Enviado primeiro SMS por satélite na Europa e está aberta a porta da conetividade global
A Deutsche Telekom, a Qualcomm e a Skylo afirmam ter concluído com sucesso um teste ponta a ponta de transmissão de SMS via uma rede de satélite. Este é um passo importante para garantir a conetividade satélite na Europa e assim garantir uma segurança mais alargada na Europa.
As empresas alegaram que este foi o primeiro caso na Europa de integração da rede terrestre de um operador móvel com uma rede de satélite para mensagens de texto. Isto acontece depois de a 3GPP, uma série de organizações de normalização que desenvolvem protocolos para telecomunicações móveis ter lançado especificações para a conetividade Direct-to-Handset (D2H).
O teste demonstrou uma abordagem baseada em normas que integra as redes terrestres dos operadores móveis com a rede não terrestre da Skylo. Isso permite potencialmente que os clientes em áreas sem cobertura celular enviem e recebam mensagens de texto através da conetividade via satélite. Como visto nos EUA, esta capacidade pode salvar vidas.
Envolveu o envio de uma SMS a partir de um dispositivo equipado com o sistema Snapdragon X-80 5G Modem-RF e conetividade via satélite integrada. Para isso foi utilizado um cartão SIM Cosmote através da rede de satélite Skylo. Foi Realizada na subsidiária Cosmote da Deutsche Telekom na Grécia, a prova de conceito é um passo significativo em direção aos serviços comerciais de rede não terrestre na Europa.
We are excited to announce Europe’s first SMS text messaging over satellite in partnership with @deutschetelekom and @Qualcomm. Our end-to-end trial integrated Skylo’s non-terrestrial network into Deutsche Telekom’s mobile network with connectivity to the Snapdragon X80 5G… pic.twitter.com/TgPfmoT356
— Skylo (@SkyloTech) November 26, 2024
Este grupo foi contratado pela Comissão Europeia para desenvolver o IRIS2, uma constelação de satélites multi-órbita composta por aproximadamente 290 satélites. O projeto visa criar uma infraestrutura de comunicação segura para a Europa, melhorar as capacidades de resposta a crises, proteger infraestruturas críticas e resolver as disparidades de conetividade digital.
Com esta nova capacidade, as SMS tradicionais podem ser revitalizadas. Estas mensagens, como método de comunicação, diminuiu significativamente de relevância ao longo dos anos. A cada ano que passa, são enviadas cada vez menos mensagens SMS. No entanto, se a capacidade de ligação em regiões remotas funcionar como pretendido, poderá despertar um interesse renovado.
Existem desafios que estão bem identificados. As ligações por satélite têm uma largura de banda limitada, dificultando o processamento de transferências substanciais de dados. Além disso, fatores como as condições meteorológicas e o posicionamento do satélite podem afetar a qualidade do sinal. Ainda assim, este passo dados agora na Europa é muito importante.
Só para informar que o Putin tem brinquedos que chegam lá acima. Obrigado. Bom dia. Heheheh
E tem brinquedos que destroem qualquer antena, barragem, cabos intercontinentais, centrais nucleares, etc, etc…e a própria humanidade!
Putin, o cão amestrado dos gajos que realmente controlam esta porra toda? weforum.org/press/2021/10/russia-joins-centre-for-the-fourth-industrial-revolution-network/
O problema é que eles vão usar isto para mais ataques terroristas..
Basta ver que já estão a começar a pegar fogo a Siria outra vez.
Já foi a Palestina,Libano,Siria..
Muito provavelmente estas technologias são usadas para ataques em várias partes do mundo incluíndo na Russia, tem morrido muita gente por lá em ataques a bomba.
A Russia tem vindo, muito devagar, a apertar a segurança, mas com uma coisa destas no espaço a coordenar os ataques, a hipotse que a Russia terá é fazer o mesmo na Alemanha e nos EUA, para ver se eles gostam.
A outra opção é por cada ataque em que se descubra a utilização do espectro, sem permissão, uns supositórios voadores para esse paìs.
Mas depois isto tudo pega fogo.
Escreve a Apple:
“Com o iPhone 14 ou posterior, pode ligar o iPhone a um satélite para enviar mensagens SMS a serviços de emergência, pedir assistência rodoviária, enviar [a contactos com iPhone] mensagens a amigos e familiares e partilhar a sua localização. Tudo isto quando não existe cobertura de rede móvel e Wi-Fi.
Os satélites movem-se rapidamente, têm pouca largura de banda e estão localizados a centenas de quilómetros da Terra. Por isso, quando utilizar uma ligação por satélite, a experiência é diferente de enviar ou receber uma mensagem através da rede móvel”.
Escreve a Starlink sobre os seu “direct to cell”
“Conectar telemóveis a satélites apresenta vários desafios importantes a superar. Por exemplo, em redes terrestres as torres de comunicações móveis são estacionárias, mas em redes de satélite eles se movem a dezenas de milhares de quilómetros por hora em relação aos utilizadores na Terra. Os telemóveis também são incrivelmente difícil de conectar a satélites a centenas de quilómetros de distância, dado o baixo ganho de antena e potência de transmissão dos telemóveis.”
Dados os problemas técnicos envolvidos, convém ir devagar nas expectativas – uma coisa é o envio de SMS por satélite, outra obter comunicações ao nível das redes terrestres. Também convinha que os SMS por satélite, e outras comunicações, obedecessem a standards e redes universais, para não ser só entre iPhones, ou quem usa a rede Starlink “direct to cell” ou a falada rede europeia do post.
Como vos disse, corrijam o post onde dizem: “Este grupo” – só se podem estar a referir a Deutsche Telekom, a Qualcomm e a Skylo” – foi contratado pela Comissão Europeia para desenvolver o IRIS2. A Qualcomm também já anda metida na construção de satélites? Dá assim tanto trabalho? Preferem manter o erro?
https://defence-industry-space.ec.europa.eu/iris2-european-commission-awards-concession-contract-spacerise-consortium-2024-10-31_en
Neste momento, a Qualcomm é das poucas, se não a única, a ter modems capazes de comunicar dessa forma, por isso, ainda que indiretamente, está envolvida na preparação do IRIS2.
Boa. Mais um passo rumo à prisão digital global. Bravo melga mike.
Pense e qur iam enviar dinheiro para os necessitados.mas enfim musk o doido varrido tal e qual os chineses.