PplWare Mobile

Portal das Finanças: há mudanças a partir de hoje nas faturas e recibos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Carlos M says:

    De acordo com a AT, “a partir de 01/07/2025 deixa de ser possível a obtenção de faturas ou faturas-recibo sem preenchimento no Portal das Finanças”. Esta opção permitia emitir um documento em branco e preenchê-lo manualmente à mão, prática habitual em situações de menor acesso à internet ou em feiras e eventos informais.

  2. Manuel da Rocha says:

    Faltou a explicação do que eram as facturas, em branco.
    Exemplo: um feirante, que não paga 800 euros ou 800000 euros, pelo servidor de facturação, não vai demorar 500 horas, a emitir 10000 facturas/recibo, do que vende, na feira semanal. Com essa opção, podia registar 7 facturas, que recebiam número e validação, sem data. Ao final de cada dia, da feira, faria o relatório de vendas, registando o volume e iva, como sendo operação única. Isso gerava fluxos, em que, principalmente, ás segundas-feiras, o site era “bombardeado” com registo das facturas, que já estavam emitidas.
    Agora, o sistema será diferente: o feirante irá emitir a factura, após as vendas.

  3. Antonio says:

    Ao que parece, o objetivo não será o de facilitar a vida ao contribuinte, mas o de fazer face às limitações informáticas do ministéro. Devem ter um novato a gerir os servicos.

  4. João says:

    Mas podes ter a certeza que são novatos, ou têm a mesma qualidade de um. Um amigo meu trabalhou nesta área para o Estado e foi-se embora por causa da tamanha falta de qualidade e vontade de fazer o que quer que seja para melhorar os serviços. A maioria dos que lá estão, estão lá só para receber o seu ao fim do mês sem se cansarem. Morte da carreira se algum dia quiserem sair e evoluir.

  5. Maria Fonseca says:

    Cada vez complicam mais em vez de facilitar. E como somos todos ilustrados em todas as matérias isto só serve para cobrarem multas. O importante que devia ser “organizado” devidamente vai ficando de lado.

  6. José Santos says:

    Existe tanta APP para emitir faturas ; gratuita !

  7. Maria Rodrigues says:

    Não percebo nada. !!!!? Já não se podem introduzir as nossas facturas na nossa página ? Isso é para todos em geral ? O contribuinte que só quer colocar na sua página todas as facturas que recebe já não o pode fazer? Para depois ter menos descontos no IRS? É isso??? Aonde quem, explica isto ” oficialmente” como deve ser ,ao cidadão??? Obrigada.

  8. Carlos Rodrigues says:

    Seria mais útil as repartições de finanças melhorar os serviços;eu no dia 27/06/2025 fui à Moita eram 10,15 para pagar o IUC e não havia senhas para NADA,então fui ao Montijo eram 14,15 e a situação repetiu-se,disseram venha na próxima segunda feira, se não visse não acreditava.

  9. Silvia Fernandes says:

    Eu já preencho assim á mais de um ano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.