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Transferências bancárias só com telemóvel? Sim, vai ser possível

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Teso says:

    Estou mesmo a ver as marcas chinesas….

  2. Francisco Luciano says:

    Já temos no Brasil desde 2020, se chama PIX. Podemos fazer transferências utilizando o número do celular, e-mail ou CPF instantaneamente para qualquer banco.

  3. Aves says:

    Transferências pelo PIX:
    1 – Aceda à sua conta bancária pela app do banco no smartphone
    2 – Clicar na seção destinada ao Pix na tela
    3 – Toque na opção “Transferir”
    4 – Informe o valor a ser enviado e o destinatário (usando a sua “chave Pix” ou dados da conta bancária)
    5 – Confira se as informações estão corretas
    6 – Introduza a sua senha
    Com exceção de não haver chave Pix e ter que se usar o IBAN (referência bancária, qualquer app de um banco PT faz isso – mas há uma diferença importante – a transferência Pix é quase instantânea. Em PT fiz hoje uma transferência bancária, espero que amanhã o dinheiro já esteja disponível na conta do destinatário.
    Pode-se fazer uma transferência bancária praticamente instantânea através de uma app (MB Way) indicando apenas o nº de telefone do destinatário – mas desde que ambos tenham a app instalada.
    Do que se está a falar agora é de se poder fazer a transferência usando o número de telefone, mas sem que ambos tenham que ter a mesma app instalada.
    Considerando que a transferência ser instantânea é o elemento mais importante, sim, pode dizer-se que se vai criar o PIX. Mas para quem usa o MB Way não traz nada de novo.

    • David Guerreiro says:

      Desde quando é que é preciso ter-se a app MBWay instalada para uma transferência ser instantânea? Quem envia pode usar a app MBWay ou do banco, e quem envia não precisa ter app nenhuma, só precisa ter o serviço ativo e associado.

      • Aves says:

        Ainda ontem fiz uma transferência pela app do banco indicando o IBAN do destinatário. Só hoje é que o dinheiro lhe entrou na conta.
        Outra coisa é usar o MB Way – e para isso o serviço MB Way tem que estar ativo nos dois. Estás a jogar com as palavras.

        • David Guerreiro says:

          Falo de transferências via MBWay, não transferências SEPA. O serviço tem de estar ativo, mas para receber o dinheiro não precisa de ter app nenhuma instalada.

          • Aves says:

            No início era necessário ter a app MB Way instalada nos dois. Não sei se variou conforme os bancos. No meu era assim. Depois, muito mais tarde, no caso da app do meu banco é que apareceu a opção “Transferência – Nº de telefone”. Mas uma coisa continua a ser assim, pelo menos no meu caso – se me fizerem uma transferência por MB Way recebo um notificação da app MB Way e tenho que aceitar a transferência.

  4. AJ says:

    E se eu tiver contas em varios bancos, com o meu numero de telemóvel associado nessas contas?
    Utilizando o meu numero de telemóvel para me transferir dinheiro, Para que banco é que vai a transferência??

    o administrador do BdP Hélder Rosalino que me responda a essa duvida.

    • Aves says:

      Não me parece que isso possa acontecer. No caso do MB Way
      – a uma conta bancária, em regra, deve estar associado um único número de telemóvel
      – mas também aceita que a mesma conta bancária esteja associada a mais do que um número de telemóvel (é isto que permite o “golpe do MB Way” – convencer o detentor da conta a associar-lhe o número de telemóvel do larápio).
      Um número de telemóvel associado a várias contas não existe.

      • Aves says:

        Reli e pode dar confusão o “golpe do MB Way”, porque mete pelo meio o “serviço MB Way” (que cada um tem através da app MB Way no seu smartphone – e que está associado a um único número de telefone). O melhor e ler o que diz a CGD:
        “O MB Way permite-lhe fazer operações bancárias via telemóvel. E mais, a SIBS permite-lhe associar o seu cartão bancário a mais que um serviço MB Way, sendo que um serviço fica sempre associado a um telemóvel. Ou seja, na prática pode associar cada cartão a mais que um telemóvel.
        Mas atenção, esta possibilidade técnica existe mas, ao associar o seu cartão a mais que um telemóvel, tenha a perfeita consciência de que está a dar oportunidade de movimentar o seu dinheiro a alguém. Há que ter a cautela de o fazer exclusivamente com quem conhece e de quem tem proximidade. Caso contrário, é burla que se anuncia. Evite esse risco.”
        https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/protecao/Pages/Fuja-das-burlas.aspx

      • AJ says:

        Eu estou a falar de varias contas de varios bancos e não de varias contas de um só banco, tem que ler com mais atençao do que eu escrevi inicialmente. No seu pensamento, por exempo tenho uma conta no santander e outra no activobank e não posso ter o meu numero de telemovel associado nesses 2 bancos? Tenho que ter 2 numeros de telemovel porque utilizo 2 bancos?

        • Aves says:

          Cada MB Way (com o número de telefone onde a app está instalada) pode ter vários cartões bancários, então, se cada um corresponder uma conta bancária diferente pode-se ter várias contas bancárias no mesmo MB Way/número de telefone. Para pagar ou se usa o cartão pré-definido ou se seleciona outro. Para se receber tem que se aceitar a transferência – aqui uso o cartão/conta bancária pré-definida, nunca reparei se se pode selecionar outro cartão (mas faz sentido que possa).
          Isto de “cartão/conta bancária” e “serviço/conta MB Way” faz confusão. O que é correto na ultima linha do comentário acima é: “Um número de telemóvel associado – a vários MB Way – não existe” (cada MB Way só tem um número de telefone associado). Tirando o MB do circuito, o que o BP pretende fazer não poderá ser muito diferente.

    • Yesir says:

      Provavelmente será como no mbway. Podes ter várias contas associadas ao teu número mas podes configurar qual a principal conta para receber transferências e qual a conta para as efetuar. Assim decides tu em qual entra e sai o dinheiro.
      No mbway, quando clicas em “enviar dinheiro” abre logo o cartão associado à conta que tens como predefinição para pagamentos mas podes ainda trocar para outros nesse momento.
      Suponho que neste caso seja algo do género.

    • Aindanaoseitudo says:

      @AJ tenho a mesma questão que tu e não encontrei resposta.
      Anular o (engodo do) MB Way do cérebro para se fazer clareza.

      Vamos prosseguir:
      “Transferências bancárias só com telemóvel?”
      “Segundo revela o Banco de Portugal, os clientes bancários vão poder fazer transferências digitando apenas o número de telemóvel da pessoa para quem enviam o dinheiro…”

      Posto isto a questão é:
      Se eu tiver varias contas em bancos diferentes, com o mesmo numero de telemóvel associado, para que banco é que vai à transferência?

      • Aves says:

        Numa transferência bancária normal, se quem transfere se enganar no IBAN mas ele existir, a transferência vai para essa conta.
        Neste caso, se quem recebe tem que aceitar a transferência, ou a transferência vai para a conta pré-definida, ou quando aceita tem a possibilidade de selecionar a conta.

        • Aindanaoseitudo says:

          “ou quando aceita tem a possibilidade de selecionar a conta.”

          Se assim for temos o problema resolvido.
          Solução:
          Possibilidade de selecionar a conta, quem recebe.

          Fico a aguardar a evolução da coisa.

  5. poispois says:

    Apesar das transferências interbancárias por número e a info do nome do titular da conta de destino serem funcionalidades importantes e de saudar, lamento mesmo muito que a BD de IBAN’s e numeros fraudulentos não avance. Como vítima recente de burla sofisticada, muito provavelmente essa ferramenta tê-la-ia evitado. Acho uma loucura, nestas situações, as questões de privacidade se sobreporem a questões de segurança.

  6. AJ says:

    Vai ser mais um negocio para os burlões tal como é o mbway. Já devem andar a estudar como o fazer.

    • Aves says:

      A “burla MB Way” habitual é simples como explica a CGD (link que coloquei acima):
      – uma pessoa/empresa anuncia na net a venda de um bem
      – o burlão entra em contacto mas só quer pagar por MB Way
      – convence a vítima de que para isso tem que associar o nº de telefone do burlão à sua conta bancária do MB Way, para onde supostamente irá ser feita a transferência
      – no MB Way isso vai obrigar ir ao MB para autenticar o novo nº de telefone. E a vítima, feito trouxa, faz isso
      – a partir daí o burlão tem acesso completo à conta bancária e saca o dinheiro.
      Pode-se pensar: “Não senhor, só há um número associado e acaba-se com a burla à MB Way”. Pode-se fazer isso, mas se há burlões que conseguem convencer os velhotes a entregar-lhes as suas notas de euro, também serão capazes de aproveitar a nova oportunidade.
      Mas alguma coisa tem que ser feito. Ontem, ao fim da tarde, fim uma transferência bancária, correu vem, hoje de manhã já estava na conta bancária do destinatário – mas não é o mesmo que uma transferência instantânea.

    • David Guerreiro says:

      Sim, facilita bastante a vida aos burlões, só precisam de dizer à pessoa para ir às transferência e colocar o número do burlão para receber o dinheiro do que está a vender. Esse tipo de burlas resulta de qualquer maneira com pessoas ignorantes.

      • Aves says:

        Não percebi. Eu estou a vender e sou eu que quero receber o dinheiro. Mas vou às transferências e faço uma transferência para o burlão colocando o seu número de telefone?

        • David Guerreiro says:

          E não é isso que fazem no MBWay? Dizem às pessoas para associar o número do burlão à conta supostamente para receber o dinheiro do pagamento, e as pessoas fazem-no. E ainda por cima há avisos na ATM para que inserir apenas o próprio número. Para pessoas ignorantes e que não olham para o que estão a fazer, há sempre forma de burlar.

          • Aves says:

            A “burla MB Way” é mais elaborada.
            Mas os burlões obtêm tudo a partir do momento em que conseguem que as pessoas confiem cegamente neles. E tentam com muitos, alguém há de cair. Os que pensam que “A mim ninguém me engana!”, caem. Os que estão desesperados por vender, nem veem mais nada, caem.
            Obviamente, se percebessem que estavam a dar acesso à sua conta bancária apenas com um número de telefone não caíam. Essa coisa de que se está a falar agora, tipo “MB Way para todos”, se fosse eu era: uma conta bancária = a um nº de telefone, pré-definido, tipo ficheiro-mestre que só se pode alterar com mil e uma seguranças. Serviços mínimos mas seguros.

  7. Anónimo says:

    O MBWay é o quê?

  8. PorcoDoPunjab says:

    Mais um filão a ser explorado.
    Desconfio que muito nómada analógico já estará a esfregar as mãos…

  9. falcaobranco says:

    Hummm… não sei se isto vai correr bem…

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