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SPIN: transferências só com o número de telefone começam hoje

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Aves says:

    “Esta nova funcionalidade começa a ser disponibilizada a partir do início da próxima semana em 30% das instituições de pagamento que fazem parte do sistema nacional, de acordo com Teresa Cavaco, diretora do Banco de Portugal.
    A disponibilização do SPIN torna-se obrigatória a partir de 16 de setembro.”
    Quais são os 14 bancos? Suponho que o SPIN só funciona entre bancos aderentes.
    Das FAQ do BP sobre o SPIN destaco:
    “O utilizador de serviços de pagamento tem de associar o seu número de telefone ou NIPC ao SPIN para receber transferências através desta funcionalidade?
    Sim. O utilizador de serviços de pagamento só poderá ser beneficiário de transferências, a crédito e imediatas, iniciadas com recurso ao SPIN — isto é, em que o ordenante inicia a operação utilizando o número de telemóvel ou o NIPC do beneficiário — se este tiver procedido, anteriormente, junto do seu prestador de serviços de pagamento, à associação do identificador (número de telemóvel/NIPC) ao IBAN da conta de pagamento na qual pretende receber os fundos. (…)”
    https://www.bportugal.pt/page/faq-spin

  2. Andre says:

    Novos scams como aconteceu com MBWay em 3,2,1 ….

    • Aves says:

      A burla MB Way é bastante sofisticada – associar mais um numero de telefone (o do burlão) à conta MB Way obriga a ir uma caixa MB, que vai advertir para só o fazer com familiares e pessoas de extrema confiança. E é a burla mais perigosa porque a partir daí o burlão tem acesso à conta e pode limpá-la. Não me parece que o SPIN aumente a burla MB Way.
      Quanto à burla “Olá pai/Olá mãe” e semelhantes:
      Burlão: “Olá pai, mudei de telemóvel, põe este número nos contactos”. Fácil
      Burlão: “Manda-me aí 10.000 paus para dar de entrada para a casa. Vai à aplicação do teu banco e para fazer a transferência seleciona o meu contacto”. E o dinheiro, vai-lhe entrar na conta bancária.
      Mas, se indicasse o IBAN de um banco numas ilhas quaisquer ia dar ao mesmo. E, assim, o burlão tem que abrir conta num dos banco aderentes, em vez d um IBAN qualquer – o que melhora segurança. Não esquecer também que se vai tornar obrigatório que apareça o nome do beneficiário – antes de se ordenar a transferência – também aumenta a segurança.

      • Koala says:

        “A burla MB Way é bastante sofisticada” – Acha? É um golpe de social engineering que apenas visa levar o burlado a tomar uma decisão. Não tem grande sofisticação, usa a iliteracia do burlado para o levar a um menu que diz claramente “levantar dinheiro”. É um abuso, mas sem grande sofisticação. Ninguém deve receber instruções de quem não conhece sobre as suas aplicações, sejam elas quais forem. Infelizmente há pessoas que interiorizaram esta regra tão simples.

        • Aves says:

          A burla MB Way, ao contrário de outras burlas, em nenhum momento passa por qualquer menu/operação de “levantar dinheiro”, “pagar” ou “transferir dinheiro” – que são suscetíveis de gerar desconfiança.
          Tipicamente, o burlão contacta vendedores que anunciam pela internet mas dizendo-lhes que só pode pagar através do MB Way. Para isso, ou seja, para receber, o burlado tem que acrescentar o número do telefone do burlão à sua conta MB WAY. Tem alguma sofisticação. É iliteracia financeira? O que é, é – não perceber o que significa acrescentar um número de telefone de outra pessoa à conta MB Way.
          https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/protecao/Pages/Fuja-das-burlas.aspx

  3. João Matos says:

    Dos 3 bancos nacionais em que tenho conta, hoje só o Moey disponibiliza. CGD e AtivoBank ainda não.
    Gradualmente os bancos irão ter esta funcionalidade.

  4. Jorge says:

    « o Banco de Portugal realizou um investimento de mais de 600 mil euros »
    Deveria ser:
    « o Banco de Portugal usou mais de 600 mil euros dos impostos dos portugueses »

    • João Matos says:

      E qual é a diferença? Se é uma instituição pública, claro que todos os gastos são dos nossos impostos.
      É em toda a administração pública… Desde hospitais, escolas, tribunais, câmaras municipais, universidades, etc etc.
      Não se percebe esse teu comentário.

  5. CA says:

    No homebanking do BPI ainda nada.

  6. TdSR says:

    Que comecem os esquema fraudulentos…

  7. Filipe says:

    Mais alguém com stress no Moey, na receção do código de validação por SMS em tempo útil?

  8. Antonio+Ferreira says:

    CGD e Millenium BCP nada. Alguem tem conhecimento da tal lista de 14 bancos que já aceitam o SPIN ?

  9. mb says:

    Sou só eu que vejo mais um vector de ataque? Quem tiver o número de telemóvel, agora facilmente consegue o nome….

  10. _RJCA_ says:

    Interessante, na @Moey já faço isso há imenso tempo pelo menos na questão das transferências…

  11. Judite says:

    Pura burrice das pessoas que facilitam um código de levantamento.Ja me aconteceu tentaram me burlar dei um código mas pus um valor mais alto do que tinha na conta
    Fizeram me repetir 3x até eu ameaçar com a polícia e aí desligaram me o telemóvel na cara

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