Traficante de droga perde 53 milhões de euros em bitcoins após códigos serem roubados
A maré de azar bateu à porque de um traficante de droga na Irlanda que perdeu 53 milhões de euros em bitcoins. A razão é que Clifton Collins viu a sua casa ser invadida e os seus códigos de acesso às contas serem também roubados.
O traficante que possuía os 6000 bitcoins ficou agora de bolsos vazios.
Devido ao seu valor, o que se espera de alguém que tenha bitcoins é uma preocupação acrescida com a segurança das contas.
Como já referimos inúmeras vezes, isso passa por criar uma password forte que não seja facilmente descoberta. Para além disso é ainda importante memorizá-la e não a deixar escrita nalgum local onde alguém a possa encontrar.
Traficante de droga conseguiu comprar 6000 bitcoins
Clifton Collins, de 49 anos, é um traficante de droga, atualmente detido, e que reside na Irlanda. Dedicou-se ao longo de 12 anos à plantação e venda de Cannabis.
Por ter tido sucesso na comercialização, entre 2011 e 2012 Collins usou uma parte do dinheiro para comprar bitcoins. Assim, conseguiu ter 6000 bitcoins, o que equivale a 53 milhões de euros.
Uma vez que considerou que ter todo este montante numa só conta era perigoso, o traficante dividiu os bitcoins por 12 diferentes contas.
Os códigos de acesso às contas estavam registados num papel A4 que ficava guardado num cana de pesca. Mas o pior aconteceu...
Perdeu 53 milhões de euros em bitcoins após a casa ter sido roubada
O jornal irlandês The Irish Times, informa que Collins foi detido em 2017 pela polícia, que encontrou o equivalente a 2,1 mil euros em cannabis. Foi julgado e condenado a 5 anos de prisão.
No decorrer das investigações, foram descobertas as suas 12 contas e confiscadas pelo Criminal Assets Bureau (CAB), uma agência irlandesa de aplicação da lei. Este foi o maior caso registado pela CAB em 25 anos de ação.
Por outro lado, antes da detenção, a casa de Collins foi invadida e vários pertences foram roubados. Entre eles, a cana de pesca que guardava o papel com os códigos de acesso às contas de bitcoins.
Desta forma, para além da prisão e de ter perdido a droga plantada, o traficante também viu as suas criptomoedas desaparecerem do seu bolso, para sempre.
Aos polícias, Collins terá dito que já teve tempo para se conformar e aceitar a perda deste valor, a qual considera uma “punição pela sua própria estupidez”.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Ao menos traduzam as historias correctamente! 🙂
“A casa foi invadida” sim sim. A polícia, principalmente os detetives, mal viu que ele tinha estas “chaves” de ouro e ainda por cima tendo ocorrido a detenção em 2017 (ano do BOOM das cripto) deve ter dado conta do valor verdadeiro daquelas keys e ficaram eles com elas. Acontece em todo o lado. Cá, com a GNR e a PSP, e lá foi este caso. Os detetives/polícias não são burros de todo e sabem ver quando há muito dinheiro em jogo.