PplWare Mobile

ShareDrop: partilhar ficheiros dentro de uma rede pelo browser


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Nunes says:

    “Esta é mais uma excelente forma de partilhar ficheiros dentro de uma rede privada, sem recorrer a serviços externos ”
    Só não recorre a serviços externos se colocarem o serviço num servidor local, doutra forma é necessário recorrer à internet para descobrir o dispositivo para o qual se quer enviar o ficheiro!

    • Il Capo says:

      Existe algo parecido a este conceito, de ser na mesma rede mas em vez de partilha de ficheiros, seja chat pelo browser ?

    • pedro M. Silva says:

      Se todo o código que for executado for JavaScript, e este mesmo código não fizer chamadas nenhumas a um servidor externo para além da chamada inicial que nos serve os ficheiros HTML, então não recorre a serviços externos. De cada vez que abres o site, ele descarrega-te a aplicação e depois executa-a no teu Browser.

      • Nunes says:

        Para teres o serviço precisas de ir primeiro ao site, logo requer um serviço externo, mesmo que depois a transferência só se processe dentro da rede privada. Se estiveres numa LAN sem internet não podes usar o serviço, só se instalares num servidor a que podes aceder. Parece ser necessário um servidor para que os dispositivos se vejam mutuamente!

  2. Manuel Silva says:

    Acabei de experimentar. Simples, eficaz … 5*

  3. Nelson says:

    Até a interface é copiada da Apple…

    Nos meus equipamentos, não preciso nada disso, uso o Apple Bonjour para transferir fotos e ficheiros entre o meu iPhone, iPad e Mac.

    Sem sites, sem plug-ins, através do Safari ou do Cyberduck (entre outros) e do Documents no iOS desde que estejam na mesma rede…

    • Gil says:

      e se eu quiser transferir de um macOS para windows ou outro sistema?

      • Nelson says:

        Também dá…

        Redes windows , por exemplo…

      • Lazim says:

        Desde que tenhas instalado o Bonjour no Windows. Mas se for por esta ferramenta (ShareDrop) não tens de instalar nada em nenhuma das pontas. 🙂

        • Nelson says:

          Não precisas de instalar bonjour no Windows nada 😉

          O bonjour é uma designação comercial da Apple… É a única coisa que faz é anunciar na LAN/WLAN os serviços existentes…

          Também com o método que uso, não precisas de instalar ABSOLUTAMENTE nada! nem precisas de ter acesso á net…

          Basta ir ao browser para enviar/receber ficheiros… O iPad/iPhone faz um “mini-site” para o efeito.

          O Safari tem um extra, como tem bonjour, não é preciso pôr o IP/hostname do iPad/iPhone… É isso que faz…

        • Nelson says:

          Ps: tens vários softwares que usam a tecnologia do bonjour, o MulticastDNS, para encontrarem os tais serviços na rede local. Como o cyberduck que tem essa funcionalidade, há vários programas para Mac, Windows, Linux, Java, Android, etc…

  4. Lazim says:

    Muito interessante! Mas para nós que lidamos com informática este é perfeito para partilhar ficheiros na rede local, nós que sabemos com quem anda os IPs da rede e os que estão livres. Mas pela maneira que é apresentada a ferramenta, se olharmos do lado do “usuário” eles ficarão perdidos quanto à quem poderão enviar o ficheiro. Pelas screens notei que ele apresenta o IP de quem está a usar o serviço, mas o usuario não faz a minima idéia de quem seja o IP 192.168.0.16. Pratico para nós informáticos, mas para o usuário final, confuso. Numa empresa com mais de 50 funcionários conectados ao serviço pode ocorrer de o RH partilhar uma carta de demisão para o funcionário errado e causar grandes problemas.
    Do mais a ferramenta é ótima *4

    Cumps

  5. Joaquim Dias says:

    Boa ferramenta. Devia permitir a definição de nicknames pois numa rede com muitos utilizadores é mais complicado descobrir o destinatário através do IP.

    OFF-TOPIC:
    Deixo aqui a minha primeira experiência no desenvolvimento de jogos em Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.letiagoalves.hexa

    Se deixarem sugestões seria óptimo!

  6. Fernando says:

    Exprimentem o Dukto: http://www.msec.it/blog/?page_id=11

    Ferramenta interplataforma, interface limpo,velocidades excelentes, configuração 0 e free. Experimentei e nunca mais quis outra coisa 🙂

  7. NelsonN says:

    Aqui não tá a bombar, n me aparece outros computadores, porque será

  8. Filipe YaBa Polido says:

    Mehh… não funciona em ambientes de rede mais …”complicados”… mais depressa faço \\192.168.69.69\C$

  9. Dude says:

    Não faz sentido uma aplicação/acesso para partilha de ficheiros numa rede privada, quando se está já numa rede restrita. Usa-sa o próprio acesso da intranet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.