- 9.0
O SIngle player de tão bom que é, poderá sempre soar a pouco, mas podemos sempre repetir o jogo ou as missões individualmente. É um daqueles jogos que merece a pena repetir, nem que seja, para tentar usar outro tipo de postura, de acção, de táctica …
O Multiplayer foi uma das áreas de maior investimento em Crysis 2 e ainda bem. É extremamente viciante jogar online nos modos tradicionais de Capture the Flag, ou DeathMatch. Com inúmeras possibilidades de, com a experiência adquirida, comprar novos upgrades para o Nanosuit , novos kits, armamentos é uma mais valia …
Nota Final- 9.1
Em tempo de crise, Crysis 2 é sem dúvida uma lufada de ar fresco. Visualmente espectacular, apresenta-nos um enredo cativante e conspirativo, e uma jogabilidade envolvente que, quando compilados, resultam num jogo viciante e altamente imersivo e desafiador, que nos transporta automaticamente bem para dentro do próprio Nanosuit. A aposta da Crytek em mudar o cenário da selva paradisíaca para a selva de betão foi um pouco arriscada, mas exceptuando a menor sensação de liberdade de movimentos, foi uma aposta bem ganha.
Certamente um dos melhores jogos de 2011, e altamente recomendado!
Plataforma: PC
Homepage: Crysis 2.
Este artigo tem mais de um ano
Tive o prazer de comprar e jogar até ao fim, e é mesmo um regozijo. Acho que as opções gráficas deveriam estar mais “abertas” mas disso a comunidade também já tratou, com a criação de uma ferramenta para o efeito.
Concordo com tudo menos as longevidade, no máximo um 6-7
“Crysis 2 arranca em 2023, 3 anos depois dos eventos do primeiro Crysis e encontra-se localizado em Los Angeles, que se encontra….”
Não seria New York?
Parabéns pela review
tambem fiquei confuso, a falar de manhattan
Tens toda a razão …
–Corrigido —
“…gráfica pudesse ser bem explorada, em Crysis 2, Los Angeles encontra-se r…”
O jogo passa-se em Nova iorque
9.5 é o máximo de pontuação? Honestamente acho que os gráficos merecem nota máxima, não conheço nenhum motor gráfico que se compare em termos de física e grafismo em relação ao da crytek. Nota máxima sem dúvida nesse aspecto.
Quanto a não poder mudar as opções gráficas, creio que o fazem propositadamente. É uma falha grave mas utilizadores da nvidia podem mudar através de um programa. E os da ATI também mas não de forma tão pormenorizada.
De qualquer das formas existe um programa desenvolvido por um fã para mudar os gráficos:
http://forums.steampowered.com/forums/showthread.php?t=1807934
Longevidade do single player é curta como grane parte dos FPS hoje em dia. Mas não deixa de estar muito bem construído.
Eu conheço, Battlefield 3 muito melhor.
E que eu saiba pode-se mudar as opções gráficas, pelo menos no meu PC deu.
Podes mudar o básico dos gráficos, mas não o podes optimizar em relação ao computador que tens a não ser que o faças exteriormente. Existem pequenas mudanças que podem aumentar o rendimento da tua placa gráfica perdendo pouca qualidade visual.
O jogo ter poucas opçoes graficas e de optimizares pouco , deve-se ao facto do jogo ter sido feito principalmente para as consolas a transformaçao pro PC foi fraca.
Excelente a crítica, mas discordo ligeiramente: o primeiro parágrafo deveria ser referente ao Far Cry (o primeiro), pois foi aí que tudo começou (ainda na Ubisoft)! 😉
Cumprimentos
por falar em far cry, a ubisoft, disbunibisou, de graça o jogo completo, aproveitem antes que mudei de ideias
http://www.gamershell.com/download_20867.shtml
aproveitem, limitado ao stock existente 😛
Grande jogo…
…só ainda não cheguei ao fim porque a minha filha não me deixa jogar meia hora seguida 😀
Está espetacular!!
E a acção não se passa em Los Angeles 😉
Compreendo-te perfeitamente … 🙂
Quanto ao jogo, realmente está um assombro e é um must have. Embora tivesse gostado de ter mais liberdade ainda …
Sim, a acção passa-se em Nova Iorque … está corrigido.
Eu acho que a pontuação a nível de gráficos devia ser menor devido ao jogo não ter sido lançado com suporte para DX11 (no PC). O pessoal andou todo entusiasmado a actualizar o hardware para o crysis 2 e depois deparou-se com um jogo que só suportava DX9.
E a nível de jogabilidade perdeu-se um pouco a liberdade de movimento que se tinha no crysis 1, mas nada de grave :).
Mas de resto está um jogo muito bom e diverti-me muito a jogar :).
Houve um motivo já muito falado por causa disso.
Crysis 2 no PC foi limitado por causa das consolas, o motor gráfico consegue ainda muito mais, as consolas que o limitam no desenvolvimento.
Quem diz do Crysis 2 diz do resto dos jogos, as consolas que nos limitam, temos PC’s ou pelo menos falo por mim, para gráficos o triplo melhor, as consolam que limitam o poder dos gráficos, são fracas para a tecnologia que temos.
ve só no gta IV
http://media.techeblog.com/images/gta4pcvs360.jpg
Mas para isso faziam como ira sair o Battlefield 3, ira sair para PC e p consolas mas tal como já disseram, para PC ira ser consideravelmente melhor.
Tens que ver que há muitas mais questões por detrás do lançamento prematuro de um jogo, nenhum developer gosta de publicar algo inacabado mas a verdade é que o dinheiro fala mais alto e aposto que eles estiveram com imensa pressão para publicar isto tendo em conta certos bugs que foram encontrados…
@Jose O grande problema foi a CryTek ter dito nunca ia abandonar o PC e fez-o logo no primeiro jogo que lança a seguir a essas palavras…O Patch já não vem salvar nada 😐
Para quem dizia que tinha 3 teams no Crysis 2 não foi o que se viu na hora da verdade…
As empresas de agora querem quanto menos trabalho melhor, mas ainda assim temos a DICE a pensar diferente com o Battlefield 3 e ainda bem para nós PC Gamers.
O battlefield 3 tem melhor aspecto porque fizeram o jogo no PC, podem aproveitar melhor os recursos, e nas versões de consola, vão diminuir os graficos para aguentarem o jogo.
@Jose O que impediu a CryTek de o fazer também?? Nada…
O que impediu?
Facil.
Estão todas as empresas pegadas a xBox360 porque é mais facil de fazer os jogos la.
Nao fizeram o Crysis no pc so porque saiu no pc, isso e o erro de muitas pessoas.
90% dos jogos são feitos na xbox360.
Musica do trailer só por curiosidade: https://www.youtube.com/watch?v=Dy9Yu0DxarM
🙂
Tks
Este jogo quase que se passa todo sem mandar um tiro… cloak mode engaged e siga para o próximo checkpoint com pequenas pausas pelo caminho.
Uma das maiores mais valias de Crysis 2 é precisamente a de permitir que o jogador adopte a atitude que melhor entender para cada missão. E realmente é impressionante essa mesma liberdade táctica.
Boa noite,tive o prazer de comprar este jogo à duas semanas e digo que estou de “boca aberta”,extremamente bem concebido
,tanto em grafismo como em jogabilidade.
Uma coisa que gosto bastante é a “panóplia” de armas que temos à disponibilização.
Gosto bastante das bazucas,para dar cabo daqueles aliens enormes eheh!
O grafismo mais uma vez digo,está 5*****,as personagens estão tão bem feitas que a minha mãe no outro dia pergunta-me:”Então,que filme é esse que estás a ver?”.
Cumprimentos (e como diziam no final do famoso programa “Templo dos Jogos”).
Claro candidato a Jogo do Ano … embora ainda venha aí alguma concorrência pesada.
Bem me pareceu que me ia rir um pouco.
O Multiplayer tá cheio de problemas.
Jogo do ano? Lol…
“No entanto, no cômputo geral, e fora estas falhas ocasionais, os combates são rijos e os adversários bastante rijos de roer, levando-nos muitas vezes a um recomeço do Checkpoint anterior.”
A AI do jogo é das piores coisas no jogo.
Concordo que a AI tenha alguns problemas de … inteligência. Aliás nunca disse o contrário.
Mas, a não ser que jogues no modo mais fácil, acaba por nos oferecer alguns momentos bastante exigentes que, sem dúvida nos levam a re-iniciar bastantes cenários.
Para mim, o melhor até agora é o Portal 2.
Quando terminar o single player do Crisys 2 talvez mude de ideias, mas até agora nenhum jogo (dos poucos) lançado este ano me surpreendeu mais que o Portal 2.
Eu já o passei na Xbox 360, mas no PC estou à espera do patch DX11 e de algumas correcções que ainda não foram feitas no multiplayer…
Mas esperava mais na data de lançamento, não tem suporte 64bits(assim como o Crysis), nem pelo menos DX10, o que foi muito mau…preferia esperar do que receber um jogo por acabar.
Os unicos candidatos a jogo do ano 2011:
Call of Duty – Modern Warfare 3
Battlefield 3
Mass Effect 3
Um desses vai ser o jogo do ano.
Eu aposto mais no Mass Effect 3, mas não podemos substimar a concorrência, o Battlefield 3 tem um motor gráfico potente, o que pode servir de vantagem.
o jogo do ano vai ser o skyrim, da bethesda. 😉
São todos bons jogos, ainda se poderia acrescentar o Uncharted 3 e o Gears of War 3 (os grandes das consolas) ou Skyrim e Portal 2 mas o GOTY, na minha opinião, vai para LA NOIRE.
Existem várias categorias, nenhuma afirma qual será “O JOGO”
Não digo o contrário, muitos jogos vão estar para ser canditados.
Só disse que aqueles 3 têm uma grande probabilidade de serem o jogo do ano.
A meu ver o Portal 2 também é um candidato de peso.
Discordo nos gráficos. Os gráficos não são melhores que o primeiro, na minha opinião. Continuam a ser bastante bons, é verdade.
Mas se repararem,uma pequena pesquisa no Google mostra-vos que as texturas do Crysis 2 são 1/4 do tamanho comparado ao primeiro.
De 2048×2048 para 512×512, por exemplo.
Mas os gráficos não são tudo num jogo!
LOL! Se existisse um prémio para quem escreve coisas à toa na net tu, meu caro, estarias nomeado…
Se jogaste isso no PC, tens sequer uma maquina boa o suficiente para correr com a qualidade gráfica no máximo & resolução alta e obter uns >50 fps sólidos?
Já agora, tens a mínima noção do que são algumas (atenção, nem digo todas) destas features? -> http://features.cgsociety.org/story_custom.php?story_id=6190
Posto isto, sim, Crysis 2 não teve qualquer tipo de update gráfico em relação ao seu anterior… 😉
PS: Desde quando a resolução de uma textura determina a qualidade gráfica de um jogo? lool
Joguei com mais de 40fps, qualidade gráfica no máximo e a resolução é 1920×1080… Vais-me dizer que não é o suficiente?
Os gráficos, em termos de texturas, sim, perdeu bastante. Mas, por exemplo, na água, claro que melhorou.
A resolução de uma textura determina parte da qualidade gráfica de um jogo, ai isso é que sim. Ou vais-me dizer que não te importavas que reduzissem ainda mais o tamanho das texturas?
E, como eu disse, “na minha opinião”, “Mas os gráficos não são tudo num jogo!”
Boa review, gostei do visual e da jogabilidade, é um excelente jogo e merece a nota.
Excelente Review….com certeza esta na minha lista de compra, pelo multiplayer…que é show de bola
O pessoal ainda é seduzido por mais graficos???
Talves a juventude, não sei….
Para mim o melhor jogo dos ultimos tempos foi sem duvida o WORLD OF GOO
No Graphics, all game play
🙂
IMHO
Eu vejo toda a gente a falar tão bem deste jogo, e não entendo porquê. Joguei, é viciante, sim, mas não é à toa que no fórum oficial existem mais de DUZENTAS páginas com queixas de bugs, tanto no SP como no MP. Alguns destes bugs são:
Nano-catalyst não contabilizar/retornar sempre a 0;
Jogo não gravar desbloqueios no online;
Jogo pedir a chave mais que uma vez (e dar erro em chaves legítimas e permitir chaves piratas online!);
Apagar saves aleatoriamente.
Para terem uma ideia, eu, com uma chave inventada na hora e o jogo sacado, consigo JOGAR ONLINE. E isso é um grande jogo? Não me parece.
São gostos, a mim o Crysis não vicia em nada.
A jogabilidade é uma treta, falo por mim.
Grande parte desses bug’s foram corrigidos no novo patch 😉
Não, não foram. O do nano-catalyst continua. Assim como os do online.
Os do online não sei mas o problema dos nano-catalysts foi tratado no patch 1.2…
What’s new in Crysis 2 Patch 1.2:
· Further improved anti-cheat measures
· Fix for spurious characters appearing when initiating text chat
· Fix for Chatlog doesn’t disappear after kill cam
· Fixed occasional login issues
· Changed VOIP defaults
· Fixed some UI aspect issues on multiple monitors
· Added option for crouch toggle in MP & SP
· Fixed a bug where players lost Nano Catalyst points after restarting the game
· Filter settings in server browser are now retained
· Default player count required to start a game from the lobby lowered to 4
· Fixed issue related to “Deleting Reference Counted Object Twice” error that appeared for some users with strict router/firewall settings
· Fixed issue of not being able to melee after dying
· Fixed issue where some video cards were being stated as unsupported
E eu garanto-te que continuo com o bug, mesmo depois de ter começado um jogo novo.
Apliquei o 1.2, acabei o jogo (e só mesmo no fim consegui nano-catalyst positivo), comecei jogo novo na dificuldade mais alta, e não acumula outra vez (ou acumula em negativo e não aparece).
Tenta confirmar se o update foi feito (não tenho o jogo aqui por isso não te posso indicar nenhum sitio para o verificares), se foi, reporta o problema à Crytek para que o possam solucionar 😉
Não posso, porque tenho a versão pirata do jogo 😛
http://www.mycrysis.com/forums/viewtopic.php?f=40&t=12386
Mas há MUITA gente que fez o trabalho por mim (e este pagaram por ele).
Sugestão: façam review do Portal 2; esse sim merece.
Se não fizeste o update para a versão 1.2 como raio podes dizer que o problema dos nano-catalysts não foi corrigido? Se não testaste por ti mesmo não digas como se o tivesses feito…
E já agora, já há 2 ou 3 semanas que saiu o crack para o update 1.2 😉
Agora fiquei na duvida se o “não posso porque tenho versão pirata” foi relativo ao update ou ao report, se for em relação ao report, acho que não há lá nenhum campo que te vá perguntar se tens versão original ou não lol
sim, até esta porreiro, estava a espera de mais, mas o que saiu não esta nada mau
quanto ao som, acho ridiculo em 2011 ainda não ser compativel com sistema 5.1, por isso a nota do som deveria de descer
É um candidato a jogo perfeito de 2011. Perdeu à partida porque é apenas uma copia da versão de consola. Mal optimizado e sem opções gráficas de optimização para ser versátil aos utilizadores.
Desde qualidade gráfica a jogabilidade aos níveis e multiplayer, recomendo.
Já alguém jogou em 3D, o meu filho, filha e mulher ficaram em estado de choque com o que viram, sem palavras para explicar.