PplWare Mobile

VPN para trabalho remoto: Melhores práticas e recomendações

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Mário Sousa


  1. k says:

    Se a prioridade é segurança, implementar a própria VPN sem depender de terceiros é melhor ideia ainda.
    Não faltam boas soluções e que não dependem de uma subscrição.

    • Mario Sousa says:

      é uma boa dica, mas poderia ficar mais interessante explicar como poder fazê-lo, sozinho e ficar totalmente seguro.

      recordo que vivemos num mundo de: facebooks, instagrams, tik toks, whatsapps, twiters, sistemas operativos com registos e identificação de utilizadores e afins onde os dados são colocados nas mãos de terceiros.

      temos de ter em conta que existem empresas sérias e não podemos «empacotar» com rótulos todas as empresas que tratam dados e/ou tráfego de terceiros como sendo tudo «farinha do mesmo saco»

      mas é apenas a minha opinião…

      • João says:

        Qualquer empresa decente, com trabalhadores a trabalhar remotamente tem uma firewall com capacidade para ligações VPN.
        Se não tiver, não tem estrutura para trabalho remoto.

      • k says:

        Não é uma questão de pôr rótulos em ninguém, é sempre mais seguro teres uma ligação direta do teu pc à tua empresa do que a passar por servidores de terceiros.
        Depois há sempre aquela, por mais séria que a empresa seja hoje, amanhã é comprada por uma empresa menos séria e tudo teu que passou e vai passar por lá passa a ser deles.

        O melhor caso que eu vejo para uma empresa de VPN é mais quando tens a necessidade ultrapassar uma restrição regional, como ver um netflix dos USA, ou assim. Não aconselho para algo onde vão passar dados sensíveis.

        Vivemos num mundo de facebooks, insta, etc. portanto os nossos dados já estão em todo lado, desculpa mas não gosto deste argumento nem tem grande lógica neste contexto. As pessoas esquecem-se que estes serviços são 100% opcionais. Pores a tua informação (e qual) nas mãos de terceiros, sejam redes sociais, sejam um serviço VPN de terceiros, é uma opção.
        E ainda podemos ir mais longe, há uma diferença enorme entre as fotos do teu gato e do teu jantar num restaurante XPTO no facebook e a informação sensível da tua empresa. Só porque uma rede social pode já ter o meu nome e o meu número de telemóvel lá registados, não quer dizer que eu queira os projetos em que eu estou a trabalhar para a minha empresa lá chapados.

        Como criar uma VPN particular, por interessante que seja, não é um assunto que eu ache que consiga explicar em meia duzia de linhas, num formato que sirva a toda a gente. É um assunto com algum grau de complexidade, que tem inúmeras maneira de ser feito. Principalmente para ficar bem feito, em minha opinião, exige uma análise prévia – saber o contexto em que vai ser implementado, que aparelhos vão ser usados, o que é que já existe, que restrições vão ser aplicadas, etc.

        Assim, aqui o meu conselho é se tens uma empresa que está interessada neste tipo de serviço e/ou não é a tua área ou não estás a vontade para o fazer, contacta uma *boa* empresa/profissional de IT que o faça por ti. Assim não arriscas coisas como usar um protocolo antiquado e ultrapassado ou deixar vulnerabilidades na tua rede por não saberes o que estás a fazer.

        Assim como ir ver à net como curar uma dor de cabeça até pode resultar, a melhor ideia é sempre pedir ajuda de um profissional.

    • Zé Fonseca A. says:

      Fica a dica, por aqui temos cisco AnyConnect, por cada pack 100 licenças ssl vpn largas uns 5k por ano, isto com bulk discount uma vez que ultrapassamos os 10k de users vpn em simultâneo.
      Tens soluções mais baratas como checkpoint ou ainda mais baratas como fortigate mas com menos funcionalidades.
      Abaixo disso ou sem 2FA ninguém está seguro, e mesmo com esses fabricantes atenção a ter os CVEs em dia.

  2. Tiago says:

    O artigo tinha ficado mais interessante se na conclusão do mesmo indicassem um cupão de desconto na mesma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.