Portugal: Todos os óbitos passam a ser registados online
Plataforma SICO - Sistema de Informação dos Certificados de Óbito já está online
Chegamos a 2014, ano considerado decisivo para a saída da crise, mas também ano de muitas mudanças. O preço das rendas vai subir, assim como as taxas moderadoras, tabaco e bebidas alcoólicas, cinema, electricidade, gás natural, transportes, portagens, água e muito mais. Há também mudanças no código da estrada e, com entrada já no dia 1 de Janeiro de 2014, todos os óbitos passam a ser registados online pelos médicos.
Chama-se SICO - Sistema de Informação dos Certificados de Óbito e passou a estar em funcionamento a partir das 0h de hoje em todos os hospitais (sejam eles públicos ou privados).
O SICO é um sistema de informação cuja finalidade é permitir uma articulação das entidades envolvidas no processo de certificação dos óbitos, com vista a promover uma adequada utilização dos recursos, a melhoria da qualidade e do rigor da informação e a rapidez de acesso aos dados em condições de segurança e no respeito pela privacidade dos cidadão.
O SICO tem como objectivos:
- A desmaterialização dos certificados de óbito;
- O tratamento estatístico das causas de morte;
- A actualização da base de dados de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do correspondente número de identificação atribuído no âmbito do registo nacional de utentes (RNU);
- A emissão e a transmissão electrónica dos certificados de óbito para efeitos de elaboração dos assentos de óbito.
O SICO irá integrar informação do Ministério Público, das autoridades policiais, dos hospitais, dos centros de saúde e do instituto de medicina legal.
Este artigo tem mais de um ano
Será que é desta que vemos um óbito chinês cá em Portugal? Fica a pergunta…
True story! É uma das coisas que na minha família as vezes se fala. Os chineses são imortais em Portugal.
😀 Pois… Será que o resultado é aquela carne agridoce dos restaurantes chinocas ?
Será que em França existem muitos funerais de portugueses? Se calhar os chineses são transladados para o seu pais tal como acontece com os portugueses lá fora que regressam a Portugal quando morrem…
E os tugas espalhados por esse mundo fora ,também. Racismo e xenofobia é coisa de gente pouco evoluida. Se não sabe só Portugueses e descendentes destes lá fora já somos 32 milhões.
@okapi, o que foi referido em cima trata-se de uma constatação! Quantos funerais de chineses já viste?
Um dia vai a uma morgue, e pergunta sobre óbitos de chineses 😉 (Irás descobrir coisas interessantes)
Aqui no Brasil tb nao se tem noticia disso… Nem chineses nem anões…
Mas é logico e de esperar, a cultura dos chineses é bem diferente da dos ocidentais. Talvez o facto de não andarem a passear o morto seja um respeito deles pelo falecido. Podemos ver as coisas por aí, agora se há algo de estranho nisso, eu não sei.
Explicação fácil. Sempre que um chinês fica doente, normalmente volta de imediato para a China e acabam por morrer lá. Quanto aos que efectivamente morrem cá (por acidente ou morte súbita) os corpos são transladados para a China pois eles têm uma tradição/culto de que os mortos devem voltar à terra de origem.
Onde é que leram que o pão e o leite vão aumentar???
Parece que se mantêm. Já confirmei.
As portagens também não vão aumentar! A não ser que tenham mudado de ideias nos últimos 2 dias. 😉
Caro Pedro Pinto gostei da sua afirmação de que 2014 é o Ano de saída da crise!!!! Será? Como dizia um politico dos antigos “Olhe que não Sr Dr.” lembra desta frase ou ainda não era nascido? Esta “crise” não vai acabar nas próximas dezenas de Anos, acredite.
Quanto ao caro comentador okapi gostei bastante do seu comentário, próprio de quem só conhece Portugal ou alguns Países da Europa, se algum dia for a Paises da Asia verá o que é xenofobia, aliás nem precisa sair de Portugal, é só estar atento, depois me dirá quem é realmente racista.
Segundo um astrólogo pouco famoso e amplamente desconhecido, a crise em Portugal só acaba em 2016… até lá as melhoras serão poucas ou nenhumas.
This is SICO!!! Perceberam?? Sicko….:D
http://youtu.be/VoBleMNAwUg
Pode ser que nas próximas eleições já não aja mortos a votar aqui na minha freguesia…
Quando “hackearem” a base de dados vai ser vivos mortos e mortos vivos. lol
LOL, assim se vê lá fora, pessoas virtualmente mortas. Vai na volta acontece-nos o mesmo 😐
Esta notícia, é de morte! lol 😀
Acho que algo mais sinistro na história dos óbitos ‘online’ , é pelo que sei, os bens do falecido ficam congelados, até que se faça uma habilitação de herdeiros… São os bancos que congelar contas (os cartões a ficarem bloqueados para que as/os viúvos não possam mexer,…) e esta trapalhada todo demora sempre o seu tempo a resolver,…, e tempo é dinheiro, nos bancos, no estado…