Recebeu uma mensagem para atualizar o registo no SNS? É falsa!
As mensagens fraudulentas estão cada vez mais sofisticadas, sendo tendencialmente mais difícil detetar potenciais esquemas. Agora, a comunicação foi enviada em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e diz respeito a uma falsa necessidade de atualização de dados.
Ontem, o SNS alertou para uma comunicação fraudulenta, por via de SMS, referindo a necessidade de atualizar o registo, através do computador, para não perder acesso aos cuidados de saúde, a partir do dia 10 de abril de 2025.
No site oficial dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade alerta para que nenhum utilizador aceda ao link enviado na SMS e apague a comunicação.
Estas SMS representam um esquema de phishing, através do qual um ator desconhecido pretende motivar os destinatários a abrir links que remetem para páginas fraudulentas na Internet, totalmente alheias ao SNS, que visam obter dados pessoais.
Segundo a SPMS, apesar de estarem a ser efetuadas diligências junto das entidades competentes, é recomendada prudência.
Se se deparar com mensagens deste tipo, não aceda aos links e apague as comunicações.
Imagem: Diário de Notícias
Neste artigo: mensagem fraudulenta, sns
Eu vou criticar e vou continuar a criticar.
É que os sites piratas são bloqueados por DNS por tempo indefinido, porque estes tipos de dominio ou websites não são bloqueados? Perguntem-se porquê! Eu sei a resposta e vocês saberão. Chama-se interesses por dinheiro, não é por direitos de autor. Porque se fosse, certamente estariam a usar os direitos de autor / legais do SNS que é totalmente falso.
Perguntem-se porque é que estes tipos de websites não são bloqueados mesmo que seja temporariamente e os websites de downloads são bloqueados por DNS…
Eu sei que provavelmente alguem vai vir com aquela desculpa “ah mas esse dominios rapidamente deixam de funcionar, nem tem comparação” certo, mas quem garante que um site daqueles não volte ao ativo ou não continue online por mais que dias ou meses? Existe casos desses.
Pensem e reflitam e depois respondam.