TIOBE: Quais as linguagens de programação mais populares?
Os modelos de programação têm vindo a mudar, o que tem levado à criação de “novas” linguagens de programação. Apesar disso, há linguagens de programação que, devido à sua eficiência e poder, continuam a ser das mais usadas em todo o mundo.
Recentemente o site TIOBE deu a conhecer as linguagens de programação mais populares do mundo em fevereiro de 2022. Vamos conhecer o TOP 10.
Python é a linguagem de programação mais popular...
O popular site TIOBE disponibilizou recentemente o TOP das linguagens de programação mais populares em fevereiro de 2022. O Python passou para a primeira posição, tendo ultrapassado o C e o Java.
A linguagem de programação Python é uma linguagem de alto nível (VHLL - Very High Level Language), interpretada e interativa, que foi criada pelo holandês Guido Van Rossum. Esta é uma linguagem orientada a objetos, modular, com uma sintaxe muito intuitiva e muito simples de aprender.
Tal como o Perl, o código-fonte do Python está disponível sob a licença GNU General Public License (GPL).
Na Internet podemos encontrar muita documentação sobre esta fantástica linguagem que é usada pelos principais players tecnológicos, nos mais diversos serviços. Nestes artigos, iremos tentar trazer até aos nossos leitores exemplos de aplicação simples e como sempre contar com a ajuda dos mais experts.
Este artigo tem mais de um ano
Visual Basic? Para quê?
John, Visual Basic é uma linguagem de programação como outra qualquer. Tem uma sintaxe diferente de todas as outras linguagens. Mas tem muitas empresas que a usam em seus softwares principais.
Eu aprendi a programar em Basic com o bom e velho ZX SPECTRUM 48k.
Em 2020 trabalhei numa empresa onde desenvolvi dois softwares em VB.NET. Um para atualizar o software principal da empresa também feito em vb.net. e outro para instalar o software principal da empresa para novos clientes.
Além disso fiz também uma aplicação em PHP para fazer a comunicação entre o software principal e os softwares de atualização e instalação do software principal.
Automação… ainda usam muito VB.
Olá Daniel, bom dia,
E por muito tempo ainda.
A prova disso é que o VB.NET está dentro do .net que é uma garantia de continuidade e de futuro.
Visual basic está muito alto para ser verdade e o javascript está demasiado em baixo.
O visual Basic está presente nas aplicações office da Microsoft. Quando desenvolves macros no Word, Excel, etc. estás a usar VBA(Visual Basic para Aplicações), talvez por isso seja ainda tão usado.
Visual basic ?!? A sério !? Mais popular que javascript ? Só se for noutro planeta
Estes ratings da Tiobe não são nada fiaveis …
É o declínio aos poucos do Java.Embora seja preciso cada vez mais outras linguagens se impõem.
Boas. Alguém conhece um bom sítio para aprender o Python orientado a objetos?
Olá Gustavo,
Comecei a aprender Python recentemente e tenho estado a utilizar o seguinte vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=-JvTzKpOFnM
Acho que está bastante completo. Está feito em Português de Portugal (uma raridade na internet) e explica passo a passo todos os conceitos de forma bastante clara. Além disso tem uma lista de exercícios resolvidos para se poder praticar. Na parte final do vídeo é explicado o conceito de classes e objetos.
Obrigado Pedro.
Obrigado Pedro…
E disseste uma grande verdade, “Está feito em Português de Portugal (uma raridade na internet)”, é que o “Tuga” quando sabe, não ensina!! 😉
O codeacadamy também é muito bom e, o que mais gosto, é interativo.
SQL tão em baixo…
Ultrapassado até pelo assembly
Não surpreende, dadas as limitações…
Sql é uma linguagem de programação? A meu ver é uma linguagem padrão de utilização de bases de dados, nada mais
para quem nao sabe o Visual basic é muito usado … informem-se
Num mundo dominado por reacts e outros JS frameworks e micro-serviços em Java este ranking parece-me muito estranho…
Não é estranho, basta ver como é o método de formação do ranking.
Com o método descrito vagamente por eles, há obviamente muitos erros.
Mas já dizem as pessoas de finanças, se um modelo qualquer proposto é referido muitas vezes como o realmente correcto, passa a ser o correcto porque todos seguem o modelo.
Aqui é igual, os rankings valem muito pouco, não são objectivos e têm sempre por base dados pouco credíveis e o peso que se dá a esses dados é errado.