11-11 Memories Retold outra visão sobre a 1ªGrande Guerra
Quando falamos de jogos acerca da 1ª Guerra Mundial, é normal pensarmos de imediato em títulos de guerra (FPS ou RTS). É normal.
Contudo muito mais se passou durante esses anos negros da História Mundial e recentemente, a Bandai Namco revelou os seus projetos de lançamento de um jogo diferente dos demais, 11-11: Memories Retold.
A Bandai Namco revelou recentemente 11-11: Memories Retold (em português Memórias Recontadas), uma história da 1ª Grande Guerra Mundial que tenta mostrar aquilo que a maior parte dos jogos com esse tema não mostra: a parte emotiva.
Se pensarmos um pouco em jogos sobre a 1ªGrande Guerra, o mais normal é lembrarmos-mos de imediato de nomes como Call of Duty, Battlefield, Blitzkrieg, Sudden Strike e mais.
Fugindo completamente a essa tendência a Bandai Namco em cooperação com os estúdios Aardman Studios e DigixArt, preparam-se para lançar um jogo dedicado à dor e sofrimento que o conflito causou.
Segundo as palavras dos responsáveis 11-11: Memories Retold “terá estilo artístico único que providenciará aos utilizadores uma experiência incomum, diferente de tudo o que viram até agora, … para criarem algo emocionante e cativante”.
David Sproxton, Presidente Executivo dos Aardman Studios revelou que “Cativar audiências com histórias apelativas através de animações está no âmago daquilo que queremos fazer no Aardman Studios. Com este projeto queremos produzir uma experiência emocionalmente rica com uma identidade visual que reflete o sentimento desta narrativa. 11-11: Memories Retold é verdadeiramente algo empolgante para nós, pois marca a primeira incursão do nosso estúdio num jogo desta escala e estamos entusiasmados para ver o resultado.”
Por sua vez, Yoan Fanise da DigixArt adiantou ainda que “11:11: Memories Retold é um jogo muito especial a vários níveis. Desde o estilo artístico pintado, à narrativa emocional que criámos para que os jogadores possam reavivar o passado dos seus antepassados. Estamos a ultrapassar os limites das experiências que vemos em videojogos hoje em dia e esperamos que este deixe uma marca naqueles que o quiserem jogar.”, continuando ainda "11-11: Memories Retold será especial em muitos níveis. Todos os anos em 11 de Novembro as pessoas usam uma papoila em celebração dos soldados britânicos caídos em batalha". No trailer, podemos ver uma clara referência às papoilas.
Por fim, o Vice-Presidente de Marketing & Digital da Bandai Namco confidenciou que “Somos dedicados a trabalhar com bons talentos provenientes de diferentes indústrias. O facto de podermos cultivar esta colaboração única com Aardman Studios e DigixArt, e ajudá-los a atingir a sua visão sobre que emoções é que um videojogo pode transmitir, é um trabalho extremamente entusiasmante para nós!”
Ainda se sabe pouco sobre o jogo mas a avaliar pelo trailer revelado, parece que vamos ter direito a um estilo artístico baseado em ecrãs desenhados à mão e com uma forte componente narrativa. Será interessante ver qual a direção que a ação do jogo vai tomar e quais as interações (e seus efeitos) que o jogador poderá tomar.
Este artigo tem mais de um ano
Este programa é incrível
“Se pensarmos um pouco em jogos sobre a 1ªGrande Guerra, o mais normal é lembrarmos-mos de imediato de nomes como Call of Duty, Battlefield, Blitzkrieg, Sudden Strike e mais.” – destes apenas o Battlefield teve uma versão sobre a 1ª grande guerra!