Portugal: Megaoperação da PJ contra o smishing e vishing! 6 detidos…
A Polícia Judiciária, através da sua Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em articulação com o DCIAP, desencadeou hoje uma megaoperação policial contra o cibercrime.
Denominada de “BITPHISH”, nesta operação foram realizadas 31 buscas que resultaram em 6 detenções.
Em causa, está um grupo criminoso organizado, fortemente indiciado da prática dos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo, branqueamento de capitais e associação criminosa.
De acordo com a PJ, foi possível apreender cerca de €200.000,00 em numerário, um prédio urbano, um automóvel, uma arma de fogo e diversos elementos de prova.
Os factos em investigação centram-se no modus operandi denominado de phishing bancário, na modalidade de smishing e vishing.
Como funciona um ataque de smishing e vishing?
Normalmente é enviada uma SMS ou uma MMS, onde são, por exemplo, oferecidos prémios ou a solicitar a confirmação de algum tipo de vínculo com uma empresa credível. A mensagem contém um link e ao clicar no mesmo é reencaminhado para uma página onde é solicitado o preenchimento de dados pessoais, como cartão de crédito ou outros.
Estas mensagens são enviadas em nome de empresas conhecidas, geralmente de comercializadoras de energia, de operadores de telecomunicações, de bancos e de empresas de entrega de encomendas.
Seguidamente as vítimas eram contactadas por chamada de voz (vishing), por indivíduo que dizia ser do serviço de segurança do Banco, com o propósito de enganar a vítima a validar a transferência bancária ilícita realizada.
As pessoas detidas irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes, para interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas. Além dos seis detidos - quatro homens e duas mulheres, com idades entre os 25 e os 70 anos - foram constituidos mais 10 arguidos.
Este artigo tem mais de um ano
Trocos ao pé da corrupção do governo. Preferia que as prioridades fossem com base nos montantes, mas enfim, Portugal.
A malta corrupt no Governo não é apanhada, porque são eles que fazem as leis e sabem como se safar. Assim também eu…
Ora… no entanto a malta continua a votar nos mesmos.
Porque não há outros em quem votar. A não ser que o ‘trump’ venha do estados unidos viver para portugal para formar um partido, mas esse aqui também não se safa porque já é muito conhecido. Ditadura? Não obrigado! Resumindo…dentro do mau, o mau menor.
Ditadura ? Mas qual Ditadura ? Isso é conversa de ignorante. A constituição previne que isso pudesse acontecer. O que estás a fazer é usar a conversa do medo para justificar as tuas opiniões que não são fundamentadas em facto nenhum. Hoje em dia em Portugal existem dois tipos de pessoas, aquelas que são coniventes com o sistema actual de justiça manipulada e politicos corruptos e aquelas que estão dispostas a lutar contra isso. Se te sentes confortavel a viver na m3rd4, é um problema teu, outros estão a lutar para uma mudança.
Se calhar, está na hora de mudar de regime 🙂
Se dizes que não há outros em quem votar é porque não tens andado muito atento, existe alternativa.
A alternativa é votar em branco, mas votar.
Se houver mais de 50% de votos brancos, quer dizer que o povo não se revê nos candidatos e terá que haver outra eleição com candidatos novos.
O povo manda, mas é conformado e preguiçoso… Pão e circo cala muita gente…
Já repararam na quantidade de obras e “melhoramentos” que começaram à cerca de 1 mês?
Artur Peralta o voto em branco não tem qualquer poder no sistema eleitoral Português, vale tanto quanto o voto nulo e abstenção, o ideal é votar noutro partido para evitar maiorias absolutas.
@joao matos é por pessoas como tu que o pais está como está. Se achas que não há alternativa, cria-a, votar no mesmo é ser cúmplice desta situação.
O Trump? A sério? Achas que os EUA deixaram de ter a Goldman Sachs no governo só porque estava lá um gajo que falava grosso? Claro que não. Continuaram a mamar os mesmos.
Mete cá o Ventras que vais ver que é o mesmo, mais um tipo casado com os advogados e financeiros do costume.
“quatro homens e duas mulheres, com idades entre os 25 e os 70 anos – foram constituidos mais 10 arguidos.” Como querem que a economia prospere se andam a destruir negocios de famila.
ahahahahah
Vi no Telejornal da RTP1 esta notícia.Como isto vai.Vejam lá—>(De acordo com a PJ,foi possível apreender cerca de €200.000,00 em numerário, um prédio urbano,um automóvel,uma arma de fogo e diversos elementos de prova.) Que mundo de gatunos e ladrões. 😐
Mão pesada com eles!
“A alternativa é votar em branco, mas votar.
Se houver mais de 50% de votos brancos, quer dizer que o povo não se revê nos candidatos e terá que haver outra eleição com candidatos novos.
O povo manda, mas é conformado e preguiçoso… Pão e circo cala muita gente…
Já repararam na quantidade de obras e “melhoramentos” que começaram à cerca de 1 mês?”
Isto é apenas uma enorme mentira…
ganha as eleições quem tiver 50% +1 dos votos válidos… votar em branco é o mesmo que não votar.