SNS: Saiba como pode registar o seu testamento vital
O testamento vital ou diretiva antecipada da vontade é o documento onde o cidadão pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber. Permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde.
Saiba como e onde pode registar o seu testamento vital.
Um testamento vital pode ser feito por cidadãos nacionais, estrangeiros e refugiados (apátridas), residentes em Portugal, maiores de idade, que não se encontrem interditos ou inabilitados por anomalia psíquica.
É necessário ter número de utente do Serviço Nacional de Saúde (caso não tenha, poderá ser-lhe atribuído pelos serviços administrativos do centro de saúde). É recomendado o registo na área pessoal do portal do SNS 24 para acompanhamento do processo.
Como fazer o seu testamento vital via portal SNS?
O utente deve começar por aceder à área pessoal do portal do SNS 24 e descarregar o modelo de formulário do testamento vital. Após preencher o formulário, deverá entregá-lo no centro de saúde da sua área de residência – balcão RENTEV.
O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) é um sistema de informação desenvolvido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que possibilita a receção, registo, organização e atualização de toda a informação e documentação relativas ao documento de diretiva antecipada de vontade/ testamento vital e à procuração de cuidados de saúde.
Este artigo tem mais de um ano
Por onde andará o Plano de Ação para a Transição Digital, ainda não chega aqui….
Ou, não quiseram ser hipócritas, não se “preocupando” com o ambiente quando pedem para imprimir o documento e o ir levar ao Centro de Saúde…
Julgo que seja para validar a informação porque é algo importante. E se assim é, faz sentido.
Sempre grato pela info, depois da publicação acerca do destino dos órgãos há umas semanas, não me ocorreu que estas escolhas fossem já possíveis em Portugal, ainda bem que o são.
Sim, já há muitos anos (falta divulgação). E posso dizer que realmente é consultado pelos profissionais de saúde quando se justifica.
E parabéns ao pplware pela divulgação
Sim oorque com os médicos a fugir todos para o privado, a coisa vai-se complicar…