Starlink? Eutelsat “ataca” em Portugal com Internet a 100 Mbps
Hoje quando se ouve falar em Internet por satélite é normal pensarmos no serviço da Starlink. No entanto, no mundo, existem outros empresas a apostar neste tipo de serviços.
A operadora de satélite espanhola Hispasat fez um acordo com a Eutelsat para fornecer serviços de conectividade por satélite a Espanha e Portugal através do satélite Konnect da Eutelsat.
Eutelsat promete fornecer velocidades de acesso à Internet de até 100 Mbps
A Bloomberg informou recentemente que a operadora de satélite francesa Eutelsat Communications está a aumentar a sua cobertura de banda larga para Espanha e Portugal através de parceria com a Hispasat, uma operadora de satélite espanhola.
Segundo revela o ISOC, a Eutelsat, que tem acordos semelhantes com operadoras em França, Itália, Alemanha e África do Sul, é uma das várias empresas que estão a construir redes de Satélites de Órbita Terrestre Baixa, como a Kuiper da Amazon e a Starlink.
O serviço de banda larga Eutelsat promete fornecer velocidades de acesso à Internet de até 100 megabits por segundo para clientes que estão fora do alcance das redes terrestres e móveis tradicionais.
Este acordo faz parte das linhas de ação que a Hispasat propôs no seu Plano Estratégico 2020-25, visa transformar a operadora de infraestrutura numa empresa de serviços e soluções via satélite.
A empresa irá avançar com o seu negócio atual, mas adaptar-se às últimas tendências do mercado, diversificando o seu portefólio através de novas tecnologias, serviços e parcerias estratégicas.
Em Portugal está disponível o acesso à Internet via satélite, especialmente vocacionado para o acesso à Internet em zonas remotas, de baixa densidade populacional e/ou de orografia mais complexa. Apesar da reduzida penetração deste serviço em Portugal, o número de subscritores cresceu 78,5% entre o 4.º trimestre de 2018 e o 3.º trimestre de 2020.
A Internet via satélite atingiu 1 200 acessos no final de 2020, o que representa menos de 0,3% do total de acessos em local fixo, mas traduz um crescimento de 32,4% face a 2019.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Teve de aparecer a Starlink para as empresas começarem a mexer-se na área.
infelizmente…
pena se existe alguma concorrência com 100mgbs com 20ms so daqui a uns anos
Tesla aparece – Marcas começam a fabricar eletricos.
Starlink aparece – Operadoras começam a fabricar satélites
…
Falta saber o que o musk vai criar no futuro para que as marcas comecem a mexer se.
e?
Pode ser que apareça com um Só para telemóveis que não parasite dados
Operadoras a fabricar satélites? Onde?
Só um pequeno problema!! O primeiro elétrico foi o Nissan Leaf e não um tesla!!
Nissan Leaf aparece – A Tesla nasce
A Tesla nasceu em 2003 e teve o seu primeiro carro lançado em 2008. O Nissan Leaf é de 2010.
citroen ax electrique saxo electrique etc
BURROI!!!
O primeiro automóvel electrifico foi para a estrada 13 anos antes da TESLA. Além de que o Nissan Leaf tem mais 4 anos no mercado que o primeiro Tesla…
Starlink é para ter 673000 satélites de baixo link e 11000 estações terrestres, a Eutelsat já tem 30 satélites de muito alta banda e 4 estações na Europa, em que o problema é o preço que cobram pelo serviço… que é menos 26 euros do que cobra a Starlink.
cada um pior que outro…
o primeiro electrico foi construido pela Renault no anos 70, e quem comprava era obrigado a vender de volta á marca (foram construidos uns 10)
Nenhum de vós está certo. O Flocken Elektrowagen de 1888 foi desenhado pelo inventor alemão Andreas Flocken e é reconhecido como o primeiro verdadeiro carro elétrico.
Nem mais. Existe até uma célebre fotografia com uma fila desses veículos a carregar, com cabos ligados a caixas instaladas no chão de uma garagem da época.
Também não acertaste:
“…primeiro veículo elétrico foi construído por Thomas Davenport em 1835.”
Não não,
“O primeiro elétrico foi o Nissan Leaf e não um tesla!!
Nissan Leaf aparece – A Tesla nasce”
bom vou dar continuidade a isto.
realmente o primeiro tera sido construido perto dos anos 70, mas mais de 1870, antes dos motores de combustão interna.
Carros elétricos vendidos ao publico não são novidade nenhuma.
https://youtu.be/-EG6rqA2vvA
Bonecas!?
Já estou quase a cortar os pulsos! 😮 Se calhar o primeiro foi um gajo que ninguem conhece, numa garagem toda podre, e morreu jogado numa esquina de sirrose hepatica.
Pois, mas se for com a tecnologia do costume é 100 apenas com exelente céu (meteriologicamente falando), upload miserável e Ping virtualmente inútil.
Para o preço é excelente… o problema é que muita gente acha que a Starlink vai dar 7000gbps e pings de 10ms, por preços daqueles.
Sim, poderá ser possível, só que o preço será bem acima de 1000 euros mensais, os parvos que paguem os 99 euros já ficarão contentes em ter velocidades de 20mbs e pings de 190ms… ao estilo ADSL. Desde que abriram para o mercado, as velocidades já caíram para metade das testadas e ainda mal chegaram aos 40000 clientes, quando atingirem os 80 milhões que dizem ser o breakeven… se chegarem aos 20mbs para a ligação básica, já é muito bom e eficaz para zonas remotas.
interesante um leigo da materia falar sobre a starlink, daqui a 1 ano a velocidade vai ser de 1gb e realmente achas que uma empresa que vale 1T vai ser igual as nossas tradicionais bosta, ele ate disse que o preço ao publico vai ser mais barato e quer baixar o preco mensalmente claramente nao segues nada da starlink, pq se realmente é assim tao má porque ja existe companhias aereas querendo fazer parceria e ate msm o gps querem usar a starlink se tu achas que quando forem 1B de utilizadores a velocidade nao passa dos 10mgbs estas muito enganado porque isso só acontece com empresas que nao pensam no futuro como 4G e 5G vai ser a mesma bosta
Teve que vir a concorrência
Estava a pensar no mesmo, mas é positivo. Cheiraram o risco e apresentaram novas propostas.
Falta saber o preço é já agora a latência do serviço.
concorrência com 500ms acho que nem para concorrência serve
Há anos que a Eutelsat fornece serviços de Internet por satélite e a preços mais acessíveis que o Starlink da spaceX mas claro o StraLink tem vantagens, pings .
Não fala nos preços . Texto mal redigido sem informação