Num minuto de Internet: Sabia que o Facebook recebe mais de 243 mil fotos?
O mundo gira a uma velocidade incrível, não estamos a falar da rotação da Terra, falamos sim da Internet e do mundo que a envolve.
Num minuto acontece tanta coisa ao redor do planeta que, colocado em números, percebemos o quanto é determinante para o ser humano os serviços que a Internet disponibiliza. Em 60 segundos, sabe quantos vídeos são colocados no YouTube? Tem ideia de quantas mensagens são trocadas no WhatsApp? E quantos encontros acontecem no Tinder?
O Centro Economia Digitale, criado em 2017 pelo Faculdade de Economia da Universidade de Roma, deu a conhecer para este ano de 2018, factos verdadeiramente incríveis sobre a utilização dos canais de Internet e serviços associados.
A análise apresentada mostra uma realidade mundial onde sobressai a alta dependência do mundo atual dos serviços digitais. Traduzida a dependência em números, a panorâmica deixa-nos perceber para onde caminhamos.
O que acontece num minuto da Internet?
O estudo mostra dado impressionantes da vida das pessoas presa às aplicações e, sobretudo, aos serviços maioritariamente instalados e a correr nos dispositivos móveis.
- O Facebook recebe por minuto mais de 243 mil fotos
- No Instagram são carregadas mais de 65 mil fotos
- O Google recebe mais de 3,8 milhões de pesquisas
- O Netflix apresenta mais de 87 mil horas de vídeo
- No Spotify são descarregadas mais de 1,5 milhões de músicas
- São descarregadas mais de 400 horas de vídeos no YouTube
- São feitas no Skype mais de 2 milhões de chamadas
- Enviadas mais de 29 milhões de mensagens via WhatsApp
- O Twitter recebe mais de 350 mil tweets
- São enviadas por mail mais de 156 milhões de mensagens
- O Tinder neste tempo já viu marcados mais de 18 mil encontros.
Portanto, nestes 3 minutos que já gastou a ler estes números, imagine o que já aconteceu. Mas calma, há muito mais a acontecer.
A população mundial, à data de outubro de 2017, era de 7,6 mil milhões de pessoas. Dessas, apenas 4,2 são utilizadoras da Internet. Assim, estes números por minuto dizem apenas respeito a cerca de 55% da população mundial, dado que os restantes seres humanos ainda não estão ligados à maior rede de informação alguma vez criada.
Grande parte destes serviços são já efetuados via dispositivos móveis, mais de 3,9 mil milhões de pessoas navegam na web e usam os serviços nos seus smartphones. Assim, metade do que acontece por minuto, é a partir de qualquer lugar, a qualquer hora e por milhões de dispositivos ligados em simultâneo às redes de dados.
Este artigo tem mais de um ano