Análise Call of Duty: Modern Warfare 3 (Playstation 3)
“O Homem foi feito para guerrear”. Esta é uma frase diversas vezes repetida por um amigo meu que achei que ficaria bem como ilustração inicial desta análise.
Modern Warfare 3 saiu há duas semanas e como se esperava, desde cedo se tornou num caso de sucesso, quer de vendas, quer de aceitação geral. É um daqueles jogos pelos quais esperamos e desesperamos nos meses anteriores ao lançamento para depois o consumir freneticamente como se o amanhã não existisse quando os temos na mão….
E foi precisamente isto que neste momento milhares de soldados fazem agarrados às suas consolas ou PCs. Mas será que Modern Warfare 3 é realmente um ataque bem sucedido ou uma granada que nos estoura na mão?
A história de Modern Warfare 3 começa onde o anterior título da série terminou (inclusão de breves cenas de Modern Warfare 2 estão perfeitamente inseridas na jogabilidade) .… permitam-me a deixa para desvendar apenas um segredo, Soap is alive! ... com o Mundo num caos em que as tropas do ultranacionalista russo Makarov atacam tudo e todos, vemo-nos envolvidos em várias frentes, num cenário global, para tentar terminar com o conflito. A acção passa praticamente por todos os continentes e por algumas das maiores cidades americanas e europeias.
Gráficos: 8,9
Com cenários absolutamente fantásticos e de grande dimensão, tais como Nova Iorque ou Paris entre outros, MW 3 lança-nos para um conflito onde o realismo se encontra a cada esquina, a cada tiro … embora o motor gráfico por detrás do jogo não tenha melhorado muito em relação ao seu antecessor ou mesmo a Black Ops, o que importa é que aquela noção de realidade ou de espanto com o que se passa no ecrã se mantém bem acesa.
Não mencionando os habituais panos de fundo dos combates, como as ruas das cidades e afins, temos alguns novos elementos que trazem a delícia aos nossos olhos, como por exemplo as catacumbas de Paris, os túneis inundados de Nova Iorque, o ataque ao interior dum submarino, o interior duma mina …
Uma das missões que visualmente mais me fascinou foi a dum cenário em África em que de repente nos vemos envolvidos por uma grande tempestade de areia, reduzindo a nossa visão ao limite mínimo. Outra foi quando um determinado edifício cai mesmo à nossa frente e toda a nossa casa parece que estremece … impressionante.
As explosões, os assaltos, os blindados, as nuvens de soldados (de cada lado) … simplesmente fantásticas. Uma das coisas mais brutais que MW3 nos oferece são as sequências de destruição de alguns edifícios ou outros monumentos pelo meio da acção. Brutal, épico, fantástico.
Existe também uma sensação, em alguns níveis, de combate em grande escala, onde vemos várias centenas de soldados em simultâneo, de cada lado do conflito. O jogo mantém-se fiel aos seus princípios, ou seja, mantendo a atenção focada em alguns elementos das forças especiais, não deixa de apontar para o conflito em grande escala que se passa por detrás.
Som: 9,3
Eu sou daqueles que não fez o Serviço Militar e poucas foram as ocasiões em que estive por perto quando alguma arma foi disparada mas, posso dizer-vos … MW3 é um assombro no que respeita à quantidade e qualidade de efeitos sonoros colocados no calor da batalha. Muito possivelmente será uma das melhores representações dum cenário de batalha alguma vez passado para jogo. Explosões por todo o lado, tiroteio, ricochetes, veículos a avançar, artilharia, bombardeamentos, gritos, stress … o cenário está montado para que o jogador se sinta inundado pelos sons do conflito a cada passo que dê. E a verdade é que isso acontece. Joga-se MW3 e estamos automaticamente em pé de guerra e não importa que os vizinhos se queixem. A Guerra é assim mesmo.
As vozes não poderiam emprestar mais autenticidade ao jogo, desde os momentos de combate em que se sente nas vozes dos nossos camaradas a tensão até às comunicações feitas por Radio.
A banda sonora do jogo merece uma nota de realce. Feita de propósito para o jogo por Brian Tyler, responsável por exemplo pela banda sonora da série Terra Nova a passar agora na TVi.
Jogabilidade: 8,9
MW3 não é uma revolução no que respeita a inovação. Basicamente, pega no que já foi feito em MW2 e Black Ops e mantém, melhorando aqui ou ali duma forma séria e equilibrada. Talvez seja esta a grande mais-valia do jogo. O manter o que melhor foi feito e melhorar ainda o que poderia ser melhorado.
Modern Warfare 3 mantém uma das suas características de sempre, ritmo frenético da acção. A acção mantém-se a uma velocidade estonteante mas que acaba por esconder um ponto em que nunca houve interesse pela parte das equipas de desenvolvimento explorar, a componente da preparação táctica das missões. Basicamente entramos na batalha a frio, e não há qualquer preparação prévia, o que em algumas missões poderia ser interessante. No entanto, a história genética de CoD é assim mesmo e MW3 manteve-se fiel.
As missões são bastante diversificadas e com dinâmicas muito próprias, como por exemplo, num momento estamos a tentar sequestrar e destruir um submarino no porto de Nova Iorque, como noutro estamos a tentar salvar o presidente da Rússia numa tentativa de rapto em pleno voo, ou a tentar salvar a sua filha numa das maiores minas da Sibéria, como noutro estamos a pilotar um mini-blindado telecomandado a abrir caminho aos nossos camaradas, ou deixarmo-nos deslizar por uma ribanceira abaixo desviando-nos dos edifícios em queda.
Uma das sequências que mais apreciei foi quando numa missão (creio que em Paris) se alterna entre o controlo do Capitão Jonh Price (creio também) no terreno, rodeado por inimigos, e o controlo dum avião não-pilotado eliminando esses mesmos inimigos. São exemplos de dinâmicas destas que fazem CoD uma série de referência nos jogos de guerra actualmente.
Alguns bugs aparecem aqui ou ali, e uma coisa que me aconteceu por duas ou três ocasiões durante o jogo e, que curiosamente já tinha acontecido em Black Ops, foi ter ficado preso por duas ocasiões em "bugs" do cenário e ter tido de re-iniciar o nível para ultrapassar o problema.
Em algumas ocasiões houve uma tentativa de introduzir algumas sequências de CutScenes dinâmicas que acabam por fazer uma boa ponte com o que pretendem transmitir. Por exemplo existe a determinada altura a possibilidade de “jogar” novamente a cena do Aeroporto em MW2 e que levantou grandes problemas a nível de censura, de forma a percebermos um pouco mais sobre a história de Yuri. Embora duma forma objectiva, não traga nada de mais ao jogo, acaba por ser um boa introdução (embora não inédita).
Ao longo das missões, existem espalhados pelos cenários diversos portáteis das forças inimigas com informações secretas que podemos ir apanhando e que nos dão pontos extra, mas o ritmo do jogo é tal, que o que acontece na maior parte das vezes é avançar o mais rapidamente possível sem os procurar sequer. Felizmente podemos jogar os níveis novamente após os passar.
Uma situação que encontrei novamente em MW3 e que também se verifica em MW2 por exemplo, e que deixa alguma sensação de desconforto é quando estamos em plena acção, rodeados de inimigos e de repente avançamos uns meros 5 metros e …. parece que se faz um clique … e os inimigos deixam miraculosamente de aparecer. Geralmente antes de Checkpoints estes pontos invisíveis de ruptura acabam por ser disfarçados pelo resto do jogo, mas mesmo assim estão lá.
Estes pontos menos bem conseguidos não conseguem no entanto retirar a Modern Warfare 3 o titulo de melhor jogo da série Call of Duty. É realmente um jogo a ter em conta para todos aqueles que querem guerrear.
Longevidade: 8,8
Uma das minhas principais preocupações com Modern Warfare 3 e que se veio a confirmar, prendia-se com a longevidade da campanha Singleplayer. Habituado à longevidade dos anteriores títulos da série na ordem das 7 horas, receava que MW3 caísse no mesmo e tal aconteceu. Terminei a campanha em cerca de 6 horas. Continuo a achar que é pouco, muito pouco.
No entanto o Multiplayer, quer seja nas Special Ops quer nos modos tradicionais de Online compensam e compensam bem. Aliás, sempre foi um dos pontos fortes de CoD, o Online e em MW3 não só se mantém lá em cima, como ainda consegue ter argumentos para inovar.
Nos modos Onilne uma das principais novidades vai para o modo Kill Confirmed onde se pode evitar que uma morte dum camarada nosso conte para a contabilidade inimiga apanhando uma Tag que os mortos deixam quando caem em batalha. Aliás, esta novidade até pode trazer novidades em termos tácticos, uma vez que se podem criar cenários de emboscadas a partir daqui. Os restantes modos, além do Team Defender que também é novo, são já bem conhecidos e mantém a qualidade apresentada. De notar que os mapas têm uma tendência para cada vez mais agradar a jogadores que gostem de acção mais rápida e mais próxima, havendo, infelizmente, uma redução de cenários agradem aos snipers.
Uma outra novidade prende-se com a evolução do nosso avatar, e especialmente do seu uso duma arma específica. Agora as armas que usamos também sofrem upgrades, consoante o uso que lhes damos. É uma boa ideia sem dúvida.
O outro modo de jogo que não mencionei ainda é o Spec Ops, que agora se encontra dividido nas opções Survival e Mission. Survival é um modo em que, tal como o nome indica somos colocados num cenário apenas com uma pistola e temos de sobreviver a ondas consecutivas de inimigos. Cada uma dessas vagas trazem maior numero e com maior armamento de inimigos a abater. O modo Missions baseia-se em eventos do Modo Campanha e faz com que a sós ou com um companheiro aleatoriamente seleccionado no universo online de MW3 tentemos levar a cabo determinada acção. Por exemplo, na missão do rapto do presidente russo, podemos ter de ser nós a conseguir raptá-lo.
Todos estes modos online, posso prometer-vos que levarão muitas e muitas horas dos vossos próximos meses. Isso é uma promessa.
Nota Final- 9,0
[0................10]
Se o Homem foi feito para guerrear, então Call of Duty: Modern Warfare 3 será a melhor arma que a saga Call of Duty já lançou para o fazer. Baseando-se fortemente no que de melhor já tinha conseguido no passado, e conseguindo mesmo assim reinventar-se Modern Warfare 3 apresenta-se no pelotão da frente dos jogos de guerra para consolas e PC. Com um modo Campanha que embora bastante curto, nos consegue presentear com os mais variados condimentos habituais, acção alucinante, combates em larga escala, missões Stealth, desespero e falta de ar e até mesmo um pouco de suspeição, MW3 apresenta-nos ainda com um Multiplayer fabuloso e que durará durante vários meses, muito provavelmente até ao próximo lançamento CoD.
Call of Duty: Modern Warfare 3 é, sem dúvida, o melhor jogo da série CoD!
Género: First Person Shooter Plataforma Analisada: Playstation 3 Outras Plataformas: Xbox 360, PC, Wii Homepage: Call of Duty: Modern Warfare 3
Este artigo tem mais de um ano
“Must have” para o PC :p
Tanto no pc como na xbox 360 vale bem a pena
como já é habitual a versão ps3 das 3 é que tem gráficos piores devido as limitações gráficas da ps3 serem um bocado inferiores comparando com a xbox 360 . A Ps3 tem apenas 256mb de ram e uma gráfica inferior a xbox 360 com 512ram e gráfica Ati superior , para não falar no comando da ps3 que para fps não lembra a ninguém lol
Basta comparar o Battlefild 3 e call dutty para ver que a versão xbox 360 tem gráficos mais detalhados e superiores , coisa que na ps3 é impossivel melhorar devido as limitações da consola …. quiserem ter um cpu um bocado melhor quando o mais importante é placa grafica e ram a sony anda sempre a durmir nunca mais aprende com os erros lolol
cumps
Hater much? se a PS3 tem gráficos inferiores é porque os meninos da Activision (sim eu sei que o jogo não é feito pela Activision, apenas publicado) são uns preguiçosos danados, têm contrato com a Microsoft e não se dão ao trabalho de mexer na PS3. Eles fazem em DVD e pronto.
Agora para o senhor que fez a análise: Sons 9.3? UI! se este tem 9.3 então o BF3 não sem quanto tem x)
Das duas uma, ou estás sob o efeito de drogas ou então não sabes do que falas.
O HW da PS3 é em tudo superior á XBOX.
O acesso à memória é mais rápida (25.6gb/s vs 22.4gb/s), a gráfica a clock é a mesma nas 2 consolas embora a xbox360 tenha mais pipelines (que é useless, visto que nada adianta ter mais pipelines e ter um clock “reduzido”), processador, nem vale a pena comparar processadores CELL com PPC. O PPC é uma excelente arquitectura, mas os 8 processadores de CELL, são algo abismal. A prova disso é que esses processadores são utilizados para o desempenho de diversos sistemas críticos. PowerPC quer se queira quer não, é uma arquitectura moribunda. Leitor de Multimédia… Bluray, disco rigido, USB etc… E para terminar, deixo apenas estes jogos: Uncharted, GOWIII e MGS4. Sem dúvida que é uma consola extremamente limitada…
Quanto aos gráficos serem “inferiores” deve-se apenas ao jogo ser programado em cima da plataforma da Microsoft (Xbox) e depois ser portado para a PS3.
Enfim no comment
E isso tudo és uma anedota … achas mesmo andas a ler isso onde então os jogos devem ser todos port da xbox não ? lol battlefild é uma diferença bem grande , a ps3 de nada serve ter buray e outras tretas quando a nivel grafico deixa muito a desejar o próprio IGN e gamespot falam disso , o crysis 2 na xbox alem de tem graficos superiores foi considerado o melhor jogo ate a data aparecer numa consola para não falar em forza 4 ou gears of war 3 que a nivel são gráfico vez de dizeres tanta asneira vai a sites de como IGN e perdes toda a razão são 512 ram da xbox contra apenas e apenas 256 da ps3 para não falar da grafica da ps3 ser de nivel baixo e inferior enfim que adianta ter cpu quando a grafica e memoria Ram são uma porcaria ….
O que falta então para ser um 10? Para além do bug relatado, claro.
Será começarmos a levar com balas de paintball?!
Joguei Warfare 1 e fiquei louco. Às escuras dá quase vontade de rastejar pela sala, esconder atrás do sofá, etc..
Agora vou jogar o Warfare 2. E com calma chegarei ao 3, quando vocês já tiverem no 5 🙂
http://simaoescuta.blogspot.com
“Call of Duty: Modern Warfare 3 será a melhor arma que a saga Call of Duty já lançou para o fazer”
Não concordo absolutamente nada. Para mim em termos de singleplayer é o pior COD de sempre. A única coisa que se safa são as cenas em NY e Paris que lhe dão uma envolvência fantástica. De resto em termos de história e de capacidade de prender o jogador coitadito (gráficos, som e o camandro é exactamente igual aos anteriores, por isso o jogo tem que prender pelo lado da história, porque de resto é um deja vu).
Foi também em que pela primeira vez comecei a jogar um jogo após o jantar de um dia de semana e consegui acabá-lo antes da minha hora normal de ir para a cama. O que é demais (ou neste caso «de menos») em termos de longevidade é exagero. Qualquer dia demora mais a instalar um jogo do que a completá-lo.
-Já acabei o meu, em 6h e 53m
Pois parece ser pequeno no SP, um defeito cada vez amior dos jogos modernos…
em que dificuldade ja agr? =)
é k eu passei o jogo em 4h30 em hard (inda n comecei em veterano ^.^ )
mas o sp é pequenino de facto =/
O MP na wii é uma lástima, de tão lag ter…
Não terá a ver com a tua conexão?
Presumo que seja via wi-fi…
Eu estou a pensar em comprar para a Wii (tb tenho uma) e pelo que tenho lido está muito bem conseguido para essa plataforma e é talvez o melhor FPS desta plataforma.
Só tenho pena que seja tão caro.
Concordo com a nota dada pelo PPLWARE a este fantástico jogo.
Visto que o jogo foi lançado no dia do meu aniversário, como não poderia de deixar de ser, foi uma boa prenda!
Quanto aos graficos, ainda bem que o motor de jogo não mudou muito porque senão parece-me que acontecia o mesmo que me aconteceu com o BF3… não conseguir jogar!
Concordo também quando dizem que o jogo é pequeno, aliás, acho muito pequeno, mas como já esperava isso não me surpreendeu. Mas quando comprei este jogo não foi a pensar no SinglePlayer mas sim no Multiplayer (SpecOps inc.). É este modo que me tem tirado várias horas do meu dia.
Proprietário do MW1 e MW2 sei muito bem admitir que o jogo não trouxe muitas alterações significativas tanto num modo como noutro, mas é sempre aquele jogo que não me faz pensar duas vezes na hora de comprar. Quem gosta de lagosta, não vai deixar de comer uma próxima vez só porque já conhece o sabor!
Neste jogo só tenho a lamentar a quantidade de “cheaters” que já me apareceram no caminho e muitos dos quais portugueses! Enfim!
Espero bem que adoptem outra estratégia para os DLCs e não venham roubar o povo com meia duzia de novos mapas por 15€. Os recordes que são batidos em termos de receitas podiam muito bem lembrar-se de quem lhes fez ter essas receitas. E espero DLC para o modo singleplayer!
Paulo,
Na missão em Paris encarnamos Frost, membro da Delta Force e não o Cpt. Price.
Na minha opinião este jogo é o melhor FPS para PC (e sim, já joguei Battlefield que, embora muito bom, fica uns “pozinhos” atrás de MW3).
O jogo é brutal mas este motor gráfico já chateia… Agora com o Frostbite 2, o engine do Call of Duty já esta um pouco atrasado…
Ao menos não nos podemos queixar de requisitos muito puxados.
Claro que o Engine do MW3 nao tem melhorias… Eles tentaram mudar com o Black Ops mas sinceramente nao gostei da jogablidade, muito fraca, e as armas pareciam pipocas a estoirar ahahah.
A estrategia deles foi investir num bom fim de historia para a Saga e evoluir o Multiplayer, pois senao nao teriamos um MW3 Grandioso ( a nivel de graficos etc etc ) em tao pouco tempo pois tinham de começar do zero.
Eu só tenho uma queixa, é que sempre comprei jogos via Steam, MAS agora a steam detecta a localização dos nossos PC’s e muda os preços, logo tentei comprar este jogo e custa me 59€ (ou 69€ já nem me lembro). Se eu encomendar em Inglaterra o jogo custa 40€. Sempre apoiei a Steam por vir acabar com a mama de algumas empresas de distribuição em Portugal e agora a Steam vem associar se a eles?
Agora adivinhem onde comprei o jogo????? LOL
Adiante, estou a jogar e é muito bom, esta série de jogos deixa qualquer um maravilhado, só é pena ter de jogar no PC pois na PS3 ui, este tipo de jogos não é para mim lá… FPS tem de ser com teclado e rato….
Teclado e rato FTW!
Pois é.
Por isso é que gajos como eu, passaram a comprar chaves russas 😉
Tens de 11.20€.
E de 15.99€ como a minha.
Enviam-te o scan da key.
Quando vem a review do battlefield3? 🙂
O BF3 n precisa de review, é 10 e ponto xD
Pois é… MW3 FAIL!
O motor de jogo é exactamente o mesmo do MW2, continua a não haver servidores dedicados (PC), o que leva a lags terriveis do jogador host, continua aberta a porta a hacks, etc. Os podres de MP do lançamento anterior não foram resolvidos.
Os shooters hoje em dia são muito mais que o SP e neste caso o MW3 falha terrivelmente.
Na minha opinião (e joguei os outros todos anteriores da saga MOH e COD), MW3 não é um jogo novo, é um map pack do MW2.
Dito isto, BF3 está muito muito acima desta release.
Existem servidores dedicados, mas tens de ir as options e indicar que os queres ver. Quando estás no menu principal de MP, vai-te aparecer um item “servers”, e viola, servidores dedicados. Até agora não apanhei nenhum com ranking, mas tem modos de jogo espetaculares, sendo o que mais gostei foi o “One in the chamber”, uma pistola, uma bala, e voltas a ganhar a bala quando matas alguém 😉
Ok. Tens razão.
Existe a possibilidade de criar servidores dedicados mas tens de ter o trabalho de encontrar uma comunidade que é de confiança e jogares lá.
Já faziam era uma análise como deve ser ao battlefield 3, nem sei como puderam dar 9 a um jogo que basicamente é um remake da versão anterior!
Ainda não acabei o jogo, mas parece-me que o primeiro foi marcante, o 2º foi brutal e este parece-me um pouco morno, aver vamos…
Porque é que o battlefield 3 nunca vai ser “melhor” que o MW3? Aqui vai uma boa explicação:
http://www.examiner.com/playstation-in-charlotte/the-real-reason-battlefield-3-will-never-be-better-than-modern-warfare-3
Concordo plenamente, toda a gente com 2 dedos de testa sabe que bf3 é melhor mas dada toda a publicidade, versões anteriores e mentes fechadas, mw3 será melhor para essas pessoas.
À dias falei com um amigo meu que me disse “Até um fanboy de CoD pode pensar que o bf3 é melhor mas nunca admite”. So true..
Ora nem mais. Que sagas anteriores ao BF 3 foram de jeito??? So um praí. jogei o Bad company … pff em 2h acabei o SP …
“Ora nem mais”? Ou seja, nem te deste ao trabalho de ler o artigo!
De qualquer forma, qual é a alminha deste mundo que compra o Battlefield (seja qual for a versão) para jogar em modo campanha (Modo esse que nas versões <=2 nem sequer existia)? Isto é um jogo completamente orientado para online e nisso é o melhor… deal with it!
Podiam também analisar o Battlefield 3 para PS3 e depois até podiam comparar um e outro, acho que podia ser interessante.
Quanto ao jogo, não joguei mas já me disseram que está muito bom. Mas posso falar do Battlefield 3 que estou a adorar jogar, está fantástico!
Acho que quando é para analizar um jogo MultiPlataforma, deve ser analizado onde o jogo brilha mais, ou seja no PC.
Gostava de ver uma analise ao BF3, no pc, ao seu máximo.
Dar uma nota de 8.9 nos gráficos deste MW3 é um pouco.. vá.. LOL.. Porque nas consolas, é dos melhores que se pode ter, no pc tá no top. Este mw3..well.. falam da destruição, que é feita por script, naquele local aquela hora x edificio vai cair. No BF3 assistem uma destruição mais realista, ou seja paredes, casas,carros, conseguem ver essa destruição.
Outra coisa que não mencionaram foi o Som.
Jogo muito, muito, muito bom.
Dos melhores FPS que já joguei. E já joguei muitos.
Boa review, mas 8,9 em gráficos parece uma piada.
Eu dava 8 no máximo, porque ao contrário do que muitos dizem não é assim tão mau, ainda é bom vá. Não é que eles queriam saber disso, desde que venda bem é o que interessa.
O Multiplayer é mais do mesmo com algumas paneleirices novas para o pessoal dizer que vale bem a pena os 70 euros que se dá pelo jogo (mas se vende – who cares ?).
A única coisa que este COD tem melhor do que o Battlefield 3, mas por pouco, é o singleplayer (isto porque venho a acompanhar a história dos mw anteriores), épico como sempre, de resto … a partir do MW2 (que gostei bastante) … já cansa.
Este jogo é qualquer coisa..fantástico!
Ainda não terminei a campanha pois ainda não tive muito tempo… mas começa a chatear este tipo de jogos serem ultrapassados em meia dúzia de horas. Já nem em hard faz demorar mais algum tempo. De qualquer forma, a envolvência continua fantástica e na minha xbox não notei qualquer problema.
Está aprovado… mas têm de começar a melhorar as campanhas! Já lá vai o tempo em que passava dias a terminar um jogo… agora numa noite vai-se o gostinho!
A compra veio de Inglaterra que, após uma pré-reserva, chegou cá dois dias depois do lançamento e por 40€… já nem me lembro do último jogo comprado em Portugal! Não vale a pena!
Excessivamente curto para um jogo que, nas lojas, custa o que custa.
As novidades em MP não justificam o preço. Em SP, apesar de termos uma storyline interessante, penso que neste descambou para uma conclusão demasiado óbvia e forçada. Sim, o gajo não pode morrer até à cena final.
O resto dos problemas em SP é o que foi mencionado e que pertence à família dos COD: eventos demasiadamente scripted. As tais “linhas invisíveis” que fazem com que deixem de surgir, do nada, ondas e mais ondas de soldados. No início é interessante estarmos rodeados de inimigos, abaixarmos a cabeça ao som dos tiros… depois, começa a interiorizar-se a mecânica de “quando chegar ali isto pára” e perde-se poder de imersão no ambiente de guerra. O que é mau.
Graficamente continuo a achá-lo muito bom. E aqui, considero a flexibilidade uma mais valia. Há máquinas razoáveis que não correm o BF3 satisfatoriamente mas que, por outro lado, permitem um desempenho bastante aceitável no MW3… gráficos ajudam, mas não são tudo. E se sacrificar jogabilidade pelos gráficos é mau, querer uma actualização à máquina sempre que sai um jogo novo é inadmissível, e é o que cada vez mais “exporta” jogadores para o mercado das consolas.
Pra mim o que importa é a história. Nao me interesso muito no MP. Quem são mais conhecidos, o cpt. Price e o Soap ou os do BF? Os graficos nao precisam melhorar pro jogo melhorar. O proximo cod vai inovar de novo, eu espero.