WeVideo – Edite Vídeos Online com integração no Google Drive
As ferramentas web estão mais potentes, flexíveis e íntimas do utilizador. Hoje podemos fazer praticamente tudo sem necessitar de instalar uma ferramenta no nosso disco físico. A web fornece-nos o "sumo" que durate décadas apenas conseguíamos nas muitas instalações que fazíamos sobre o sistema operativo. Hoje já não é assim e por isso é que se diz que a cloud está a mudar hábitos.
Podemos facilmente filmar com o smartphone ou tablet, enviar para alguém por mail ou partilhar nos muitos serviços cloud. Alguém precisa de complementar o vídeo, usa uma solução web, edita, acrescenta texto, música e publica num serviços de armazenamento de vídeo. Estamos a falar do WeVideo, por exemplo. Vamos conhecer este serviço.
WeVideo é uma solução de edição de vídeo online que lhe pode trazer vantagens em várias áreas. Isto porque o serviço corre em qualquer sistema operativo o que permite facilmente recorrer às suas capacidades quer ao nível profissional quer ao nível lúdico, doméstico.
Existem 3 níveis de serviço
WeVideo Lite
- Preço mensal: Gratuito
- Preço anual: Gratuito
- Licenças por utilizador: 1
- Tempo de exportação: 15 minutos
- Resolução máxima de exportação: 480p
- Espaço de armazenamento: 5GB
- Convites por projecto: 5
- Marca d'água WeVideo: sim
Personal Plus
- Preço mensal: 4.99 dólares
- Preço anual: 49.99 dólares
- Licenças por utilizador: 1
- Tempo de exportação: 60 minutos
- Resolução máxima de exportação: 720p
- Espaço de armazenamento: 10GB
- Convites por projecto: 10
- Marca d'água WeVideo: não
Personal Ultra
- Preço mensal: 9.99 dólares
- Preço anual: 99.99 dólares
- Licenças por utilizador: 1
- Tempo de exportação: 120 minutos
- Resolução máxima de exportação: 720p (HD)
- Espaço de armazenamento: 20GB
- Convites por projecto: 50
- Marca d'água WeVideo: não
Este serviço permite, acima de tudo, efectuar edição rápida em vídeo e colocar o mesmo na nossa conta cloud. Podemos ter vários serviços cloud disponíveis e exportar um vídeo para lá. Basta fazermos o login usando a nossa conta do Facebook, Google ou Yahoo.
Para tal, em qualquer serviço, terá de aceitar que o WeVideo tenha acesso ao serviço. Como tal este acesso é solicitado, quando faz o Login pela primeira vez.
Feito o Login irá ter à área de projectos. Pode convidar várias pessoas para trabalhar o projecto em formato colaborativo, embora que na versão Light da conta, apenas pode convidar um utilizador a juntar-se.
Este tipo de serviços está a propagar-se, a cloud cada vez oferece mais qualidade de ferramentas e são muitos os que preferem estes às tradicionais "suites" de software, complexas e completas, quando apenas se usam meia dúzia de recursos.
Feitas as apresentações e conhecidos os pormenores, está na hora de usar. É simples e muito interessante. Veremos como em minutos temos o nosso vídeo montado e publicado.
Aqui, no Storyboard é onde colocamos o vídeo, as fotografias e a música. Será onde fazemos os cortes e colocamos os temas.
Sugiro, antes de mais, que dê um salto ao seu perfil de utilizador, está no canto superior direito o ícone que lhe dá acesso a várias opções. Ligue-se à conta onde quer propagar o vídeo.
Verá também, nesse espaço de gestão, o tempo já gasto de exportação. Lembre-se que no modo Light, o tempo de exportação e o espaço na cloud do WeVideo são limitados.
Agora vamos descarregar para o WeVideo os conteúdos. Podemos fazer Upload do nosso computador ou de serviços cloud associados ao WeVideo, como é o caso do DropBox, Box, Facebook, Flickr, Drive, Instagram ou Picasa.
Os conteúdos podem ser carregados e posteriormente escolhidos para o Storyboard. Esta área mostra e gere o que já carregamos para o serviço. Permite também apagar para desocupar o espaço em cloud.
Podemos carregar vídeo e música, colocando na timeline e com a tecla Espaço, este faz um pré-visualizar do que está já montado. Podemos também acrescentar outros conteúdos multimédia.
Além disso, podemos dar brilho ao nosso filme alterando o tema. São efeitos que podem dar um toque mais interessante ao que estamos a montar. Temas dedicados e muito bem conseguidos. A versão free tem alguns mas as versões pagas têm muito mais, claro!
Inserimos então o vídeo, a música, umas fotos, um tema e fazemos os ajustes no tempo. Pronto, já podemos colocar o título no vídeo e pouco falta para estar pronto.
Depois é publicar. Podemos fazer isso no espaço que o serviço nos fornece ou usar o YouTube, Vimeo, Drive, etc... Mas atenção, como vimos inicialmente a conta Light só permite exportar o vídeo com uma resolução de 480p. Para trabalhos rápidos, demonstrativos, chega. mesmo para mostrar nos smartphones e tablets, está perfeito. Claro, outro assunto que terá de "gramar" é a marca de água, na versão gratuita também lá está. Nada que não seja suportado, quando casualmente precisamos de recorrer a estes serviços. Se precisar de algo mais sério e proveitoso, mas como ferramenta profissional, veja os preços, pode valer a pena, tendo em conta que um software de edição que corra neste tipo de plataformas pode ser bem mais caro.
A empresa já desenvolveu uma app para Android, que poderá ser usada para o mesmo serviço, mas adaptada ao sistema operativo. Este foi o resultado do nosso pequeno teste.
Homepage: WeVideo
Este artigo tem mais de um ano
Viva!
Sou um utilizador aficionado do Google Apps.
Porém, confio na google para a gestão dos meus dados e não confio noutras entidades menos conhecidas.
A minha pergunta é: utilizando estes serviços através do browser, os nossos dados são transmitidos para as entidades que prestam esse serviço? Ou são unicamente processados no browser, sem envio dos dados para outros servidores?
Obrigado!