Operadores de call center realizam burla com recurso ao MB WAY
Dois operadores de call center burlaram donos de estabelecimentos comerciais através do MB WAY, em mais de 640 mil euros. Segundo as informações, foram condenados a mais de 7 anos de prisão por burla e falsidade informática.
MB WAY: Entre 2019 e 2021 conseguiram arrecadar 640 mil euros...
Identificavam-se como comerciais ou funcionários da EDP e procuravam, na internet, contactos de lojas e restaurantes, o nome completo e a morada das vítimas. Segundo refere o Jornal de Notícias, usavam a experiência de operadores de call center e montaram um esquema de burla através do MB WAY. Entre 2019 e 2021 conseguiram arrecadar 640 mil euros.
Os dois principais arguidos confessaram os factos de que foram acusados. Estão em prisão preventiva. Foram condenados por burla e falsidade informática a mais de 7 anos de prisão, pelo Tribunal de Vila Nova de Gaia, que sentenciou outras cinco pessoas por lavagem de dinheiro.
As burlas através do MB WAY estão a aumentar. No ano passado foram registados 10 casos por dia.
O MB WAY é o serviço nacional de pagamentos móveis mais moderno e completo, que conta com mais de 4,5 milhões de utilizadores que fazem compras, transferências imediatas e levantamentos, utilizando apenas o telemóvel.
Atualmente existem várias burlas que usam o MB WAY, mas não pelo facto de o serviço ser inseguro. A facilidade de uso por parte dos utilizadores, tem levado a que os burlões se aproveitem.
Este artigo tem mais de um ano
“existem várias burlas que usam o MB WAY (…) não pelo facto de o serviço ser inseguro” – quando é que o Pedro Pinto irá reconhecer que este serviço tem deficiências fundamentais de desenho que o tornam naturalmente inseguro? Já perdi a conta ao número de artigos neste forum onde se relata mais uma burla e remata com “o serviço é seguro”.
Será que consideraria automóveis sem cintos de segurança seguros?
Não, mas considera-se que, se a pessoa não usar cinto, e/ou não cumprir as regras básicas de segurança ou não souber conduzir, é o veículo que é inseguro?
Enfim…
Sim, se o veiculo não tiver formas de alerta ao condutor ou passageiro da falta de cinto.
Expressando a minha opinião, antes de utilizar uma plataforma ou um serviço, todos devem se informar de como esses devem ser utilizados e quais os riscos. Assim como um tratamento médico. Contudo, não deve ser desvalorizado que se a MBWay tem conhecimento destas burlas e não as estuda de forma a saber como as prevenir, podemos dizer que é um serviço inseguro. Será similar, existir um buraco não sinalizado. As pessoas devem ter atenção onde andam, mas também que ser informado dos perigos.
É isto mesmo. Bom resumo!
o MBWay não é perigoso… A ignorância e desconhecimento é que sim
O problema que se coloca é que alguém decidiu lançar o MBWay para a rua sem “cinto de segurança”.
Agora, para além das infelizes vitimas, ainda pagamos todos para processar este volume de burla.
Tal como os automóveis que só devem ser conduzidos por alquém que tinha tirado a carta e que aprendeu que se andarmos sem carta, estamos a violar o código da estrada, também o MBWay só deve ser usado por quem se sente seguro a faze-lo.
Tal como tudo na vida devemos ser desconfiados !!!!!
Tal como já foi dito anteriormente, a grande maioria das burlas recorrendo a este serviço devem-se “ao conto do vigário”!!
A metáfora que apresentei relacionava-se com os cintos de segurança não serem um equipamento opcional, mas sim obrigatório.
O serviço MBWay tem o seu cinto de segurança.
Sem passwords, dados biometricos, etc, ninguém pode usar o serviço.
O problema aqui é os utilizadores que não sabem o que é um cinto de segurança, nem para que serve.
São sinónimos, lol!
Com essa ultima frase, pretendes dizer que as pessoas que usam SEMPRE cinto, por mais acidentes que tenham, NUNCA morrem?
É preciso sim, cuidado e prevenção na condução.
Tal e qual com o MBWay (E outros), a aplicação é segura, agora se te fiares na conversa de estranhos e fizeres sempre “Seguinte, Seguinte, Seguinte”, é obvio que vai dar errado.
Não, não pretendo dar esse entendimento.
O que pretendo é passar a mensagem que vender carros sem cintos de segurança seria criminoso. É o equivalente para o estado atual do MBWay com a opção pela simplicidade em detrimento da segurança.
O problema está sim na incompetencia do utilizador, e não em falhas da aplicação.
Tal se compara, a teres um Ferrari nas mãos e não saberes sequer conduzi-lo.
Todas as burlas são semelhantes. Um ladrão aborda um utilizador, o ladrão pede dados pessoais (seja nr telef, codigo sms, pins), e o utilizador simplesmente confia num desconhecido fornecendo esses dados.
Querem o quê? Milagres onde não existem?
Até os Ferrari são obrigados a terem cintos de segurança!
E tu a insistir nessa tecla.
Repito, o problema está sim na incompetencia do utilizador, e não em falhas da aplicação.
Por mais que haja cinto e não uses, a probabilidade de te aleijares é maior.
Ao usar esta aplicação, ao não usares uma leitura e conhecimento adequeado, o risco é maior.
Se usas, seja o que for na vida, usa com a devida moderação, o devido cuidado, e principalmente o devido conhecimento.
As coisas existem, muitos não a querem ver nem usar. Tão isto.
Por ter cinto de segurança não te impede que tenhas um acidente e que dele advenham consequencias mais ou menos graves.. certo?
Quem é burlado com o MBWay não deveria ter acesso a Homebanking sequer pois serão burlados na mesma.
Se não sabem como funciona simplesmente não devem usar !
Tudo é inseguro, até uma transferência bancária, se alguém conseguir convencer a pessoa a transferir para determinada conta…
Não entendo é porque desativaram a App para Windows era a única que eu utilizava.
Também não entendo porque não permitem a instalação em equipamentos sem cartão SIM.
O mbway tem que passar a fazer o que a McDonald’s foi obrigada a fazer, quando passou a avisar tolos de que as chavenas de café quentes os podem queimar.
..roubaram pouco, não chegou ao milhão..se fossem políticos estavam tranquilos,7 anos…quanto leva 1 banqueiro/politico corrupto deste bananal?ahh e tal não se prova….