Signal traz finalmente a funcionalidade que todos pediam há muitos anos
A Signal é uma aplicação de mensagens bem conhecida pelo seu foco em privacidade e segurança. Agora, esta anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade muito aguardada pelos seus utilizadores. Falamos dos backups seguros na cloud, que permitem guardar e restaurar o histórico de conversas e chegam com a promessa de manter a filosofia de “conhecimento zero” da empresa.
Funcionalidade que todos pediam há muito
Esta funcionalidade, designada “Secure Backups”, será opcional e está a ser implementada inicialmente para os utilizadores da versão beta da aplicação em dispositivos Android. Segundo a empresa, o objetivo é responder a um dos pedidos mais frequentes da comunidade, oferecendo uma solução para a recuperação de mensagens em caso de perda ou troca de telemóvel, sem comprometer a privacidade.
O sistema foi desenhado para ser tão seguro quanto as próprias conversas. Foi construído como um sistema que permite recuperar as conversas no Signal, mantendo o mais alto padrão de privacidade e segurança. Para isso, cada utilizador que ativar a funcionalidade irá gerar uma chave de recuperação com 64 caracteres. Esta chave é a única forma de “desbloquear” o backup e nunca é partilhada com os servidores da Signal.
O serviço de backups será disponibilizado em duas modalidades. A opção gratuita permite guardar todas as mensagens de texto (até 100 MB) e os ficheiros de multimédia dos últimos 45 dias. Para os utilizadores que necessitem de um histórico mais extenso, a Signal introduz a sua primeira funcionalidade paga. Por 1,99 dólares mensais, será possível armazenar até 100 GB de dados, incluindo todo o histórico de multimédia.
Signal tem finalmente backups na cloud
Jim O'Leary, vice-presidente de Engenharia da Signal, justifica a introdução de um plano pago de forma direta: “A razão pela qual estamos a fazer isto é simples: os media requerem muito espaço de armazenamento, e armazenar e transferir grandes quantidades de dados é caro”.
Os backups serão atualizados automaticamente todos os dias, substituindo o arquivo do dia anterior. As mensagens temporárias ou de visualização única continuarão a ser respeitadas, sendo excluídas do arquivo de backup conforme a sua configuração original, para manter a intenção de efemeridade do utilizador.
Apesar de o lançamento inicial se restringir à versão beta para Android, a Signal já confirmou que planeia expandir a funcionalidade para os utilizadores de iOS e para a versão desktop “em breve”. Este desenvolvimento representa um passo significativo para a aplicação, equilibrando a conveniência da recuperação de dados com a rigorosa proteção da privacidade que os seus utilizadores esperam.






















E aproveitem para resolver os problemas de comunicação que apareceram com o Android 16: chamadas e video-chamadas onde o telefone não toca e só muito depois aparece a indicação “mensagem perdida”
Concordo, esses problemas das chamadas e videochamadas é que eles deveriam resolver com urgencia
Backups na cloud? Quem é o doido que faz backup na cloud mesmo que sejam encriptados?
Esta funcionalidade não é para se ter numa aplicação cuja privacidade é uma prioridade.
Eu e a maioria das pessoas que conheço, tenho tudo no iCloud.
Onde é que a minha privacidade está comprometida por ter backups em iCloud?
Vocês gostam de mandar postas de pescada mas nem sequer sabem qual a relação e o sentido do que estão a dizer.
Sim, a Apple entrega dados de iCloud a entidades policiais e governamentais a pedido, onde é que isso compromete a minha privacidade online?
Ai Zé…Zé…a tua inocência comove-me…
mais comove-me a falta de conhecimentos dos comentaristas de um fórum de tech
Nesta sociedade ninguém dá nada a ninguém. Algo gratuito, tem de ter sempre o outro lado da moeda.
Mais uma daquelas falácias que fica bonito dizer num fórum e que todos concordam, mas quantos pensam e analisam o que disseram ou aprovaram?
Vai lá perguntar à tua AI se não consegues lá chegar sozinho
Caro, nesta altura isso já é senso comum e sem grande debate, se não estás a pagar o serviço, então tu és o produto. Só coloco aqui um excepção que é o que é Open Source, como Linux ou ouros programas e mesmo assim sempre com cuidado.
Não estamos a falar de serviços mas sim de funcionalidades e de utilitários, o que não falta por aí são milhares de utilitários não open source que não fazem qualquer recolha de dados, até modelos LLM abertos já tens nos dias que correm, maior parte da malta tech savvy não está nisso pelo dinheiro, quem quer dinheiro não lhes falta, podem dar-se ao luxo de fazer algo sem pedir nada em troca.
Até eu que sou uma besta egoista antes de ser pai me fartei de apoiar comunidades tecnológicas pelo simples facto de dar algo que mais ninguém estava a dar
Vasco, eu tenho backups na Cloud.
Estão é encriptados com PGP…
Mas isso és tu que és inteligente. Os meus dados na Cloud também estão encriptados com PGP. Nunca usaria métodos encriptaçǎo que desconheço. Alguém sabe como os dados do Signal ficam guardados e que método de criptografia usam? Além disso, Não preciso de guardar nada que faço numa app de mensagens.
Se tornassem o sistema distribuído ou se, pelo menos, deixassem de exigir número de telm…
Isso é que era!!!
Ora aí está. Por isso é que uso cada vez menos o Signal e dou preferência ao SimpleX e ao Session, embora prefira o SimpleX.
Tens soluções de IM com dApps, não precisas de ir para os mais conhecidos que não têm isso na sua concepção