Tarifário ilimitado da DIGI Portugal afinal é limitado?
A DIGI continua a fazer o seu trabalho e os resultados conseguidos em Portugal certamente que têm agradado à operadora. Na internet começou a circular recentemente uma dúvida: afinal o tarifário ilimitado da DIGI Portugal é limitado?
No fórum zwame o tema foi apresentado por um cliente que refere que "De facto algo a corrigir, porque é enganoso este ilimitado com 2 ou 3TB. Certamente algo da parte técnica, duvido que a DIGI mude o tarifário de ilimitado para 2000GB quando é basicamente igual para eles, e para os clientes... bem, digamos que perdiam bastantes (mesmo que 99% não usariam 2000GB de qualquer forma)".
José Saraiva, na sua página do Linkedin, revela que por curiosidade decidiu experimentar o tarifário ilimitado da DIGI Portugal e tentar compreender se a informação que possui no backend MyDigi corresponde a uma P.U.R. (Política de Utilização Responsável) e o mesmo possui P.U.R.
O tarifário atingindo valor de 2.01 TB:
"isAmountUnlimited": true,
"name": "MB",
"totalGroupItems": "1",
"percent": 100,
"consumedValue": {
"amount": "2.01",
"unit": "TB"
},
"leftValue": {
"amount": "0.00",
"unit": "MB"
},
"totalValue": {
"amount": "2.01",
"unit": "TB"
Começou por consumir os 9 GB referente aos dados disponíveis para Roaming
"isAmountUnlimited": false,
"name": "MB_ROAMING",
"totalGroupItems": "1",
"percent": 100,
"consumedValue": {
"amount": "9.00",
"unit": "GB"
},
"leftValue": {
"amount": "0.00",
"unit": "MB"
},
"totalValue": {
"amount": "9.00",
"unit": "GB"
Existindo um extra plafond de 1 TB que esgotando, o serviço é automaticamente barrado recebendo um SMS a informar que esgotei os dados móveis.
{
"isAmountUnlimited": false,
"name": "MB_FUV",
"totalGroupItems": "1",
"percent": 100,
"consumedValue": {
"amount": "1000.00",
"unit": "GB"
},
"leftValue": {
"amount": "0.00",
"unit": "GB"
},
"totalValue": {
"amount": "1000.00",
"unit": "GB"
De referir que desde 2014 a ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações proíbe ofertas «ilimitadas» com limites. José Saraiva refere que o tráfego gerado foi para verificar a limitação indicada no backend MyDigi, não é o tráfego que faz numa utilização normal para uso regular.






















Vejam isso acho que por ter usado palavra comput@dor foi para spam o meu antigo comentário.
Não, não é ilimitado, realmente. Mas… Algum utilizador normal, vai realmente gastar o plafond de 2 TB/mês?
Mas se a operadora vende como um tarifário livre e afinal, tem limites, ela está a enganar o consumidor, isso chama-se publicidade enganosa. Com apps cada vez maiores e mais pesadas, com vídeos em ultra qualidade, mais Inteligência artificial, não será tão dificil atingir os 2tb de tráfego. Concluindo, isto são operadoras a ser operadoras.
Depende, dá para perceber porque as operadoras fazem isso.
Por certo conhece pessoas que “querem o melhor” o “mais caro” e vao tentar discutir contigo alguns pormenores só para sairem vencedores.
Entao na pratica, se uma operadora tem 1000GB, e eu subscrevo, pode uma dessa pessoas comentar “mas eu é que sou porque eu tenho 2000GB”. Em efeitos práticos os dois sao ilimitados, entao não esta assim tao errado vender-lo dessa forma.
E ainda, isto para todos, os telemoveis nao gastam esse trafégo, se o produto é supostamente ser apenas para esses dispositivos (apesar de sabermos que é psosivel utilizar como banda larga em tudo), continua a estar correcto, e serve para nao dar ideias de grandeza de forma a tentar alcançar os verdadeiros limites, como fez esta experiencia.
Em portugal por lei não pode haver ilimitado todas as operadores já fizeram isto a Moche há uns anos oferecia um conjunto de apps que não gastava dados era ilimitado mas lá por tras tinha um limite de 15gb que é bem menos que 2 tb
Para gastar 2T, são 66GB, por dia.
Sim, se for ver um vídeo 4k (pagou 3000 euros, pelo seu telemóvel? Se não, esqueça, vá para os 720p, que gasta 500 vezes menos), dá para 4 horas. Depois há o problema de 45000 usados, ora para uma bateria de 10000, são 5 carregamentos, que, misteriosamente ninguém fala, sendo que 54000 biliões de perfis afirmam “Ver vídeos 4k gasta 10% da bateria de ver em SD.”
Não percebi, nada…mas afinal é ilimitado ou é ilimitado com limites?
Limite 66,7Gb por dia. 4 horas de vídeos 4k (meia hora a 8k), se tiver o telemóvel ligado a powerbanks de 70000, para não ficar sem bateria.
Só lá chega quem usar router e 60 telemóveis, mesmo assim 1, em cada 5 milhões, atinge o limite.
Resumindo 2 Tera mensais…isso não é ilimitado…ANACOM com ela…
A ANACOM só serve para encher os bolsos de alguns.
A DIGI vai fazer um ano e como todos sabemos os tarifários das outras “Low cost” só tem rede nas zonas DIGI.
Se essas empresas utilizam as licenças das empresas mãe ( Vodafone, Nos e Meo ) não me parece que a lei permita venderem aos clientes que bem entendem. Ainda mais um serviço publico.
No espaço de meses são capazes de ir contra a mesma lei duas vezes, amadorismo puro.
A MEO toda a vida fez isso. Só é noticia porque é a DIGI
Ah….os bons tempos da son, em que o ilimitado era afinal limitado…
Provavelmente o sistema não suportava ilimitado então meteram um valor simbólico que ninguém vai ao alcançar num mês.
Facilmente alcançável esse limite. Pode é pouca gente chegar lá porque não usa tanto
Mas então, se tem um limite, não é ilimitado
Facilmente ahahahah
Sim, facilmente. Só em streaming da app do operador numa rede móvel gasto facilmente 600 GB em android TV.
Mais 1500 GB de downloads num mês (50 GB por dia) e já passa
Isso é conta profissional… 70gb por dia, ou vê vídeos 8K ou deixa 5 tvs a funcionar, com o mesmo cartão.
99,999999% dos telemóveis (e android tv) nem suportam FHD. Lá por lá aparecer “4K vídeo” ou “8K vídeo”, se não tiver televisões 4000 a 80000 euros, não vale a pena usar isso. Está a desperdiçar 99,99999999999999999% do tráfego, sem qualquer ganho.
Tens noçao para quanto tempo de streaming 600gb dão ?
E já agora diz me lá o que andas a sacar para gastares 1500gb num mês vá diz me la o tipo de coisas que tu sacas. É que das coisas mais pesadas hoje em dia são jogos de ultima geração e 1500 gb dão para sacar 20 jogos
600 GB é o gasto normal de streaming (basta deixar a box android to ligada num determinado canal , por exemplo SIC Notícias, Vodafone android TV num mês gasta-me isso
4 Mb / s constantes dá = 1,2 TB por mês
Eu deixo a TV ligada metade desse tempo deu os tais 600 GB
1500 GB de backup é backup de fotos e vídeos que faço regularmente, uma vez por ano.
Se a DIGI não tiver ilimitado, quer dizer que não posso fazer esse backup quando estiver fora de casa. Na NOS nunca tive problema com isso, na rede móvel
Uso muito o ilimitado em hotspot. É para isso que um ilimitado serve
Facilmente? ´
Vê 4 horas, de vídeos 4k (66GB) sem gastar, a bateria, do seu telemóvel, 4 vezes? É que é 100% certo que precisa disso… a não ser que partilhe ligações com 10 telemóveis, no mesmo cartão.
Dei um exemplo acima por acaso da experiência que tenho, por acaso não de downloading mas sim de upload. Facilmente uso 1500 GB em upload uma vez por ano e tanto faço esse backup em casa como na rede móvel da NOS.
E ainda faço streaming regular na casa de férias.
Se a DIGI não dá para isso, então de ilimitado não tem nada. Está a vender gato por lebre.
Se a necessidade é esporádica arranje um segundo cartão apenas para essas temporadas.
Ou então um um cartão WOO, por exemplo, mas já não lhe fica por 5€.
Pelas minhas contas por alto, era preciso usar 16 horas por dia a ver algum stream de FHD para conseguir atingir aquele valor. Se achas que é fácil, tenta atingir o limite para ver o que acontece.
Eu relatei isso porque já usei esses consumos numa rede móvel. E sim, é mais ou menos isso.
Mas faço hotspot para a tv, especialmente nas férias
O “ilimitado” é a velocidade máxima, da ligação. Ora, como 1, em cada 1000000 telemóveis, consegue usar 20% dessa velocidade “máxima”, usar 66Gb por dia, só se andarem a partilhar a ligação com 10 telemóveis, de jovens, que vão ver vídeos 4K, quando, o telemóvel de 700 euros, nem FHD suporta… ou o verem, vídeos, de redes sociais, que são 360, onde 1000000000000 perfis dizem ser “8K 3D e 500Gb, de dados”.
Facilmente sim, para teres uma noção, de segunda a sexta faço todos os dias um backup as 18h que consome 1.3TB, coisa pouca, se fosse na DIGI nem dois dias conseguia fazer. Deves pensar que toda a gente usa o telemovel para ir ao instagram e ao pplware o dia todo, voces vivem mesmo numa bolha.
Bem, se consome 1.3TB por dia, tens um mau sistema de backup (já ouviste falar em backups diferenciais?)! A não ser que tenhas diariamente 1.3TB de novos dados para fazeres uma cópia de segurança, o que não acredito…
Estava a pensar no mesmo. 1.3TB por dia, credo xD
Usei um cartão da Digi por uns meses com um router 4G a ver se era uma alternativa mais barata que fibra. E usei no máximo uns 350GB por mês.
E já agora, correu bem? Vais continuar com essa alternativa?
Mantive isso durante 3 meses e acabei por adicionar a fibra da Amigo, já que a fibra da Digi não chega aqui. Funciona, mas diria que é mais uma solução temporária. Trabalho remotamente e havia alturas em que o teams desligava o vídeo em reuniões para não travar. Streaming tinha momentos dolorosos de buffering, ou a qualidade subitamente a cair. Jogos com ping alto, etc…
É uma solução interessante talvez para casa de férias ou temporariamente até de conseguir adicionar fibra, mas a longo termo torna-se incómodo.
Se tiveres em zonas com n38 e n78 no 5G disponíveis, assim como um router compatível, pode ser uma solução interessante.
Se tiveres equipamento somente 4G ou em zonas sem cobertura 5G, se usares as bandas B1 e B3 no 4G consegues facilmente acima de 80/30 a nível de velocidades. Latências ao que testei em 5G ficas nos 20, 4G ficas sensívelmente mais 5ms acima.
Se calhares em zonas 4G B8, bem… acima de 10mbps não vais ter a nível de velocidades
Mas… espera aí.
A DIGI não ia resolver os problemas do mundo em Portugal?
Pobre e mal agradecido.
Permita-me a pergunta, o COVID foi um embuste, correto?
Mudem para Meo, e muito melhor e apoiam o que é Portugues
Com a diferença que não é muito melhor, nem é português. O resto acertaste.
MEO? Longeeeeeeee. Por mim podiam desaparecer da face da Terra!
Queria dizer “o que é francês”, presumo.
A Altice é francesa…
Mais um a votar Chega. É que é certinho <3
Na questão das PUR, se analisarem bem, todos os operadores lowcost têm 9gb para o roaming dentro da UE. Se formos para as operadoras convencionais, quem tem tarifários ilimitados tem 60gb mensais de roaming dentro da UE.
Isto do lowcost é muito bonito, mas há sempre uns senões.
Na questão do tráfego nacional, não sei. Mas as PUR reduzidas vêm descritas nas condições dos vários tarifários.
Deixem de ser tão picuinhas, esses limites devem estar para proteger a rede de sobrecarga.
Porque por 7€, arrangem lá melhor sff
Nas outras operadoras lou cost é precisamente igual.
Não bem é igual, tenho um cartão WOO 10€ ilimitado e já passei a barreira dos 4Tb mensais sem problemas e sem redução da velocidade.
Eu já passei dos 2TB na WOO e lixei-me, speedtests estavam todos ao máximo, sacava algo fora disso, era em torno dos 40 mbps…
Na WOO, é suposto a velocidade baixar após passar dos 2TB??
Porque nunca me aconteceu.
Uso como internet de casa com um router 5G, com velocidades de download a rondar entre 400 e 650 Mbps e upload a rondar entre 60 e 100 Mbps.
Até ao momento tem funcionado muito bem e bastante estável.
Não sei se é aplicado por zonas, provavelmente aí estará a razão, mas sempre que eu fazia bom consumo na WOO, ou era aos 2TB ou arredondados para baixo.
O speedtest semore continuava a dar valores incríveis, mas depois valores reais por exemplo, a carregar um vídeo 8K por exemplo, ou a baixar algo da própria Steam, sentias a limitação
Só gostava que a DIGI oferecesse a opção de um ipv4 sem cgnat, como em Espanha…
Tenho o mesmo telemóvel há 5 anos, no total consumi 1.7TB e uma boa fatia foi em hotspot, isto é sequer tema?
Cada um dos meus backups consome 1.2TB para ti não é tema que passas o dia na cave agarrado as redes sociais e deves consumir o minimo, para quem trabalha sim é tema, neste caso é a segunda vez que estão a incumprir a lei.
Nem toda a gente precisa de ter o pornhub em modo offline. Isso certamente não é o uso normal para um telemóvel.
Backup de 1.2TB com rede móvel??? Aldra….
Basta ver videos/streaming 4k (longos) com fartura para chegar lá …
É ilegal dizer que é ilimitado e ter limite … mas fazem … se calhar a multa compensa … Não percebo porque não assumem o limite de 2TB, serve 99.999% dos clientes … e cumpriam a lei.
Não sei como é nas outras operadoras premium,mas na Vodafone os dados ilimitados,também tem limite… E já foi noticiado no entanto, continua limitado.
A minha experiência, como deixei comentado no post do Ricardo Saraiva, foi de apenas contactar o suporte e eles fazerem o aumento, isto claro na altura a fazer um stress test do serviço móvel, em loop de um wget a baixar um ficheiro vindo de um mirror de Debian.
Na altura aos 3TB barrou, mas mais uma vez, bastou ligar ao apoio que ficou regularizado. Consegui chegar ao todo a 4TB de consumo nesse teste.
Se calhar tem um limite no sistema, que após atingido, ligando para o apoio a cliente, é “zerado”, voltando a contar do zero até aos próximos 2TB… Aqui na Alemanha também existe um tarifário do Aldi ilimitado, mas limitado a 30GB. Atingindo esse valor, é possível desbloquear 1GB extra através da app (Aldi Talk) sem custos e isto as vezes que quiser… Na realidade é ilimitado, mas obriga a desbloquear os GB adicionais, o que em streaming pode ser enervante (se calhar é esse o objetivo: evitar sobrecarga da rede)…
A única coisa que vale a pena na Digi é que é barato. Por que o serviço e o atendimento da linha de apoio é horrível.