WhatsApp trabalha agora para aumentar a privacidade e tornar a pesquisa mais eficiente
O WhatsApp tem estado a criar novas funcionalidades de forma paralela e para as apresentar provavelmente em simultâneo. Não se foca numa única novidade, mas tem várias em testes para as conseguir avaliar e passar para testes públicos.
Estas surgem de forma não oficial, mas mostram que trabalhos estão a ser realizados. Duas dessas novidades surgiram, entretanto, focando-se no aumento de privacidade e também na pesquisa, que querem ainda mais eficiente.
As últimas semanas têm mostrado melhorias que estão a ser testadas internamente no WhatsApp. Os seus programadores têm muitas futuras melhorias escondidas, que vão sendo avaliadas de forma constante até terem uma grande maturidade.
A mais recente destas novidades surgiu agora e quer garantir que os utilizadores têm uma maior privacidade ao permanecerem invisíveis dentro do WhatsApp. Querem que estes possam decidir se estão ou não visíveis, mas não de forma global.
O que foi revelado, pelo já habitual canal de novidades WABetaInfo, mostra que vai ser possível decidir quais os utilizadores que não vão poder ver se está ou não online. O utilizador ficará com as opções Todos, Os meus contactos, Os meus contactos exceto e Ninguém.
Outra novidade que está a ser testada em segredo pelos programadores é focada na pesquisa deste serviço. O WhatsApp quer que seja possível aumentar ainda mais os detalhes que podem ser usados para procurar mensagens e conteúdos.
WhatsApp is (still) testing a search by date feature, to quickly jump to a specific date in the conversation.
Availability: in a future update. pic.twitter.com/QxBEn27HaL
— WABetaInfo (@WABetaInfo) September 6, 2021
Pelo que foi possível ver, em breve vai estar disponível a pesquisa por datas das mensagens. Os utilizadores vão ter uma lista com dia, mês e ano, para que possam indicar a data em que querem fazer pesquisa dos seus conteúdos de mensagens.
Não há ainda uma data para a chegada de qualquer uma destas novidades do WhatsApp. Os testes devem continuar nas próximas semanas, até que qualquer uma das melhorias esteja pronta a ser lançada e assim dar a este serviço ainda mais funcionalidades.
Este artigo tem mais de um ano