Recebeu e-mail do serviço ViaCTT? O que vem aí do fisco?
Quando se recebe um e-mail do serviço ViaCTT ficamos sempre assustados, pois não sabemos o que aí vem. De relembrar que a plataforma ViaCTT funciona como sistema de notificações do Fisco. Saiba como pode aceder à informação enviada.
A ViaCTT é uma Caixa Postal Eletrónica segura e fiável, disponível num portal seguro, que permite a receção do correio em formato digital. Em 2024 o serviço ViaCTT passou a estar integrado na app dos CTT.
De referir que a plataforma ViaCTT funciona como sistema de notificações do Fisco e é obrigatório desde 2012 para os contribuintes independentes e também empresas.
Complementar à caixa postal física (correio tradicional), permite a receção do correio em formato digital, remetido pelas entidades emissoras aderentes ao serviço, desde que autorizadas pelo titular da caixa.
A ViaCTT não tem nenhum custo para os destinatários. Tal como no correio tradicional, os custos são suportados pelas entidades emissoras do correio. Cada pessoa individual ou coletiva pode ter uma caixa postal eletrónica, durante toda a vida ou existência jurídica.
Principais características do serviço via CTT
- É fiável e garante privacidade
- Permite a liberdade de escolha
- É segura
- Tem valor legal
- É gratuita
- Está sempre acessível
A app dos CTT está disponível para Android e iOS.






















Só sei ler cartas….
@Pedro…. aí nas imagens está indica que a app pode seguir uma encomenda de qualquer distribuidor… é mesmo assim?
Posso adicionar aí uma encomenda que vem direccionada pela GLS ou Nacex, por exemplo?
Teoricamente sim, não funciona é em todas as encomendas/distribuidores e principalmente se forem encomendas do estrangeiro.
A via CTT é das maiores inutilidades inventadas. Não serve para nada porque quase todos nos já temos email e se alguém não tem email também não vai usar a via CTT. Mais um belo exemplo de desperdício de dinheiro.
O que se está a passar nos CTT – Correios de Portugal é muito grave, após a privatização desta entidade em 2013 pelo XIX Governo liberal/maçónico do dr. Pedro Coelho, que a mediocridade e a degradação dos serviços prestados pelos CTT – Correios de Portugal são evidentes, aos quais se junta a prática de preços ilegais/criminosos por parte daqueles que administram os CTT conforme se pode ver na seguinte ligação:
https://www.ctt.pt/particulares/enviar/para-portugal/correio-registado
A maioria dos Portugueses não sabe mas os CTT – Correios de Portugal ainda são do Estado, a concessão a privados foi um esquema criminoso montado pelo dr. Pedro Coelho, que tem de ser imediatamente revertida, os Portugueses representados pelo Estado indemnizados e os responsáveis pela destruição dos CTT – Correios de Portugal devidamente julgados e condenados a pena de prisão efectiva.
Os donos dos CTT também não receberam o memorando. O PCP está a trabalhar mal, talvez porque 99% dos militantes e o eleitorado já terem falecido
Então porque razão os fofinhos da geringonça não reverteram a privatização ?
Provavelmente deve estar a referir-se à Solução de Governo que em 2015 se constituiu, composta pelo Partido Socialista, Partido Comunista Português, e Bloco de Esquerda.
A resposta é simples, não reverteram a privatização dos CTT – Correios de Portugal porque a diferença entre PS, PCP, BE, e o dr. Pedro Coelho e seu bando, é nenhuma, assim como também não existe qualquer diferença entre PS, PSD, CDS, PCP, BE, CH, L, IL, PAN, o dr. Pedro Coelho e o seu bando.
Trabalham todos contra o Interesse Nacional, odeiam Portugal e os Portugueses, fingem-se combater uns aos outros mas estão todos alinhados com o sistema político-constitucional ainda em vigor.
Era bom que a via CTT fosse só usada para notificações oficiais e não para publicidade dos CTT!
Se os CTT querem mandar publicidade, facam-no por carta… É esse o trabalho dos CTT!
A ViaCTT é uma inutilidade e um logro.
“É fiável e garante privacidade” – só é fiável porque está associada a um email; e privacidade? Quando começou era uma empresa pública, do estado, agora é privada e ninguém nos perguntou se queríamos transferir os nossos dados.
“Permite a liberdade de escolha” – escolha de quê? É obrigatória para quem tem recibos verdes. Eu não escolhi nada, fui obrigado. E se pudesse escolher, escolhia não ter.
“É segura” – tão segura como qualquer outro serviço online, ou seja, é segura até ao dia que for hackeada.
“Tem valor legal” – esta é uma verdade de La Palisse. Se te obrigam legalmente a ter, tem que ter valor legal, duh!
“É gratuita” – não há almoços grátis. É grátis para quem é obrigado a ter, mas alguém a paga… em última análise, os nossos impostos? Confesso que aqui não sei responder.
“Está sempre acessível” – Esta nem entendo.
É um sistema de ‘comunicação’ unidirecional, que que é tão útil como frigoríficos no Polo Norte.
Ora nem mais. Comentário maravilhoso. Disse tudo.