Windows 1.0 faz 39 anos! O primeiro com interface gráfica
A Microsoft continua a ser a empresa em destaque nos sistemas operativos para desktop. É verdade que há outros, mas é a Microsoft, com o Windows, que detém uma grande parte do mercado. Por falar nele, o Windows 1.0 faz 39 anos.
Windows 1.0: a interface "amigável" entre o MS-DOS e utilizador
O Windows 1.0, como o nome sugere, foi a primeira versão final do sistema, vendida na época por $99. Este Windows na realidade não era um sistema operativo próprio, mas sim uma interface que fazia a ligação entre o DOS e o utilizador.
Este sistema operativo, anunciado a 10 de novembro de 1983 (há 40 anos) e lançado a 20 de novembro de 1985 (há 38 anos), necessitava como recursos mínimos o MS-DOS 2.01 256 KB de RAM e, claro, um disco rígido. O MS-DOS da altura só conseguia suportar 1 MB de aplicações, tentando mesmo assim criar um sistema multitarefa.
Os computadores dessa década (XTs) tinham apenas 512Kb de memória.
No seu lançamento, esta versão do sistema operativo da Microsoft vinha em 4 disquetes de 360KB cada, uma contendo o famoso jogo Reversi, um calendário, um bloco de notas, uma calculadora, um relógio, o "command prompt", o Write, o Painel de Controlo, o popular Paint, além de programas de comunicação.
Requisitos do Windows 1.0
- Processador: 8086 ou superior.
- Memória: 256 KB de RAM.
- Armazenamento: Unidade de disquete dupla ou um disco rígido.
- Display: Suporte para monitores CGA, EGA, e Hercules.
Programas Integrados no Windows 1.0
- O Windows 1.0 vinha com apps básicas como:
- Paint: Um programa de desenho.
- Notepad: Um editor de texto simples.
- Write: Um editor de texto mais avançado.
- Reversi: Um jogo.
- Calendário, Relógio, e Calculadora.
Quando foi lançado, já permitia a utilização do rato, o sistema de janelas e de ícones. A versão 1.0 ainda não suportava a sobreposição de janelas.
“O primeiro com interface gráfica” – Isto é um long-shot, não???
Se não me falha a memória antes houve o Mac e antes ainda (por ~um mês) o OS do Sinclair QL (que também já tinha janelas e tal…)
e não vamos falar de sistemas ainda anteriores, porque – SE A MEMORIA NÃO ME ESTA EM ERRO – acho que foi a Xerox Alto a primeira a ter uma GUI na década de 70 (mas aqui posso estar errado…….. pode ter sido a corel ou qualquer outra… só verificando)
Como diz no artigo, o primeiro sistema operativo WINDOWS com interface gráfica, portanto estão excluídos outros sistemas, nomeadamente o MacOS.
Uma pequena nota: 1984 foi, também, o ano do lançamento do PC-AT. Que veio contribuir para a aceitação do Windows 1.0 (e das versões seguintes). Foi interessante ver a excitação que os dois lançamentos provocaram no mundo empresarial.
Belos tempos já marcados pelos ataques de vírus propagados pelas disquetes contaminadas.
O “Barrotes” faz 31 anos
Tambem está de parabens
O meu primeiro vírus
Para quem não sabe o AT era um IBM
já agora, para os mais curiosos: diretamente do fundo do baú, de Janeiro de 1984, a GUI do Sinclair QL
https://www.youtube.com/watch?v=Dlu6yMa4H0I
Windowing System + Multitasking (libertado 1 mês antes do MAC!!!)
Sff, ninguém venha falar dos BUGs está bem!!! ahahah
E em 1986 o lançamento do DR-DOS, da Digital Reserch, que utilizei, e com user interface parecido com o Windows 3.1 (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/DR-DOS).
A interface gráfica denominava-se GEM (Graphics Environment Manager) lançada em 1985 pela Digital Research. O GEM ficou mais conhecido por ser a interface gráfica dos computadores da série Atari ST.
O meu Primeiro PC tinha o Windows 3.1 e o MS-Dos 6.
Ainda tenho a diskette do Windows 1…
Não tenho é onde a ler… LOL
Gracas a apple o windows tornou se num SO com UI grafica. Senao seria outro linux apenas para nerds e que hoje ja caiu no esquecimento e ninguem usa
Depois do Spectrum, comecei a utilizar o DOS 5.0, depois o 6.2 e 6.22. Interface gráfica comecei com Windows 3.1. Ainda tenho guardadas disquetes. Atualmente tenho máquina virtual com estes S.O mais antigos, só para relembrar.
Enaaaa o DOS 6.22!!! O climax do DOS!!! Lembro-me bem disso!!! A partir do 6.22 foi sempre a descer ahahaha
Bons tempos. Tinha menos bugs que o Windows 11.