Mudou de casa? Precisa de mudar a morada na Carta de Condução?
Mudar de casa ou cidade tem sempre coisas boas e más. Quando se muda de casa, não nos devemos esquecer de mudar a morada para que a correspondência chegue à nova morada e não só. Será que precisa de mudar a morada na Carta de Condução?
A morada já não aparece na carta de condução (não precisa de mudar)
Se mudou a sua residência habitual, tem um prazo máximo de 60 dias para comunicar o novo domicílio fiscal à Autoridade Tributária (Finanças). Para quem tem Cartão de Cidadão, basta alterar a morada no cartão para fazer esta comunicação.
Quem tem Cartão de Cidadão não precisa de alterar a morada da carta de condução, basta alterar a morada no cartão. A morada já não aparece na carta de condução, pelo que não é necessário substituir a carta.
Quem tenha carta de condução portuguesa e não tenha Cartão de Cidadão, tem de comunicar a alteração de morada ao Instituto dos Transportes e Mobilidade (IMT) através do portal IMTonline ou num balcão do IMT.
Pessoas proprietárias de veículos registados em Portugal, com ou sem Cartão de Cidadão, têm um prazo de 60 dias depois da confirmação da morada para registar a alteração no Certificado de Matrícula - Documento Único Automóvel (DUA).
Alterar a morada noutras entidades públicas e privadas
Através do portal gov.pt também é possível alterar a morada em várias entidades públicas e privadas, incluindo:
- Automóvel Club de Portugal
- Caixa Geral de Aposentações
- Direção-Geral de Alimentação e Veterinária
- EDP - Energias de Portugal
- EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres
- Estádio Universitário de Lisboa
- INATEL
- Instituto do Emprego e Formação Profissional
- Universidade do Porto
- Via Verde
Pode saber mais sobre alteração da morada aqui.
“ Pessoas proprietárias de veículos registados em Portugal, com ou sem Cartão de Cidadão, têm um prazo de 60 dias depois da confirmação da morada para registar a alteração no Certificado de Matrícula – Documento Único Automóvel (DUA).” isto é a coisa mais ridícula que existe o carro não tem morada, quem tem é o proprietário logo deveria ser assumida a morada do proprietário pagar 30€ para dizer que o carro mudou de morada é só encher os bolsos de alguem -.-
Não é o carro mudou de morada – é o proprietário do carro mudou de morada 🙂
E para quem tem a versão da carta que ainda traz a morada gravada?
Se a morada da carta deixou de ser obrigatória e a que vale é a do CC, no caso em que seja diferente da que está na carta antiga – “penso eu de que” não é preciso atualizar a morada da carta, porque não faz sentido obrigar a mudar para a carta nova que não tem morada … e o CC também não.
super travail