Hackers encontram forma de desativar boxes Android modificadas para IPTV
A luta contra a IPTV tem sido uma realidade em muitos países nos últimos meses. A Europa tem procurado acabar com estes serviços pirata e que muitos optam por usar. Agora, e vindo do Brasil surgiu há algumas semanas uma solução ainda mais radical. Num hackathon foi revelada uma forma de desativar dispositivos Android modificados para IPTV.
O desafio em questão chama-se TV Box Hackathon e decorreu em São Paulo no final de setembro. Organizado pelo regulador brasileiro de telecomunicações (Anatel), o objetivo do evento foi desenvolver uma solução que permitisse bloquear descodificadores não autorizados com os quais os seus proprietários acedem gratuitamente à IPTV e a conteúdos pagos.
Como se pode ver num artigo publicado no site oficial do Hackathon Brasil, o evento reuniu inúmeros especialistas em tecnologia e cibersegurança. Durante dois dias trabalharam para encontrar vulnerabilidades que permitissem bloquear remotamente este tipo de dispositivos. O objetivo era impedir que pudessem ser usados.
Tal como detalhado, a equipa vencedora desenvolveu uma solução que permite inutilizar dispositivos não autorizados por uma atualização de software. Como esperado, o funcionamento da solução não foi partilhado publicamente. Ainda assim, soube-se que uma das chaves é o funcionamento da infraestrutura de Internet do Brasil.
O artigo explica que o bloqueio de dispositivos IPTV não autorizados foi possível graças ao desvio de pedidos de DNS, algo que é usado em muitos países para bloquear o acesso a sites ilegais. Esta técnica direciona o utilizador para uma página de bloqueio em vez do serviço a que estava a tentar aceder. Também pode ser usada para instalar atualizações que não sejam do fabricante original Android.
O comunicado publicado pelo Hackathon Brasil explica que a compra de dispositivos não autorizados para IPTV pode representar um risco para a segurança dos utilizadores. Afirma que os participantes do hackathon destacaram a falta de medidas de segurança nos sistemas utilizados neste tipo de dispositivos. Aparentemente, foi isto que permitiu a desativação remota dos dispositivos.
A equipa vencedora recebeu um prémio de 7.000 reais (cerca de 1.100 euros). As equipas que ficaram em segundo e terceiro lugares receberam um prémio de 3.000 e 2.000 reais (cerca de 470 e 320 euros). Para já não há informações sobre a implementação da solução vencedora.
Nessas boxs o melhor é mesmo uma APP firewall ou então usar iptables para bloquear pacotes de entrada (portas TCP/UDP).
E claro só ligar boxs destas em vlan com regras bem definidas para elas não fazerem o que querem na nossa rede de casa.
O melhor mesmo é comprarem uma box como deve ser e instalar uma APP de IPTV, pois maior parte dessas chinocas baratas bem artilhadas de malware…
Top 3 do que devem comprar:
1° – NVIDIA Shield TV pro
2° – Apple TV 4K
3° – Google TV Streamer (4K) (4GB RAM e 32GB Flash – Android TV 14)
Concordo com o que dizes.
Só não concordo com o TOP 3.
Não concordas com a ordem ou tens algum modelo que aches melhor que estes?
Eu tenho a NVIDIA Shield e a Apple e depois de experimentar muita merd@ ao longo dos anos desde, Amiko, Formuler, Nokia, Xiaomi, Roku, Fire… nada vence estas 2 que mencionei.
Também já testei várias e até tenho uma Xiaomi Mi Box e não chega sequer aos calcanhares da minha Nvidia Shield TV Pro
qual o problema? so vejo que lhe falta ai uma Formuler, de resto esta bem. Partilha ai o teu top
dá para passar para trás? Pois. Se fossem iguais, toda a gente comprava xioami sticks…
Como assim?
Da para passar para trás da TV, ao lado, em cima é como quiseres.
Pensei que estava a falar com uma pessoa com mais de 50qi mas parece que me enganei.
para um tipo que nao se sabe explicar, es um pouco convencido
Por mais que tentem deitar abaixo a IPTV pirata não conseguem. Muitas das vezes fornecem melhor serviço do que empresas como a MEO ou as plataformas de streaming
Apenas digo: “good luck”
Grande coisa 🙂
VPN+IP estático+bloquear redireccionamentos e sobreposição IP.
Redescubram a pólvora,ou então façam-me cócegas para eu me rir.
epa samsung tv com app iptv e vpn (paga) a apontar para o país do servidor de iptv. sem bugs, sem buffering
A solução deles, é mudar o firmware da tv box. Mas se o firmware possuir assinatura para atualização, essa solução cai por terra. Porque eles podem até tentarem, mas na hora de checar a assinatura do firmware, ele não vai autalizar. Bloquear ip ou redirecionar dns tá fora de questão, pq eles mesmos podem usar os próprios aplicativos pra reportarem bloqueios e redirecionarem o tráfego. Além disso o tráfego é criptografado. Não existe solução perfeita. Pra mim eles sempre vão enxugar gelo. Pois existem inúmeras formas de contornarem isso.
Tem que e prender ladrão safado IPTV não faz mal a ninguém não vcs querem que nós pagamos 200 300 reais de tv acabo legalizada que só vem uma merreca de canal e os canais de futebol e tudo vendido separado já roubam nosso dinheiro aí nos impostos o salário uma merreca escala 6×1 tem que se lascar mesmo Anatel se a tv acabo legalizada tivesse 350 canais por um preço bom todo mundo usava tv acabo legalizada
Ainda ninguém comentou uma coisa que me veio logo à cabeça: os vencedores encontram uma solução que (em teoria) vai render milhões às operadoras. O prémio? 1100 euros … AHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH!!!! Com motivações destas mais vale ficar em casa a ver IPTV pirateada!