PplWare Mobile

Portugal: há quase 10 mil estações de base com tecnologia 5G

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Joao says:

    5g e wifi 6e sao um must, ja ninguem vive sem isso. Em wifi consigo transferir a mais de 1.8gbps

  2. TiagoR says:

    Sim muito bom ! E quantos utilizadores em 5G por esse Portugal fora Anacom ?

  3. É says:

    “Ninguém vive sem isso”, eu que desliguei o 5G no meu telemóvel e que não tenho Wi-fi 6 não devo viver. Coitadinho de mim que só tenho 500Mbps por Wi-fi, vou cortar os pulsos lol

    • Joao says:

      500 megas fibra não e nada, ja ha 10gbps. Se gostas de andar lento que nem um caracol e contigo

      • João says:

        o que é que fazes com 10Gbps que não fazes com 500 Mbps?
        É que para mim 100 mbps chegam para streaming, 2 pessoas a trabalhar em casa com videochamadas constantes sem cortes nem lags.

        • É says:

          Esquece, o rapaz deve ter 15 anos e ainda não sabe o que é a vida, acha-se o rei da escola por ter internet muito muito muito rápida 🙂

      • É says:

        “500Mbps lento que nem um caracol”, opá que comédia tu xD

        Tens noção que só não tenho 1Gbps ou 10Gbps porque não quero e porque acho um desperdício de dinheiro certo? Lá por haver melhor não significa que seja um melhor negócio, o segredo está num bom rácio de qualidade/preço, se não vives sem isso é mau para ti, eu felizmente vivo perfeitamente bem sem isso, tal como vivo sem um Ferrari, mas tu não deves viver sem um né? 😀

  4. Anung says:

    Umas 5G outras 4G disfarçadas de 5G.

    • nunof says:

      Portugal como foi dos últimos a disponibilizar as licenças 5G, o problema das redes NSA 5G não parece ter sido tão sério. Mas tenho exemplos específicos de bases ativadas em 2024 pela Altice ainda assentes em 4G (nem frequência 5G está disponível com velocidades LTE). Mas como é uma área rural, assumo que seja o problema de não existir fibra com largura de banda suficiente para ativarem o 5G nem outras bases nas proximidades que possam ser interligadas para ter SA 5G.

  5. says:

    Muito paleio depois na prática é uma nódoa. Bem se viu nos testes para as eleições europeias o ridículo que foi.

    • Joao Ptt says:

      Estão a utilizar sistemas informáticos, é claro que vai falhar, é impossível não falhar.
      Até empresas gigantescas têm problemas, quanto mais o Estado Português que tem bem menos recursos e vontade de que aquilo funcione realmente bem.

      São as eleições europeias, no máximo participarão uns 30% de eleitores…. por isso não interessa mesmo que o sistema colapse todo, os políticos demonstrarão grande indignação e poucos dias depois ninguém se lembra que existiram eleições.

      Para aumentarem a participação teriam de permitir o voto remoto por parte das pessoas a partir dos seus pcs/ smartphones/ tablets, e mesmo assim não deveria aumentar imenso a quantidade de participantes já que as pessoas não iam votar porque não sentem que os parlamentares da UE façam alguma coisa ou sirvam para alguma coisa.

      • Paulo Rodrigues says:

        Parece-me uma utopia (atualmente) que se possa votar a partir de casa….

        Com 100 Mbps de velocidade de upload consegue-se, sem problemas, streaming de um canal em 4K… até mais que um! Mas canais 4K em Portugal só mesmo os de “encher chouriços”….

  6. Molécula says:

    Estava céptico em relação ao 5G, mas a verdade é que entrega. Durante muitos meses o 5G foi até mais rápido do que a fibra, em Portugal, com malta a mostrar speedtests com mais de 1Gbps, que se só foram batidos aquando da introdução do XGS-PON, que permite até 10Gbps na fibra.

    • Joao Ptt says:

      5G entrega, mas é porque pouca gente utiliza o 5G, e então não satura as antenas, forçassem os operadores toda a gente a utilizar o 5G, descontinuando todas as outras tecnologias, e iríamos ver toda essa performance do 5G na prática. Para cada um que conseguia esses resultados malucos aqui ou ali onde não está quase ninguém “pendurado” na antena, existiriam milhares a reclamar da falta de qualidade.
      Aliás seriam necessárias milhões de antenas, literalmente uma em praticamente cada poste de electricidade e iluminação e não seriam suficientes pois não existem em todo o lado, para conseguir oferecer essas larguras de banda loucas a toda a gente em todo o lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.