PplWare Mobile

Portugal registou média semanal de 1065 ciberataques por organização

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. says:

    A cultura de IT em Portugal é manifestamente má. Acham sempre que só acontece aos outros e se alguém diz alguma coisa é maluco. Na empresa onde trabalho temos tido técnicos especializadíssimos a cuidar dos sistemas informáticos. Já fomos hackeados e andaram 2 dias para descobrir porque é que a internet andavam lenta. Fui eu quem casualmente descobri o erro ao ver os valores dos DNS enquando o técnico andava de volta de uma máquina. Fiz um relatório do que descobri para os técnicos a sério e para enviar à PJ e nada.. Temos o antivirus expirado, mas nem vale a pena dizer nada que ainda levo nas orelhas. Temos há quase 10 anos o sistema de backups (leia-se discos externos) pousado literalmente em cima do servidor (já me deixei de alertar que só chateava as pessoas). Temos uma pessoa (in house) responsável pelos sistemas e que coordena com os técnicos que não sabe o que é um DNs ou DHCP e a quem é preciso explicar 20 vezes porque quero correr o windows media kit no meu PC para criar uma USB de arranque para instalar um windows num pc (não tenho permissões de administrador e ainda bem) e ainda assim ficou a perceber o mesmo. Queria usar PCs da “sucata” com o windows XP que “para o que é chega”. Não sabe o que é mapear uma unidade de rede..hahaha
    No meio disto tudo, é mesmo uma grande coisa não ter permissões de administração nos pcs. Já me tentaram lixar por erros dos técnicos, da pessoa responsável do nosso lado (então aqui, mãezinha… uma pedra faria melhor). Já levei nas orelhas por estar a substituir cabos de rede e tomadas com mau contacto, mesmo estando as pessoas sem pc para trabalhar (e os técnicos estão a 200kms de distância e pagamos deslocações).
    Já me ameaçaram de processos disciplinares por falhas graves para as quais eu havia alertado antes até de ocorrerem. Não ligam nada e esquecem-se das coisas. Mas como já tenho muitos anos disto, segue tudo por email e guarda-se cópias não vão as coisas desaparecerem. Já tive de sair a meio de uma reunião de ameaça de processo disciplinar para imprimir um desses emails e esfregar na cara do chefe.
    E nem sequer sou técnico!
    Portanto, com tanta gente “calificada” até acho poucos ataques lol

  2. says:

    Já me esquecia de dizer que tive de explicar (e mesmo assim não serviu de nada) à professora do meu filho que os emails para os pais se enviam pelo campo BCC para que não fiquem todos a saber os endereços dos outros. Isso até é crime, mas alguém quer saber?

  3. SANDOKAN 1513 says:

    “…cada organização a enfrentar uma média de 1.248 ataques por semana.” Caramba,não é pouco. 😐

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.