Serra da Estrela: Copernicus revela que já arderam 16 mil hectares
Segundo o Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus, atualmente já arderam cerca de 16 mil hectares ardidos.
Já se passaram 7 dias e a Serra da Estrela e arredores continua a arder. O número de meios operacionais tem aumentado nas últimas horas, tendo chegado perto dos 1700 e aumentaram também o número de unidades de veículos terrestres e aéreos.
O Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (EMS Copernicus) fornece a todos os intervenientes envolvidos na gestão de catástrofes naturais, em situações de emergência de origem humana e em crises humanitárias, informações geoespaciais atuais e precisas derivadas de teledeteção por satélite e completadas por fontes de dados abertos ou in situ disponíveis.
O EMS do Copernicus tem duas componentes:
- uma componente de cartografia;
- uma componente de alerta precoce.
A componente de cartografia do serviço (EMS do Copernicus - Cartografia) tem uma cobertura mundial e fornece aos intervenientes supracitados (sobretudo autoridades da Proteção Civil e agências de ajuda humanitária) mapas baseados em imagens de satélite.
A componente de alerta precoce do EMS do Copernicus consiste em três sistemas diferentes:
- O Sistema Europeu de Sensibilização para as Inundações (EFAS), que fornece uma panorâmica das inundações em curso ou previstas na Europa com uma antecedência máxima de 10 dias.
- O Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), que fornece informações em tempo próximo do real e históricas sobre incêndios florestais e regimes de incêndios florestais nas regiões da Europa, Médio Oriente e Norte de África.
- O Observatório Europeu da Seca (EDO), que fornece informações relevantes em termos de seca e alertas precoces para a Europa.
Copernicus mostra tragédia na Serra da Estrela
Mais de 16 mil hectares arderam até esta sexta-feira à tarde no incêndio rural que lavra desde sábado na serra da Estrela, de acordo com o sistema de vigilância europeu Copernicus. O sistema permite destacar áreas ardidas, mas também ponto de fogo ativos.
Além da informação visual, é ainda possível fazer uma pesquisa pelas zonas de área ardida e saber quantos hectares de área foram consumidos pelo fogo.
De relembrar que o incêndio deflagrou na madrugada do dia 6 em Garrocho, no concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, mas as chamas já se estenderam ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira.
Este artigo tem mais de um ano
Uma vergonha, num espaço que está completamente topografado, mais do que conhecido, e que de acordo com alguns especialistas no terreno, foi objecto de uma intervenção completamente descoordenada, fora de tempo e, pelos vistos desarticulada. Claro que quem está lá no terreno saberá melhor, mas penso que isto impunha um INQUÉRITO rigoroso, com acompanhamento e divulgação públicos e castigos exemplares. Mas já pensei o mesmo em 2017 e pelos vistos não serviu de nada. Só nos resta, enquanto cidadãos, engolir com nojo o sapo da incompetência dos nossos responsáveis políticos – não quero sequer partidarizar o assunto, pois os regabofes sucedem-se governo após governo, independentemente da cor política. Como cidadão só sinto pena da flora, da fauna, dos que vivem directamente da floresta, e nojo genuíno da nossa classe política.
Vasco, nojo da.classe política?
E de quem dá maioria absoluta a gente incompetente, nepotista, bancarroteiros, não tem nojo?
Os primeiros são lá postos pelos segundos…
Sim, claro, infelizmente existe muita ignorância na parte de quem vota, dado que continuamos como resultado a ter os piores a ocupar os melhores lugares e não o oposto, como deveria ser (salvo algumas excepções) e isso tem sido sistemático. Os resultados da governação nas últimas decadas em temas como o dos incêndios tem sido cada vez pior e está aí a realidade a oferecer-nos a maior prova disso. Contudo, e muito importante, esperar-se-ia que em termos gerais a classe política, pelo simples facto de maioritariamente possuir alguma formação procedesse de forma diferente. Estou convencido que muitos políticos, apesar de saberem o que deveriam fazer, apesar de saber que poderiam ser assessorados por quem sabe mais do que eles (pois ninguém sabe tudo e isso não é nenhuma vergonha) não o fazem deliberadamente, para acautelar os interesses dos lobbies que mais tarde lhes irão pagar favores mais ou menos ocultos. E isso é que mete realmente nojo: algumas pessoas capazes, em todos os quadrantes político-partidários, que se prostituem dessa forma. Têm mais culpa do que os ignorantes que os elegeram para representantes deste país. Os cargos acarretam responsabilidades e as responsabilidades acarretam culpas em caso de falhas, sendo que no caso dos políticos as ultimas são tão constantes quanto as primeiras. Tenho vergonha de quase todos os nossos representantes, da esquerda à direita.
Concordo com o que dizes e acrescento que não é preciso nenhuma ou quase nenhuma formação para fazer o que é correcto, é preciso é vontade genuina e isso pelos vistos é raro.
É todos os anos a mesma coisa, muita parra e pouca uva como se costuma dizer.
É por isso que muitas pessoas não votam e para qué? Só se vê incompência.
Todos os anos só se vê o mesmo blá blá dos politicos.
O Costa e os amigos dizem que é normal.
Tb diz que é normal os Canadair avariarem, são velhos. É pena é ele estar no governo há 7 anos e não ter resolvido a “velhice” dos Canadair.
Deve ser um problema “estrutural” logo não têm nada que ver com o assunto.
16 mil hectares,o equivalente a 16 mil campos de futebol.Nem dá para acreditar. 🙁
Não é grave se fosse ja tinham resolvido
a 15 dias ao falar com a minha prima comentava ela que a Serra não tinha guarda nenhuma, portanto esta visto que não era nem é importante.
Um dos problemas deste país, Cancro mesmo, são os Juízes, sistema (Mafioso) da justiça.
mesmo que por muito esforço que a polícia apanhe um incendiário, o Juiz logo a seguir ,soltao ( a troco de dinheiro, claro)e o incendiário volta a fazer o mesmo, como tem acontecido,…
Tal como no caso do Ladrão dos Catalisadores, já foi apanhado 4 Vezes pela polícia, e o Juiz soltao sempre, e ele volta a fazer o mesmo…
A Máfia da justiça sabe que ao deixar os criminosos a solta a troco de dinheiro, eles voltam a cometer crimes e a deixar lá mais dinheiro para se manterem em liberdade . Só que as pessoas e o país sofrem com estes parasitas da sociedade…
+1
O catalisadores amarravam as manzinhas ao catalizador e ligavam o automovel e esperava-se 15 minutos depois podia ir embora.
Cá para mim, este incêndio deve-se a emergência da construção do traçado do gasoduto. Deste forma contornam o obstáculo do seu traçado passar por uma reserva natural, Assim sendo, já sabemos quem serão os autores deste enorme prejuízo ambiental. PORCOS!!! Portugal no seu pior!
Se for isso, pode fazer sentido.
A ser construído, vem sempre a partir de Sines, não me parece que vá passar por Guarda….
Aconselho-o a ver o trajeto da 3ªfase do gasoduto neste link:
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/v%C3%ADdeo-infografia-nova-liga%C3%A7%C3%A3o-gasoduto-portugal-espanha/vi-AA10CmX4?cvid=a9c0e9c1d2b449ecaf046790181b59eb&category=foryou