Última semana para entregar a declaração de IRS! Atenção às coimas…
Como portugueses que somos, é normal deixar para os últimos dias ou horas a entrega da declaração do IRS! Entramos na última semana para entregar a declaração do IRS. Se não o fizer, tem de pagar uma coima!
IRS: declaração tem de ser entregue até 30 de junho
O IRS é o imposto sobre o rendimento das pessoas singulares. Incide sobre todos os tipos de rendimentos auferidos por indivíduos residentes em território nacional e ainda pelos rendimentos obtidos em Portugal por não residentes.
A data para a entrega da declaração de IRS em 2025, referente a 2024, termina no dia 30 de junho.
Caso os contribuintes tenham algum tipo de problema na entrega da declaração, podem sempre aceder ao e-balcão ou dirigir-se ao Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707).
A Autoridade Tributária tem até 31 de julho para proceder à liquidação das declarações entregues. O prazo limite para realizar o pagamento do imposto, caso as suas retenções na fonte não foram suficientes, é 31 de agosto.
Consequências da entrega fora do prazo da declaração de IRS
A coima mínima é de 25€ e pode chegar até aos 125€.
- O valor depende do atraso e da situação concreta (ex: se entregou por iniciativa própria ou após notificação da Autoridade Tributária).
Perda de benefícios:
- Possível atraso no reembolso (caso tenha direito a receber).
- Pode perder o direito ao pagamento em prestações ou à dedução automática de despesas, se aplicável.
Juros de mora:
- Se tiver imposto a pagar, serão aplicados juros de mora de 6% anuais (taxa de 2025).





















Entreguei a minha declaração no dia 4 de Abril. Ainda está como validada… Nada mais. Era suposto ter reembolso. Ou seja se eu me atrasar 6% de Juro, se o estado se atrasar… não há problema!
Olá. Conferiste ter o IBAN correcto na Declaração IRS?
O Estado não se atrasou no teu reembolso.
“Se a declaração do IRS foi entregue dentro do prazo (até 30 de junho), a AT têm até 31 de julho para terminar a liquidação do imposto, ou seja, para concluir todos os cálculos, e depois até 31 de agosto para pagar o reembolso.”
Mesmo as que entreguei em Junho, já estão liquidadas e reembolsos, quase, todos pagos.
As que estão pendentes são as que tem divergências ou que foram apanhados, com dados falsos, como são “os esquecimentos” de declarar as criptomoedas. Talvez seja esse o problema do Filipe. As de 10 de Abril, validadas dia 23 de Abril, foram pagas, na semana de 5 de Maio.
Daí para a frente, validação são 24 horas, 8 dias úteis para a nota de liquidação ser emitida, 5-12 dias úteis para reembolso ser pago.
Não tenho criptomoedas, nem divergencias (verifico todos as semanas), a única coisa fora do comum é um PPR, o resto é tudo automatico..
O IBAN estava correcto.
Estou à espera!!!
Se entregou a 4 de Abril, não está emitida a liquidação, é porque tem divergências ou entregou dados falsos, vai receber a notificação para provar os dados ou entregar correcção, devido aos 9000 milhões que ganhou, nas criptomoedas e “se esqueceu” de declarar.
A semana passada, as que entreguei, dos atrasados, foram validadas em 24 horas. Nota de liquidação emitidas em 3 dias. Reembolsos já estão emitidos (alguns já receberam). Quem tiver de pagar, é até 1 de Setembro.