WordPress 3.6 “Oscar” está lançado e traz óptimas novidades
O WordPress é, provavelmente, o CMS mais usado na Internet. É nele que assentam a maioria dos blogs que encontramos nas nossas navegações na Internet e um dos mais fáceis de usar para gerar conteúdos e também um dos mais simples de gerir.
Tal como muitas outras plataformas, o WordPress está constantemente a ser melhorado e a ver problemas serem corrigidos para se manter com a qualidade que os seus utilizadores esperam.
Foi agora anunciada a disponibilização de mais uma versão, a 3.6, que é dedicada ao pianista de Jazz Oscar Peterson. As melhorias são notórias e traz novidades muito interessantes.
A nova versão do WordPress agora apresentada vem dar seguimento às alterações que as versões anteriores trouxeram e vem dar-lhe novas ferramentas para a colocação de conteúdos online.
Mantêm a sua simplicidade de utilização, ao mesmo tempo que permite incorporar conteúdos externos de forma simples e rápida.
Nesta versão podem encontrar um novo theme default, o Twenty Thirteen, melhorias na auto gravação e bloqueio de artigos, uma interface de controlo de versões melhorada e refeita, suporte nativo para embeber vídeo e áudio e a melhoria na integração com o Spotify, Rdio e SoundCloud.
Estas melhorias vem tornar ainda mais simples e criação de conteúdos para publicação na Internet, garantindo que apenas necessitam de se concentrar na criação dos mesmos, sem terem de se preocupar com toda a parte de gestão e melhoramento desses mesmos conteúdos.
Na perspectiva do utilizador do WordPress podemos encontrar as seguintes novidades:
- Um novo theme, o Twenty Thirteen, preparado para apresentar os conteúdos de forma rica e com muitas cores.
- O processo de revisões foi revisto e grava todas as alterações. Ao mesmo tempo podem navegar nessas mesmas alterações de forma simples e rápida, podendo ver as mesmas linha a linha e identificando os seus autores.
- Bloqueio de artigos e auto gravação melhorada, criado especialmente para sites em que mais que um autor produz conteúdos no mesmo artigo. Cada autor tem a sua fila de gravações e que são guardadas localmente e no servidor. Pode ainda ser feita a tomada do artigo, para que sejam essas as alterações assumidas.
- Leitor de media HTML5 nativo para áudio e vídeo, para que possam embeber media sem terem de recorrer a serviços externos.
- O editor de Menus está mais simples de entender e de usar.
Mas os programadores e todos os que desenvolvem nesta plataforma tiveram também direito a algumas novidades.
- Existe uma nova API de áudio/vídeo que dá acesso a metatags, como as tags ID3.
- Pode agora ser escolhido o HTML5 para coisas como comentários, forms de pesquisa ou listas de comentários.
- Filtros melhorados para a forma como as revisões funcionam, o que permite que gravem conteúdos diferenciados para tipos de artigos distintos.
- ...e mais de 700 tickets de problemas resolvidos e fechados.
Se usam o WordPress como base para os vossos sites então vão ver que estas melhorias vão tornar ainda mais simples a utilização desta plataforma, não apenas na criação de novos conteúdos, mas também na sua gestão.
Esta actualização traz também algumas correcções de segurança e por isso deve ser instalada em todos os sites que usam o WordPress, mesmo que não pretendam ter acesso às restantes novidades.
Devem ter já presente o alerta para a realização da actualização. Caso não tenham devem esperar mais algumas horas ou fazer a actualização de forma manual, a partir do site do WordPress.
Quais as qualidades que mais apreciam no WordPress? Partilhem as vossas experiências
Download: WordPress 3.6
Homepage: WordPress
Este artigo tem mais de um ano
A simplicidade e rapidez com que se cria e mantém um blog/site.
Já o uso há mais de dois anos e não me canso de o utilizar.
Na vossa opinião, para a criação de web sites, qual a melhor ferramenta:
Joomla! ou WordPress?
Sendo objectivo, nenhum desses sistemas pode ser considerado como “ferramenta para criação de website”. Não é esse o objectivo. Tratam-se de sistemas que permitem muito facilmente, e basicamente sem nenhum conhecimento técnico sobre tecnologias web, disponibilizar e gerir um website podendo muito facilmente adicionar/editar conteúdo ou alterar templates. Com esses sistemas qualquer pessoa consegue colocar um site decente online em 3 passos: instala o cms, escolhe o template e adicionar conteúdo. Done.
Entre os CMS que falas, já utilizei ambos e neste momento quando é necessário aposto sempre no wordpress, o sistema é muito sólido, já foi tudo inventado, tens muitos plugins e temas. Pela minha experiência é o melhor.
Concordo. Das vezes que utilizei o Joomla, não gostei. Alias nunca abri ao publico um site com o Joomla.
Utilizo as duas plataformas WordPress, ou seja, a *.org e a *.com. A *.org para quem tem hosting, podendo inserir widgets de toda a espécie, scripts, etc.; A *.com, sem acesso a scripts, apenas aos widgtes disponíveis na plataforma e com inserção de vídeo muito limitada pois não aceita a maior parte dos link de média. Se quiser colocar um vídeo do Sapo, não posso, por exemplo.
Mas qualquer delas é simples de utilizar e de gerir. Já tive blogs no Sapo, no Blogger e troquei essas plataformas pela WordPress *.com e *.org. Aconselho.
Criação de web sites? Dreamweaver ou sublime, e depois bootstrap.
É um bocadinho mais complicado mas não está dependente de nenhum programa.
TextWrangler no MAC ou NotePad ++ para Windows.
Dispenso Mac e o Notepad++ parece que ficou parado… Gratuito, o Sublime. Com “magia”, o Dreamweaver
Mas obrigado na mesma.
Por acaso tenho alguns sites que utilizo o WordPress. Acho que é dos melhores na gestão de conteúdos e dá para quase tudo.
Não uso de forma massiva, porque para certo tipo de sites não há necessidade dum sistema destes ou existem sistemas mais adequados.
Qualquer das formas, cada dia que passa a utilizar o WordPress fico mais satisfeito com ele. Já utilizei outros, mas este foi o que vingou na minha escolha deste tipo de serviços.
WordPress é tudo para meu site, fiquei muito feliz pela equipe ter colocado meu nome como contribuinte de tradução nessa nova versão. #VivaALiberdade #VivaWordPress
Eu é Blogger até ao fim. Já tentei usar no WP no passado mas era complicado, embora melhor que o blogger a nível de paginação.
olá pessoal.
O WordPress 3.6 esta com problema no menu. Alguém sabe como resolver?
Warning: sprintf() [function.sprintf]: Argument number must be greater than zero in /home/wp-admin/nav-menus.php on line 478
Parece que seu tema não é compatível com esta versão do WordPress.
Cesar, este erro está acontecendo com o próprio tema básico do WP o 2013.
Estou procurando solução, pelo visto não interfere em absolutamente nada, fora a mensagem de erro na tela do menu. Todo o resto do site funciona perfeitamente.
Pelo que eu apurei, o erro é por causa de alguma tradução para PT-BR, o inglês não da erro, porem o meu tema também esta com incompatibilidade no menu gerando um erro mais grave.
Vou instalar de imediato, espero não ter problemas com os plugins após a atualização.