SPIN: transferências só com o número de telefone começam hoje
Chegou finalmente a funcionalidade SPIN! A partir de hoje passa a ser possível fazer transferências usando o número de telemóvel ou o NIPC do destinatário (SPIN).
SPIN disponível hoje em 14 bancos
O SPIN permitirá aos utilizadores de serviços de pagamento iniciar transferências a crédito e imediatas utilizando o número de telemóvel (se for um particular) ou o NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN. A partir de hoje, 14 bancos disponibilizam tal funcionalidade.
Esta funcionalidade vem melhorar a experiência do utilizador na execução de transferências, ao permitir que sejam iniciadas com base em identificadores do beneficiário conhecidos ou fáceis de memorizar (o número de telemóvel ou o NIPC), em vez do IBAN.
Esta solução será facultada aos utilizadores, sem custos, nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamento (incluindo homebanking, aplicações móveis e até ao balcão) e permitirá realizar transferências de forma mais simples e conveniente.
Segundo Hélder Rosalino, para o desenvolvimento desta nova funcionalidade, o Banco de Portugal realizou um investimento de mais de 600 mil euros. O sucesso deste serviço, para além dos benefícios, será medido pela prevenção e redução da fraude.
Esta nova funcionalidade não pode ser cobrada pelos bancos e não há qualquer limite nas transferências, mensal ou de numerário além das que o banco define.
“Esta nova funcionalidade começa a ser disponibilizada a partir do início da próxima semana em 30% das instituições de pagamento que fazem parte do sistema nacional, de acordo com Teresa Cavaco, diretora do Banco de Portugal.
A disponibilização do SPIN torna-se obrigatória a partir de 16 de setembro.”
Quais são os 14 bancos? Suponho que o SPIN só funciona entre bancos aderentes.
Das FAQ do BP sobre o SPIN destaco:
“O utilizador de serviços de pagamento tem de associar o seu número de telefone ou NIPC ao SPIN para receber transferências através desta funcionalidade?
Sim. O utilizador de serviços de pagamento só poderá ser beneficiário de transferências, a crédito e imediatas, iniciadas com recurso ao SPIN — isto é, em que o ordenante inicia a operação utilizando o número de telemóvel ou o NIPC do beneficiário — se este tiver procedido, anteriormente, junto do seu prestador de serviços de pagamento, à associação do identificador (número de telemóvel/NIPC) ao IBAN da conta de pagamento na qual pretende receber os fundos. (…)”
https://www.bportugal.pt/page/faq-spin
E para quem não “consegue” abrir as FAQ:
https://www.bportugal.pt/sites/default/files/documents/2024-05/PLCP_Lista_de_PSP_obrigados_a_disponibilizar.pdf
Novos scams como aconteceu com MBWay em 3,2,1 ….
A burla MB Way é bastante sofisticada – associar mais um numero de telefone (o do burlão) à conta MB Way obriga a ir uma caixa MB, que vai advertir para só o fazer com familiares e pessoas de extrema confiança. E é a burla mais perigosa porque a partir daí o burlão tem acesso à conta e pode limpá-la. Não me parece que o SPIN aumente a burla MB Way.
Quanto à burla “Olá pai/Olá mãe” e semelhantes:
Burlão: “Olá pai, mudei de telemóvel, põe este número nos contactos”. Fácil
Burlão: “Manda-me aí 10.000 paus para dar de entrada para a casa. Vai à aplicação do teu banco e para fazer a transferência seleciona o meu contacto”. E o dinheiro, vai-lhe entrar na conta bancária.
Mas, se indicasse o IBAN de um banco numas ilhas quaisquer ia dar ao mesmo. E, assim, o burlão tem que abrir conta num dos banco aderentes, em vez d um IBAN qualquer – o que melhora segurança. Não esquecer também que se vai tornar obrigatório que apareça o nome do beneficiário – antes de se ordenar a transferência – também aumenta a segurança.
“A burla MB Way é bastante sofisticada” – Acha? É um golpe de social engineering que apenas visa levar o burlado a tomar uma decisão. Não tem grande sofisticação, usa a iliteracia do burlado para o levar a um menu que diz claramente “levantar dinheiro”. É um abuso, mas sem grande sofisticação. Ninguém deve receber instruções de quem não conhece sobre as suas aplicações, sejam elas quais forem. Infelizmente há pessoas que interiorizaram esta regra tão simples.
A burla MB Way, ao contrário de outras burlas, em nenhum momento passa por qualquer menu/operação de “levantar dinheiro”, “pagar” ou “transferir dinheiro” – que são suscetíveis de gerar desconfiança.
Tipicamente, o burlão contacta vendedores que anunciam pela internet mas dizendo-lhes que só pode pagar através do MB Way. Para isso, ou seja, para receber, o burlado tem que acrescentar o número do telefone do burlão à sua conta MB WAY. Tem alguma sofisticação. É iliteracia financeira? O que é, é – não perceber o que significa acrescentar um número de telefone de outra pessoa à conta MB Way.
https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/protecao/Pages/Fuja-das-burlas.aspx
Dos 3 bancos nacionais em que tenho conta, hoje só o Moey disponibiliza. CGD e AtivoBank ainda não.
Gradualmente os bancos irão ter esta funcionalidade.
« o Banco de Portugal realizou um investimento de mais de 600 mil euros »
Deveria ser:
« o Banco de Portugal usou mais de 600 mil euros dos impostos dos portugueses »
E qual é a diferença? Se é uma instituição pública, claro que todos os gastos são dos nossos impostos.
É em toda a administração pública… Desde hospitais, escolas, tribunais, câmaras municipais, universidades, etc etc.
Não se percebe esse teu comentário.
Por acaso não – o BP não é financiado pelo Estado. O BP tem tido lucros de centenas de milhões de euros anualmente. E entrega dividendos ou Estado (creio que houve notícias de que do ano passado não entrega por os resultados terem caído).
Isso sei eu…
No homebanking do BPI ainda nada.
Que comecem os esquema fraudulentos…
Mais alguém com stress no Moey, na receção do código de validação por SMS em tempo útil?
eu tive, demorou quase 1 dia inteiro, não tive alternativa senão esperar.
Eu já passa mais que isso, era só para validar se era só comigo.
Obrigado.
CGD e Millenium BCP nada. Alguem tem conhecimento da tal lista de 14 bancos que já aceitam o SPIN ?
Sou só eu que vejo mais um vector de ataque? Quem tiver o número de telemóvel, agora facilmente consegue o nome….
E o que fazes com o nome de alguém?
Chama-o
Tens, o telemovel e passas a ter o nome completo e assim começa a caça de informação por pessoas mal intencionadas. A seguir podem fazer uma pesquisa desse note na internet, no facebook procuram-se amigos e familia. Para quem só tinha o número, já começa a ter muita informação. Depois aparecem esquemas do género “Olá, pai. Olá mãe”
Interessante, na @Moey já faço isso há imenso tempo pelo menos na questão das transferências…
Só entre Moey’s. Não dava para os outros bancos, a não ser por MBWay
Certo…
Pura burrice das pessoas que facilitam um código de levantamento.Ja me aconteceu tentaram me burlar dei um código mas pus um valor mais alto do que tinha na conta
Fizeram me repetir 3x até eu ameaçar com a polícia e aí desligaram me o telemóvel na cara
Vai começar nova onda de roubo de telemóveis (“Pa comprar cervejinha”)os “expert” nesse quesito já cá estão é só uma questão de tempo.