PplWare Mobile

Governo de Espanha quer acabar de vez com as chamadas spam

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. David Guerreiro says:

    Quero ver como é que fazem nas chamadas com caller ID spoofing… É o que mais há em Portugal, ligam para as pessoas e do outro lado é uma gravação. Mas o número que aparece normalmente é de alguém. Depois se ligar de volta, a outra pessoa não sabe de nada, nem faz ideia que andam a usar o seu número.

  2. Alexandre Natal says:

    stir/shaken “Stir” e “Shaken” são as abreviaturas de “Secure Telephony Identity Revisited” e “Signature-based Handling of Asserted information using toKENs”, respetivamente. São um conjunto de protocolos de autenticação e verificação de chamadas telefónicas, cujo objetivo é garantir que a identidade do chamador é real e não falsificada.
    Como funciona:
    O sistema utiliza certificados digitais para autenticar a origem da chamada. Quando uma chamada é feita por uma operadora que adere a STIR/SHAKEN, a informação sobre a identidade do chamador é enviada criptograficamente, permitindo que o destinatário verifique a legitimidade da chamada.
    Este sistema ajuda a combater fraudes e golpes, que muitas vezes utilizam números falsificados para enganar as pessoas.
    Benefícios:
    Aumentar a confiança:
    Ao autenticar a identidade do chamador, o STIR/SHAKEN ajuda a aumentar a confiança dos usuários em relação às chamadas recebidas, reduzindo a probabilidade de se enganarem com golpes ou chamadas indesejadas.
    Combater fraudes e golpes:
    Ao identificar chamadas falsificadas, este sistema contribui para proteger os usuários contra fraudes e golpes telefónicos, que podem ter consequências financeiras e emocionais negativas.
    Reduzir o spam telefónico:
    Ao garantir que as chamadas legítimas são autenticadas, o STIR/SHAKEN ajuda a reduzir a quantidade de spam telefónico, que pode ser muito perturbador para os usuários.

  3. Mário says:

    Tem sido um inferno em Portugal, está na hora do governo fazer algo.

    Esta emana é dia sim dia não de Inglaterra, chamadas de SPAM.

    • Paulo Fortes says:

      Porque de inglaterra? Tambem tenho recebido varias ao longo do dia..é pishing?

    • Jorginho says:

      As chamadas não vem da Inglaterra mas muito provávelmente da Ásia, nomeadamente India e Paquistão onde existem milhares the call-centers com o intuíto de burlar pessoas de todo o mundo. O número que vê no visor do telemóvel é falso, o dito Caller-ID é fácil de falsificar.

    • says:

      Também já me calhou dessas. De onde são exatamente, na verdade ninguém sabe.

      • B@rão Vermelho says:

        Também tenho estado a receber montes de chamadas de “Inglaterra”, até associei no alto da minha ignorância ao facto de ter estado à poucos dis em Gibraltar. 🙂 🙂 🙂

    • TiagoR says:

      +1
      Desde há duas semanas, +44-47930458116 / 7445643965 / 7455819102 /7474760365 !! Gostava saber onde vão as bases dados ?!

      • Manuel da Rocha says:

        As 44 são da Argélia.
        Publicidade a criptomoedas. Também há as 47 e 57, que são do Brasil, para a mesma coisa. Diferença é que, os do 44 falam um inglês lambuzado, os 47/57 são brasileiros, dizendo estarem em Lisboa.
        Cuidado com contactos, no whatsapp. É daí que apanham números.

      • ze says:

        eu tenho +44 7361169653 e +44 7424914573 e uns 10 tugas so esta semana foi so bloquear números dass

    • David Guerreiro says:

      Pois comigo são números nacionais com número falsificado. Usam números reais de pessoas para ser mais difícil de ser marcado como spam.

    • Grunho says:

      A maior parte das chamadas com aviso de SPAM são das operadoras concorrentes a propor pacotes supostamente mais vantajosos.

      • Manuel da Rocha says:

        Ou da mesma. Tenho UZO, pré-pago, todos os meses, é 100% certo, que recebo chamadas, da MEO e de 7 a 300 call centers, a quererem que passe para subscrição. Peço que retirem o número da lista de contactos, dizem que “pode demorar 180 a 200 dias”. Depois, ligam de outra empresa, a dizer o mesmo. Chego a receber 4 chamadas, em 2 horas, de 4 empresas diferentes, a vender a mesma ideia “se pagar 8 euros, mensais poupa 1000 euros, por ano”.

  4. Pedro says:

    Espero que isso vá para a frente aqui em Portugal também, são muito chatos e passam a vida a ligar, seja das empresas que tenho contrato, para efeitos de fazer upgrade ao contrato, ou empresas concorrentes a querer que eu mude de empresa.
    E não adianta pedir para removerem o meu número da lista deles, irá sempre outra pessoa ligar para o mesmo efeito dias depois.
    E outra coisa que tem acontecido diariamente são aquelas chamadas de burla em que se ouve uma gravação a dizer “daqui fala da conta do paypal” (que nem tenho) ou “recebemos o seu curriculo”, por exemplo.
    E eu bloqueio o número mas no dia seguinte vem a mesma chamada de outro número.

    • says:

      Há ainda uma série de entidades que recolhem e criam bases de dados que depois cedem a outras empresas. Eu comecei a receber chamadas diversas de iberdrola. Fartei-me de lhes dizer para retirarem os meus dados da lista e só me sabiam dizer que não tinham os meus dados, que eram “cedidos” pela Cherry Blue a quem eu tinha dado autorização (que nunca dei garantidamente). Xiça… pedi para falar com o supervisor e ao fim de várias voltas lá me apareceu alguém todo cheio de nove horas e com a mesma conversa que não tinham os meus dados… bla, bla. Eu só lhes disse que se me estavam a ligar da iberdrola, era da iberdrola que eu ia apresentar queixa na polícia. E que depois ia ver o resto. Nunca mais me ligaram da iberdrola.
      Já a dita Cherry Blue, é impossível contactar com eles. Bem que têm formulários para “remover” os dados mas cá para mim não fazem nada. Mesmo assim, tinham os meus dados em base de dados sem autorização. Apresentei queixa à CNPD sobre esse assunto. Enfim. Quase um ano depois responderam a dizer que a informação era vaga e que não era claro como os dados lá foram parar… Duh!!! Anda tudo maluco. Essa Cherry Blue basta fazer uma breve pesquisa do google e vê-se bem o que são. Será que não há um tribunal ou um juiz com google? É vergonhoso que empresas como esta existam.

      • David Guerreiro says:

        Há uns também que dizem que são números aleatórios, que marcam números aleatórios até calhar algum válido ahahaha. Grandes tangas.

      • Manuel da Rocha says:

        Há várias empresas, que fazem passatempos (como ali na Sapo.pt) para bilhetes de espectáculos, livros, dvd ou ofertas várias.
        A pessoa não vai ler as 8000000 páginas, do acordo, mete o certo e concorre. 99,999999% do dito, é que a empresa vai ceder, os contactos a 650000000000 empresas e que, “ao aceitar, permite o contacto, por todas as empresas interessadas em promover compras, serviços ou acções sociais”.
        Quando descobri isso, deixei de concorrer. Nunca ganhei nada, para além de receber chamadas para comprar tudo e mais alguma coisa.

        • says:

          Eu nunca vou nessas. Nem registos de email, nem telefones, ofertas nem treta nenhuma. Até evito ter cartões de “descontos” que são outros que tal. E ainda assim volta meia volta alguém apanha o meu número. Só podem ser algumas entidades menos “éticas” que andam a vender, até porque é impossível não termos alguns registos em empresas. Mas pior, a própria Lei obriga a que os dados sejam apagados ao fim de algum tempo de inatividade. Em 2010/2011 fui a uma oficina automóvel (não gostei, não voltei) e ainda hoje me enviam uma SMS por ano. Mas pronto. Enquanto que é só isso não chateia, mas revela o desconhecimento e falta de cuidado das empresas. Além de ser punível com coimas, possivelmente bem altas.

    • David Guerreiro says:

      Isso das empresas é relativamente simples de resolver. Se não pararem após o seu pedido, apresentar queixa na CNPD munido da prova do recebimento da chamada, que eles depois avançam com o processo. Se houver várias queixas, vai para tribunal.

      • Manuel da Rocha says:

        1 em cada 800000 milhões, chega a tribunal. Nos outros, as empresas passam culpas a sub-empresas e sub-sub empresas, normalmente fora de Portugal. 10 anos depois, lá revelam que a pessoa deu o número, num formulário, do whatsapp ou instagram, que permitia vender, o número de telemóvel e e-mail, a essas empresas. Nessa altura, só os advogados ganharam 1000 milhões de euros…

        • David Guerreiro says:

          Sim, mas se forem empresas portugueses, tipo aqueles que impingem aparelhos auditivos ou checkups médicos, a CNPD leva-os a tribunal. Isto porque a multa é tão elevada, e o Estado sedento de dinheiro não larga o osso.

          • says:

            Pois, se andam a impingir, muitas vezes de forma abusiva, é bom que levem no lombo. Já me ligaram para “rastreios com doutores”. Nunca referem médicos. Se perguntar que doutores e doutorados quem quê, deviam a conversa e nunca respondem. Se perguntar que entidade representam e qual o NIF, desligam a chamada.
            Há uns anos safei um velhote que não conhecia. O senhor foi a um desses rastreios e depois de o fecharem numa sala com 3 pessoas a fazerem lavagem cerebral assinou um crédito de não sei quantos mil euros, sem lhe explicarem nada. O que é contra a lei, diga-se. Por mero acaso apanhei o senhor no banco a perguntar como é que podia cancelar. E ninguém sabia… cheguei-me à frente e perguntei algumas coisas. O sugeri que o senhor enviasse carta registada à entidade para cancelar o crédito no período de reflexão. Claro que não disseram isto ao coitado, mas qualquer crédito ao consumo não pode ser efetiva antes dos 14 (15?) dias de reflexão e pode ser cancelado pelo cliente sem qualquer justificação.
            É inacreditável a quantidade de entidades predatórias que atacam os velhotes. Até na televisão, nos programas em horário diurno. Desde cogumelos, cálcios e outras tretas vendidas a peso de ouro.

        • Hugo says:

          Este chalupa para inventar números é o que quiser LOLOL

      • says:

        Fiz uma queixa à CNPD há quase um ano. Responderam na semana passada a dizer que não era clara a situação. Pois, que não é clara sei eu. Andam a ligar-me de entidades que desconheço, mas identifiquei o detentor dos dados (tanto quanto sei), que é mais que conhecido por aglutinar e “ceder” dados a terceiros sem consentimento. Basta procurar Cherry Blue no google e no portal da queixa. É um fartote. A CNPD não deve ter google.
        Já aqui há uns anos fiz outra queixa por causa da águas de portugal ter o meu número de telefone registado num contrato com o qual eu não tinha nada a ver. Nunca recebi resposta da CNPD e só consegui que retirasse o número quando fiz queixa no livro eletrónico. Não funcionam.

  5. AO says:

    Deveria haver uma lei específica para as chamadas spam em Portugal de forma a evitar os abusos. Para além disso, não se justifica que não haja formas rápidas de bloquear números de telemóvel associados a esquemas fraudulentos. Frequentemente existem pessoas lesadas, algumas que apresentaram queixa, mas ninguém impede a continuação desses esquemas. No entretanto, as operadoras vão ganhando dinheiro porque essas comunicações abusivas ou fraudulentas são pagas.
    Só ontem tive de bloquear dois números de telemóvel (925 177 252 e 925 177 016) e soube de muitas pessoas que receberam igualmente as mesmas chamadas automáticas “suspeitas” com o falso argumento de ter “enviado o currículo”.

    • David Guerreiro says:

      Esses números são forjados, se telefonar normalmente é o número de alguma pessoa sem culpa alguma. Eles inclusive usam call ID spoofing com números de empresas e até do Banco de Portugal já fizeram. O que deveria haver era forma das operadoras impedirem números forjados, pois eles sabem muito bem que não são os números originais.

    • says:

      Mas é que existe mesmo lei para evitar o spam. Chamadas comerciais não solicitadas ou para números cuja autorização para contacto não têm são proibidas. Agora na prática é preciso restringir o acesso aos cartões móveis e à numeração telefónica. Só lá vai assim. O do olá pai, olá mãe tinha quantos mil cartões? Deviam começar pela operadora que anda a distribuir cartões assim…

  6. aaa says:

    como assim o meu curriculo não foi aceite????

  7. says:

    Falta obrigar a que todos os serviços de comunicações na zona euro tenham contrato ou pelo menos identificação do titular com NIF. E co-responsabilizar as operadoras de telecomunicações pelos contratos feitos de forma pouco transparente (para ser meiguinho). Qualquer pessoa faz um contrato em nome de outrem. Não é assim tão difícil. E isto por culpa das operadoras que são pouco diligentes nos procedimentos. Já para cancelar, é quase pior que comprar uma casa. Eu diria que devia ser ao contrário.
    Mas parte da solução (e do problema) está nas mãos das operadoras que não têm andado nada preocupadas com isto. Ainda recentemente ficámos a saber (se é que ainda não sabíamos) que se oferecem, compram e vendem cartões de telecomunicações como quem anda a dar panfletos do supermercado. Ainda gostava de saber se alguém investigou a (as) operadora(as) sobre a forma (na minha opinião displicente) de como andam a distribuir cartões móveis sem mais nem menos.

    • David Guerreiro says:

      Facilmente vais ao mini mercado do Bangladesh e dão cartões da Lycamobile.

      • Manuel da Rocha says:

        Fica mais barato comprar 250000 cartões, à MEO, NOS ou Vodafone. Até os entregam, em casa, desde que pague 5 euros, por cada, com cada cartão a ter 5 euros, para usar.
        O ácaro, de Coimbra, tinha 68000, da MEO, comprados online, com dinheiro do que foi roubando. Encontraram dados que terá comprado 1.4 milhões de cartões, usando 4000, por dia.

  8. Gervásio Inocente says:

    Isto terá de começar pelos operadores de comunicação .. a filtrar ainda mais …porque qualquer dia até estamos há espera de uma chamada importante e não atendemos por não conhecer o numero!

  9. Iniciativa Liberal says:

    È o mercado a funcionar!

  10. PeterJust says:

    Era proibir essas chamadas todas e a empresa infratora ter de indemnizar em 1000€ cada pessoa contactada sem propósito

    • says:

      As chamadas não solicitadas e não autorizadas são proibidas por lei. Infelizmente a lei quase não funciona. As chamadas de burla e tentativa de burla são crime. Mas… também não se consegue resolver nada. Se formos à polícia com uma “tentativa de burla” vimos pelo mesmo caminho porque não conseguem investigar nada.
      Era muito mais fácil proibir o uso de cartões de telemóvel anónimos. Todos tinham de ter um contrato ou NIF associado e obrigar as empresas de telecomunicações a ser rigorosas na celebração desses contratos. E responsabilizá-las quando não forem.

      • Aziado says:

        +1
        Em Espanha se o número não for registado em x dias, é bloqueado pela operadora. Em Portugal, como isto é uma bandalheira, não é necessário registo. As operadoras ganham com isso e a ANACOM não entendo o porquê, da sua existência, visto que nada faz em relação a este e outros temas, de igual importância.

        • says:

          Mas não era registado em x dias. Era não fica ativo sem o “titular” estar devidamente identificado. E começar a carregar nas operadoras que não validam convenientemente os dados dos clientes. Fazem-se contratos por email ou telefone, sem nada assinado. Legalmente isso não existe. As operadoras deviam ser tão rigorosas para celebrar contratos como são para cancelar. Qualquer dia é preciso escritura pública para rescindir a net…

  11. Blackbit says:

    Recebo chamadas de spam mal acabo de fazer de encomendas on-line… Até parece que esses empresas, e as transportadoras associadas, aproveitam isso para me ligar.
    Não creio que seja coincidência.

    • says:

      Eu não consigo garantir a 100%, mas desde que fui obrigado a registar os meus dados numa plataforma para pagar uma taxa turística no Porto começou a torrente de chamadas.

      • Manuel da Rocha says:

        Algumas apps incluem essa cláusula… oferecem descontos, em troca, o seu número passa para 50000 milhões, de empresas, com call centers.

  12. Joca says:

    Estranho mesmo é as pessoas que trabalham em instituições públicas venderem os nossos dados.

    Criei um e-mail só para ser utilizado nas instituições públicas e utilizei pela primeira vez na segurança social e mais ninguém tinha conhecimento, e passei a receber spam no email e no número telemóvel.
    Mal tinha regressado a Portugal número novo pré pago onde nem tinha dado o NIF já tinha spam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.