Os Saldos nas Lojas físicas e online
Os saldos de Inverno começaram no ano passado, dia 28 de Dezembro e vão durar até 28 de Fevereiro deste novo ano.
Esta época de rebaixas está marcada pela quantidade de lojas que fazem liquidações totais pois vêem-se forçadas a fechar portas e também pelo maior número de descontos que já estavam anunciados antes mesmo do Natal e que poderão chegar aos 70% ou 80%. Muito deste stock tem chegado o mercado online!
Mas será que os saldos também se estão a reflectir neste segmento de vendas online?
É uma pergunta pertinente, até porque por norma os preços são mais baixos que nas lojas físicas e simplesmente a palavra SALDOS não quer dizer nada, quanto ao valor que antes do dia 28 de Dezembro estava exposto. Há necessidade, mais uma vez, de estar atento!
No início de cada ano começam a aparecer novos produtos, novas colecções e há uma necessidade enorme de "limpar" stocks, são bons negócios que podemos fazer, as lojas para iniciarem as novas colecções estão dispostas a baixarem largamente a sua margem de lucros, quando têm bastante stock.
Voltamos a recorrer ao mesmo método. Um comparador de preços é o ideal para sabermos encontrar as discrepâncias neste mercado online... e verão preços que nem dá para acreditar!
Muitas das vezes a etiqueta dos produtos anuncia um desconto de 50%, e é verdade, 50% do valor que era praticado naquela loja, mas se esse valor já fosse elevado... certamente esses 50% ficariam reduzidos para 10 a 15%.
Para perceber um pouco destes fenómenos, questionamos o nosso parceiro, o KuantoKusta, sobre o que serão ou não bons negócios. Fomos então seguir algumas dicas, verificar alguns produtos e ter conhecimento dos preços praticados.
A primeira coisa que reparamos, e que é importante realçar, é que ao pesquisar no comparador de preços conseguimos verificar o preço médio a que é vendido o produto, logo por aí conseguimos ter uma percepção da percentagem real do desconto de saldo.
Depois basta verificar o preço máximo e preço mínimo a que é vendido, e assim torna-se muito fácil perceber se estamos a fazer uma boa compra de saldos.
Decidimos então entrar na área de promoções dos electrodomésticos numa grande superfície, e encontramos uma Máquina de Lavar Loiça da "XPTO", o modelo ZDF 1000, que o preço de saldo era de 329€.
No Kuantokusta, comparamos exactamente o mesmo modelo e, antes mesmo de ver quantas lojas o vendiam, vimos que o preço médio é de 278,01€ que já era inferior ao preço de saldo que vi na grande superfície. Só aqui verificamos que mesmo estando em saldo o preço da grande superfície era 15% mais elevado do que o de outras lojas.
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Vendo mais ao pormenor a nossa pesquisa e verificamos ainda, nas dezenas de lojas presentes no nosso parceiro a vender este produto, esta máquina era vendida pelo preço mínimo de 247,23€ e pelo preço máximo de 328€, uma diferença de 25% no mesmo produto. Desta forma foi muito mais fácil verificar se mesmo com os saldos eu ia fazer uma boa compra ou não.
E agora vocês questionam-se, mas e se for eu a levar o produto para casa, então não pago portes de envio, enquanto que se comprar online já não é assim. É certo, têm toda a razão, mas a pensar nisso prestamos atenção na nossa pesquisa, pois no serviços que usamos é possível ver o preço sem e com portes. Então facilmente verificamos que mesmo a pagar portes de envio a máquina de lavar loiça ficava mais barata que na loja da grande superfície.
A conclusão a que se chega é que seja em que altura for, seja de contenção ou não, seja de saldos ou não, o importante é comparar o preço, cada vez mais o ganho está na comparação, no negociar muitas vezes os pequenos custos, como o dos portes, está em prestar atenção se o equipamento está ou não em promoção. Aí o online é fundamental. Por isso cada vez mais os comparadores de preços, mesmo nestas alturas de saldos, fazem todo o sentido.
Compre bem, compre com segurança, mas compare sempre o que pretende comprar.
Este artigo tem mais de um ano
Mais um bom artigo 🙂
Pois é um bom artigo mas .
A verdadeira questão está no PÓS-VENDA e aí é que a porca torce o rabo.
Se eu tiver um problema como é ?
Vender todos vendem uns mais caros outros mais baratos mas depois de comprar aí e que reside o problema.Porque geralmente a batata fica do lado do comprador.
Depende da loja, mas cada vez mais as lojas têm contratos com os fornecedores. As marcas não querem ver os seus produtos sem suporte,
Claro que temos de saber onde comprar e estes serviços onde comparamos também t~em de saber quem têm como parceiros.
Sim, bom artigo.
Vou deixar aqui uma compra real efectuada por mim hoje.
Um mesmo artigo no KuantoKusta está com o preço mais baixo por 167,30€ e eu hoje comprei-o numa grande superfície por 143,20€.
Este é um exemplo contrário ao do artigo o que ainda reforça mais a ideia que devemos de verificar com muita atenção, até porque o KuantoKusta compará preços das casas que o patrocinam e isso muitas das vezes é perverso…
O kuantokusta ainda não tem informadores secretos no terreno para verificar as promoções das grandes superfícies.
Não precisa de “informadores secretos”, há empresas que fazem isso e disponibilizam a quem pagar listas diárias com os preços dos produtos nas grandes superfícies.
Não acredites nisso, Epal…
Porque é que tu achas que os preços a maioria dos vezes são iguais ou com diferenças de 1 cêntimo???
Acredita no que o Carlos te diz!
Manuel, não é perverso pois apenas serve de informação para te ajudar a comprar, e se vires o leque que é apresentado, em termos de sítios online, verás que estão casas com grandes representações nacionais e outras que nem conhecesses.
Depois há uma verdade irrefutável no mundo do comercio: nunca ninguém consegue ter o melhor preço em tudo, pode ter sim o melhor preço médio anual, a melhor oferta de segmento, mas nunca o melhor preço em tudo. Como tal, os hipers, são quem mais manipula essa verdade, dizem que têm o melhor preço numa determinada compra, e até podes ganhar dinheiro, mas se fizeres só aquela compra, se aproveitares ‘já que lá estas’ e levares o que te falta… já estás a perder.
Quem diz hipers diz grandes superfícies de electridomesticos.
Caro Vítor
É claro que eu sei isso melhor que ninguém. E mais não te digo…
Eu apenas disse que comprei 1 item, repito, 1 item. E não o tal segundo porque já lá estou…
Quanto a perversão ou não da informação do KuantoKusta apenas volto a dizer que são patrocinados por casas que tem interesse em ser publicitadas, a maioria delas completamente desconhecidas, como tu disseste, e raramente alguma que se conheça a não ser uma grande loja online com sede em França que tem 2 lojas físicas em Portugal e que se lá fores a dizeres que encontraste melhor preço na loja ao lado eles acompanham…
Como podes ver informação há muita, é preciso é procura-la e para isso não é necessário “ajudas”. Basta procurar por aí…
Abraço e boas compras singulares!!!
Se o dizes, quem sou eu para contradizer 😀
Abraço.
É um excelente artigo sim senhor. A filosofia que aconselho e que pode ser egoísta é ver o produto “ao vivo” numa loja física e depois comparar os preços com as lojas online.
Um dos grandes problemas das lojas online, em geral, é pouca ou nenhuma relevância que dão a ter boas imagens ou até videos de determinados artigos, para que o cliente possa apreciar convenientemente o que vai comprar. Normalmente as imagens resumem-se a uns 50 ou 100 pixeis de tamanho, o que não dá para se ter a perceção de determinados detalhes fisicos do equipamento. Para mim é um erro. Bem sei que não faz sentido ter boas fotografias de uma peça de uns euros, mas se for de um computador, de uma máquina fotográfica, máquina de lavar, etc. parece-me que fazia sentido um certo investimento das lojas online, na boa apresentação gráfica do produto….afinal os olhos também comem 🙂
Verdade, a imagem é meia venda quando o produto interessa.
Bom artigo!
Corrige só aqui neste parágrafo:
“…o KuantoKustas sobre oq ue será…”
Eu compro muitas coisas online, mas existem limites.
Eu posso falar pessoalmente do exemplo dado, o de uma Máquina de Lavar Loiça e tenho a dizer, que depois mesmo de encontrar a maquina que comprei bastante mais barata que na loja física em que no final acabei por comprar, era tudo uma ilusão.
Sim, basta meter portes e caí logo quase toda a vantagem toda por terra…
Se no fim metermos os termos da garantia, como nunca ter que pagar nada seja qual for o problema que a maquina tenha; ui, então o preço da loja física é bem mais barato no fim.
E adivinhem, eu acabei por necessitar de recorrer à garantia, logo valeu a pena não ter cedido à tentação da loja online e tudo foi tratado com a loja física e diretamente com pessoas 😉
Coisas volumosas/pesadas que se destinem a ter um tempo de vida de alguns anos raramente compensa comprar online… Imaginem só que uma coisa destas avaria, só em portes fica tudo bem mais caro…
Bem, vejam sempre bem as condições de assistência na garantia para não terem má experiências…
No caso dos meus electrodomésticos que comprei faz agora um ano, fiz o seguinte: fui ás lojas online e vi os preços.
Comparei preços e apontei o melhor preço de cada equipamento.
Fui a uma grande superfície e negociei, disseram-me, traga-nos um orçamento, os preços e onde os iria comprar.
Assim fiz, eles estudaram aquilo e fizeram-me uma proposta, como era vantajosa, aceitei, mas tudo porque comparei os preços e vi que nas lojas físicas existiam diferenças incríveis que muitas vezes valiam o preço dos portes.
Como são equipamentos de marcas conhecidas, as garantias estavam salvaguardadas.
estava a ler artigos e soluções de lojas online (pois estou a pensar criar uma para o meu negócio) e descobri esta solução: http://www.amplitudenet.pt/ecommerce/ (se alguem souber de boas soluções digam pf)….
no seguimento desta solução e do vosso artigo, decobri que a presença está com campanhas em todos os livros do site até 70% ?!?!?!?! :-)))))
conclusão…. para quem gosta de livros é aproveitar… pois eles andem aí! lol
ahhh esqueci. o site da presenca é http://www.presenca.pt