PJ apanha autor de burla “CEO Fraud”! Roubos de 42 mil euros…
A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em cooperação com o DIAP Regional de Évora, deteve um homem, de 31 anos, presumível autor de crimes de burla qualificada, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, envolvendo movimentos num total de 42 mil euros.
CEO Fraud: apreendidos equipamentos informáticos
A investigação iniciou-se em meados de setembro de 2023 tendo por base movimentações bancárias suspeitas, com origem em burlas com o “modus operandi” designado por “CEO Fraud”.
Esta burla caracteriza-se, essencialmente, pelo envio de emails ou mensagens de texto (sms ou através de aplicações) em que um agente malicioso, fazendo passar-se por uma entidade relacionada de alguma forma com a organização alvo, faz pedidos de natureza financeira a colaboradores dessa mesma organização, podendo conduzir estes a realizar transferências bancárias para contas associadas ao atacante.
As diligências realizadas culminaram na identificação de suspeitos, intervenientes nas ações e responsáveis por receber e dissipar fundos, tendo o detido um papel relevante no grupo, com funções de angariação e dissipação.
Na sequência da detenção e buscas domiciliárias procedeu-se à apreensão de equipamentos informáticos.
O detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.
Quando as quantias sao pequenas apanham logo os burlões, quando sao quantias de 4 Milhões já é mais dificil (comentário a desaparece em 3, 2, 1….)
Vamos contar ao contrário: 1, 2, 3….. 982.
Assim conseguimos medir o tamanho da tua paranoia 😀
Nao deves viver no mesmo país que eu então
Comentário continua cá!
15998, 15999, 16000….
Eu acho piada é a trabalheira que é montar esse esquema todo, o número de burlões envolvidos e… Só roubaram 42.000€ -_- amadores. E ainda bem. Ide burlar o *******o.
Trabalheira!? LOL
Para ganhar 42K, tenho trabalhar 4 anos a 50 horas semanais.
Quantas horas achas que este burlão se dedicou para criar este CEO Fraud?
Queremos é os Salgados, Oliveiras, Rendeiros e afins desta vida, que roubaram milhões!