27 de Outubro de 2015: Será o Dia H(alo)
Como a maior parte de vós (ou pelo menos, os possuidores de Xbox One) deverão certamente ter conhecimento, hoje é o dia de lançamento de um dos jogos mais ambicionados dos últimos meses (e quase diria, dos últimos anos).
Se há determinados jogos que com o passar do tempo se passaram a imiscuir com as plataformas onde são jogados, creio que, a saga Halo será um deles, certamente. Dificilmente se conseguirá falar de Halo ou de Master Chief sem imediatamente nos lembrarmos das consolas Microsoft.
A Xbox One está portanto de parabéns, pois o seu exclusivo Halo 5: Guardians já se encontra nas lojas!
3 anos foi o que demorou a ser desenvolvido mas a espera terminou … Halo 5: Guardians já se encontra entre nós e trata-se de um dos maiores e mais mediáticos lançamentos deste ano, sem dúvida.
Os números por detrás de Halo 5: Guardians são brutais e não se limitam apenas aos números ingame (tal como o Pplware aqui revelou).
Trata-se de uma produção milionária, o que também seria de esperar, visto ser um dos jogos porta-estandarte da gigante norte-americana e de no passado recente também termos assistido aos lançamentos dos anteriores Halos com valores crescentes.
Mais de 100 milhões de dólares americanos (não confirmados pela Microsoft) foram supostamente os valores colocados à disposição para o desenvolvimento de Halo 5: Guardians o que, mesmo assim, faz deste lançamento um mega lançamento.
Sejam valores fidedignos ou valores inflacionados, o que interessa é que a própria série Halo faz por os merecer. Lembro que, Halo 4 garantiu mais de 300 milhões de dólares de vendas só na primeira semana de lançamento em 2012 e não nos podemos esquecer que desde 2001 que mais de 60 milhões de jogos Halo foram vendidos em todos os cantos do Mundo.
Segundo dados oficiais é ainda possível verificar que nos últimos 14 anos, jogadores de todo o Mundo gastaram mais de 4 biliões de dólares americanos em produtos relacionados com o jogo, seja no próprio jogo, acessórios ou merchandising.
É hoje possível ver à venda (física ou em lojas online) uma vasta gama de produtos relativos a Halo … desde jogos de tabuleiro, séries de animação, miniaturas, livros, bonecos, roupas …
São valores simplesmente astronómicos mas que acabam por fazer sentido no Universo gamer (das consolas Microsoft).
A ligação entre Halo e as consolas Xbox é, portanto, antiga e por alturas de lançamento da Xbox original Halo foi uma das causas principais pelas quais o lançamento da consola não foi um fiasco. Não afirmo que tenha sido o jogo apenas, mas que tenha tido um certo impacto positivo.
14 anos mais tarde, eis que Halo continua a vingar nas Xbox (neste caso na One) e a levar o jogo mais longe, quer em termos de enredo, quer em termos de evolução tecnológica.
“A série Halo funde-se com o próprio conceito de Inovação e puxa até ao limite, as capacidades tecnológicas das Xbox”, referiu um responsável Microsoft.
Entretanto, desde cedo que Halo 5: Guardians se revestiu de algum receio … especialmente quando foi anunciada a saída de cena da Bungie (produtora carismática da série Halo que agora lançou o seu rival, Destiny) e a entrada da 343 Industries, factos que colocaram algumas dúvidas sobre o futuro da série.
Halo 5: Guardians apresenta como principal questão a dilacerante dúvida “Master Chief, herói ou traidor?”
Esta é a dúvida que é colocada ao jogador desde o primeiro momento de Halo 5: Guardians, e à qual vamos encontrar as respostas ao avançar da aventura (na qual jogamos com Master Chief mas também com o Spartan Locke que é enviado para o capturar).
No final uma questão sobressai … “Será que a espera de 3 anos foi compensada?”
A resposta a esta questão será, eventualmente controversa e algo subjetiva, até porque o que agrada a uns não agradará sempre a outros mas, aguardem para breve a nossa opinião.
Homepage Halo 5: Guardians
Este artigo tem mais de um ano
Obra de Arte Massiva!
Só joguei no primeiro Halo quando saiu, hoje tenho vontade de voltar a experimentar 🙂
Só posso dizer que o multiplayer está divinal, o bom velho Halo está de volta!
O “bom velho”? Ironia só pode, antes nao havia corer, propulsores, invisibilidades nem nada. Depois, no reach tinhas 1 poder para isso (O que veio melhorar, até pq o reach foi o melhor halo), agora tens corrida infinita, propulsores, tudo junto… De velho nao tem nada, e de bom ainda menos