Quantcast
PplWare Mobile

Portugal em 37º no ranking de velocidade da Internet

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. int3 says:

    O que baixa a média só pode ser as conexões móveis.

  2. Zefra says:

    A posicao de Portugal ate nem e ma se comparar-mos preco e velocidade. Nao quero com isto dizer que a posicao e boa porque nao e. Quanto ao ranking gostaria que estivessemos mais acima mas em coisas bem mais essenciais. Para a feira das vaidades parece que ha sempre dinheiro.

  3. JJ says:

    Eu tenho uma largura de manda a rondar os 8mb se não estou em erro.

  4. Nuno Fernandes says:

    Tenho ligação 4G Vodafone, a velocidade média ronda os 50mb com picos de 90mb. Quando as condiçoes climatericas nao sao as melhores a velocidade desde para uma media de 25mb. Em questao de velocidades de upload, é sempre constante quer o clima esteja bom ou mau, sempre nos 25mb-30mb de upload.

  5. Osvander says:

    Brasil é uma vergonha. Infelizmente sou daqui clup…

    • edu says:

      Não sinta vergonha. O Brasil é assim por nossa culpa que se acomoda aos padrões políticos da corrupção. O dia que parar de sentir vergonha, ter orgulho do seu país, vai levantar essa bunda do sofá e lutar pelo seu País. 2014 tivemos a chance de mudar, mas os acomodados não permitiram.

  6. Não Interressa says:

    Claramente não mediram a velocidade da net na minha rua…

    • Marco says:

      Mais um que não foi às aulas de matemática….

      • Não Interressa says:

        Eu sei bem o que é uma média, mas é triste visto que os metemáticos que criticam alguns comentários só porque sim não sabem que as médias devem ser apresentadas com o desvio padrão dos resultados senão apenas estão a mostrar um valor não representativo da realidade. Visto que se 100 pessoas tiverem net a 1MB e 1 tiver net de 100MB a média dá pouco menos de 2MB e sabendo isso a 1 pessoa que tem a net a 100MB deve ser considerada um outlier, ou então apresentar o desvio padrão dos resultados.
        Mas obrigado, por pensarem que lá porque fiz um comentário menos informativo que sou mais um ignobil a fazer comentários na net. Espero que tenha ficado esclarecido o meu comentário previo

    • Não Não says:

      Claramente que não mediaram a velocidade da net da minha rua: 100 megas “seguríssimos”…

      Mesmo isso, mais um que não foi às aulas de matemática…

  7. pinhom says:

    Boas,

    tenho 128mbits de downstream e 8 de upstream.

    Cumprimentos,

  8. não acredito nisto says:

    engraçados estes dados,
    tenho net 4G 100mb da NOS

  9. Yan says:

    Brasil ainda está longe do ideal, mas já melhorou muito.

    • Tenho fibra 100MB down e 50MB up da Vivo aqui no Brasil. Moro em uma cidade grande, porém só tenho boa conexão porque estou no Centro. Nos bairros a conexão cai o tempo todo.
      A média de velocidade de conexão das pessoas que conheço é de 10MB, com upload de 300kbps no máximo.
      3G, desisti há tempos… 4G? Funciona mal e porcamente às vezes, e só em alguns lugares…..
      Existe uma prática comum entre as provedoras de dividir o sinal de uma conexão maior em algumas regiões (bem, quase todas…) e que entope a rede de todos…

      • int3 says:

        Aqui em portugal deviam era meter o upload a 50% do download. Mas não. O fator é normalmente 10% sempre do download e em certos sitios (NOS) 8%.
        Vou pedir á Universidade do Porto que me passe 20km de fibra para minha casa. ou menos tenho ligação 1Gbps a rondar os 300Mbps a 500Mbps 😀 *lel*

  10. não acredito nisto says:

    Engraçados estes dados,
    Tenho net 4G 100mb da NOS que antes era Optimus Kanguru. Qundo era Optimus nunca tive problemas de ligação e andava com velocidades na ordem dos 46mb. Depois veio a NOS, o maximo que consegui até hoje foi 21mb que só consigo nos 2 ou 3 primeiros dias do mês, nos restantes ando com velocidades na ordem dos 1,4mb. Após varios contactos com a NOS vêm sempre com a tanga da utilzação responsavél ou seja velocidade máxima até aos 15gb de download e depois a velocidade é cortada até aos 128kb/s. Engraçado disto é que nunca consumi 15gb de net numa semana quanto mais em 2 dias. Não faço muitos downloads, mas escolhi a net 100mb porque considero a velocidade importante. Agora só me resta esperar pelo fim do periodo de fidelização e mudar de rede isto porque o 3g da vodafone no meu caso dá 5-0 ao 4G da NOS.

  11. Pedro says:

    Tenho ADSL 14 Mbps, vá la, não tou muito mau..xD

  12. Jorge Barreto says:

    100 mbps MEO!

    • Alex says:

      Como vai o TS?

      • int3 says:

        todos os ISP fazem a certos clientes que exageram no bittorrent ou algo do genero. Eu como técnico e estudante da UP em Redes, tenho sempre todos os protocolos limpos de TS. Se alguma vez detectar TS eu meto-os um processo com provas fidedignas. Logs, até com a parceria com um ISP com um AS qualquer aqui em Portugal faço ter testes de conexão protocolar em TCP/IP num protocolo especial e a ANACOM ajuda.
        O cliente é que é “burro”. Os ISP’s fazem TS a quem não nota o efeito. porém eu? até os gajos tremem. Se todos fizessem o mesmo …
        quando tive 30mbps da zon pela primeira vez os gajos andavam a brincar um pouco comigo. Comecei a gravar conversas e a destruir psicologicamente os do call center até me levarem a uma pessoa de grau superior. uns dias mais tarde problema 100% resolvido. Até hoje. já faz uns anos.

      • João Campos says:

        Alguns dias melhores que outros. Ultimamente até não tenho sentido, mas houve dias em que os torrents nem arrancavam.

  13. rmcrys says:

    Eu tenho conexão 28-32 MBit/s (30 contratados). Não me queixo, funciona tudo impecável. So os uploads podiam ser (sempre) melhores.

  14. Zé Montanelas says:

    Tenho 120 mbps de download
    E depois uns míseros 8 mbps de upload

    O rácio do NOS é 15/1, muito mau
    No MEO sempre dão 25 mbps reais de upload nos pacotes de 100 mbps

    Nunca compreendi qual é o custo de providenciarem uma velocidade de upload mais decente, muitos ISP’s noutros países tem velocidades simétricas ou com rácio de 2/1

  15. gaitone says:

    se as operadoras em vez de andarem a construir infraestruturas ums por cima dos outros fizessem cedencias ,e se construisse as areas menos povoadas de certeza que estavamos entre os primeiros 3…

  16. Cenas says:

    eu diria que estes valores podem estar, de uma forma geral, um bocado abaixo da realidade… não só em Portugal!

    Entre outros fatores, um dos que mais prejudica as medições, é o fato de muitas delas serem realizadas sobre WiFi.

    “Ah, mas o meu Router é “N” e faz 300″… pois… o router até pode fazer… mas e que placa têm nos vossos dispositivos móveis? Também “N”? com 1, 2 ou 3 Streams?

    Uma grande parte das placas WiFi nos portáteis são de apenas 1 Stream e ligam-se ao router a uma velocidade máxima de 65 Kbps.. o que na realidade baixa para os 20 e qualquer coisa (medidos). Este fator não é tido em conta nestes rankings, pelo que, são meramente valores estatísticos para uso comercial e promoção da empresa.

    Podem sempre alegar que caracterizam o tipo de ligação quando realizam medições… certo.. e quantos é que o fazem realmente? E corretamente?

    Eu diria que esta estatística poderá medir não as velocidades médias, mas sim o nível de tecnologia médio dos países, ou seja, que tipo de routers os ISP’s implementam, que tipo de máquinas (com que placas WiFi), pq aí sim, há uma relação direta…

    Enfim.. foi só uma das “n” razões (altamente discutível) que podem influenciar esta estatística.

    • lmx says:

      sim verdade…

      mas os outros Países…também teem WIFI e problemas de rotas secundarias e Nárias de tráfego de pacotes no ar, etc 😉

    • rmcrys says:

      Sem dúvida, eu tenho bastante experiencia com WIFI caseiros e por norma O MÁXIMO é 75% do anúnciado (ou seja,e em “N” de 300 Mbps dual-band, no máximo consegues 200 Mbps reais). Eu com um router AC, Dual-Band, 3 antenas, canal sem nenhum utilizador por perto e consigo Portátil Router (NAS Gigabit) em 5 GHz “N” uns 180Mbps. Em AC consigo cerca de 300 mbps reais.

      Mais: näo esquecer que a maioria dos Router “oferecidos” näo ultrapassam as conexöes de 150Mbps, e muitos tem antenas internas impressas no circuito impresso (o que é mau).

  17. someone says:

    Ui, tanto pessoal com boas ligações, eu pago por 12Mbps mas na realidade a ligação raramente conseguem sincronização a 2Mbps e isto claro, quando tenho Net.

    • Goncas says:

      E não te podes queixar muito…Pago igualmente os 12 Mbps, e na verdade nunca consegui download acima dos 100k’s. Velocidade esta que se mantem há mais de 11 anos.

      A cereja em cima do bolo é saber que, na mesma rua que a minha, existe fibra-óptica ( a uns 120 metros da minha casa).

  18. says:

    Viajo por muitos locais do mundo. Este raking é uma lástima. Digo com clara certeza que PT está muito mais acima neste ranking.

    • rmcrys says:

      Sem dúvida: viajo imenso e a esmagadora dos países tem conexöes rápidas nas grandes cidades, mas mal sais do centro a conexäo é péssima.

      Ou seja, se calhar a média dá 8 Mbps em PT mas quase todos têm conexöes aceitáveis, mas noutros países ha gente com conexöes rapidas MAS também conexöes horríveis.

      PS: na Alemanha por exemplo é raro encontrares um WIFI gratuito público, e quando encontras säo lentos lentos…lentos

  19. Carlos says:

    Pode nao ser a mais rapida mas em termos de servico para mim e’ das melhores, raramente falha. Falo claro das ligacoes que eu tive ate agora

  20. GraciasAmori says:

    45/50 wireless
    94 cabo
    upload 8 em ambos.

    contrato: 100 ou 120

  21. António Alves says:

    No que diz respeito aos países 4K ready (que oferecem pacotes de dados acima dos 15 Mbps), Portugal ocupa a 32ª posição, com 95%. O Ranking de países EMEA é novamente liderado pela Suíça.

    não é 95 mas sim 9.5

  22. Ppalma says:

    agora anda tudo aqui a medir a “pilinha para ver quem tem mais velocidade”… lolol povinho é todo igual…

  23. Rui says:

    Tenho fibra Vodafone (100Mb download e 10Mb upload). Velocidades médias:
    Download = 79Mb
    Upload = 12Mb

    Bem bom!

  24. Emanuel Lopes says:

    17Mb/19mb adsl meo, infelizmente não tenho os 24mb

  25. Joao says:

    Cabovisao

    30/2

    Pena o upload ser baixo de resto impecável. As únicas quebras que tinha era no Yosemite mas isso já tem a ver com o sistema. Não me posso queixar.

  26. lmx says:

    A minha uma desgraça…

    médios
    4G ~ 13 Mb
    3g ~ 4 Mb
    Edge ~ 2Mb
    gprs ~ 200-300 kb 🙂
    FIXA ~ 10 Mb

    No entanto se fizer testes muitas vezes seguidas estes valores sobem praí uns 30% pelo menos…
    De pico a maior a volta dos 50Mb.
    Trafic Shaping?ou tabelas de mac’s e routing na rede do provedor actualizados?

    cmps

    • rmcrys says:

      Opa, a tua velocidade móvel chega e sobra para TUDO. Já nem comento a fixa 🙂

    • rrod007 says:

      NUNCA na vossa vida mudem para a NOS em redes móveis, pois enquanto por exemplo ao lado do estádio do Porto tenho 102/40Mbps (down/up, respectivamente) na MEO em 4G, na NOS tenho pouco mais de 3/0.5Mbps. Isto porque MEO e Vodafone têm 4G LTE, long term evolution, com frequências 4th generation, já a NOS chama 4G ao seu HSPAP ou H+, que é o topo da montanha do 3G, não é 4G. E depois poe-se com publicidades todas contraplacadas e bonitinhas, poem-se ao lado das outras duas que são operadoras a sério, com o seu 3G a que chamam 4G, e 4G cobram… E enquanto que a MEO e Vodafone levam fibra até à parede de casa, a NOS leva cabo coaxial, fibra so até à ponta da rua. Mas disso não tenho razão de queixa. Por cabo cheguei a ter 120Mbps num serviço de 100, já por wifi com uma parede fininha a meio, desce para 30Mbps. A NOS é uma VERGONHA. A Optimus antigamente tinha uma óptima cobertura 4G em Lisboa. Mas quando passou tudo para a Isabelinha, devem-se ter esquecido de pagar a licensa para terem LTE.

  27. antonio gilberto says:

    Por aqui tenho 400mb/s de download, vodafone fibra.

    • Homo Erectíssimo says:

      O António Gilberto tem mais largura de banda e velocidade que muitos datacenters em Portugal!!Meu Deus do céu!!Também é certo que paga 99 euros por mês mas paga quem pode,ora bem.Se não me engano estes 400Mb Download/40Mb Upload,foram uma promoção da Vodafone aqui há uns tempos em que o cliente pagava 79 euros por 6 meses e depois pagaria 99 euros mensais.De qualquer modo receber mais de 400Mb de download,eu nem tenho palavras,que show!! 🙂 🙂

  28. Luis says:

    MAs quem é que esta no 1º,2º e 3º lugar?

  29. Daniel says:

    Isto é uma piada, é velocidade virtual nas ferramentas deles e nos dados que eles dizem que têm, porque na realidade quando a coisa aperta não há nada disso.

    Se eles usarem a banda “do pobre” às horas de maior uso a coisa tosse de outra forma. Isso é para inglês ver, PT/NOS e o seu monopólio… Vodafone não sei, não tenho nem consigo ter.

    Metam os meninos a fazer esses testes a um sábado das 12h-20h quero ver se apresentam essas velocidades.

  30. Marcio Santos says:

    Acho que Portugal nao está muito bem servido especialmente no que diz respeito aos preços da internet.

    EU vivo na Republica Checa, tenho uma ligaçao de 120Mbs Down/12Mbs Up. Acabei de fazer o speedtest.net deu 121.2 down/11.9 up.

    Pago aproximadamente 28€ por um pacote com a Net e 120 Canais.

    • Rui says:

      Qual é o salario médio aí?

      • lmx says:

        como se isso fosse relevante Rui… 🙂

        • Rui says:

          Porque é que não é relevante para o preço?

          Sabes por acaso como é calculado o custo da distribuição de banda larga e outros serviços? O salário dos funcionários nem é incluído nisso nem o preço é ajustado aos rendimentos da população.

          O quilo de laranjas é o mesmo em Portugal, Inglaterra ou Ucrânia?

          • lmx says:

            O custo deveria ser calculado não na base do salário, mas sim tendo em conta leis concorrenciais! 😉

            Se olhares para França por exemplo…isso quererá dizer que como um salário de uma pessoa que trabalha atrás de um balcão num café ganha 2500-3000€ então uma conexão de 100Mb custaria quanto?

            http://www.ariase.com/fr/sfr/box-de-sfr-classique-vdsl2.html

            Uma conexão Vdsl2 95Mb/30Mb, com televisão e telefone, custa 19,99 com contrato de um ano!

            Sendo que o salário pela sua forma de ver influencia, então esta ligação deveria custar(baseado nos 24 euros da vodafone cá(televisão +internet+telefone)…)…

            Tendo em conta o salário médio em Franca 416,6% (Portugal 600, França 2500)acima do Português.

            24*4.166= 99,9 €

            E não é isso que se verifica!

            Mas sim 19.99, ainda menos que cá!!

            O que comprova o facto de que, quanto se ganha nada tem a ver com os custos da conexão!

            Existem conexões caras??
            Sim existem, aquelas que garantem fiabilidade de largura de banda!

            Experimente em Portugal ter internet 96Mb/30Mb + televisão + telefone por 19.99?!

            E eles teem salários muiootto mais altos que nós!

            Tem tudo a ver com monopólio de marcado, e não a ver com o salário das pessoas… 😉

      • Marcio Santos says:

        Nao é muito alto, baixo até, mas isso nao impede os ISPs de fornecerem um bom serviço e parece-me que a um preço bastante bom quando comparado com PT. Quanto aos pacotes de dados móveis acho que já sao um pouco mais caros do que em Portugal.

  31. SPM says:

    Eu só tenho ADSL e no max consigo 3 MB; isto quando lá chega.

    Isto deve ser como a média salarial do país que está na casa dos 110 € quando a maioria do pessoal ganha ordenado minimo.

  32. Ana says:

    Aqui NOS Iris – 100 megas

    Zon Hub por wieless g/n

    http://qos.sapo.pt/index.html – download – 43 Mbps
    – Upload – 7,93

    http://speedof.me/ – Download 46.53 Mbps
    – Upload 4.9 Mbps

    por cabo Cat 5e – 93 Mbps

  33. lmx says:

    Epah…já estou arrependido de ter postado a minha lol…

    Depois de ver as vossas velocidades de acesso…vai lá vai…nem com asas aqui consigo chegar perto LOL

    🙂

    cmps

  34. k says:

    Ui, eles VENDEM velocidades em média de 8Mb. Na prática a grande maioria do povo adsl nem metade tem.

    A rede “fixa” 4G da NOS é uma palhaçada. Mas eu já nem pedia velocidades decentes, mas as latências enormes é que são chatas. As vezes nem uma página abre com timeout. Isso e o facto de me tentarem vigarizar com uma permanência de mais 12 meses como forma compensatória do péssimo serviço de internet. Essa foi a melhor. Basicamente ofereceram tirar-me 5€ à mensalidade de 25€ pela minha internet estar uma m***. O que eles nao me queriam dizer é que também me vinculavam por mais 12 meses por ser uma alteração contratual QUE EU NÃO PEDI E QUE É UMA MEDIDA COMPENSATÓRIA à palhaçada a que eles chamam internet. Obviamente que não aceitei, isto é uma vigarice.

    Infelizmente estou numa prédio em que não tenho alternativa melhor. E é mesmo prédio, porque tenho fibra em todos os meus vizinhos de todos os pontos cardeais em relação ao meu prédio, literalmente em todas as casas ao lado menos no meu. E pelo que a NOS diz até podia ir ao cúmulo do apartamento em frente ao meu dentro do mesmo prédio ter fibra e o meu na porta do outro lado do corredor não ter.

    • rrod007 says:

      Isso é porque a NOS não tem 4G LTE, pelo menos não apanho no telemóvel, e não é do aparelho, na MEO o 4G tem velocidades astronómicas. Aquilo a que a NOS chama 4G não passa de HSPAP ou H+, como aparece nos telemóveis. E isso não é 4G, é o topo na montanha de 3G. Telemóveis por exemplo dual-sim que não suportam 4G, suportam o “4G” da NOS, em velocidades superiores ao meu equipamento LTE. Fui à loja de Santo António dos Cavaleiros em Lisboa, e o empregado respondeu-me que não havia 4G LTE em Portugal, e que H+ era 4G. Ignorante… ou ent coitado é obrigado a dizer aquelas bacoradas.

  35. Kaymen says:

    Anda ai tudo a falar em velocidades em Mbps mas nenhum bate a minha velocidade de Internet em casa. 512 Kbps download e 20 Kbps de upload se não for mais baixa ainda esta ultima. o problema maior é que já esteve a 1 Mbps download e 512 Kbps upload e quando ligo a reclamar dizem-me que não podem fazer nada.

    • lmx says:

      se não podem fazer nada teem que te baixar o preço do producto…

      não podes pagar algo 10x superior ao que de facto de dão!

      se puderes nesse caso e preferivel banda larga…

  36. Utilizador says:

    estou com velocidade 1mb da vodafone on+gb 35.99€/mes

  37. Ricardo says:

    Eu ando aqui com 200Mbps. esses andem a fumar demais.
    https://www.speedtest.net/my-result/4804741527

  38. António says:

    Tenho a intenet a 200Mbps ou seja 25 MBps 25×8= 200Mbps de download e 20Mbps de upload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.