PplWare Mobile

Sabia que a mudança de hora origina mais acidentes?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Aves says:

    Está-se a falar, com a mudança da hora, do “sol baixo que encadeia” de manhã.
    Perto do por do sol é pior, quando se está a conduzir nessa direção. O para-sol no vidro do carro não tapa nada.
    Os ingleses dizem que, de 2019 a 2024, houve uma média de 10.694 acidentes em outubro e 10.877 (+183) em novembro, e dizem que é por causa disso.
    Outra situação, que também já me aconteceu, foi relatada em França – uma reta, ladeada de árvores, em que havia muitos acidentes. Chegaram à conclusão que se devia ao sol, baixo, que brilhava, intermitentemente, no intervalo das árvores e desorientava a visão.

  2. maxapadajá says:

    Mas só em dias de sol…

    • Xanax says:

      Isso é porque os “Fittipaldi” que circulam por aí têm mais uma hora para andar a mostrar os “fantásticos dotes” de condução que pensam ter.
      Isso e malta que em vez de carro devia era andar de Transportes Públicos e desta forma assegurar que as estradas e peões estão mais seguras.

    • Aves says:

      E a certa hora. Em Inglaterra, hoje, hora de inverno, o sol nasceu às 7H41. Ontem, com hora de verão, o sol nasceu às 8H41.
      – Quem costuma estar na estrada às 7H41, ontem o sol só nascia daí por 1H, não ficava encadeado. Agora pode ficar.
      – Quem costuma estar na estrada às 8H41, agora o sol está a nascer, ontem já levava com 1H de altura, o que também dá para ficar encadeado.
      Enfim, chama a atenção para os encadeamentos pelo sol, também de manhã.

      • Carlos Correia says:

        Não sei onde recolheu esses dados mas algo deve estar errado:
        O sol em 27 outubro 2024 nasceu em Londres às 06:46, em Lisboa às 06:59 e no Porto às 07:00-
        Não se esqueça que (aproximadamente) daqui a 20 dias e a essas horas que mencionou, já não deve ter problemas com o sol.

        • Aves says:

          Tens razão. Usei a hora do nascer do sol de 26 de outubro , em vez de 27 de outubro. Então, nascendo agora o sol às 6H46 (hora de inverno) corrigindo, vai dar:
          – Quem costuma estar na estrada às 6H46, ontem o sol só nascia daí por 1H, não ficava encadeado. Agora pode ficar.
          – Quem costuma estar na estrada às 7H46, agora o sol está a nascer, ontem já levava com 1H de altura, o que também dá para ficar encadeado.
          Madrugam os ingleses, se há muitos a conduzir às 6H46 🙂
          De todos os modos, esta história dos encadeamentos de manhã nunca me convenceu por aí além – se amanhece mais tarde (em horas de relógio), também há mais luz de manhã para se ver melhor apara quem conduza à mesmo hora de relógio, depois do sol nascer.

  3. Carlos Correia says:

    O horário de inverno é o que mais se aproxima do horário solar.

  4. FOSS says:

    Morrem pessoas na mudança da hora.
    2 manifestações já! Uma a favor de acabar com o sol e outra pra acabar com a escuridão.

  5. Nirelle says:

    Nunca tive acidentes derivados à mudança da hora. Nem pelo sol estar baixo pois tenho de usar óculos escuros pois tenho olhos sensíveis ao brilho intenso e à luz solar.

  6. PTO says:

    O horário de inverno é o horário natural do planeta. A primeira mudança de hora deu-se para o Horário de Verão.

    Cada vez mais os especialistas em saúde humana dizem que é necessário acabar com as mudanças de hora, mantendo como permanente o horário de inverno pois os benefícios para a saúde, ambiente, economia e bem-estar são muito superiores a quaisquer poupanças energéticas.

  7. Yamahia says:

    O problema é que hoje às 11:30 já estava cheio de fome e foi logo uma discussão com a cara metade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.