Wi-Fi gratuito a bordo: Internet por satélite da Starlink chegará a 1000 aviões em 2025
A Starlink foi criada com o objetivo de levar Internet por satélite até aos locais mais remotos. Para a SpaceX, que detém a constelação de satélites, o céu não é o limite. Afinal, a United vai disponibilizar Wi-Fi gratuito a bordo de mais de 1000 aviões.
A Internet via satélite da Starlink ganhou popularidade, uma vez que a SpaceX sempre a promoveu como uma solução para os locais mais remotos, sem rede. Conhecida pelo seu desempenho impressionante, está, de facto, disponível em zonas rurais.
Entretanto, em 2025, deverá chegar, também, aos aviões da United. A mais de 1000 aviões, precisamente.
A United está a aumentar as ofertas a bordo para os seus passageiros e, numa parceria com a Starlink da SpaceX, disponibilizará Internet a todos os tipos de passageiros, para acederem gratuitamente, sendo prometida conetividade a bordo em destinos globais e domésticos.
Segundo a companhia aérea, o acesso à Internet por satélite Starlink estará disponível nos dispositivos dos utilizadores, bem como no encosto de cabeça do avião, onde poderão desfrutar de televisão em direto e de streaming.
Mais do que isso, revelou que tratar-se-á de uma experiência "gate-to-gate", por via da qual os utilizadores poderão ligar-se à Wi-Fi a bordo antes da partida, durante o voo e após a aterragem nos respetivos destinos.
Com testes a começar em 2025, será a primeira vez que a United oferecerá o serviço de Internet da Starlink. O maior avião da frota da companhia aérea deverá ser o primeiro a receber a Internet por satélite da Starlink, sendo a sua disponibilidade, entretanto, alargada aos seus mais de 1000 aviões.
Anteriormente, a SpaceX já disponibilizava a Internet da Starlink em jatos particulares. Contudo, agora, está a alargar a rede a voos comerciais, adicionando a United à sua lista.
Já estava na altura de termos internet em condições no avião
E não tens? Há alguns anos que já consegues fazer streaming de vídeo, que mais queres?
Aqui a diferença será mesmo a largura de banda a dividir pelo total de passageiros
Bem vindos ao século 21, agora só falta também internet grátis dentro dos aeroportos, não consigo compreender como ainda não é disponibilizado nos aeroportos.
Quais aeroportos? A Maioria que costumo ir disponibilizam, embora pouco utilize prefiro 4G/5G
O de Lisboa, por exemplo e todos os outros que costumo utilizar por este mundo fora, podes consultar informações dos voos e coisas do aeroporto mas não consegues por exemplo veres como vais do ponto A ao ponto B
Estranho, já tive nos 3 aeroportos (Lisboa, Porto e Faro) e sempre tive Wifi o mesmo acontece na maioria dos aeroportos Europeus.
(NYC e Boston Também), Resto do mundo desconheco
As minhas viagens são na maioria intercontinentais, principalmente para a Ásia, conheço quase todos os países Asiáticos e em nenhum aeroporto consegues consultar internet sem te inscreveres nos site deles e por norma apenas 1 hora e só consultas informação ou dos voos ou relacionadas com o aeroporto, mas daqui a 1 mês já te digo vou voltar a viajar para a Ásia.
@Toni da Adega Já agora este fim de semana vou estar com uma colega que trabalha no aeroporto de Lisboa e vou confirmar com ela esta situação
Cá em Portugal, pelo menos no Porto e em Lisboa tem.
saudades do tempo em que todas as pessoas viam o mesmo filme durante a viagem 😛
E antigamente vestia-se o melhor fato para se viajar, agora é à feios, porcos e maus 🙂 🙂 🙂
Falta saber se vai ser o mesmo sistema que ja temos nos avioes de longo curso de “free” para mensagens apenas, onde nem imagens recebes so texto. Se queres full access tens de pagar caro.
Caro onde? Numa viagem de 1000€ teres de pagar 30-50€ é caro?
Eu prefiro que não haja internet nos aviões. Aqueles que fazem viagens longas, quando derem por si, a pessoa ao lado está a participar numa reunião do Teams às 3h da manhã. Ou o adolescente à frente está com o som do tlm ligado a receber mensagens PLIM e a rir-se alto. Ou a criança a ver vídeos do Youtube a tocar Baby Shark pela 50ª vez só porque a mãe não o consegue sossegar. Façam como todos os outros: durma, leiam um livro, vejam filmes a bordo. Mas deixem a internet desligada. Não vos faz falta. Se passaram bem sem ela nos voos até hoje, não irá fazer falta no futuro.
Eu vejo séries até em streaming e faço áudios e ninguém me ouve