Portugal: Helicópteros para a Ucrânia não têm licença para operar
Portugal tem estado sempre ao lado da Ucrânia nesta guerra iniciada pela Rússia. De relembrar que o nosso país enviou já blindados M113.
O nosso país vai agora enviar para a Ucrânia seis helicópteros Kamov de combate a incêndios que não têm licença para operar em Portugal. Os helicópteros vão no estado que estão e, segundo a ministra da Defesa, vão dar muito jeito.
Helicópteros vão no estado que estão...
De acordo com a ministra da Defesa, Helena Carreiras, Portugal vai enviar para a Ucrânia os seis helicópteros Kamov de combate a incêndios, atualmente sem licença para operar por serem de origem russa e um dos quais inoperacional, segundo revela a Lusa.
Helena Carreiras vincou que estes seis helicópteros Kamov, que serão “transferidos no estado em que estão”, serão “muitíssimo úteis à Ucrânia e essa cedência foi muito agradecida pelas nossas contrapartes ucranianas”.
A ideia é que a transferência das aeronaves ocorra “o mais rapidamente possível”, adiantou Helena Carreiras.
Portugal também já tinha enviado 14 blindados de lagartas M113 para a Ucrânia. O M113 é uma família de Veículos Blindados de Transporte de Pessoal (VBTP) constituída por vários modelos diferentes de viaturas de lagartas, com capacidade anfíbia limitada, que assentam basicamente no mesmo chassis. Cada modelo diferente surgiu por necessidades observadas ao desempenhar trabalhos específicos. A aparência e equipamento instalado foram adaptados conforme o fim a que se destina.
Foram produzidas cerca de 80.000 unidades de todos os tipos, tornando-o num dos veículos blindados mais utilizado de todos os tempos.
A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou a fuga de milhões de pessoas e a morte de milhares de civis, segundo as Nações Unidas, que classificam esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Este artigo tem mais de um ano
Estavam ansiosos para mandar o melhor heli de combate a incêndios com o catano. “ai não há peças porque estamos de relações cortadas com a Rússia” – basta fazer operação triangular e o problema seria resolvido.
A marinha Ucraniana opera alguns Ka-27, talvez possam usar estes para peças.
Sim, isto será para desmantelar para peças e vender.
Mas os três Kamov que atuam em Portugal nos últimos anos, são de aluguer e esses já tem licença.
Em vez de o desgoverno dizer que os Kamov que são de sua propriedade não tem licença, deviam dizer que um está acidentado desde 2012, outros dois estão para reparação desde 2015 e os restantes três estão inoperacionais desde o início de 2018, devido a problemas de manutenção.
São estes negócios milionários que os portugueses tem de sustentar!
ja agora por cada 6 destes Helicópteros , mandem de presente a T.A.P.
E funcionam ao menos?
Não precisam de funcionar, deve ser para peças. Mas talvez os Ucranianos até consigam meter a funcionar, o problema vai ser certificarem para voo. ah ah
Quem fez o negocio? + 1 do amigao Costa. siresp+elis vamos todos o car.. com estes …
Os 6 helicópteros foram comprados a uma empresa russa, que os adquiriu na Ucrânia.
Os Kamov eram produzidos na fábrica junto a Hostomel, destruída pela Rússia, a 3 de Março de 2022.
Portugal doando os helicópteros, a Ucrânia ainda terá peças suficientes para os colocar a voar, nem que seja para transporte pesado (o seu serviço original). Ter os helicópteros quase completos poupa muito dinheiro e dá para usar peças que tenham sobrevivido aos ataques russos.
Estupidamente há aqui comentas que acham que Portugal comprou aqueles helicópteros há 3 meses atrás…
Tanto quanto sei, todos os helicópteros Kamov, entre modelos civis e militares, são fabricados em Lyubertsy, no distrito homónimo, oblast de Moscovo. As instalações a que se refere, em Hostomel, juntamente com o aeródromo para serviço de carga lá existente, pertenciam à empresa Antonov, soviética até 1991 e ucraniana desde então.
Uma boa solução para nos livramos do cancro e sumidor de dinheiro que foram esses Kamov, para lá de ser necessário um camião cisterna atrás desses bichos, dado a apetência por combustível, todas as outras questões como a manutenção de preços de luxo
Corrupção pura. Estão a descartar material que foi comprado para uma finalidade e que deixaram apodrecer. Agora para não terem o morto a mostra e justamente terem uma desculpa para a compra de mais helicópteros e cobrar comissões os politicos estão a fazer desaparecer os Kamov.