Em 2025 ainda se usam passwords fracas demais. Veja se usa uma destas!
O cenário não é novo, mas um relatório revela que, em 2025, os utilizadores de todo o mundo ainda utilizam passwords absurdas. Mostra que a grande maioria é curta, não combina letras maiúsculas e minúsculas e, menos ainda, inclui símbolos. Assim, podem ser adivinhadas em segundos.
Em 2025 ainda se usam passwords fracas demais
Apesar dos constantes alertas das principais empresas tecnológicas e especialistas em cibersegurança, e com 2025 praticamente no fim, um novo relatório deixa tudo claro. Mais uma vez, os utilizadores da Internet não aprendem e repetem erros com muitos anos.
O estudo, realizado pela empresa de investigação tecnológica Comparitech, analisou mais de 2 mil milhões de passwords divulgadas este ano. O resultado é tão preocupante quanto previsível. Combinações absurdamente inseguras como “123456” continuam a ser as mais utilizadas em todo o mundo.
Segundo o relatório, “123456” foi a palavra-passe mais utilizada globalmente, surgindo 7,6 milhões de vezes nos dados analisados. Seguiram-se outras passwords igualmente fracas, como “12345678”, “123456789” e a clássica “admin”. A lendária "password" mantém-se ainda no oitavo lugar, enquanto outras pérolas como "123" ou "1111" também figuram entre as favoritas.
Atacantes podem adivinhar em poucos segundos
A Comparitech descreve a lista como um verdadeiro exemplo de "preguiça humana". Entre as descobertas mais impressionantes, destaca que uma em cada quatro palavras-passe consiste apenas em números, que 38,6% contêm a sequência "123" e que 3,1% incluem a sequência "abc " .
O relatório revela ainda que quase dois terços das palavras-passe têm menos de 12 caracteres, e 6,9% têm menos de oito . Entre as descobertas interessantes, a palavra "Minecraft" aparece 70.000 vezes, e a sua versão com maiúscula inicial, outras 20.000 vezes.
Os especialistas recomendam a criação de palavras-passe longas, exclusivas e complexas, combinando letras, números e símbolos, além da utilização de gestores de palavras-passe e da ativação da autenticação em dois passos.

























“Admin” é um clássico.
Humm..não há “qwerty” na lista…?
Falta aí “Louvre”.
😀 😀 😀 😀
LOL
RIP Sail acabou de morrer a rir -.-
O problema é venderem a ideia que passwords fracas são 100% acessíveis… é FALSO!!!
99,9999% da engenharia pessoal, obtêm acessos, usando apps, que roubam dados ou por phishing. É aqui que muita gente paga milhares de euros, para ter “managers, de segurança” com passwords de 512kb, encriptadas e que acham ser super seguras. Depois, descobrem 5 contas bancárias vazias, em 4 bancos diferentes… única ligação: o telemóvel do cliente.E as passwords foram roubadas, pelo próprio telemóvel, que enviou, os ficheiros, de todas as passwords guardadas.
Vale mais uma password fraca, do que andar a mudar milhares de vezes, obrigando a pagar, por programas, secundários, que guardam essas passwords, super seguras.
As passwords fracas estão todas em hashing tables. Portanto, são 100% acessíveis sim!
Quanto a passwords guardadas, tend de estar a fazer alguma coisa muito mal para teres as passwords guardadas no teu telemóvel…
Porque consideram 123456 mais perigoso que Gabriel que tem o mesmo numero de caracteres? Deixem de se armar em havkers, a minha pass do wifi é a minha data de nascimento ha 15 anos e nunca tive problemas
Não se trata de ser nem mais nem menos perigoso. Trata-se de que, quanto mais fracas forem, mais a probabilidade de já existirem em rainbow tables e, portanto, não oferecerem segurança nenhuma em termos teóricos.
Ou seja, se a password “Cagalhão” não estiver numa rainbow table e a password “14^e$2dJ2orfG9#pNC~fl34U” estiver, “Cagalhão” tem mais segurança porque não é ainda conhecida.
As minhas são infalíveis !
O meu é 654321, pelo ao menos ninguem pensou nesse lista acima que em teoria deveria ser em 2º segundo lugar rsrr. Ta mais dificil rsr