Rússia quer obrigar serviços de VPN a bloquearem sites da sua lista negra
A Rússia tem estado numa caminhada bem firme para conseguir controlar alguns dos maiores serviços da Internet. Para isso tem imposto regras bem definidas sobre como estes devem funcionar no seu território.
Depois de várias medidas, querem agora controlar os serviços de VPN e os sites a que estas dão acesso. A ideia será bloquear o acesso a sites que o governo ordenar.
Quando em 2017 Vladimir Puttin assinou uma lei que proibia os serviços de VPN na Rússia, declarou de forma clara as suas intenções. De imediato um vasto conjunto destes serviços abandonaram o país, prevendo problemas.
Mesmo com esta lei, vários ficaram a operar, tentando adaptar-se ao que era pedido. Estes tempos foram pacíficos até agora, quando tudo parece ter mudado. O governo Russo quer impor limitações a estes acessos, tentado controlá-los.
De acordo com informações existentes, a ideia da Roscomnadzor é controlar estas empresas. Quer que estas imponham limites e bloqueios aos sites que os seus clientes acedem. A lista é bem conhecida e foi publicada pelo governo russo.
As penalizações para as empresas que não cumprirem estas regras são pesadas. Se não o fizerem, e forem detetados a transgredir, também os endereços destas empresas vão parar à lista negra do governo russo. Desta forma ficam automaticamente impedidos de operar no país.
Ao todo são 10 os serviços que foram intimados a cumprir estas regras. Alguns estão já a tomar medidas sérias para reagir a esta pressão. No caso do TorGuard, a decisão foi eliminar os seus servidores no país. Desta forma deixam de ter presença física no país, mantendo o serviço a funcionar.
Com mais esta medida, a Rússia volta a apertar o cerco aos serviços que operam no seu país. As ameaças são constantes e os bloqueios uma realidade. Todas estas medidas pretendem apenas controlar os sites e a informação a que os utilizadores acedem.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: lista negra, rússia, sites, vpn
A ditadura comunista na sua plenitude !! No ano de 2019,quase a entrarmos na 3ª década deste século XXI e a Rússia sempre a restringir e a proibir tudo em que se mexe,praticamente.Enfim…
A Rússia não é comunista desde 1991
HAHA
Socialista e capitalista. Estive la na semana passada, tas a rir te do que parolo? Anormais estes putos me fazem sair do serio
Continuo a dizer, HAHA.
Não ofendi ninguém, tu no entanto, pelo teu comentário, consideras-te homem maduro e inteligente, mas partes para o insulto gratuito e apelidas me de puto e anormal.
Ainda bem porque faz muitos anos que não me chamavam de puto (obrigado por isso).
Tu estiveste lá a semana passada, viste o que eles queriam que tu visses, foste monitorizado a cada passo que deste, e escutado na maioria das vezes.
Sim senhor inteligente, a Rússia é hoje em dia um país bastante capitalista mas isso de não o faz menos comunista, no ADN Russo actual, está bem presente um regime de controle, e uma máquina de publicidade que te faz visitar algumas áreas e pensares que gostarias de viver aí, claro está que não saíste das áreas que eles te deixaram ver.
Ou seja uma evolução do comunismo onde a única utopia que desapareceu (ou talvez não) é o ideal de salários iguais.
хорошего дня господин интелигенте
A Rússia actualmente é capitalista a roçar a extrema direita.
extrema direita comunista!
Haverá sempre forma de controlar o bloqueio… Mas será mais dificil.
O problema desses governos com Rússia, China, Venezuela, Coreia do Norte etc. É que eles acham que são donos da fé, da liberdade, da privacidade e da vida dos cidadãos desses países, e pior de tudo é que tem idiotas para idolatrar esses tiranos.
A Russia tem sua economia como capitalista assim como a China, mas o social/politico dela é totalmente totalitária, bloquearam um site de um grupo religioso chamado Testemunha de Jeová, o site é http://www.jw.org. Visitem o site e vejam se existe algo de extremismo.
É um absurdo pessoas defenderem Russia, China, Venezuela, Cuba, Coreia do Norte. Todos esses paises tem bloqueio a internet livre como temos. Advinha qual a social/politica desses paises? SOCIALISMO/COMUNISMO.
“totalitário” e “comunista” ou “socialista” são coisas completamente diferentes. E tanto quanto eu li, ninguém defendeu o que quer que fosse nestes comentários
São coisas diferente? Olhe que os conceitos interligam-se sempre e um é sempre extensão do outro! Ou então, você nunca teve aulas de ciência Politica! Não uma única excepção em todo o mundo que comprove o contrário! Todos os partidos comunistas são totalitários e fazem nações i9nteiras depender de uma nomenclatura ou um tipo visto como “vaca sagrada”! Conheço muita gente ligada ao comité central em Portugal que defende frontalmente a ditadura! Não acha paradoxal? Eu, conhecendo essa gente como conheço, não acho.