PplWare Mobile

Windows 1.0 faz 39 anos! O primeiro com interface gráfica

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. joão says:

    “O primeiro com interface gráfica” – Isto é um long-shot, não???

    Se não me falha a memória antes houve o Mac e antes ainda (por ~um mês) o OS do Sinclair QL (que também já tinha janelas e tal…)

    e não vamos falar de sistemas ainda anteriores, porque – SE A MEMORIA NÃO ME ESTA EM ERRO – acho que foi a Xerox Alto a primeira a ter uma GUI na década de 70 (mas aqui posso estar errado…….. pode ter sido a corel ou qualquer outra… só verificando)

  2. Fred says:

    Uma pequena nota: 1984 foi, também, o ano do lançamento do PC-AT. Que veio contribuir para a aceitação do Windows 1.0 (e das versões seguintes). Foi interessante ver a excitação que os dois lançamentos provocaram no mundo empresarial.
    Belos tempos já marcados pelos ataques de vírus propagados pelas disquetes contaminadas.

  3. joão says:

    já agora, para os mais curiosos: diretamente do fundo do baú, de Janeiro de 1984, a GUI do Sinclair QL

    https://www.youtube.com/watch?v=Dlu6yMa4H0I

    Windowing System + Multitasking (libertado 1 mês antes do MAC!!!)

    Sff, ninguém venha falar dos BUGs está bem!!! ahahah

  4. João says:

    E em 1986 o lançamento do DR-DOS, da Digital Reserch, que utilizei, e com user interface parecido com o Windows 3.1 (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/DR-DOS).

    • AO says:

      A interface gráfica denominava-se GEM (Graphics Environment Manager) lançada em 1985 pela Digital Research. O GEM ficou mais conhecido por ser a interface gráfica dos computadores da série Atari ST.

  5. Francisco Reis says:

    O meu Primeiro PC tinha o Windows 3.1 e o MS-Dos 6.

    • trolha333 says:

      o meu também mas o DOS era o 5
      depois lá experimentei o Windows 3.11 mas vi que não era para mim… vinha em várias disquetes.
      O meu primeiro pc era um Schneider 386 @20MHz com 3MB RAM, depois fiz upgrade para 5MB.
      o hdd já era de 50MB.
      tinha ecrã a cores mas tinha adicionalmente um drive de disquetes 5,1/4.
      Bons tempos… ainda me lembro de consultar o manual do Windows em papel e de ficar super entusiasmado com o jogo de disparar o canhão contra o vento e do esquiador a fugir do lobo!
      o primeiro vírus veio numa diskete com o jogo pacman e chamava-se “I Love You”.
      A impressoraera uma epson de agulhas.
      Bons tempos!

  6. nunx says:

    Ainda tenho a diskette do Windows 1…
    Não tenho é onde a ler… LOL

  7. Pulito says:

    Gracas a apple o windows tornou se num SO com UI grafica. Senao seria outro linux apenas para nerds e que hoje ja caiu no esquecimento e ninguem usa

  8. Paulo Sérgio says:

    Depois do Spectrum, comecei a utilizar o DOS 5.0, depois o 6.2 e 6.22. Interface gráfica comecei com Windows 3.1. Ainda tenho guardadas disquetes. Atualmente tenho máquina virtual com estes S.O mais antigos, só para relembrar.

  9. zaorapk says:

    Bons tempos. Tinha menos bugs que o Windows 11.

  10. Rui M. says:

    Ainda tenho isso tudo em diskets, não sei é se funcionam.

  11. Rui M. says:

    O meu primeiro PC foi um 486 e o meu primeiro virus foi o GEN Be

    • Paulo Sérgio says:

      Também tive um 486 DX4, o primeiro foi um 286 da Schneider comprado usado, eram extremamente caros na altura. Tive outro pelo meio, talvez 386 ou 486 DX já não me recordo.

  12. Filipe says:

    Actualmente seria difícil dar esses 99 dólares (pela inflação deveria ser o triplo nos dias de hoje), mas deve ter sido uma novidade na época.

  13. JMRuas says:

    Convém relembrar que o primeiro PC foi posto à venda em 1982, com monitores com letras verdes (mais tarde âmbar), sobre um fundo preto. A partir daqui a evolução foi aquilo que se viu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.