Windows 1.0 faz 39 anos! O primeiro com interface gráfica
A Microsoft continua a ser a empresa em destaque nos sistemas operativos para desktop. É verdade que há outros, mas é a Microsoft, com o Windows, que detém uma grande parte do mercado. Por falar nele, o Windows 1.0 faz 39 anos.
Windows 1.0: a interface "amigável" entre o MS-DOS e utilizador
O Windows 1.0, como o nome sugere, foi a primeira versão final do sistema, vendida na época por $99. Este Windows na realidade não era um sistema operativo próprio, mas sim uma interface que fazia a ligação entre o DOS e o utilizador.
Este sistema operativo, anunciado a 10 de novembro de 1983 (há 40 anos) e lançado a 20 de novembro de 1985 (há 38 anos), necessitava como recursos mínimos o MS-DOS 2.01 256 KB de RAM e, claro, um disco rígido. O MS-DOS da altura só conseguia suportar 1 MB de aplicações, tentando mesmo assim criar um sistema multitarefa.
Os computadores dessa década (XTs) tinham apenas 512Kb de memória.
No seu lançamento, esta versão do sistema operativo da Microsoft vinha em 4 disquetes de 360KB cada, uma contendo o famoso jogo Reversi, um calendário, um bloco de notas, uma calculadora, um relógio, o "command prompt", o Write, o Painel de Controlo, o popular Paint, além de programas de comunicação.
Requisitos do Windows 1.0
- Processador: 8086 ou superior.
- Memória: 256 KB de RAM.
- Armazenamento: Unidade de disquete dupla ou um disco rígido.
- Display: Suporte para monitores CGA, EGA, e Hercules.
Programas Integrados no Windows 1.0
- O Windows 1.0 vinha com apps básicas como:
- Paint: Um programa de desenho.
- Notepad: Um editor de texto simples.
- Write: Um editor de texto mais avançado.
- Reversi: Um jogo.
- Calendário, Relógio, e Calculadora.
Quando foi lançado, já permitia a utilização do rato, o sistema de janelas e de ícones. A versão 1.0 ainda não suportava a sobreposição de janelas.
“O primeiro com interface gráfica” – Isto é um long-shot, não???
Se não me falha a memória antes houve o Mac e antes ainda (por ~um mês) o OS do Sinclair QL (que também já tinha janelas e tal…)
e não vamos falar de sistemas ainda anteriores, porque – SE A MEMORIA NÃO ME ESTA EM ERRO – acho que foi a Xerox Alto a primeira a ter uma GUI na década de 70 (mas aqui posso estar errado…….. pode ter sido a corel ou qualquer outra… só verificando)
Como diz no artigo, o primeiro sistema operativo WINDOWS com interface gráfica, portanto estão excluídos outros sistemas, nomeadamente o MacOS.
Está um português manhoso.
O título não diz isso.
Diz que o Windows 1.0 faz 39 anos. É facto.
Noutra frase diz que foi o primeiro com GUI, o que é factualmente errado.
sim, foi o Xerox Alto de 1973
Uma pequena nota: 1984 foi, também, o ano do lançamento do PC-AT. Que veio contribuir para a aceitação do Windows 1.0 (e das versões seguintes). Foi interessante ver a excitação que os dois lançamentos provocaram no mundo empresarial.
Belos tempos já marcados pelos ataques de vírus propagados pelas disquetes contaminadas.
O “Barrotes” faz 31 anos
Tambem está de parabens
O meu primeiro vírus
Fdx, cada vez que me lembro de ligar o PC no dia 4 de janeiro de 1994 e surgirem umas barras na vertical após o arranque… desliguei o PC e voltei a ligar, e já não tinha o command.com para reiniciar o DOS. :/
Para quem não sabe o AT era um IBM
já agora, para os mais curiosos: diretamente do fundo do baú, de Janeiro de 1984, a GUI do Sinclair QL
https://www.youtube.com/watch?v=Dlu6yMa4H0I
Windowing System + Multitasking (libertado 1 mês antes do MAC!!!)
Sff, ninguém venha falar dos BUGs está bem!!! ahahah
E em 1986 o lançamento do DR-DOS, da Digital Reserch, que utilizei, e com user interface parecido com o Windows 3.1 (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/DR-DOS).
A interface gráfica denominava-se GEM (Graphics Environment Manager) lançada em 1985 pela Digital Research. O GEM ficou mais conhecido por ser a interface gráfica dos computadores da série Atari ST.
O meu Primeiro PC tinha o Windows 3.1 e o MS-Dos 6.
o meu também mas o DOS era o 5
depois lá experimentei o Windows 3.11 mas vi que não era para mim… vinha em várias disquetes.
O meu primeiro pc era um Schneider 386 @20MHz com 3MB RAM, depois fiz upgrade para 5MB.
o hdd já era de 50MB.
tinha ecrã a cores mas tinha adicionalmente um drive de disquetes 5,1/4.
Bons tempos… ainda me lembro de consultar o manual do Windows em papel e de ficar super entusiasmado com o jogo de disparar o canhão contra o vento e do esquiador a fugir do lobo!
o primeiro vírus veio numa diskete com o jogo pacman e chamava-se “I Love You”.
A impressoraera uma epson de agulhas.
Bons tempos!
Ainda tenho a diskette do Windows 1…
Não tenho é onde a ler… LOL
Gracas a apple o windows tornou se num SO com UI grafica. Senao seria outro linux apenas para nerds e que hoje ja caiu no esquecimento e ninguem usa
Depois do Spectrum, comecei a utilizar o DOS 5.0, depois o 6.2 e 6.22. Interface gráfica comecei com Windows 3.1. Ainda tenho guardadas disquetes. Atualmente tenho máquina virtual com estes S.O mais antigos, só para relembrar.
Enaaaa o DOS 6.22!!! O climax do DOS!!! Lembro-me bem disso!!! A partir do 6.22 foi sempre a descer ahahaha
Bons tempos. Tinha menos bugs que o Windows 11.
Ainda tenho isso tudo em diskets, não sei é se funcionam.
O meu primeiro PC foi um 486 e o meu primeiro virus foi o GEN Be
Também tive um 486 DX4, o primeiro foi um 286 da Schneider comprado usado, eram extremamente caros na altura. Tive outro pelo meio, talvez 386 ou 486 DX já não me recordo.
Actualmente seria difícil dar esses 99 dólares (pela inflação deveria ser o triplo nos dias de hoje), mas deve ter sido uma novidade na época.
Convém relembrar que o primeiro PC foi posto à venda em 1982, com monitores com letras verdes (mais tarde âmbar), sobre um fundo preto. A partir daqui a evolução foi aquilo que se viu.